Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Noite de golos desperdiçados

Rui Gomes, em 04.03.19

 

portimonense-sporting-cp-7863860.png

 

Foram pelo menos cinco as oportunidades de golo escandalosamente desperdiçadas por jogadores do Sporting: Diaby, por duas vezes, Bas Dost, Raphinha e Bruno Fernandes com um cabeceamento defeituoso com a baliza à sua mercê.

 

Isto, no entanto, não descreve a totalidade do jogo que ocorreu em Alvalade. O Sporting começou muito bem, com dois golos de rajada aos 10 e 11', e parecia lançado para uma noite de esplendor, mas com esta margem a seu favor foi cedendo terreno e baixando a intensidade, permitindo ao adversário entrar na partida.

 

O Portimonense aproveitou a displicência do Sporting; marcou aos 31', mandou uma bola à trave (45') e ainda houve um outro lance fulminante que exigiu uma grande defesa de Renan. Em abono da verdade, o resultado mais justo ao intervalo era o empate.

 

download.jpg

 

O Sporting alinhou de início com Renan; Ristovski, Ilori, Jérémy Mathieu e Acuña; Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes; Raphinha, Diaby e Bas Dost.

 

Suplentes: Salin; André Pinto, Francisco Geraldes, Borja, Luiz Phellype, Jovane Cabral e Doumbia.

 

No segundo período o Sporting elevou a sua prestação, não permitindo ao Portimonense o controlo do meio campo, mas desperdiçando várias oportunidades flagrantes para fazer mexer o marcador.

 

Marcel Keizer é sempre tardio a refrescar a equipa.Bas Dost, que sofre de uma enorme dose de falta de confiança só foi substituído por Luiz Phyllipe aos 59', Raphinha deu lugar a Doumbia, aos 72', e finalmente a entrada de Francisco Geraldes para o lugar de Wendel, aos 87 minutos.

 

GoalPoint-Sporting-Portimonense-LIGA-NOS-201819-Ra

 

Acuña com uma boa exibição, mas considerando que o Sporting tem um lateral esquerdo no banco, Borja, a opção de Keizer em fazer recuar o argentino novamente não é muito clara.

 

Após uma ausência de nove jogos por lesão, Mathieu regressou ao relvado e realizou uma exibição que nos faz recordar a falta que fez à equipa. Um dos melhores jogadores em campo esta noite.

 

Os golos leoninos foram marcados por Diaby, aos 10', Raphinha, aos 11', e finalmente Bruno Fernandes, a converter uma grande penalidade, aos 90 minutos.

 

Perturba-me que Marcel Keizer insista sempre praticamente nos mesmos jogadores, mesmo depois da chegada de reforços no mercado de Inverno. O facto de a equipa agora só passar a ter apenas um jogo por semana, não deveria significar que não seja dada a oportunidade, pontualmente, a um ou outro jovem da formação leonina.

 

Considerações de Marcel Keizer no final do jogo:

 

"Após os quinze minutos iniciais, driblámos demasiado, não fizemos passes e perdemos o controlo do jogo. No balneário ao intervalo disse aos jogadores para voltarmos aos primeiros quinze minutos, em que Diaby e Raphinha eram perigosos. As linhas tinham de estar mais juntas, porque não controlávamos o meio-campo.

 

Quando não jogamos de forma simples, as coisas complicam-se.

Bas Dost já fez muito ao serviço do Sporting, tem uma grande carreira, confio que recupere a confiança. Estas coisas acontecem e temos de ajudá-lo, porque precisamos dele. Por que o substituí? Porque não estava no jogo."

 

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


78 comentários

Sem imagem de perfil

De Pelisca a 04.03.2019 às 09:32

Bom dia , depois do jogo contra o Braga dei o benefício da dúvida que podíamos melhorar a qualidade de jogo, mas ontem mais uma vez depois do 2:0 voltamos ao pouco futebol e mais importante a falta de confiança em campo .

Não entendo Borja ficar de fora, como não percebo os adeptos que criticam Bas não está bem mas, já deu muito ,e ler que não está com a cabeça no SCP acho muito injusto.

Que dizer de BF e Mathieu é qualidade compromisso carácter dá prazer ver estes jogadores.

Quanto a oportunidades a jogadores da formação neste momento não sei quem pode fazer melhor Jovane muito oscilante e Miguel Luis na minha opinião têm o mesmo problema de Francisco Geraldes intensidade na zona que pisam no campo têm de ser muito mais afirmativos a por o pé.

SL
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 04.03.2019 às 10:19

Pelisca,

Não há nada de injusto na minha frase. Dost não está com a cabeça no SCP. É tão claro como a água. Seja porque está com problemas pessoais, seja porque anda a receber ameaças, seja porque tem algum problema com o treinador, seja por que motivo for, não está com cabeça para jogar.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 04.03.2019 às 11:18

Mike,

Na minha opinião Bas está a passar por uma crise de confiança(forma) só!! Não se esqueça o que se passou na pré epoca ele não a fez, voltou fez meia duzia de jogos e ficou lesionado muito tempo.
Além disso com Peseiro e ainda mais com Kaiser temos mais jogo interior do que com JJ isso têm influência.
Só mais uma coisa mesmo assim 2 melhor marcador !!!!

SL
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 04.03.2019 às 11:26

Pelisca,

A questão que eu falo não é técnica. Dost está a falhar golos que não falhava e está, em frente à baliza, a nem sequer rematar. Isto mostra que há algo de errado na cabeça dele, seja por motivos pessoais ou não.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 04.03.2019 às 11:53

O caso de Bas Dost é um dilema!
De facto, passa-se algo já que deixou de ser tão produtivo como era, para situações, digamos, equivalentes. Precisamente por ainda ser o 2º melhor marcador revela, atendendo às últimas prestações, quanto ele “caíu” na sua eficácia.
No entanto, dizer que não está com a cabeça no Sporting, parece-me algo que carece, nitidamente, de alguma prova mais substancial. Ter falta de confiança, mais em baixo de forma não significa obrigatoriamente que não quer, não pensa em Sporting.

O Bruno Fernandes que está imparavel, um jogador excecional, com uma influência no jogo do Sporting bem acima do normal, há uns tempos atrás (e não foi assim há tanto tempo) passou também por uma fase (muito) menos boa, quase desaparecendo dos jogos.

O dilema estará na decisão de o tirar de campo, completamente ou de mantê-lo e correr o risco de a equipa estar quase a jogar com menos um (que, de qualquer maneira, parece-me que ainda não se chegou a esse ponto).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.03.2019 às 12:59

Essa afirnação é muito típica do MIke. Não tem conhecimento de causa mínima sequer, mas já se dá à conjectura que algo se passa com Bas Dost que não seja apenas futebol.

Até provas em contrário, atravessa uma crise de confiança. Não é invulgar isto acontecer com jogadores/goleadores.

Só internamente é possível lidar devidamente com o problema.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.03.2019 às 13:01

Que há algo de errado, é óbvio, mas que conhecimentos tem o Mike para adiantar conjecturas sem nexo???
Imagem de perfil

De Greenlight a 04.03.2019 às 12:41

Pelisca disse: "... depois do jogo contra o Braga dei o benefício da dúvida...". Eu gostei muito que tivéssemos vencido o Braga e ainda por cima por 3-0 mas não acreditei que o bom jogo tivesse continuidade. Ainda tenho esperança que eliminenos o Slb na 1/2 final da Taça, mas será preciso uma grande noite dos jogadores, nomeadamente de Bruno Fernandes e uma arbitragem diferente daquela que permitiu as sarrafadas dos jogadores encarnados no Dragão. Dito isto, espero que se prepare a próxima época sem Keizer já que , como se costuma dizer, ele não faz parte da solução mas sim do problema.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.03.2019 às 12:47

Serei dos primeiros a reconhecer as deficiências de Keizer, mas para já opto por não adiantar sugestões que ele não serve para o Sporting.

Este também é um período de adaptação para ele, ao próprio Clube e ao futebol português.

Se continuar a não dar indicações de melhoras até ao final da época, então poderemos concluir sem margem para dúvidas que não serve.
Imagem de perfil

De Greenlight a 04.03.2019 às 14:18

Caro Rui Gomes
Entendo a sua posição mas eu não acredito em "milagres". O Keizer não tinha curriculum relevante, como treinador, antes de vir para o Sporting e o seu percurso de verde (bem sei que muito curto) confirma o seu passado. Aparentemente os "milagres" em que treinadores "juniores" se revelam "grandes" treinadores estão reservados para o clube da Luz. Todos são filhos de Deus mas uns parecem mais filhos que outros. Os verdadeiros crentes que me perdoem por estar a invocar o nome de Deus mas no futebol (e também na vida), para além da competência e esforço ou das "habilidades" também é preciso ter sorte e nem sempre são aqueles que a merecem que são bafejados com a dita cuja.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.03.2019 às 14:22

Referiu precisamente o que eu era para dizer. Que currículo tem esse outro treinador?... Tanto assim, que até apanhou o presidente do clube de surpresa numa altura que este estava desesperado para encontrar alternativas para Rui Vitória.

Calho bem, até ver. Por enquanto é um bestial, veremos quanto tempo será necessário para passar a besta.
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 04.03.2019 às 15:43

Claramente, qualquer observador isento e conhecedor de futebol, percebe que os resultados actuais do Benfica, são fruto de sorte e do acaso. Por isso é uma questão de tempo até o Lage passar a besta.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 04.03.2019 às 16:10

Ou é um texto cheio de ironia (do princípio ao fim) ou é uma opinião, no minimo, interessante. É que é preciso muita sorte e muito acaso para os resultados que obteve precisamente numa altura em que teve clássicos, derbies, Europas e quejandos com “apenas” uma derrota.

Mais valia, com toda essa sorte e acaso, jogar no Euromilhões (e muitos mais jogos de sorte/azar, é aproveitar a onda).

É certo que irá perder, ter resultados piores, mas isso não fará dele, de imediato, uma besta! Aliás, duvido que tão cedo mereça esse epíteto, pelo menos por parte de uma grande falange de benfiquistas, mesmo não ganhando o campeonato (que ainda se terá que suar muito).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.03.2019 às 16:14

Para já, este não é o post para debater essa questão, apesar de ele ter sido mencionado incidentalmente.

Mas digo-lhe o seguinte: eu faço juízo algum de Bruno Lage, uma vez que não o conheço. salvo por estes últimos jogos do Benfica.

Eu fiz referência às circunstâncias em que ele é promovido à equipa principal. Foi um acto de desespero de LFV que estava a ter muitas dificuldades em encontrar um sucessor para Rui Vitória. Sem o próprio sequer imaginar, a escolha de Lage, que era para ser apenas para 2/3 jogos calhou bem. Veremos o que acontece no futuro.

Todos os treinador passam de bestial a besta. Veja até o caso recente de José Mourinho, com o enorme currículo dele e todas as conquistas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.03.2019 às 16:15

Perdão... queria dizer "eu não faço juízo algum...".
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 04.03.2019 às 16:30

Sim, sim, também só o mencionei por ter sido “metido” na conversa pelo que interpreto como um lamento por não ter havido a mesma “sorte” no Sporting na mudança de treinador (com ou não já créditos firmados no seu passado).

Não podia concordar mais. Com menor ou maior duração, após algum sucesso, um treinador tem grande probabilidade de virar besta em três tempos!
O LFV nem está a perceber o que lhe “aconteceu”. Esta situação foi tudo menos planeada, diga o que ele disser e pode virar o prego com a mesma velocidade!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.03.2019 às 16:38

O LFV é um mentiroso viciado, como tantos outros no nosso futebol. A escolha de Lage foi um mero acaso, provocado pelo desespero do presidente.

Está-se a dar muito bem, obviamente. Veremos por quanto tempo a "balão" aguenta.
Sem imagem de perfil

De zé da fisga a 04.03.2019 às 17:32

Menos isso. Pelo menos para alguns.
Eu não sou só benfiquista como sou um observador atento e conhecedor de futebol e contradigo-o em tudo.
Os bons resultados do SLB não são fruto do acaso e da sorte mas sim são resultado de muita dinâmica, esforço e muita vontade de vencer.
Só assim se explica que em dois jogos contra o Sporting tenha vencido ambos e nos dois jogos contra o Porto, - campeão em título, -os tenha vencido também.
A sua apreciação advém, provavelmente assim como a de tantos outros, de confundirem a competência pela sorte.
Mas mesmo que haja uma certa dose de sorte, ainda assim lá está o mérito. A sorte procura-se,faz-se por ela.
Sem imagem de perfil

De zé da fisga a 04.03.2019 às 17:34

Este comentário é para o senhor Robbie Fowler, que tão bem sabe observar o que se passa no clube rival.
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 04.03.2019 às 18:00

O Zé não tem a ironia como um dos seus pontos fortes.....
Sem imagem de perfil

De zé da fisga a 04.03.2019 às 19:47

Ironia não tenho, não.
Tenho certezas. Por exemplo: mais facilmente se transforma o Inferno num ringue de patinagem sobre o gelo do que convencer um sportinguista a reconhecer o valor do rival.
Ou por sorte, ou por acaso, ou pela arbitragem, ou pelo estender da passadeira dos adversários, ou por tudo quanto a imaginação verde alcance e queira, mas nunca porque o rival jogou bem e ganhou merecidamente.
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 04.03.2019 às 20:01

Oh homem, eu se calhar tenho mais anos de sócio do Benfica, do que o Zé de vida...
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 04.03.2019 às 22:52

Ok, era ironia do princípio ao fim.
...certo?!

Sem imagem de perfil

De zé da fisga a 05.03.2019 às 00:16

Pois não pareceu e muito pelo contrário pareceu-me mais uma diatribe do que outra coisa.
Mas olhe. Deve ter um sentido de piada muito duvidoso porque não só me levou a mim como ao E-Mocho.
Em todo o caso, mais descansado por saber que tenho de pelejar com menos um sportinguista :)
Abraço.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.03.2019 às 00:40

O leitor Robbie Fowler há muito que comenta no blogue e há muito que se identificou como adepto benfiquista. Daí eu ter compreendido o seu comentário irónico e lhe ter dado a resposta que lhe dei.

O caro mete-se em questões que não compreende. Enfim... não é o primeiro e não será o último.
Sem imagem de perfil

De zé da fisga a 05.03.2019 às 11:05

Então e por que pensa o caro Rui Gomes que eu visito assiduamente o seu blog, mais especificamente os seus posts, se não compreendo as coisas?
Por isso exactamente. Para ver se alguma vez na vida atinjo, embora reduzida, a compreensão das coisas.
Estou quase lá. Mais um pouco e o sentido de compreensão humana deixa de ser um enigma para mim.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo