Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
O Sporting Clube de Portugal sagrou-se este sábado Bicampeão Europeu de judo ao vencer a Liga dos Campeões. A prova disputou-se no Pavilhão Multiusos de Odivelas e os leões bateram na final os russos do Yawara-Newa por 3-2.
Tudo começou com uma vitória de grande nível nos quartos-de-final contra os georgianos do Golden Gori, equipa que estava entre o lote dos favoritos. Kherlen Ganbold começou por bater Vazha Margvelashvili por ippon nos -66kg, com João Fernando (-73kg) a ceder pela margem mínima contra Lasha Shavdatuashvili.
E já à tarde, chegou a grande final numa reedição do derradeiro duelo da edição de 2018 contra o Yawara-Newa (Rússia). Kherlen Ganbold começou da melhor maneira e bateu Zelimkhan Ozdoev por ippon no ponto de ouro, tendo João Fernando sido derrotado por Denis Iartcev no seguimento.
Pedia-se uma vitória Leonina para voltar a estar na frente e foi precisamente o que João Martinho fez. Numa luta muito combativa contra Denis Kalinin, o atleta verde e branco pontuou um waza-ari no ponto de ouro e levou o Multiusos de Odivelas - que estava muito bem composto - ao rubro.
Por fim, Jorge Fonseca defrontou Anton Krivobokov e saiu derrotado por 3-2, mas o mais importante estava feito. O Sporting voltou a chegar ao topo da Europa do judo e adicionou mais um título continental ao palmarés, amealhando agora 37.
O presidente Frederico Varandas:
"Assistimos hoje a mais um dia memorável para o desporto português e para o Sporting CP. Ser Bicampeão Europeu de clubes consecutivamente é um feito inacreditável para a dimensão do país.
Quero dar os meus sinceros parabéns ao Pedro Soares, que conheço há muitos anos, e a pessoas como o João Pina, que também conheço há muitos anos. [O judo do Sporting CP] é um projecto vencedor e um exemplo para outras modalidades, sendo muito assente na prata da casa.
Neste dia longo, tivemos dois grandes exemplos: o [João] Martinho, um jovem que teve o infortúnio de partir a cabeça no aquecimento e foi decisivo, ganhando os dois combates. O Jorge esteve doente toda a semana e todos conseguiram ganhar pelo espírito e pelo coração de leão que têm. É um orgulho e um exemplo para todas as outras modalidades.
Temos mais de 50 modalidades e sabemos que é impossível dar as mesmas condições a todas. É uma angústia, enquanto presidente do Sporting CP, saber que não consigo dar as condições que gostaria a todas as modalidades. Essas diferenças fazem com que, por vezes, os atletas ganhem uma resiliência e resistência muito importantes na vida.
O exemplo de hoje é paradigmático. (...) É oitavo título europeu em 14 ou 15 meses e o que interessa é que o Museu [Sporting] vai aumentar e ter cada vez mais troféus. Essa é a nossa missão. Quem está aqui tem a missão única de servir o Sporting CP".
Parabéns aos grandes leões!!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.