Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Nuno Saraiva.jpg 

 

Desde a eleição de Bruno de Carvalho, o Sporting transformou-se num Clube onde a função presidencial está invulgarmente personalizada. Sucedem-se, com uma frequência insólita, as entrevistas do presidente na recente pose de estadista, o recurso sistemático ao jornal e à televisão do Clube, as dissertações sobre os sonhos de juventude e as ilusões de adulto, as promessas de um futuro leonino resgatado... Até se exibe a marcar pontapés de canto e penalties! O que é afirmado por Bruno de Carvalho torna-se em verdade repetida até à exaustão.

 

A gestão da comunicação da realidade leonina é agora assumida por Nuno Saraiva e, já se percebeu, que polémicas e réplicas são com ele. Compreende-se o propósito de resguardar o presidente do bate boca dia-sim-dia-sim. O problema é que o recente director não possui percurso ou currículo no Clube que lhe permitam ter uma voz própria e autónoma. Por isso, o que se vê em cada novo comunicado é a mão do presidente atrás do arbusto. Agora, entrou em diatribe diária com quem conhece melhor do que ele a pessoa que preside ao Sporting.

 

Existe um outro problema, talvez ainda mais grave. Aquilo que Nuno Saraiva escreve motiva apenas uma parcela do universo leonino por de facto não ser selectivo, nem verdadeiramente contundente. Ao alimentar querelas constantes desvia o foco daquilo que é verdadeiramente importante. Ao abrir sempre novas batalhas não chega a ter tempo e energia para se concentrar e valorizar os próprios pontos fortes. O comportamento pavloviano deu um mau resultado na época anterior. E muitos sportinguistas receiam estar a assistir à sua reedição.

 

publicado às 12:59

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 16.09.2016 às 13:43

o conceito de "idiota útil" em qualquer sistema de propaganda é conhecido.

Só nao consegui ainda, e de certeza por falha minha, encontrar a utilidade do saraivadas.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.09.2016 às 15:13

Luís Pereira
Nuno Saraiva é um jornalista com muita experiência na área da comunicação. Não é um "idiota útil", mas parece ter enveredado por um caminho nefasto e que o conduzirá a grande decepção profissional.
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 16.09.2016 às 16:05

Caro LZ,

Um "idiota util" nao tem que ser "idiota". Basta que nao perceba que o seu voluntarismo serve propositos que nao os imediatamente evidentes.

Pode ser o gaijo mais inteligente do mundo mas se seguir o caminho nefasto como diz e eu concordo, certamente nao o faz voluntariamente, ou entao fa-lo e é principescamente pago para nao ter de voltar a trabalhar.

Como disse, ainda só nao percebi qual a utilidade. Sei que vem aí as eleicoes e que o Presidente se está a resguardar a ver se muda a opiniao generalizada sobre os seus metodos de comunicacao e até mais abrangentemente mudando a sua imagem na Liga. (Porque ao contrario dos endoctrinados, o Presidente sabe que nao tem isto ganho. Bastaria aparecer oposicao de nivel.) Mas para isso, e tendo em conta que o saraivadas nao comunica exclusivamente assuntos da SAD, bastaria por um Marta Soares a falar em nome do clube e dos seus interesses, porque a comunicacao tem sido ao nivel de MS.

Eu acho mesmo estranho que num pais com 3.5 milhoes de Sportinguistas o unico com "capacidade" para o cargo de comunicacao da Sporting SAD seja um sub director de um jornal cujo dono é tambem acionista de relevo num dos bancos com quem temos um sarilho para resolver (e já agora familiar do presidente do recreativo de caalá mas por certo serao mais coincidencias, afinal o mundo é pequeno)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.09.2016 às 16:58

Caro Luís Pereira

O director de comunicação Nuno Saraiva não é um “idiota útil” porque a sua acção é deliberada e consciente. Contrataram-no e pagam-lhe para uma determinada tarefa e ele executa-a. É pessoa com experiência e sabe o que faz. A nós, sportinguistas, compete reflectir e avaliar o seu desempenho.

Outra questão é os sportinguistas questionarem o que está por trás de tudo isto e procurarem compreender porque razão é que tantos ficaram pelo caminho na área da comunicação: José Quintela, João Morgado Fernandes, Mário Carneiro, Diogo Bernardo, Luís Bernardo… Agora chegou a vez de Nuno Saraiva!
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 16.09.2016 às 17:24

OK, á primeira percebi que o LZ achava que eu considerava o saraivadas um idiota. Nao considero.

Aliás dentro do estilo que escolheu passar a mensagem que quer nao é excelente diga-se.

Diz umas quantas atoardas, tenta um estilo provocador sarcastico mas falha em compreender que o estilo escolhido ainda nao tem backup suficiente para tolher. Qualquer menino lhe responde.

A ultima: Falar de museus para ver o campeonato ganho o ano passado de futsal porque saiu uma noticia no jornal que diz que o benfica pondera impugnar um campeonato que está homologado? Sem qualquer accao objectiva deles? Mas isto lembra a alguém? Qualquer menino no facebook aceita e agradece o convite e o convida a ir ver a taca de campeao europeus de futsal que eles tem.

Falar do museu ao abjecto dragoes diários? é lógico que tem de puxar dos troféus das modalidades e é aí que nos querem, a ter de puxar dum activo valiosissimo para nós mas que nao é valorizado e até é gozado pela maioria por ser a unica coisa que podemos falar quando falamos de trofeus.
Se na "guerra" da comunicacao "ganha" quem fala mais aí saraivadas é medalha de ouro, mas o sucesso da comunicacao nao se mede pelo ruido.

Isto sao apenas dois exemplos do que é suficiente para o calar ou o obrigar a berrar mais sobre nao assuntos e fazer papel de burro. isto é conversa básica de tasca, é dos livros mais básicos que se aprende no liceu.

E o problema é mesmo esse, é que quem lhe responde sao os meninos e o homem nao se manca.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.09.2016 às 17:36

Luís Pereira

Compreendo-o, mas parece que uma parte (grande?) dos sportinguistas gosta desta querela permanente. É um ping-pong, com um final do género: toma lá que já apanhaste.

Mas, Bruno de Carvalho adoptou, desde o primeiro momento, uma estratégia de criar contínuas “cortinas de fumo” com a finalidade de canalizar a atenção, a energia e a emoção dos sportinguistas para determinados assuntos, que nem serão os prioritários em cada momento.

Trata-se de estratégia comunicacional pura e dura. Agora, nesse teatro, chegou a vez de Nuno Saraiva. A utilidade do "saraivadas" talvez seja essa!
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 16.09.2016 às 17:45

Se calhar é mesmo isso. Pena que o Sporting ganhe tao pouco com o resultado.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.09.2016 às 18:27

Tem razão, o Sporting ganha pouco ou nada. Por vezes parece evidente que existe uma agenda de comunicação planeada e executada de modo a focar o interesse e o ânimo dos sportinguistas naquilo que estrategicamente interessa a Bruno de Carvalho.
Trata-se de uma espécie de navegação de cabotagem que lhe permite ir delineando o curto prazo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo