Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Nuno Santos não é só arma ofensiva

Rui Gomes, em 01.03.21

fcpscp_2.jpeg

Compreendo a insatisfação com o rendimento ofensivo do Nuno Santos, apesar de ele ser dos que tem melhor qualidade no remate e poder marcar a qualquer momento (como fez contra o Portimonense), mas temos de pensar também no aspecto defensivo. Ninguém dá, a Rúben Amorim, tantas garantias de fechar o lado esquerdo, como o Nuno Santos.

Comentário do nosso colega redactor Leão do Norte

publicado às 03:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De Yazalde a 01.03.2021 às 07:13

E uma verdade ,há mais consistência defensiva como o Nuno Santos, mas o poder atacante arrefeceu um pouco contra o porto houve pouco poder atacante e a equipa tem vindo a baixar nessa vertente que me preocupa, nada está ganho o Amorim sabe dessa realidade, nove pontos não é muito, o Braga também conta no nacional dois frangos escandalosos do guarda redes , a gente sabe que os outros também perdem pontos mas nada garante isso, o Paulinho veio lesionado e nada acrescenta para isso lá temos o Luís phellip, o sporar devia ter ficado em vez do Paulinho que até e bom jogador agora nestas condicoes
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2021 às 16:41

Bem... dizer que o Sporar devia ter ficado em vez do Paulinho é muito subjectivo, dado que ele ainda não tinha encontrado a baliza.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2021 às 17:32

P.S.: O Luiz Phellype já não joga há meses. Duvido muito, portanto, que esteja em condições de acrescentar alguma coisa à equipa neste momento.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.03.2021 às 09:58

Vamos lá analisar mais em detalhe caros amigos

Quantos piques a sério consegue um extremo fazer durante um jogo contra uma equipa que lhe tapa bem o corredor? Quais são as principais caracristicas do Nuno Santos? Vale a pena insistir em sair sozinho sem que ninguem o acompanhe pelo interior? Quem lhe deu confiança e poder de prender a bola lá na frente? Nuno Mendes e Nuno Santos foram duramente criticados no jogo do Dragão mas quem aparece e apareceu nesse jogo pelo lado direito do FCPorto? Que fizeram de grande relevo Corona e Manafá?
Não temos uma equipa perfeita longe disso e é o que temos e que tem chegado para surpreendentemente estarmos no 1º lugar do campeonato com 9 pontos de vantagem sobre o 2º classificado.

Agora vamos é pensar todos no difícil jogo contra o Santa Clara e ajudar a levar a equipa de forma bem acarinhada até pelo menos ao jogo em Braga acreditando que podem manter esta mesma distancia até lá, se a equipa o conseguir terá tudo para serem felizes no final e darem-nos a todos nós aquela imensa alegria que tanto ansiamos e sejamos justos que estariamos bem longe de o pensar.

Vamos necessitar muito do Nuno Santos com as suas virtudes e os seus defeitos mas a equipa vai necessitar muito dele e de todos os que possam ajudá-lo a sair-se melhor nos jogos que faltam.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 01.03.2021 às 10:27

Não percebo a referência a Nuno Mendes.
Fez um jogo, que diria, de príncipe.
Um miúdo de 18 anos que já mais que demonstrou ter tudo para vir a ser um caso sério do futebol nacional e muito provavelmente no plano internacional.
Aliás, os olhos não mentem que toda a gente já percebeu que é dos jogadores mais seguidos na Europa.
No sábado tinha pela frente uma prova de fogo e demonstrou estar perfeitamente à altura para jogar e defender frente àquele que muitos apelidam “o melhor jogador do campeonato”.
Nuno Mendes está inclusivamente directamente relacionado com os melhores momentos da carreira da equipa nesta temporada. Foi precisamente na sua ausência ou durante o período em que esteve mais condicionado fisicamente e ir esta equipa mais se ressentiu. Desde aí não vacilou absolutamente nada e temos vindo a colecionar vitórias sobre vitórias que nos colocam na rota de um título que já poucos duvidam que não seja alcançado.

Dito isto, o seu colega de flanco não está nem por sombras a este nível. Nuno Santos é um bom jogador mas pouco consistente nas suas exibições.
Dirão que tem uma importância fundamental a defender, porém, sendo essa uma característica necessária existir em todos os jogadores que actuem em campo para permitir ter-se tácticas mais sólidas, tal não encerra todas as necessárias valências de um jogador que actua naquela posição.
Talvez esteja mal habituado, mas é precisamente este clube que mais e melhores extremos forneceu ao futebol nacional e alguns até que singraram no futebol mundial.
O mais conhecido tornou-se o melhor jogador do mundo, tem características defensivas menores mas números assombrosos na sua vertente atacante, ao ponto de se ter tornado o jogador mais eficaz da história do futebol mundial.
E tem igualmente um “defeito” que é o de tender a flectir para o centro do terreno quando ataca...

Sendo assim, quanto a mim existe neste plantel alguns jogadores que eu gostaria que tivessem melhor aproveitamento.
O principal já várias vezes insisti e não necessita de apresentações.
Jovane Cabral foi o jogador mais decisivo desta equipa após a saída de Bruno Fernandes e já este ano foi determinante para algumas conquistas e de forma absolutamente soberba, demonstrando capacidades técnicas que nunca alguma vez estarão ao alcance de Nuno Santos.
Mas há outros...
O Sporting desaproveitou, quanto a mim, um jogador que tem tudo para vir a ser um caso sério. Direi que é o maior pecado de Amorim...
Gonzalo Plata é apenas um miúdo mas tem uma técnica é uma verticalidade impressionante. Quis Amorim fazer dele um ala mais defensivo no seu esquema táctico de 3-4-3. E isso revelou-se um erro!
Plata não tem características para actuar naquela posição, isto porque não sabe oferecer a consistência defensiva que Porro ou Mendes têm. Mas sabe atacar como muito poucos nesta equipa.
Pois seria precisamente no trio atacante que Amorim mais deveria investir na evolução dele. Mas pode sempre haver a dúvida de não ser um jogador talhado para jogar na ala esquerda. Porém tal não invalida que se promova a inversão das posições, uma vez que Gonçalves atua sem problemas de ambos os lados.

Quanto a mim, tem se desperdiçado poder ofensivo que se reflecte na menor capacidade concretizadora da equipa nos últimos tempos, compensada pela excelente solidez defensiva.
Nuno Santos reflecte esse menor fulgor ofensivo da equipa mas não deixa de ser uma peça essencial deste grupo que poderia perfeitamente ser usada a partir do banco e até em substituição ocasional de Nuno Mendes que é quem faz a maior parte das despesas defensivas naquele sector.
Diria mesmo que, não houvesse Nuno Mendes e já ninguém teceria louvores à capacidade defensiva da dupla na ala esquerda do Sporting...!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.03.2021 às 11:17

Caro amigo Leão Campeão

Tudo tem que ser visto na globalidade, qualquer estratégia de um treinador para o jogo seguinte é baseada em muitos detalhes importantes, como o momento dos jogadores que normalmente compôem o onze, o tipo de adversário e até mesmo o lugar na classificação que a equipa ocupa e em que circunstãncias para que seja avaliado depois o nível de risco a optar na ideia de plano de jogo.
Depois, em que zona o adversário é mais forte e possa criar mais desiquilibrios , quem melhor oferece sincronização a defender e a sair nessa zona do terreno, quem protege quem e vice versa, quisá por tudo isso o Camacho foi logo descartado.
Ele vê o Jovane para momentos do jogo mais partido onde o adversário ja deixou de ser tão forte naquele lado e sempre a questão que pode interessar mais? O risco de sofrer um golo, um maior desgaste do Nuno Mendes? Ou o risco de o marcarmos, o momento ajuda a decidir.

Nuno Santos não está a fazer uma temporada excepcional basta ver as notas que lhe tenho atribuído, mas ja foi muito importante em uns quantos jogos, ele é um pouco como os melôes so depois de aberto sabemos como está, o Nuno só no jogo sabemos qual o seu dia .
Eu confio bastante no Rubén que conhece tudo do futebol, conhece muito bem os jogadores que tem e o que é melhor para a equipa dependendo dos momentos, comete erros óbviamente mas jamais teremos um treinador que não os cometa.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 01.03.2021 às 12:49

Ruben Amorim demonstra ser um treinador muito competente.
Porém, comete erros com todos os humanos.
Aquilo que eu digo cinge-se à minha opinião que não nem de longe, nem de perto, tida em conta para o que seja nas decisões de Amorim.
No entanto, já aqui lhe apontei opções erradas e ele “fez-me” ver que tinha razão...
Volto a dizer: Na minha opinião, a insistência em Nuno Santos no onze inicial é um erro e uma lacuna desta equipa. Poderia ser melhor aproveitada essa posição.
Se os resultados, ainda assim, são positivos, é óbvio que a minha opinião torna-se insignificante.
Caso a coisa mude de figura, então é claro por onde as coisas irão mudar...!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.03.2021 às 13:27

Se tem funcionado por alguma razão estará a funcionar e não se deve alterar, tem tambem o detalhe dos treinos, a forma como se aplicam, como interpretam a estratégia sendo fieis a ela, no balneário tem que existir um padrão de justiça e disciplina entendida por todos e só quem la está e acompanha diariamente pode saber tudo o que se passa todos os dias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2021 às 16:38

É isso mesmo Julius!!!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.03.2021 às 17:02

Caros julius e Leão Campeão,

Um dos pontos mais relevantes para o sucesso desta equipa do Sporting é facto de funcionar como um todo, especialmente porque os mais variados aspectos que contribuem para a génese de um grupo são tidos em conta. Muito mérito para o Rúben Amorim.
Penso que o "produto final da semana", a titularidade em dia de jogo, é o resultado da soma das diversas variáveis, que não só a questão técnica.

Podemos dizer que o Nuno Santos teve um abaixamento de forma recente, mas não tem tido uma prestação assim tão deficiente e continua a ser um dos nossos melhores rematadores e com capacidade para fazer assistências, o que lhe confere uma imprevisibilidade de acção que dificulta o trabalho dos adversários.

É sempre salutar estabelecer as nossas opiniões e discussões, mas a opinião que realmente conta, e ainda bem, é a do Rúben Amorim que trabalha diariamente com o grupo e domina todas essas variantes, por forma a obter o melhor rendimento à equipa.
Sem nos tornarmos acríticos, continuemos a confiar nas suas qualidades.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 01.03.2021 às 14:44

Concordo com Leão do Norte


Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.03.2021 às 17:07

Obrigado pela "generosidade" Luísa!

Beijinhos e Feliz Dia
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 01.03.2021 às 16:09

Há bem pouco tempo o Nuno Santos era o segundo melhor marcador e o que mais assistências tinha para o golo.

É bom nós estarmos aqui a dizer que pode entrar o Jovane, o Mateus, o Plata, o Tabata, o TT , o Bragança...vejam isto como um dos pilares de um campeão...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2021 às 16:38

Era... e continua a ser, embora nos últimos jogos não tenha marcado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2021 às 17:29

P.S.: Na época, contabiliza 7 golos e 8 assistências, 6/4, respectivamente, na Liga NOS.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 01.03.2021 às 16:52

Na minha opinião, e já o disse aqui, Nuno Santos peca pela pouca consistência exibicional e demonstra, isso sim, pouca inteligência tática, que muitas vezes se traduz em campo em perdas de bola e faltas desnecessárias em momento ofensivo. Tem de trabalhar muito para melhorar nesse aspeto, e se o fizer será titular indiscutivel.

Plata e Jovane penso que nesse aspeto estão um nível acima e deveriam ter por isso mais minutos de jogo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.03.2021 às 17:21

Paulo SCP,

O Nuno Santos pode não estar a ter a consistência exibicional que desejávamos e que, certamente, ele próprio quereria, mas dizer que ele tem pouca inteligência táctica parece-me muito injusto. Então se, a esse nível, o compararmos com o Plata e Jovane...

No Nuno continuo a valorizar a sua espontaneidade e qualidade no remate, bem como a sua qualidade de cruzamento, que o torna também importante ao nível das assistências.
Para além disso há um aspecto pouco valorizado e falado sobre ele. Nunca se esconde do jogo e não tem medo de assumir a iniciativa, seja no um contra um, no remate ou na assistência.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2021 às 17:31

Já referi num outro comentário, que, na época, contabiliza 7 golos e 8 assistências.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.03.2021 às 17:42

São números que necessariamente devem ser valorizados e demonstram a sua influência na equipa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2021 às 17:52

É verdade que ele tem sido inconsistente nos últimos jogos, mas não menos factual que é um elemento muito importante no colectivo. Pessoalmente, aprecio-o muito e gosto de o ver destabilizar adversários com as suas desmarcações e velocidade.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 03.03.2021 às 17:13

Que comparação é essa...?!
Quantos golos e assistências teria Jovane, caso fosse regularmente utilizado?
Já agora, quantos golos e assistências teve Jovane quando foi regularmente utilizado....?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.03.2021 às 17:21

Antes de lançar a pergunta, devia fazer pesquisa e dar a informação sobre Jovane.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo