Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Navegar à vista

Naçao Valente, em 24.12.16

 

20140046_aUI0f.png

 

Bolas no poste. Tácticas erradas. Lances polémicos. Aquisições falhadas. Dinâmicas de jogo inadequadas. Balanços e balancetes. Coisas do pontapé na bola. Coisas do nosso dia a dia que movem multidões e acicatam discussões.

 

Mas hoje vou em contracliclo,contrariando a natureza do espaço.Vou concluir a minha participação, neste ano, que se despede, com uma história, que como todas as histórias, tem alguma coisa de realidade. Mas semelhanças com a realidade podem ser, ou não, mera ficção.Que me perdôe a Administração por este desvio ao padrão. Apelo ao seu espírito natalício.


Esta é a história de uma nau e do seu timoneiro, um timoneiro sem experiência de navegação, mas que quis navegar, por mares que nunca tinha navegado. Do que se sabe ,apenas pilotou uns barquitos que navegavam no mar da palha e que já estão todos em doca seca.


Quando conseguiu ocupar e dirigir a grande nau, sem experiência, sem conhecimento das regras náuticas, sem conhecimento da navegação astronómica, decidiu navegar à vista. Sem projecto, sem rumo definido, foi navegando, umas vezes empurrado por ventos favoráveis, outras à bolina,e sempre com terra à vista. A sua tripulação era nova mas generosa. Os seus pilotos jovens mas ambiciosos. Etapa a etapa, em segurança, foram levando a nau, rumo à conquista do almejado ouro. Contudo, este ainda não brilhava no horizonte. Mas com teimosia e  agarra a tripulação conseguiu adquirir alguma prata e aumentar a esperança de chegar às prometidas “Índias”.


Eis senão quando, numa reviravolta dramática, o timoneiro, se virou contra a sua tripulação, atirou borda fora o seu piloto, numa manobra de ingratidão, perante os relevantes serviços prestados, e contratou outro piloto. O novo velho piloto, homem de muita "prestança", que navegava por outros mares ao serviço de “Castela”, aceitou dirigir a nau a troco de muita prata e bom proveito. O timoneiro deu-lhe o pouco que tinha e o muito que não tinha, nem sabia se viria a ter. Refez a tripulação a seu bel-prazer e partiu com altivez gritando aos quatro ventos. Índia já. Ouro, pimenta e tudo o que houver. Agora, como há quinhentos anos. Tudo leva a crer que pouco sabe de história, porque há quinhentos anos esse objectivo foi fruto de muito labor, paciência, rigor, secretismo, planificação bem pormenorizada e melhor executada.


O timoneiro e o seu piloto, também pouco conhecedor da navegação com instrumentos náuticos, continuaram a navegar à vista. Mais, ignoraram que os mares estão cheios de obstáculos e são de per si indomáveis. Há ventos traiçoeiros, tempestades inesperadas, que até os mais bem preparados têm dificuldade em enfrentar. A viagem começou a correr mal. Nem ouro, nem pimenta, nem nada. O timoneiro não aguentou a pressão. Perdeu o norte. Gritou a todos os ventos que a culpa era dos adamastores. Desembainhou a espada e da proa à popa  atacou em todas as direcções: contra os adamastores do passado que lhe entregaram uma nau em mau estado e mereciam o degredo, contra as regras marítimas que lhe tolhiam a navegação, contra “Castelas “ , sobretudo contra “Castela” por existir e lhe disputar as conquistas. Lutas e mais lutas. Todas perdidas.Todas naufragadas.


Um fogo de santelmo tirou-lhe a pouca lucidez. Furioso, alucinado, por não dominar os elementos, o timoneiro subiu ao mastro, despiu as vestes, colocou-se na gávea e enjoado vomitou impropérios, enfrentou todos os adamastores e com a sua voz cavernosa declarou : eu não vos receio, porque sou o maior nas navegações; nunca erro nem nunca errei; vou vencer-vos, abutres, ratos de porão e mais bicharada. Venham todos. Sejam quantos forem. Os adamastores na sua rigidez de pedra, não o ouviram, nem lhe responderam. Surdos e mudos ignoraram. De tanto gritar ficou a falar sozinho, perdido no labirinto em que se meteu. Apenas as sereias o ouviam e aplaudiam, e nas suas melopeias clamavam: "salvé ó grande mestre e salvador, sem ti nem o sol se move.”


Entretanto a nau continua a navegar, cada vez mais longe das “Indias”. Já nem navega à vista. Anda à deriva. O novo velho piloto meteu-se no mar alto e está perdido. A tripulação está desorientada e descrente. Pobre nau. Os piratas do mares seguem-na a curta distância. Querem os despojos. Os homens do” tráffico” aguardam a sua oportunidade. O timoneiro agarra-se ao poder como uma lapa. Mesmo que a nau soçobre, teima em navegar.


Que cada qual tire desta espécie de parábola os ensinamentos que entender, sejam quais forem, e que tenham um bom Natal, como símbolo de renascimento.

 

publicado às 11:37

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


32 comentários

Sem imagem de perfil

De FF a 24.12.2016 às 11:57

Bom-dia,
Os meus cumprimentos ao "Nação Valente" pelo excelente texto.
Um Bom Natal para si e para os seus assim como para a família sportinguista.
FF
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.12.2016 às 17:18

Caro FF,

Muito obrigado e Boas Festas.
Sem imagem de perfil

De JoaquimF a 24.12.2016 às 12:14

Excelente texto caro Nação Valente. Passa uma mensagem importante.

Feliz Natal
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.12.2016 às 17:20

Caro Joaquim F,

Muito obrigado com retribuição de Boas Festas.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 24.12.2016 às 12:16

5 e bem humorado :)))

"" Tudo leva a crer que pouco sabe de história, porque há quinhentos anos esse objectivo foi fruto de muito labor, paciência, rigor, secretismo, planificação bem pormenorizada e melhor executada.""

Continua sendo válido, nos dias de hoje !!

P.S. Feliz Natal NV
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.12.2016 às 17:23

Caro Carlos N.T.,
Sem humor a vida é uma sensaboria, sem planificação uma lotaria. Obrigado e Boas Festas.
Sem imagem de perfil

De Pepeu a 24.12.2016 às 12:36

Parabéns pelo trabalhão que lhe deu escrevinhar tão fraquita alegoria.
Mas isto deve ser da época que é pródiga para a mensagem disparatada.
Olhe nem sei o que lhe diga mais...
Só mesmo: Um Feliz Natal para si e para todos por aqui!!
Sem imagem de perfil

De João a 24.12.2016 às 12:51

A falar de disparates, nenhum maior do que o seu. Mas de um "pepeu" apoiante do Bruno está ao nível esperado.

Ainda bem que não "escravinhou" mais disparates.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.12.2016 às 17:30

Caro Pepeu,
A apreciação das mensagens que passamos trazem a subjectividade de quem as executa, assim como a subjectividade de quem as lê. Sinceramente de si não esperava outra apreciação, que respeito. E com todo o espírito natalício do mundo, também lhe desejo um feliz Natal.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.12.2016 às 13:18

A grande nau afunda, o comandante é um incapaz.
A grande nau nunca esteve tão mal, tudo isto é óptimo para o SCP porque será fácil para qualquer candidato ser eleito, vencendo e até esmagando BdC.
O homem nem devia contar...ou será que conta?

Uma coisa é certa para mim, criticar, até mesmo ofender, dizer que fazia assado ou cozido...é muito fácil.
Atrás de um teclado, em conversa de café ou de rua, todos nós são exclentes treinadores, jogadores ou presidentes.
Mas poucos têm a coragem de serem candidatos e assumir o leme.
Para mim, qualquer pessoa que assuma a candidatura ou se torne presidente, tem e terá a minha profunda admiração por se tratar de um acto de coragem e paixão pelo SCP.
Esta vontade traduzida em actos, não é para todos.
A todos que o fizeram, e aos que o farão, o meu muito obrigado!
Porque acredito que todos sem excepção o fizeram para bem do clube, simplesmente o futebol não é uma ciência exacta como alguns querem fazer parecer, mas deram o melhor que sabiam e podiam.
Votos de feliz Natal para todos.
Sem imagem de perfil

De CDS a 24.12.2016 às 14:22

Excelente comentário JS.
Boas Festas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.12.2016 às 14:54

Caro José Sousa,

No que refere no seu segundo parágrafo, sobre criticar, teclado e afins, o que é que Bruno de Carvalho fez para chegar ao trono ?

Quanto ao seu segundo parágrafo, que eu aliás subscrevo genericamente, é por de mais evidente que o mesmo Bruno de Carvalho não concorda com a sua tese, dado que uma boa parte das suas acções, enquanto presidente, foi tentar "linchar" vários antigos dirigentes, nomeadamente presidentes, um deles até foi expulso de sócio, assente na sua premissa muito pessoal que eram culpados de gestão danosa e até crimes.

Curiosamente - ou talvez não - ainda não se ouviu um único comentário sobre o pedido de Paiva dos Santos para a auditoria !?!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.12.2016 às 15:05

Caro Rui Gomes,
Quando falei em criticar atrás de um teclado e afins, não individualizei. Todos nós o fazemos, mas o que pretendi é cada um de nós colocar-se no papel de presidente (seja qual fôr), mas lá está BdC sempre na mente...
Ė que quem opina nunca teve realmente que decidir.
Eu, tal como o Rui fazemos a análise ou crítica sem viver o problema por dentro, e quase sempre à posteriori.
É como acertar no lotaria depois do sorteio.
Feliz Natal meu caro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.12.2016 às 15:29

Meu caro,

O que afirma não é totalmente correcto, salvo no contexto Sporting, que eu reconheço, ainda o Bruno ainda andava de fraldas, que é uma missão muito complexa e espinhosa.

Precisamente por isso e por uma questão de princípios, não concordei com a "caça às bruxas" que ele levou a cabo, pensando mais nele próprio do que no Clube.

Ao longo dos anos, e tive ocasião de acompanhar muito ao perto e privar com vários presidentes e outros dirigentes, por muitos erros que tivessem sido cometidos, e foram, nunca me passou pela cabeça que um único presidente não tivesse feito o seu melhor em prol do Clube, mesmo o Godinho Lopes.

Sei dar valor ao trabalho e à responsabilidade, por trabalhei nesse enquadramento durante muitos anos, tanto em termos administrativos como no futebol. Como já aqui escrevi no blogue, cheguei a apresentar-me para servir o Sporting. Não aconteceu, mas o desafio não me assustava.

Temos de tomar em consideração que enquanto um clube de grande dimensão como o Sporting implica responsabilidades igualmente de grande dimensão, tem todos os meios à sua disposição para poder enfrentar as adversidades que se apresentam.

Muito mais difícil é lutar pelo mesmo em clubes de menor dimensão, onde um simples telefone é um instrumento precioso. O adepto, em geral, não faz a mínima ideia do trabalho e do sacríficio de dirigentes de clubes que não oferecem as condições dos três grandes e mais 3/4 dos outros da I liga.

Noutros tempos, cheguei a receber vários convites de clubes do género da I Liga, que recusei, primeiro porque não me interessava, segundo, porque reconheci que não tinham condições para trabalhar ao nível das minhas exigências. Um deles, é adversário do Sporting na Taça de Portugal, o Chaves, com o então presidente António Castanheira então a liderar. Mas há outros até de maior dimensão.

No passado, fui sempre muito crítico das Direcções do Sporting, que eu então acusava de aderirem à cultura do "senhor doutor" que, nomeadamente no futebol, não resulta, hoje e sempre, Surge Bruno de Carvalho e ele acaba por levar a contenda de um extremo ao outro, até deixando clara a ideia que a sua maior ambição era ser o "dono" absoluto do Sporting. Não sei se o conhece. Tive ocasião de o conhecer casualmente ainda ele não era presidente, mas sei muito dele de fontes pessoais e directas. Pessoa de mau trato, excessivamente arrogante e mal educado, um complexo que o leva a querer desvalorizar tudo e todos que lhe passam pela frente, manipulador e oportunista. O clássico chico-esperto português sempre a espreitar oportunidades para levar uma vida fácil e de aparato.

Enfim... com tudo isto, cada um tem a sua opinião, mas poucos sabem verdadeiramente do que falam.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.12.2016 às 15:48

Meu caro Rui,
Tinha essa noção que seria uma pessoa com mais anos de SCP do que eu. Tenho 43 anos.
Não conheço BdC pessoalmente, mas como ele é não me interessa minimamente. Tal como um cantor, actor, jogador ou presidente, não me interessa se é arrogante, veste bem ou não, mulherengo, etc.
Apenas avalio o trabalho dele no exercício das suas funções.
Encanta-me o futebol dentro das 4 linhas, mas tudo o resto é um mundo muito estranho. Gabo-lhe a coragem e paciência de ter feito parte dele.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.12.2016 às 16:34

Permita-me esclarecer que "nunca fiz parte dele". Acontece, por difícil que seja de acreditar agora, que o apoiei em 2011 por ter decidido dar-lhe o benefício da dúvida e também porque os outros candidatos não impressionaram

Em quem eu depositava maior esperança e confiança na altura era em Pedro Baltazar, que foi muito depecionante durante a campanha eleitoral. Nunca sequer equacionei Godinho Lopes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.12.2016 às 16:39

Caro José Sousa,

Com o devido respeito, está equivocado quanto à sua noção de separar o homem do seu desempenho. De facto não há paralelo algum no que diz respeito a artistas, cantores, etc., mas um presidente de clube é um homem/mulher antes de assumir o cargo e tudo o que ele/ela é, de raiz, é parte integral e importantíssima do cargo que assume.

O que é que primeiro se procura e líderes ?... As suas qualidades como homens.

P.S. Daí o erro grosseiro do povo americano ao eleger Donald Trump. O passar do tempo esclarecerá melhor, temo eu.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.12.2016 às 15:13

Não sou advogado de BdC, nem representante do mesmo.
É tão somente a minha opinião, vale o que vale.
Não odeio nada nem ninguém.
Sou apenas uma pessoa que ama o SCP,
Essas questões terá que colocar ao próprio.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.12.2016 às 15:34

Creio que este seu comentário não é em resposta ao meu último.

"Ódio" não faz parte de qualquer equação, neste contexto. Não se odeia uma pessoa só porque não simpatizamos com ela ou até não a respeitamos.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.12.2016 às 17:20

Caro Rui Gomes,
Percebi mal as suas palavras, mas ainda bem que não fez parte do futebol de forma efectiva porque entra nesse mundo não sai o mesmo.
As minhas desculpas.
Por outro lado era bom, podia contar muitas histórias dos bastidores que o adepto comum nem imagina.
Vamos ter a esperança que o nosso clube ganhe mais vezes, ainda assim não me imagino a ser adepto doutro clube que não o SCP.
Viva o Sporting!
Um santo e feliz natal amigo Rui, com muita saúde

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.12.2016 às 17:39

O futebol, mesmo para quem exerça uma outra função em simultâneo, é sempre um empreendimento a tempo inteiro. O que acontece é que sofrem as nossas famílias, por vezes os nossos afazeres profissionais e, ainda, imagine-se, a "carteira". Como já referi, nem todos os clubes são o Sporting.

Dos vários convites que recebi, dois ou três até prestigiosos, não foi o suficiente, então, para abandonar a minha vida profissional/empresarial. E não me estou a referir em termos de remuneração e benefícios, mas sim outras considerações.

Hoje estou afastado e menos "por dentro" do que ocorre nos bastidores, o sector mais importante para quem anda nestas coisas, e não vislumbro futuro envolvimento, não tanto pela idade, mas por temer afectar a minha saúde. No meu íntimo, ainda sinto o desafio, mas temo de facto não conseguir lidar devidamente com o stress.

Feliz Natal para si e para os seus.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.12.2016 às 17:42

Caro José Sousa,
Nesta vida todos temos as nossas responsabilidades. Uns executam, outros avaliam e elogiam ou criticam. Concordo que criticar é mais fácil que fazer. No entanto quem assume altas responsabilidades sabe que está em constante escrutínio. E a crítica vejo-a como uma forma de contribuição para o aperfeiçoamento.
Boas Festas
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.12.2016 às 17:53

Caro Nação Valente,

Um santo e feliz Natal, com muita saúde.
Nada de coisinhas vermelhas na árvore de Natal...ehehe
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 24.12.2016 às 14:26

Paráfrase de 'Os Lusíadas', com "uma" pequena diferença: a vontade que atava o Gama ao leme era a de D. João II, passa a misturada que fiz com 'O Mostrengo' de Pessoa.

Caro amigo - rival desportivo, não é apenas o novo velho timoneiro que não aprecia ou conhece literatices. Há mais.

Um bom Natal!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.12.2016 às 17:56

Caro Oceano Vermelho,
Retribuo e agradeço votos de bom Natal.

Sem imagem de perfil

De HY a 24.12.2016 às 14:51

Infelizmente, creio que qualquer observador externo que análise a blogosfera leonina compreenderá porque nos últimos 40 anos ganhá mos 4 campeonatos. Somos muito mais fortes a disparar uma sobre os outros do que a construir algo em comum...
Um óptimo Natal para todos, 'crentes' e 'não-crentes'!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.12.2016 às 14:58

HY,

Não discordando do que afirma, espero que reconheça que ninguém mais do que Bruno de Carvalho tem feito, quase diariamente durante o seu mandato, o que o HY indica no comentário.

Devia ser mais exacto nas suas considerações, para minimizar a ambiguidade que poderá levar terceiros a ilações erradas.
Sem imagem de perfil

De HY a 24.12.2016 às 18:45

Caro Rui, seguramente não pretendi excluir BdC do meu comentário. Mas também não lhe vou atribuir responsabilidades por 40 anos...

Isto veio-me à cabeça a propósito de um comentário de uma consócia(?), não aqui, que afirmava esperar que o BdC desista de se candidatar para "poder voltar ao meu Sporting". Cada uma tem o "seu sporting" e o pobre do Sporting que se lixe...

Eu nunca deixei de estar no Sporting mesmo quando não era "meu", porque foi sempre meu. Os dirigentes passam, apoio-os enquanto não me convencer que são mais prejudiciais do que benéficos e dou-lhes sempre o benefício da dúvida. Gostaria que todos fizessem o mesmo e depois, quando há eleições, os sócios exprimem a sua vontade.

Enfim, não é mais do que um desabafo, mas alguma coisa tem de verdadeiro, estou convencido. Embora não seja o único factor, como o Nação Valente diz.

Que nada disto impeça cada um de nós de ter um Feliz Natal e que 2017 seja um bom ano para todos os leões!

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.12.2016 às 19:49

Claro que não HY, assim como qualquer pessoa sensata não fica a pensar que o Sporting nasceu em Março de 2013.

Apesar da eventual vontade da maioria de sócios (os que votam. claro) não implica que sejamos obrigados a respeitar um qualquer presidente ou outro dirigente quando não o respeitamos, como é o meu caso com Bruno de Carvalho. E isto não é nada pessoal, o homem nunca me fez mal algum.

O respeito tem de ser merecido e ele, apesar de alguns positivos, ainda não fez para o merecer. Creio que nunca fará, tal o seu carácter.

Em inglês temos um provérbio que liberalmente traduzido diz: "podes tirar o homem do campo, mas nunca tiras o campo do homem". A analogia ser o efeito.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.12.2016 às 18:06

Caro HY,
A unidade constrói-se com consensos, que têm que começar pelas atitudes dos principais responsáveis. Também não me parece que a conquista de poucos campeonatos nos últimos 40 anos se devam ao argumento que apresenta. Há de certo muitos outros factores.
Desejo-lhe um Bom Natal
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 24.12.2016 às 19:59

Caríssimo Nação Valente,

Sou uma 'viciada' em arte em todas as suas vertentes...!
Considero este texto, uma forma de arte, muitos parabéns.!

De todo o coração, um grande abraço leonino de Boas Festas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.12.2016 às 22:10

Obrigado Carlinha. Votos de Boas Festas. Abraço

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo