Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Não sou um yes man tonto"

Naçao Valente, em 19.01.17

 

eduardo-barroso-chama-gordo-ao-m.jpg

 

Estava a fazer zapping pelos canais televisivos quando caí num programa sobre a aludida crise do Sporting. Não costumo frequentar esse tipo de programas, cada vez mais deprimentes, mas enchi-me de coragem e fui ficando. O painel era constituído pelo doutor Barroso, pelo Zé Eduardo do catering, de tal modo apoiantes de Bruno que mais parecem heterónimos, pelo Dani, comentador residente e por Pedro Rodrigues, para mim um desconhecido.

 

O José Alberto Carvalho moderava mas pouco. Dani batia na tecla da época mal preparada, Pedro Rodrigues procurava fazer o contraditório aos “yes men”, acentuando as causas profundas sobre a situação, mas não conseguia desenvolver um raciocínio, nem acabar uma ideia, porque de imediato era interrompido pelo doutor Barroso, que açambarcava o debate para passar a sua mensagem de brunista convicto.


No meio da sua habitual verborreia saiu-lhe esta frase: “eu não sou um yes man tonto...”. Ouvi bem? Não é 'yes man tonto'? Tonto não sei. Mas yes man é seguramente. O doutor Barroso que me faz lembrar a conhecida personagem chamado “emplastro” pela atracção que tem por câmaras (apenas neste aspecto, que fique claro) tornou-se figura pública, não pela sua profissão, na qual será proficiente, como muitos outros, mas como "paineleiro" de verbo fácil e chalaça brejeira à pala do sportinguismo. E foi aí que o presidente Bruno o foi buscar para a sua lista. Por gratidão pela escolha o doutor Barroso assumiu uma devoção quase religiosa pelo Presidente.


Neste debate ouvi-o reconhecer, que enfim, a época está a correr mal, os resultados desportivos são maus, que possivelmente não ganharemos nada, mas que devemos dar outra oportunidade ao Bruno. Se depois de novo mandato as coisas não estiverem bem, ele próprio dirá ao Presidente: “ó Bruno é melhor não continuares”.


Quando o doutor Barroso era presidente da Assembleia Geral, onde devia mostrar isenção, fez guerra contínua à direcção em funções. De manhã vestia a pele de Presidente e à noite transmutava-se em comentador . Aí zurzia nos maus resultados, nos treinadores, nos jogadores e claro no Presidente. E sempre apadrinhou o golpe que levou à sua demissão. Nessa altura tudo estava mal, agora está tudo bem e é preciso continuar. Mas este homem não se enxerga? Será que alguém  o leva a sério?


Na minha opinião pessoal, vale o que vale, e ao contrário do doutor Barroso, entendo que Bruno de Carvalho não merece um novo mandato. Entre uma ou outra medida positiva, está um mar de más decisões e de polémicas atitudes. Tem sido um Presidente arrogante, autoritário, conflituoso, revanchista, chico-esperto, imponderado. Tem mostrado pouco conhecimento do mundo do futebol, tem agido por impulsos irracionais. Recebeu um complexo desportivo moderno, Estádio e Academia prestigiada no mundo, dos seus antecessores, e desrespeitou-os. É  como um elefante que entra numa loja de porcelanas mas só parte as da sua casa. Se for eleito é por falta de alternativas consistentes, ou porque os eleitores, não conseguem ou não querem ver para além da espuma da realidade.

 

publicado às 15:25

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De DKaras a 19.01.2017 às 15:32

"Pedro Madeira Rodrigues"??!! ahahh que belo lapsus linguae!!

Não, meu caro. quem estava no canal era um tal de José Pedro Rodrigues.
Mais conhecido por isto: http://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/sporting-rescisao-de-protocolo-e-uma-decisao-errada
Sem imagem de perfil

De LeoaAnimada a 19.01.2017 às 15:38

Ahahahahahahahahah! Muito bom! Que não era o PMR sabia porque assisti ao debate, desconhecia a identidade e menos ainda essa ligação ao SCP.
Aliás, e muito a propósito, o Nação Valente fala em heterónimo e, seguindo esse raciocínio, o senhor de ontem era o heterónimo de PMR. Bate tudo certo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 15:52

Cara Leoa
Como já respondi a outro leitor, não conheço o senhor de ontem e não o confundo com PMR. Lapso certamente. Agora se é heterónimo de alguém não sei.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 15:43

Claro. Quem estava no programa era José Pedro Rodrigues, pessoa que desconheço como escrevi. Conheço Pedro Madeira Rodrigues e não os confundo. O que escrevi foi Pedro Rodrigues, como está no texto agora. Se apareceu o nome do candidato à Presidência ...olhe mistério.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.01.2017 às 15:49

Caro Nação Valente,

Peço imensa desculpa, mas o lapso sobre o nome "José Rodrigues" é inteiramente eu. Ao fazer a coordenação gráfica do post, reagi sem reflectir e alterei o nome.

Não voltará a acontecer. Precipitação, quando se anda a fazer uma dúzia de coisas em simultâneo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 15:53

Está esclarecido e entendo. Só não acontece a quem não faz.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.01.2017 às 15:38

Caro Nação Valente,

O homem até tem razão... não é um "yes man tonto", é um tonto que, não por mera coincidência, é também um yes man de Bruno de Carvalho, hoje e sempre.

Confesso que se eu tivesse um personagem destes a elogiar-me publicamente, com o vasto de disparates que são da sua autoria, eu até lhe pedia e agradecia para estar calado.

Mas isto sou eu, o ego do Bruno tem outras exigências !!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 15:59

Pois Rui. Mais ou menos tonto é yes man e gosta. E assume que anda em campanha, com o beneplácito do seu ídolo, para quem os fins justificam todos os meios.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 19.01.2017 às 16:06

Mas qual é o problema de andar em campanha? Carlos Severino e Abrantes Mendes não andam em campanha por Pedro Madeira Rodrigues? São estratégias naturais nesta fase. Os apoiantes...apoiam. Tirando o Futre que ontem se estava a "vender" a quem o quisesse apanhar :)
Se o objectivo for discutir o futuro do clube, as opiniões são todas bem vindas...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 16:15

Claro, Peyroteo. Anda em campanha com todo direito. Mas num debate sobre a eventual crise do Sporting não tem muito cabimento. Exigia-se gente mais equilibrada e que existe. Mas também se percebe que a função destes programas é fazer chicana.
Sem imagem de perfil

De MG a 19.01.2017 às 17:03

Onde chegam os soldadinhos da falange. Agora até o Futre não pode ter opinião.
O Futre sabe do que fala. E o a solução que poderá emergir será forte... Luís Figo.

Deixo aqui o nome para que os soldadinhos comecem já a fazer "contas à vida".



Sem imagem de perfil

De peyroteo a 19.01.2017 às 17:10

Você sequer leu? Eu não disse que o Futre não deve ter opinião. Eu até gosto dele. É uma personagem engraçada e simpática. Eu disse que ele se estava a "vender" a quem o quisesse apanhar porque primeiro falou-se nele para fazer parte de uma candidatura ligada a um empresário misterioso mas passado pouco tempo também não descartou entrar na lista de Bruno de Carvalho e até disse que este estava a fazer um bom trabalho.
Acha que o Figo é uma solução forte? Não sei se a imagem dele junto dos sportinguistas é assim tão boa...
Sem imagem de perfil

De MG a 19.01.2017 às 18:21

Peço desculpa se interpretei mal o seu comentário. Tal como o Futre eu também sou de opinião que, até certa altura, o BdC fez um trabalho aceitável. Depois entrou numa "deriva populista", para satisfação dos "descamisados", que o levou à tomada de decisões que considero altamente lesivas dos interesses do Sporting.

O problema é a situação atual do Sporting em termos financeiros. Já deve ter reparado que não existe capital disponível para comprar/reaver qualquer VMOC. E também deve saber, que a partir da prorrogação do prazo por mais 10 anos, das primeiras VMOC's, os bancos podem vender a quem quiser comprar, essas mesmas VMOC's. Ou seja, o Sporting neste momento está "à mercê" de um qualquer investidor. E pode estar certo que se alguém quiser comprar as VMOC's aos bancos, estes vendem.

Segundo "ouvi dizer" (disse-me um passarinho bem informado) é o que poderá acontecer se Luis Figo avançar. Recapitalizar o clube, comprando as VMOC's aos bancos e injetando capital.

Olhe, não sei se não seria uma boa opção.

A outra face da moeda, será o(s) investidor(es) ficar(em) com o controlo da SAD. Mas isto é o que se passa com a maioria dos grandes clubes por essa Europa fora.
Sem imagem de perfil

De Manuel Fernandes Torres a 19.01.2017 às 16:44

Por aquilo que pude ver, ouvir ontem na Queluz TVI, o Dr Cutty Sark, não está tonto.. já está é a ficar, infelizmente, xexé, com as capacidades mentais afectadas (digo infelizmente, pois não desejo o mal físico a ninguém) !!

A idade não perdoa.

O programa em questão era para se falar da alegada 'crise' no SCP.. e para o Zé Alberto Carvalho fazer treino pessoal na condução/apresentação de programas sobre futebol, área em que ele não tem experiência.

Os dois brunistas militantes Zé Eduardos, mais pareciam aqueles cães de barro que dantes se punham na chapeleira dos automóveis antigos a abanar com a cabeça.

O mais velho, desculpo, já o Zé dos Croquetes esse veio com a lenga lenga que a nível financeiro as coisas estão melhores. Grande mentira. O Passivo aumentou, as despesas, os custos aumentaram.. apenas renegociaram fi a dívida bancária para 10 anos. Mas ela continua a existir e a aumentar. É como se eu agora me endividasse e depois deixasse a conta, a factura para o meu filho pagar!!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 18:24

Muito bem observado, Manuel Fernando Torres. Infelizmente o mito do milagre financeiro é aceite por muitos adeptos. Como dizia o outro estão a ser comidos de cebolada, e pelos vistos gostam.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 19.01.2017 às 16:02

Na sua profissão é extraordinário. Já como comentador desportivo... não é grande espingarda, para ser simpático. Já disse muitas baboseiras ao longo deste tempo como comentador mas isso, infelizmente, é algo em que estamos mal servidos em geral... Quase nenhum se aproveita. Até mesmo o Abrantes Mendes, sendo um sportinguista respeitável, simpático e com elevação, já cometeu vários erros em declarações à imprensa.
Também é difícil que, com tanto mediatismo destas "figuras", não entrem em contradição de quando em vez. Acaba por ser natural.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 19.01.2017 às 16:17

José Eduardo Barroso

José Pedro Rodrigues

Entre yes man, heteronimos e tontos - safa-se felizmente o Dani

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 16:41

Ora nem mais.
Sem imagem de perfil

De Manuel Fernandes Torres a 19.01.2017 às 16:46

O Dandy?! esse é o pior dos 3
Sem imagem de perfil

De Robert Mac'namara a 19.01.2017 às 17:55

Não podia estar + de acordo.
Sem imagem de perfil

De Robert Mac'namara a 19.01.2017 às 17:59

A devoção canina de EB pelo BdC é algo que tenho dificuldade em perceber. Será influência dos filhos? Ou por ser neto do Almirante?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 18:31

É verdade caro Mac`namara, também não percebo essa devoção obsessiva. Vindo o homem da África será macumba?
Sem imagem de perfil

De Sofia a 19.01.2017 às 18:19

Ri-me a ler este post, porque o início é exactamente o que me aconteceu. Mas não aguentei tempo suficiente para ouvir falar do Sporting. O timing do meu zapping foi tal que o apanhei a falar dirigindo-se a alguém com "o senhor fala mas é gestor? eu não mas..." e lança-se numa diatribe sobre como o seu grande e velho amigo Marcelo Rebelo de Sousa ainda recentemente lhe atribuiu um prémio de gestão, naquilo que ele é bom, de um centro hospitalar, e até ficou admirado por a TVI não ter noticiado o evento uma vez que está ligado a essa "casa" há muito tempo. Mudei logo de canal porque existe auto-promoção, e existe Eduardo Barroso. É de outro mundo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 18:37

Pois é Sofia, o homem tem essa tendência para a auto promoção, e divaga de tal maneira que acaba, às vezes, perdido no labirinto do seu raciocínio. Também não tenho paciência para o ouvir, mas ontem fiz um intervalo. Duvido que alguém o leve a sério.
Sem imagem de perfil

De Fernando Soares a 19.01.2017 às 19:07

Mas qual o problema de Eduardo Barroso se identificar com a pessoa de Bruno de Carvalho, o trabalho que este fez e o seu projecto para o futuro?

Este post tem contornos persecutórios. Não é legítimo uma pessoa poder ter uma opinião contrária, neste caso do autor?

Da mesma forma que há pessoas que não se identificam e não gostaram do trabalho feito, não é igualmente legitimo de quem goste? Ou tem tudo segundas e obscuras intenções que não o seu livre arbitrio?

Eu até acho mais saudável uma pessoa guiar pela sua crença do que pelo seu ódio. E acho que é fácil constatar que há os 2 lados. E mais, isto não é uma falsa dicotomia.

No meio de "Eduardo Barroso" e "Nação Valente" há todo um sem numero de pessoas que está mais perto de um lado ou de outro. É o que se chama pluralidade de opiniões. As eleições serão uma ferramenta para perceber onde é que a maioria (de eleitores e votos) se encontra neste eixo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.01.2017 às 19:38

Fernando Soares,
O doutor Barroso tem todo o direito de adorar Bruno de Carvalho e de o incensar acriticamente, da mesma forma que eu tenho de não gostar e de o criticar. Igual pluralismo e sem nenhum ódio. Também tenho direito de criticar o doutor Barroso que é uma figura pública e que aproveita essa situação para, perdoe-me o plebeísmo, vender o seu peixe. Mas poupe-nos e não recuse a condição de yes man. Entre mim e o doutor Barroso há grande distância. Eu mal sou conhecido na minha rua, ele é uma figura mediática. Para o bem e para o mal a fama paga-se.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 19.01.2017 às 19:56

“É como um elefante que entra numa loja de porcelanas mas só parte as da sua casa.”

Perfeito, caro Nação Valente. Recua-se no tempo, recordam-se entrevistas de Bruno de Carvalho, declarações que ele pretendia serem demolidoras para os adversários… e tantas e tantas vezes se viraram contra o Sporting!

O dr. Eduardo Barroso tornou-se um caso deprimente de seguidismo acrítico. Uma pena!

Um grande abraço leonino
Imagem de perfil

De PF a 19.01.2017 às 22:46

Como é possivel fazer tão mal quando se gosta tanto???

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo