Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

O foco está todo na arbitragem nesta ponta final do campeonato. Os clubes soltaram os seus cães de caça, seja em forma de directores de comunicação, seja em forma de 'paineleiros'. Agora já todos sabemos que há uma narrativa para cumprir, com as vozes oficiais a descerem ao nível mais baixo dos fóruns de adeptos da Internet.

 

O espantoso é vermos depois alguns a arvorarem-se em paladinos da paz em nome do negócio-futebol. É uma comédia que observamos com algum espanto mas como é uma comédia…ninguém leva a coisa a sério.

 

Os árbitros, por seu lado, continuam a integrar a única equipa que não tem adeptos. Para ajudar à festa, também não podem falar, ou seja, não têm direito ao contraditório. Estão não apenas pressionados pelos dirigentes de clubes que elegem o Conselho de Arbitragem como agora também são escrutinados pelo telecomando, que descobre amiúde penáltis de televisão.

 

painel-tema-futebol-70x90-cod-122.jpg

 

É um facto que o actual da arbitragem portuguesa não é bom. Estão lá alguns árbitros de qualidade mas a média é sofrível. A chamada profissionalização deu em pouco. A base de recrutamento continua a ser curta e o investimento cresceu mas não dá para muito mais. A FPF bem se esforça por promover a classe e por a proteger dos ataques mas é um combate desigual pois também a FPF tem de ser politicamente correta e com este registo é impossível sobrepor algo de racional ao ruído provocado pelos suspeitos do costume. Disse suspeitos mas devia ter dito culpados.

 

Os nossos dirigentes são a origem de todo este clima. São eles que soltam as feras e que mandam dizer o que não querem dizer. Que mandam seguir árbitros e que tratam de saber sobre as suas vidas. Que atiram jornalistas para a prateleira. Que pressionam direcções de jornais. Que manipulam dados e patrocinam ataques informáticos à nossa privacidade.

 

Tudo isto é um facto mas a verdade é que muitos são os que se deixam enganar. A paixão clubística cega. E também mata, como todos sabemos.

 

O diabo, esse, esconde-se no sítio do costume. Nas cadeiras do poder, onde se sentam aqueles que não gostam de futebol e apenas querem ganhar.

 

 

Artigo de Bola na Área

 

publicado às 05:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Imagem de perfil

De PSousa a 02.05.2017 às 11:32

A nossa arbitragem pode não ser boa, mas se compararmos com outros lá por fora a pintura pode não ser assim tão negra. Todos erram, até mesmo os melhores! Não é para a Champions que se designam os "melhores"? Vejam o que aconteceu no recente Real Madrid vs Bayern Munich, dois erros que "colocaram" os vermelhos de fora das "meias"!
O que eu acho é que há muita gente, como diz o texto, a falar deles e eles não se podem defender... publiquem relatórios, deixem-nos falar!
Mais, ajudem-os... os meios audio visuais podem não "limpar" tudo, mas podem dar uma pequena ajuda para decidir alguns lances, como por exemplo o golo irregular de CR7 no jogo acima referido.
Têm ainda de se criar condições para os árbitros aprenderem ainda mais e sem receio de estar em campo, não podem existir situações como a do Kanelas e outras que por ventura não são comunicadas
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.05.2017 às 11:47

Pois, mas o segundo golo do Bayern, o que provocou o prolongamento também foi irregular...

P. S. Gostei muito, muito mesmo deste artigo do Bola na Área.
Os presidentes, sim são os culpadissimos..
Reparem na ultima do S. C. Braga (Presidente) após o jogo com o Sporting e por consequencia até apareceu alguém aqui no Blog, a reclamar penalties para o Braga... Que vergonha!!!!!!

Presidentes de clube de futebol são .............. feios. Muito feios!!



Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.05.2017 às 11:47

Aqui a questão é sabermos que tipo de árbitros queremos.... eu sempre defendi um estilo de árbitro que deixe jogar, que tenha uma atitude pró espectáculo... não é este o típico árbitro português.... o árbitro português, gosta de mostrar amarelo por tudo e por nada, não sabe falar com os jogadores, e não beneficia o espectáculo, ele é assim, porque isso é o que o sistema pede dele....

Eu lembro-me bem como crucificaram o Pedro Henriques, e como acabaram com a carreira do Marco Ferreira.... É muito importante os árbitros baixarem a cabeça ao clube do regime.... antigamente o porto, hoje em dia o benfica. Esses dois árbitros representavam um estilo de arbitragem isenta e pró espectáculo... foram irradiados!

O Pedro Henriques cometeu o erro de ter anulado um golo ao benfica e depois ter feito uma entrevista a explicar a sua decisão.... conclusão, foi despromovido à segunda categoria... num ano onde a classificação foi Olegário Benquerença em 2º, João Ferreira 3º, Duarte Gomes 5º, Lucilio Baptista 6º e Bruno Paixão 7º.

Alguém que me explique como é que o Bruno Paixão se mantém ano após ano?! será porque é esperto o suficiente para nunca marcar um penalty contra os clubes do regime?!

Eu acredito que esta nova geração de árbitros tem qualidade... mas tendo em conta o condicionamento nos observadores, e na respectiva pontuação, poucas melhorias poderemos esperar no futuro.... porque para se manterem na I Liga, terão de fazer como os Brunos Paixões desta vida....
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.05.2017 às 11:55

Sem duvida o Bruno tem muita Paixão
Há muito, muito tempo que devia estar na parteleira de recordações:)))

Ultimo parágrafo do "Post"
--"" O diabo, esse, esconde-se no sítio do costume. Nas cadeiras do poder, onde se sentam aqueles que não gostam de futebol e apenas querem ganhar"--
Quer ele dizer, culpados : Vieira, Bruno, da Costa, Pereira, Salvador, Pinho, etc....
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 02.05.2017 às 12:00

Vou também reduzir o meu QI, fingir que não percebi nada do artigo e escrever uns quantos parágrafos a dizer que a culpa é do Sporting 😁

E nunca mais saímos daqui

Com, por exemplo, o FCP a pressionar de forma incrivel os árbitros todas as semanas, o Schemeichel consegue ir buscar o Benfica para a conversa 😁 E com as habituais mentiras que qualquer blog lhe encheu a cabeça

Que coisa...

Precisamos de novos presidentes, zero claques mafiosas, e em parte de novos adeptos ( não todos, só aqueles 10% que enxameiam a internet com parvoices)
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.05.2017 às 12:47

Marco,

Pressionar todos pressionam....nesse aspecto tem toda a razão... mas eu não me lembro de um árbitro que por ter prejudicado o Sporting ter sido rebaixado para a 2ª divisão.... eu lembro-me sim de terem feito greve aos jogos do Sporting.... tiveram até de encontrar um árbitro na bancada... lembra-se disso?! BeiraMar -Sporting e não era o BdC o Presidente....
Eu dei o exemplo de dois excelentes árbitros.... o Pedro Henriques e o Marco Ferreira, que deixaram de arbitrar porque cometeram o erro de prejudicarem o benfica.... isto são factos... não são teorias!

Porque não permitir que os árbitros falem após o jogo? Porque é que os relatórios não são abertos ao público? Porque razão a teia de influência é feita ao nível dos observadores? são estas medidas que poderia melhorar a arbitragem... torná-la mais compreensível e aberta aos olhos do habitual adepto.... Porque exigir que os adeptos fiquem calados perante um sistema que controla a nomeação e a pontuação dos árbitros.... isso nunca irá acontecer.... os adeptos têm primeiramente de confiar nesse sistema! O video árbitro também poderá ajudar a melhorar um pouco o ambiente de desconfiança....
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 02.05.2017 às 13:21

Podes contar uma mentira mil vezes,que ela não passa a ser verdade!!
O Marco Ferreira desceu de categoria por culpa do Benfica!!--LOL
O Marco Ferreira desceu de categoria porque durante a época não atingiu pontuação para ficar na 1ª.categoria.
E não conseguiu porquê?
Por apitar mal nos jogos do Benfica?....Não!!!
Desceu de categoria porque teve 2 notas miseráveis em 2 jogos,e não foram com o Benfica.
Agora procura saber que jogos foram,quem beneficiou e vais ter uma grande surpresa.
E a tua teoria(mais uma)vai cair por terra.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.05.2017 às 14:01

Claro.... o Marco Ferreira teve más notas porque fez más exibições.... já o Bruno Paixão e restante pandilha continuam a fazer grandes exibições nos palcos da I Liga....

Lê a entrevista do Marco Ferreira, e ele explica muito bem porque desceu de divisão..,
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 02.05.2017 às 15:49

Gostava muito de Pedro Henriques. Do Marco Ferreira nem tanto ( e é benfiquista)

Do Bruno Paixão ninguém gosta.

Não faço a minima ideia o que têm a haver com o Benfica. E o Schmeichel também não.

Se o Benfica tivesse influência nessas coisas das notas sei de 5 ou 6 árbitros que gostaria muito mais que descessem 😁

Teorias da Tasca caro Schmeichel. ( e a entrevista do Marco Ferreira só diz algo do Benfica quando interpretada por um Saraiva)
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.05.2017 às 17:01

Marco,

São coincidências muito lixadas tanto o Pedro Henriques, bem como o Marco Ferreira terem descido de divisão em épocas que prejudicaram o benfica.... e sim, o Marco Ferreira bem como o Pedro Henriques eram considerados dos melhores árbitros nacionais... mas é tudo coincidência, como tudo no futebol português!

Não deixa de ser igualmente interessante que nenhum jornal português tenha a coragem de ter feito essa entrevista ao Marco Ferreira... como não houve coragem de nenhum jornalista para expor os vouchers, ou a cartilha... tiveram de ser os clubes a expor essas tácticas... de facto que grandes jornalistas tem este pais tem... também é uma grande coincidência!!

Já em relação ao Sporting, é um facto.... a arbitragem chegou a fazer greve... e como é sabido, em jogos com erros clamorosos contra o Sporting, esses mesmos árbitros têm boas pontuações.... é mais outra coincidência!

Eu sei que é tudo teorias.... tal como o Apito Dourado é uma teoria.... são tudo teorias.... mas no dia em que a arbitragem enfrentar o benfica ou o porto, tal como fizeram com o Sporting com a tal greve, queria ver a resposta do sistema a esses mesmos árbitros.... e volto a dizer.... não era o Bruno de Carvalho o Presidente do Sporting!!
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 02.05.2017 às 19:33

Marco Ferreira é portista!
O que diz o Luis Vicente é a pura verdade! MF foi relegado por culpa própria, por ser incompetente e mau árbitro. Teve notas muito negativos em vários jogos que no fim o relegou.
Depois fez o mesmo que muita gente faz, usa o Benfica para se desculpar dos erros próprios. A propaganda fez o resto. Mas ele já se retratou (em parte).
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 02.05.2017 às 16:15

Como não li,explica lá?
Ele já processou o V.Pereira?
Deve ter anexado o processo que o S.Conceição,ia mover ao P.Guerra?
Já descobriste os 2 jogos em que ele meteu a pata na possa?
Ou não te interessa?
Quero lá saber do B.Paixão,não gosto é de quem deturpa factos.
Então tu,OOOOOOO!!!!!!!!!!!!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.05.2017 às 12:29

Para mim o principal problema é a falta de confiança de grande parte dos adeptos nas arbitragens cá do burgo, se efetivamente os árbitros tivessem um registo mais equitativo tanto entre pares mas também nos jogos que vão arbitrando dificilmente as palavras dos presidentes, diretores de comunicação, paineleiros e cartilhados teriam o impacto que têm atualmente.

A solução para mim continua a ser a de sempre transparência (critérios de classificação, notas, relatórios até mesmo flash interview com as equipas de arbitragem) e claro está inclusão de ferramentas tecnológicas que facilitem o trabalho do arbitro e reduzam na medida do possível o "erro", só assim se elimina muito do ruído e não será com a lei da rolha como alguns pretendem que as coisas iram mudar.

SL,
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.05.2017 às 12:42

Sérgio, eliminar ruído!!!??

Vejamos só as entrevistas de Presidentes após um jogo perdido.. Não são os jornalistas que os procuram....... São eles mesmos que os chamam para fazer o tal ruído.
Vergonha total!!!!..
Pedir intrevenção do Ministério Publico e penalties LOOOOOOOOOOOOLL!!
Só dá mesmo para rir..

P. S. Nem o VAR os calará!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.05.2017 às 12:52

Carlos,

Uma nota.... achas que é só cá, que se fala de arbitragem?! viste as declarações do Bayern sobre o jogo do Real?! Isto é mundial.... talvez só em Inglaterra se respeite um pouco mais os árbitros.... mas porque eles erram para todas as equipas...

As criticas vão sempre existir, e os árbitros têm de saber lidar com essa pressão.... o que se passa é a desconfiança das pessoas em quem nomeia e quem pontua esses mesmos árbitros.... porque é ai, que se determina quem são os bons e os maus árbitros.... e parece que muitas vezes o sistema não quer os bons árbitros!

Ainda neste fds nomearam para um jogo da II Liga, um árbitro indiciado em apostas ilegais.... como poderemos acreditar neste sistema?!?
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.05.2017 às 13:11

Quem nomeou esse árbitro das apostas?
Pois, esse nomeador devia desaparecer.

O Rummenigge, Presidente do Bayern falou e nesse dia foi um alarido..
Mas, um dia depois, os jornalistas e a opinião publica calaram-no.
E ele sabe que tem muitos telhados de vidro. Como tal, come e cala que o mundo não acabou ali..
Inteligencia, precisa-se.
Inteligente foi....
Gannhamos todos!!!

Eis a diferença!!!!.
Há Presidentes e há Presidentes
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 02.05.2017 às 13:53

Uma coisa é estar indiciado, o que me parece que nem sequer é o caso, outra é estar condenado.
Ou a presunção de inocência já não vale nada?
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.05.2017 às 13:27

Quando os nossos Presidentes perceberem, entenderem, compreenderem como o futebol gera mais dinheiro que aquilo que estao habituados.. Será a paz duradoura!!
Enquanto eles não alargarem horizontes.. Será a guerra!!

Quantas mais equipas houverem na disputa de titulos, campeonatos e taças, mais confiança tem o publico comprador. Mais publico assistindo. Mais patroccinio. Mais procura desde o exteriror.. Etc, etc..
Por isso se inventaram as diversas competições, para haver mais vencedores. Mais interesse, mais dinheiro. Mais diversidade, não absoluta.

Entender é fácil, ver-lo é mais dificil.
Emoção tolhe a razão!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo