Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
O Rio Ave recebe o Sporting esta segunda-feira em partida relativa à 19ª jornada da primeira liga. Depois de perder a final da Taça da Liga para o FC das Antas, a formação leonina deu uma resposta bem convincente ao golear o SC Braga por 5-0, aproximando-se assim dos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Os comandados de Rúben Amorim querem certamente dar seguimento ao triunfo diante dos bracarenses, enfrentando um adversário a quem já ganharam por duas ocasiões esta temporada.
Do outro lado estará um Rio Ave que ainda não sabe o que é ganhar em 2023 e que, apesar do 11º lugar da tabela classificativa, não está assim tão longe dos lugares mais perigosos da classificação, não podendo assim dar-se ao luxo de deixar os mais directos adversários aproximarem-se.
Rio Ave e Sporting CP trazem consigo um significativo historial de confrontos directos. Vilacondenses e leões já se encontraram em 65 ocasiões com o Sporting a demonstrar clara supremacia ao somar um total de 40 triunfos até ao momento, contra apenas 9 dos rioavistas.
Se olharmos apenas para os jogos realizados em Vila do Conde, a vantagem continua a ser leonina com 18 triunfos contra apenas 5 da formação nortenha. E para encontrar uma dessas vitórias é preciso recuar até à temporada 2016/2017, altura em que um Rio Ave treinado por Nuno Capucho, venceu o Sporting de Jesus por 3-1.
Desde então a equipa de Alvalade registou um empate e quatro vitórias, a última das quais já esta temporada numa partida relativa à fase de grupos da Taça da Liga a qual o Sporting venceu por 0-2.
Segundo Rúben Amorim, e tendo em consideração as ausências de Sebastián Coates e Paulinho, vai ser Nuno Santos e mais 10. Os reforços de Inverno, Bellerín e Diomande, foram convocados mas não devem integrar o onze inicial.
Manuel Mota foi o árbitro escolhido para esta partida. Curiosamente, trata-se do mesmo árbitro que esteve presente no embate da primeira volta entre estas duas equipas em Alvalade. Essa foi a única ocasião que o árbitro minhoto apitou um jogo dos vilacondenses, enquanto que, no caso do Sporting, o juiz também esteve presente na vitória caseira dos leões diante do Vitória de Guimarães.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.