Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

leonardo-jardim-decembre-2013-1586297-616x380.jpg

 

Já há uns dias que venho a sentir grande curiosidade em saber a opinião de Leonardo Jardim sobre a polémica em que o Sporting está envolto neste momento e, quase como a satisfazer o meu desejo, aparece hoje uma entrevista do antigo treinador leonino. Eis algumas das suas principais declarações:

 

- "Nunca me arrependi de deixar o Sporting, pois estou a dar continuidade àquilo que sempre foi a minha perspectiva de carreira."

 

- "É um facto que, se calhar, face aos bons resultados, podia ter-se avançado para uma renovação (com o Sporting) mais cedo, mas foi um processo que se deixou avançar até mais perto do final da época. Foi quando surgiram várias hipóteses fora do país."

 

- "Quando saí do Sporting, nas conversas com Bruno de Carvalho, até foi um pedido especial dele para dar tudo aquilo que tínhamos feito o novo treinador. Procurei o Marco e fiz para lhe dar as informações em relação àquilo que era o plantel e ao trabalho que tínhamos feito."

 

- "Eu não tenho de concordar sempre com os presidentes, mas sim manter as coisas viáveis. Mas atenção, eu tenho uma boa relação com ele (Bruno de Carvalho). Trata-se de alguém que vive o Sporting com muita intensidade; foi necessário no processo de mudança do clube. É um facto que tem uma personalidade diferente da minha. Ele tinha as opiniões dele publicamente e em termos de futebol eu dava a estabilidade que eu entendia que o grupo necessitava. A sua forma de ser por vezes é difícil, realmente, se não estiver em consonância com aquilo que estamos a fazer, mas entre nós houve sempre respeito."

 

- "Ao longo da época eu e Bruno de Carvalho tivemos algumas opiniões diferentes, mas as nossas decisões foram sempre em prol do êxito Sporting."

 

- "As opiniões entre um treinador e um presidente nem sempre convergem, pois um presidente defende um clube e o treinador o grupo, mas há que levar sempre em consideração a estrutura."

 

- "A sua presença no banco ? Quando estou no jogo nem sinto a presença do presidente ou de qualquer outro factor extra-jogo. Nunca senti que o presidente tentasse interferir no que quer que seja."

 

- "Evito, neste momento, falar com as pessoas do Sporting. Mas acho que tudo aquilo que se está a criar à volta do clube não tem razão de ser. A equipa está na Taça de Portugal, fez um grande resultado no Dragão, fez aquilo que era normal na Champions - qualificar-se para a Liga Europa -, embora possa ter ficado algum amargo por não ter ido mais longe. Na Liga está diferente, mais forte nos duelos com o FC Porto e Benfica, mas com as equipas chamadas pequenas está com algumas dificuldades. Aliás, a diferença para a liderança tem a ver com essa irregularidade frente aos clubes mais pequenos."

 

- "Acho que os projectos devem ser sempre do clube e não dos treinadores. Contudo, também não acho positiva a alteração de um técnico que, como já disse, eventualmente poderia estar melhor na Liga, mas nas outras provas está a fazer um bom trajecto. Não vejo motivo ou razão para existir uma ruptura, para despedir Marco Silva, mas estou só a falar em termos desportivos."

 

- "Mané estava no último ano de contrato, passou dos juniores para a equipa B e o Sporting queria ficar com ele. Chamei--o e disse-lhe: «Olha que eu não estou a vender-te a banha da cobra, se assinares vais ser uma aposta minha. Terás 3 a 4 meses para te adaptares e a partir de Janeiro serás aposta. Acho que o Carlos Mané vai ser um fenómeno, tem grande potencial e vai chegar a grande nível, nacional e internacional."

 

- "O William Carvalho demonstrou que eu tinha razão ao apostar nele. Actualmente dizem-me que não está tão bem, mas isso deve-se a vários factores e ele melhor do que ninguém sabe aquilo que precisa fazer para voltar ao seu nível."

 

- " Um dia, com certeza, que vou regressar a Portugal. A ambição será sempre de treinar um clube de elite, que luta pelo título, e o FC Porto e o Benfica, tal como o Sporting, fazem-no. É difícil dizer quando o vou fazer, mas gostava. Tenho um grande respeito pelo Sporting, mas um dia poderei treinar outro dos grandes. Um treinador não pode estar ligado ao sentimento de adepto."

 

publicado às 04:56

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


10 comentários

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 29.12.2014 às 11:22

E eis que falou a voz do pragmatismo e da serenidade

Temos vivido dias turbulentos e é sempre bom ouvir alguem como Leonardo Jardim (também já ontem Abel tinha tido palavras identicas) que diz o que tem a dizer sem procurar incendiar ainda mais os animos

LJ e Abel não têm qualquer obrigação em dizer que sairam a bem do Sporting, se dissessem o contrario, nao prejudicariam minimamente a carreira porque a culpa cairia sempre em cima de BC

É claro que desportivamente não há razões para despedir MS, mas se pensarmos no melhor para o Sporting daqui para a frente não vejo como se possa manter muito mais se a relação entre este e BC estiver definitivamente ferida de morte

Se pensarmos no melhor para o Sporting, não devemos esquecer o que se passou e o quê (e quem) causou esta crise, mas mais do que incenciar os animos, devemos querer que com MS ou outro treinador, as coisas voltem a entrar nos eixos e o Sporting possa fazer um resto de epoca em bom nivel e atinguir os objectivos ainda alcansaveis


Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 29.12.2014 às 13:25

Já todos teremos lido a entrevista de LJ em que fala claramente da relação com BdC, no entanto os títulos na CS e alguns com outras "perspetivas" é que "LJ defende Marco Silva", qualquer pessoa com bom senso quer manutenção do MS no SCP, à verdade dos factos (sendo que não considero a entrevista do Zé Eduardo como factos).

Também gostei da forma profissional como o Abel falou da sua saída do SCP.

SL,

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.12.2014 às 15:00

Mais do que ler sobre a relação entre LJ e BdC, é importante compreender o que o primeiro diz, infere e não diz, até porque nunca viria a público "lavar roupa suja".

Leonardo Jardim tem uma personalidade diferente e lida com as questões de forma diferente. Assim fez a lidar com Bruno de Carvalho, algo que ele confessa não ser fácil.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 29.12.2014 às 15:09

Rui podemos aferir que apesar do que é insistentemente veiculado incluído aqui no Blog (não por si que tem sempre algum cuidado na forma como escreve), LJ não sai do SCP por causa de BdC! Certo !?

P.S: Obrigado pela "partilha" da entrevista!

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.12.2014 às 16:26

Não há comprovativos directos, mas sabemos muito bem que apesar da diplomacia de Leonardo Jardim, a relação entre ele e BdC era longe de ser ideal. Nunca saberemos se ele teria ficado e em que condições. Surgiram ofertas do exterior e o caso foi resolvido.

Do mesmo como LJ afirma que nunca sentiu interferências de BdC enquanto no banco, no entanto, durante a época, sugiram "diferenças de opinião". Não imagino que diferenças possam ser, assumindo que foram no foro técnico, quando BdC não devia ter papel nenhum nessa área.
Sem imagem de perfil

De JRamos a 29.12.2014 às 16:45

Porque é que presume que são do foro técnico?

A meu ver é muito mais evidente que fosse acerca da posição sobre críticas aos árbitros quando prejudicados. Neste aspecto era muito claro que Leonardo Jardim era bem diferente de BdC, eram quase opostos mesmo.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.12.2014 às 16:52

Incrível como o caro "sabe tudo" !!!
Sem imagem de perfil

De JRamos a 29.12.2014 às 17:52

É incrível sim a leviandade com que você acusa BdC de querer interferir no trabalho técnico do treinador. Quem recordar a época passada percebe bem que houve esse conflito entre BdC e LJ acerca da veemência das críticas à arbitragem com LJ e BdC a serem quase opostos nesta matéria. Já para a sua inferência não há qualquer indício. Nenhum. Zero.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.12.2014 às 17:55

O que o caro chama "leviandade" eu chamo conhecimento de causa. E ficamos por aqui...
Sem imagem de perfil

De JRamos a 29.12.2014 às 18:03

Qualquer um pode acusar outro do que for alegando conhecimento de causa sem dar mais cavaco. Tenho que dizer, embora sem prazer porque estou em sua casa digamos assim, que o seu é um argumento perfeitamente espúrio dadas as graves alegações sem qualquer sustentação objectiva. Neste sentido, você tem razão no fundamento da sua crítica a José Eduardo que também acusa com base apenas em conhecimento de causa que ninguém sabe qual é. Depois Leonardo Jardim diz isto:

""Eu não tenho de concordar sempre com os presidentes, mas sim manter as coisas viáveis. Mas atenção, eu tenho uma boa relação com ele (Bruno de Carvalho). Trata-se de alguém que vive o Sporting com muita intensidade; foi necessário no processo de mudança do clube. É um facto que tem uma personalidade diferente da minha. Ele tinha as opiniões dele publicamente e em termos de futebol eu dava a estabilidade que eu entendia que o grupo necessitava. A sua forma de ser por vezes é difícil, realmente, se não estiver em consonância com aquilo que estamos a fazer, mas entre nós houve sempre respeito."

- ou seja, fala de uma relação de respeito mútuo, muito longe do desrespeito completo que seria um presidente andar a interferir no trabalho técnico do treinador. É que isso deve ser do pior que um presidente pode fazer e não haveria como cultivar uma relação de respeito nessas condições.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds