Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




AN8I6395 (2).jpg

É com muito prazer que partilhamos este excelente texto do nosso amigo José Duarte (Leão de Alvalade), publicado no seu blogue A Norte de Alvalade.

O campeonato 2020/21 só começou verdadeiramente agora. Agora, como quem diz, há umas jornadas para cá. O marco terá provavelmente sido o Natal, quando a data foi comemorada com o Sporting no comando da Liga. Depois veio Janeiro, onde os leões, na prosa dos "experts", eram uns miúdos promissores mas tinham como destino inevitável a degola, oferecendo o pescoço aos executores  Braga, Benfica e Porto. Janeiro passou e quem vinha pela lã saiu tosquiado. 

O Sporting não só sobreviveu como viu reforçada a sua liderança. E então aí começaram a levar-nos mais a sério. De meros aspirantes a observadores dos triunfos alheios depressa passámos a favoritos, sem nunca termos ido sequer à casa dos candidatos. Salvo um ou outro, cujas lições do passado recente e longínquo de nada lhes serviu, a generalidade dos Sportinguistas não embarcou num triunfalismo bacoco, de todo injustificado. Sabemos muito bem quais são as nossas debilidades, que apesar da tão surpreendente e esplêndida carreira até ao momento, não esfumaram e poderão ser determinantes com o avançar da competição.

Depois, como muitíssimo bem lembrou recentemente o presidente Frederico Varandas, sabemos do poderio dos nossos adversários, dentro e fora de campo. Se não fosse de todo lamentável, teriam sido comoventes as múltiplas reacções de censura que a segunda parte da sua afirmação suscitou no seio da "comentadoria" oficial, na permanente tentativa de normalização do longo e indigno historial de maquinações e tramóias dos nossos rivais antes, durante e depois do jogo jogado em cima do relvado.

Como se os ditos "conselheiros matrimoniais" se tivessem aposentado, as "toupeiras" não continuassem a minar na escuridão dos seus tugúrios" e os "padres" já não rezassem as suas missas e tivessem agora enveredado pelo caminho da rectidão, redenção e penitência. Bastam os episódios de Famalicão e "caso Palhinha" para perceber que não podemos ser apenas competentes, temos que estar sempre perto da perfeição.

O realismo e pragmatismo com que Rúben Amorim obriga a equipa a encarar todos os jogos, independentemente do nome e do estatuto dos adversários, nasce precisamente da consciencialização que, exceptuando a Taça da Liga, nada mais está ganho e nada nos será depositado graciosamente a nossos pés. Bom, talvez seja justo reconhecer um grande "pelo menos": ganhamos uma equipa. Humildade, empenho, perseverança, compromisso e a sintonia e todo o grupo de trabalho, têm sido premiados com a obtenção de resultados que poucos teriam sonhado ser possível.

Qualidades estas, que têm sido amplamente reconhecidas pela generalidade dos adeptos, contagiando-nos. Chegados aqui, nas actuais condições nada mais temos para pedir a estes homens que não seja que mantenham esta atitude exemplar e que nos orgulha. Resta-nos agora cantar bem alto nas nossas salas, ao telefone com os amigos, nas mensagens nas redes sociais.

"NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS"!

"VENCE POR NÓS, FORÇA GRANDE SPORTING"

Em breve, esperamos nós, terão todo o estádio de pé a cantar. Se quebrarem o enguiço eternizaremos os vossos nomes e, tal como fizemos no passado, eles passarão de geração em geração.

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


14 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 24.02.2021 às 09:33

O José Duarte (Leão de Alvalade) bem alerta, "conselheiros matrimoniais", "toupeiras" e "padres" andam por aí!...
Na verdade, o Sporting hoje está sozinho, por essa razão ainda é mais importante que os nossos jogadores mantenham a sua atitude competitiva e a união entre os sportinguistas. Todos querem ganhar, mas apenas vencerá quem criar condições e quem se preparar para isso. Este é um princípio bem antigo.

Um abraço sportinguista para o Leão de Alvalade
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2021 às 09:37

Estou confiante que vamos estar ao nível da responsabilidade!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 24.02.2021 às 10:02

Excelente texto do Leão de Alvalade na linha do que tenho comentado aqui mas só com um pequeno reparo, eu como treinador o meu diálogo neste momento no balneário teria como base VENÇAM POR VOCES MESMOS e só depois pelos adeptos.

Esta jovem equipa de grande qualidade e que pode escrever com letras diamantizadas o seu nome na historia eterna do Sporting necessita ainda de conseguir grandes conquistas, de títulos e todo o seu empenho, sacrificio e muita luta que o façam por eles mesmos, pelas suas familias em primeiro que tudo e só depois por terceiros.
Têm direito aos seus sonhos, lutarem por eles e chegarem por mérito ao espaço que lhes estará reservado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2021 às 16:59

Uma vitória com dedicação extensível a todo o universo leonino, que inclui, naturalmente, a própria equipa.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 24.02.2021 às 10:15

Excelente texto.
Imagem de perfil

De Greenlight a 24.02.2021 às 11:18

Eu (também) acredito na equipa. Resta saber se o seu querer e competência será suficiente para vencer os "conselheiros matrimoniais" pois parece que as toupeiras hibernaram e os padres recolheram ao seminário.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2021 às 17:00

Confiamos no jogo jogado da equipa. Assente nisso, vamos tentar ser optimistas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 24.02.2021 às 11:23

Nunca é demais recordar:

A poucos dias do ínicio deste campeonato, no dia 5 de Setembro transcrevi aqui co Camarote uma recordação do que eu falei aos meus jogadores na semana que antecedeu o 1º jogo do campeonato da 1ª divisão departamental (2 ª divisão da Liga do Peru), aí vai.

"Dentro das circunstâncias e respectivas diferenças encontro algumas coincidências com o actual momento do Sporting e do seu treinador.
A minha equipa nunca tinha ganho a Liga do departamento, a melhor classificaçâo conseguida foi alcançar por algumas (poucas) vezes a 3ª posiçâo num passado já longínquo, o que dava acesso a disputar um play off para as eliminatórias do departamental, o campeâo departamental subia á primeira Liga peruana.
Com a minha chegada, uma estreia como treinador, com os bons resultados alcançados na pré-época as opiniôes generalizadas era que iríamos lograr alcançar de novo o 3º posto, porque os 2 primeiros estariam sempre cronicamente entregues as 2 equipas as mais representativas da regiâo.

Pedi para estarem presentes no balneário toda a gente, jogadores, roupeiro, massagista, diretor e o presidente.
Junto á porta ainda aberta do balneario chamei a atençâo de todos, que fizeram silencio, estavam sentados menos eu e o presidente.
- Amigos, pedi para estarem presentes nesta reuniâo porque tenho algo importante para vos dizer, vamos todos hoje, aquí e agora aclarar e jurar um compromisso.
Primeiro, ninguêm mais entra neste balneário apartir de hoje a nâo ser os que estâo aquí presentes e tudo o que se falar dentro deste balneario fica aquí connosco.Nada sai desta porta para fora depois de a fechar.
Fechei a porta, dirigi-me para o centro do balneário com o grupo a rodear-me, fixei a todos e continuei.
Caros amigos vamos começar a Liga no Domingo, os jogos a sério, a doer e com responsabilidade máxima , todos aí fora dizem que vamos acabar na 3ª posiçâo , que vamos lograr chegar ás eliminatórias do departamental o que será um grande sucesso, pois que o pensem , vamos deixá-los pensar assim e assim vamos deixá-los satisfeitos com as suas teorías.
Campeona sempre a equipa que perder menos pontos durante os largos meses desta Liga, o que fôr mais regular, amigos nós nao vamos acabar em 3º como todos dizem e querem, vamos sim ser a equipa que menos pontos vai perder , vamos jogar, trabalhar no duro, sofrer , vamos sacar ganas , sangue, suor , lagrimas e no final vamos ser os campeôes desta Liga.
O silencio era geral , todos ficaram surpresos e sem reaçâo incluindo o próprio presidente que me olhava embasbacado.
É possivel que já saiamos na frente nos próximos jogos e lá fora muitos vâo sentir-se contrariados e vâo colocar-nos armadilhas das mais bem preparadas , temos que ser moscas, desconfiados, vâo sacar ideias tramposas para nos confundir, vao dizer que a diferença sou eu para vos sacar problemas mas todos sabemos que nâo vai ser assim e nunca o será, quando nao ganharmos serei sim eu sempre o responsável, mas sempre que ganhemos e vamos ganhar muitas vezes, serâo sempre voces os responsáveis, porque faça frio, carga de agua ou solarazo sâo voces que lá estâo a correr na cancha, a sofrer, a sangrar, a partirem as vossas cabeças, a partirem as vossas pernas y eu ? Eu, estarei sempre ali protegido sentado no banquillo e se necessário com uma casaca vestida.
Posso dar a cada um de voces 10%/15% mais, mas nao mais que isso , tudo está aquí (apontei o dedo na minha cabeça) e se voces quiserem, se todos fazermos a nossa parte, seremos o que quisermos ser , e fica mais fácil de ser realidade de queremos e lograrmos ser todos os campeôes desta Liga.
Têm duvidas?
Um a um e com espaço chamei a todos os nomes dos presentes, jogadores, director, massagista, médico, roupeiro e por ultimo o presidente e confrontei-os para esse compromisso , que ficou entre portas do balneario.Seria o nosso grande segredo dessa temporada que iria iniciar-se. e que acabou claro está com a nossa equipa campeâ e com enorme vantagem pontual, sem derrotas e só com 2 empates.

Pois assim foi o meu discurso e que ainda hoje jogadores me escrevem a recordá-lo porque segundo eles o têm ainda bem vivo nas suas cabeças e que nunca o irâo esquecer.,

Quem dera que Amorim pudesse fazer o mesmo."

Incrivel e não é que pode acontecer mesmo ?
Sem imagem de perfil

De Manuel Cunha a 25.02.2021 às 05:23

A melhor caracteristica dum treinador é ser capaz de chegar ao coração dos jogadores. Nesse caso uma equipa com jogadores médios pode tornar-se grande. E se forem jogadores acima da média, melhor ainda. Mas não é muito frequente ver-se. E às vezes é difícil de repetir. Exemplos: Mourinho do principio. Paulo Bento da 1a época. Otávio Machado da 1a época.
Rubem Amorim está a conseguir esta época. Estou desejoso que ele seja mais inteligente que os exemplos que dei. Que consiga juntar treino, táctica e outros aspectos à já notável capacidade atual. Para conseguir fazer mais vezes o que está a conseguir agora.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 25.02.2021 às 10:52

"Que consiga juntar treino, táctica e outros aspectos"

São os outros aspectos que refere o elemento mais importante como a capacidade de diálogo do treinador.
Não existe, treino e tactica que funcionem muito bem se o jogador não se sentir disposto a entregar-se totalmente de corpo e alma, disposto a morrer ali se fôr preciso.
Se assim fôr, se o treinador conseguir passar essa mensagem que seja captada na sua amplitude pelos jogadores, eles treinam com mais afinco, escutam melhor as tacticas e até dão opiniões construtivas sobre elas. É a diferença entre um grupo que está deveras comprometido com algo que foi acordado e aceite e outro grupo de profissionais que simplesmente cumprem o seu "profissionalismo".
Sem imagem de perfil

De Manuel Cunha a 25.02.2021 às 13:07

Certo. Mas o que eu queria dizer é que aparentemente, o mesmo treinador nem sempre o consegue. Paulo Bento conseguiu no 1ano e Otavio também. Mas nunca mais. Eu espero q Rubem Amorim o consiga, para além deste ano (e no Sporting). Para tal vai ter de ser inteligente e humilde e ter capacidade de aprendizagem. Claro que se aparecerem jogadores armados em parvos, é muito mais difícil. Lembro aquela cena ao intervalo no balneário das antas com Paulo Sousa e Queirós.
Obrigado por me responder. SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 25.02.2021 às 14:15

A esmagadora maioria não o consegue e por muitas razôes.
Os nomes que dá como exemplos na minha opinião nem são os melhores exemplos, Paulo Bento é fácil perceber a sua personalidade e vejo-a dificil de poder manter muito tempo os seus jogadores homens e profissionais a darem tudo por ele, os jogadores são moscas a entender as limitaçôes de quem os comanda e depressa se fartam quando percebem que ele só dá aquilo, só sabe dizer aquilo e dali não sai.
Otavio creio que até é pior , porque causa com facilidade conflitos, a base da mensagem tem que ser pura, verdadeira, honesta e justa mas não acaba aí tem muito mais coisas, normalmente até em coisas simples que se passam nos treinos por vezes em exercícios que os jogadores mais manhosos e mais batidos inventam montes de estratagemas para no dia desses exercicios nao se apresentarem disponiveis para os fazer , são mil e uma coisas que se passam num grupo de trabalho quando cada jogador é um mundo diferente e cabe ao treinador ter a inteligencia e capacidade de saber gerir cada um com o seu mundo áparte.

Amorim foi um jogador recente e reconhecido pela sua qualidade, todos os jogadores do seu plantel viram-no jogar e logo aí nasce um grande respeito, depois tem uma forma muito actualizada de falar com jovens e ao mesmo tempo com os profissionais mais velhos, o diálogo quanto mais simples e preciso fôr mais eficaz será e isso ele lida muito bem e vejo que terá bom futuro como treinador porque tem capacidade de reinventar-se em cada época, é inteligente e porque o futebol nunca será uma ciência exacta.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 24.02.2021 às 13:32

Força Sporting, eu ACREDITO!
Porque vocês são uma verdadeira EQUIPA!
Acredito no vosso ESFORÇO
Acredito na vossa DEDICAÇÃO
Acredito na vossa DEVOÇÃO
Acredito que todos juntos alcançaremos a GLÓRIA!
Sem imagem de perfil

De Leão 79 a 03.03.2021 às 15:38

Jogo a jogo rumo a glória. Não tenho muitas dúvidas se sermos campeões a única dúvida é se o conseguiremos ser sem qualquer derrota. Acho isso mais dificil do que ganhar o campeonato porque basta um jogo para não ser conseguido

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo