Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_770x433$2016_10_30_01_16_49_1176937.jpg

 

No passado dia 26 de Outubro foi apresentado o “Almanaque do Leão”, da autoria do jornalista Rui Miguel Tovar, onde consta que o Sporting foi 18 vezes Campeão Nacional. Esta afirmação desagradou a Bruno de Carvalho que defende a conquista de 22 títulos nacionais. Mas, em lugar de demonstrar institucionalmente que o Sporting conquistou esses 22 campeonatos nacionais e não 18, o presidente do Clube anunciou a reedição da obra depois de ser corrigida a seu gosto. Rui Miguel Tovar informou que, assim, o seu nome não estará na capa da reedição. Isto é, como a mensagem não agradou, atira-se o mensageiro pela borda fora.

 

Rui Miguel Tovar é um estudioso e investigador da história e estatística do futebol português e, como é sabido, sempre considerou que o antigo Campeonato de Portugal, sendo uma prova disputada por eliminatórias, teve continuidade competitiva na Taça de Portugal. É esta a posição da Federação Portuguesa de Futebol e, consequentemente, de organismos internacionais como a UEFA ou a FIFA.

 

Na realidade, em 1938 houve uma decisão federativa de reforma do futebol português onde, formalmente, tudo parece estar correcto, e que foi exarada em acta e sancionada pelo Ministério da Educação Nacional que tinha a tutela do desporto. Para se alterar uma decisão destas têm de se apresentar argumentos comprovativos de vício formal ou conceptual. A Direcção do Sporting possui fácil acesso aos documentos originais e oficiais da Federação e do Clube da época da reforma do futebol. Se há alguma falha é por aí que se deve avançar.

 

Todos nós temos a obrigação de recordar quem era o presidente do Sporting em 1938. Trata-se de Joaquim Oliveira Duarte que esteve na origem do período áureo do Clube e um dos maiores presidentes leoninos. É uma ingratidão intolerável e uma ignorância vergonhosa desmerecer de alguém como ele. Não se conhece qualquer divergência deste presidente relativamente à reforma do futebol português dessa época. Dele, ou de outros sportinguistas com grandes responsabilidades na altura, como Retamoza Dias, Salazar Carreira, Barreira de Campos e Ribeiro Ferreira, entre outros.

 

Bruno de Carvalho parece estar convencido, que antes dele, o Sporting era um deserto e que está destinado a resgatar o Clube das humilhações passados e abrir o caminho celestial do futuro. Ora, ele ainda tem de comer muito pão para chegar aos calcanhares de alguém como o presidente Joaquim Oliveira Duarte. É bom que os sportinguistas lhe digam isso !

 

publicado às 14:32

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


92 comentários

Sem imagem de perfil

De Fábio L a 30.10.2016 às 18:19

Sr ROC, infelizmente, conte como quiser o Benfica terá sempre 35, contando os da liga experimental ou os campeonatos de Portugal. Informe-se melhor.

Sr Leão Zarco, as contas aos golos do Peyroteo foram feitas, se descontarmos os golos marcados pelo menos na liga experimental (antes de 38) e incluirmos os do campeonato de Portugal no mesmo período o grande Peyroteo deixa de ser o melhor marcador de sempre.

Viva a coerência do doente BdC e fiquem com 22 campeonatos e o Peyroteo o melhor marcador de sempre.

Ou melhor, discutam o passado, não liguem ao presente e o futuro será melhor para o Benfica.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 18:26

Fábio L

O Sporting tem um palmarés notável. Não me sinto nada incomodado ou diminuído e não perco tempo com o Benfica. Sei o que é que o Sporting vale e qual é o caminho que deve seguir.
O resto é folclore para distrair do que é importante. Ao Benfica interessa um presidente do Sporting com esta estratégia de gestão. E os benfiquistas aqui no Camarote Leonino apreciam que o Sporting tenha um presidente assim.
Sem imagem de perfil

De Rui Pedro a 30.10.2016 às 18:23

18x2=36

Esta é a razão.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 18:28

Rui Pedro
Não sei se a razão é essa. Se for é porque alguém quer tapar o sol com uma peneira!
Sem imagem de perfil

De Rui Pedro a 30.10.2016 às 18:48

Pois...

E ainda tentar abafar um hipotético tetra dos rivais depois do tri e isto durante o seu mandato. O que é certo é que esta conversa surgiu depois dos rivais se lembrarem das contas e de respresentar um marco negativo que ele não quer que seja lembrado pois pode ser com ele é alcançado.

Agora, o que ele está a fazer ao Tovar não se faz a ninguém. Principalmente quando o Tovar é das pessoas que mais percebem de futebol e que menos merecem.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 19:03

Rui Pedro

Concordo absolutamente consigo. No que refere a Tovar há ironia dele ser sportinguista. Mas, choca que Bruno de Carvalho se comporte como um vulgar censor: corrige ele próprio o texto que é de outro!

A questão do tri e do tetra faz parte dos piores pesadelos de BdC. É que não basta querer ganhar, que isso todos querem. Tem de se preparar a estrutura para vencer. E isto ele não conseguiu.
Sem imagem de perfil

De Tiago Martins a 30.10.2016 às 19:52

Infelizmente, a falta de consideração e até educação, já não me surpreende no actual elenco directivo. Tudo vai servindo para "abafar" os nossos reais problemas! Basta lembrar que, depois de tantas (in)directas ao nosso rival, ainda não foram apresentadas as contas consolidadas...

SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 20:38

Tiago Martins

A actual direcção do Sporting especializou-se na utilização de cortinas de fumo para desviar as atenções dos sportinguistas daquilo que corre mal. E viciou-se nessa prática de comunicação, transformando-a em modelo de intervenção pública.
Sem imagem de perfil

De Tiago Martins a 30.10.2016 às 20:52

Caro LZ,
o grande problema, parece-me, é que por trás das várias cortinas de fumo estão vários focos de incêndio, a consumir bens preciosos do clube!
Esperemos, com esperança, uma grande mudança no actual paradigma.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 21:01

Caro TM,

De facto, a situação real do Sporting é deveras preocupante. No que refere, por exemplo, ao aspecto financeiro do Clube e da SAD, ao modelo de constituição do plantel, às obrigações com a massa salarial dos jogadores, à Formação...

Quando uma pessoa como Bruno de Carvalho sai do poder as coisas ficam sempre piores do que estavam quando entrou. Na minha opinião, isso é certo.
Sem imagem de perfil

De Cantona a 30.10.2016 às 18:44

Boa noite,
Dêem a Presidência vitalícia a este homem!!!! Ao que este tipo chegou!!! Nem vontade de rir dá.
Bem haja.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 19:04

Cantona
Não há presidências vitalícias!
Sem imagem de perfil

De Profeta a 30.10.2016 às 19:23

Todo este comportamento do Bruno de Carvalho é miserável e só envergonha o clube.

Ele pode achar o que quiser, que o facto de ser actualmente presidente do Sporting não lhe dá o direito de querer reescrever a história a seu belo-prazer.

Cada um é dono da sua própria verdade. Daqui a 5 meses poderemos ter outro presidente, e este, não concordar com a teoria dos 22 campeonatos.

É até uma falta de respeito para com o Rui Miguel Tovar, na minha opinião.

Quanto à já velha polémica, é certo que na altura a FPF teve aquela decisão, mas pessoalmente, considerar o Campeonato de Portugal a prova antecessora da Taça de Portugal, é uma grande desonestidade-intelectual.

No campeonato de Portugal participavam os melhores classificados dos campeonatos regionais, enquanto que na Taça de Portugal participam praticamente todos os clubes nacionais. O facto de ambas as competições serem a eliminar não significa nada.

Enfim, é uma boa conversa de café, de facebook ou de blog; mas está pouco ao nível de um presidente do Sporting. Principalmente a forma como o faz.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 20:30

Profeta

Bruno de Carvalho revelou, desde o primeiro momento, a intenção de reescrever a história do Sporting.
Todos nos recordamos que, logo a seguir à vitória eleitoral, ele apresentou-se como um refundador do Clube.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 30.10.2016 às 19:37

O post original retrata quase na perfeição o que penso sobre este tema.

Isto é tão descabido que nem tem ponta por onde pegar. Ou melhor, ter até tem... e talvez sejam até duas... Como outros users já aqui postaram, e como Bruno Carvalho já demonstrou demasiadas vezes, as possíveis razões parecem ser para ter um eventual "trunfo" eleitoral (uma vez que em 3 anos de mandato, apenas um outro clube foi campeão... e não foi o Sporting!) e também o reconhecimento de que se sente "pequenino" por o Benfica passar a ter o dobro de campeonatos que o Sporting.

Parece-me é que as pessoas, com o tempo, começam a ver que Bruno de Carvalho apenas quer perpetuar o seu lugar como Presidente do Sporting e precisa, para isso, usar usar a mesma tática que Pinto da Costa usou no seu começo: Identificar e justificar todos os seus erros com um inimigo, neste caso o Benfica.

A bem da verdade, quando Bruno Azevedo começou, até "atacava" mais o Porto, mas vendo que surtia pouco efeito, apontou todas as baterias para o Benfica. De forma muito impressionante, resultou e Sportinguistas passaram a falar mais do Benfica do que do próprio Sporting.... Missão cumprida...

O Sporting merece mais e muito melhor. Seria muito importante para o próprio Sporting que houvesse pelo menos mais 2 candidatos para a presidência do Sporting.

Felizmente que as pessoas passam, mas o Sporting continua. Apenas temo que o tempo de Bruno Azevedo seja mais do que 4 anos....
Sem imagem de perfil

De J Teixeira a 30.10.2016 às 19:50

Estás enganado, PC lutava contra o Centralismo de Lisboa e claro, por tabela o SLB pertencia a esse Centralismo que fez co que o FCP estivesse 19 anos em pode ganhar, apesar de ter as melhores equipas, os melhores jogadores. Já BdC apenas quer é manter o seu emprego, custe o que custar. São coisas diferentes.
Sem imagem de perfil

De Rui Pedro a 30.10.2016 às 21:21

Não lutava nada contra centralismos. Usou isso como bandeira porque lhe convinha e foi o maior erro da história do Porto porque os impediu de alguma vez ser um clube a nivel nacional. Com todas as vitórias que tiveram se não fossem regionalistas tinham conquistado muitos mais adeptos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 20:32

Lusitanista
Acredito que os sportinguistas saberão no próximo acto eleitoral escolher alguém com perfil adequado para presidir ao Clube.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 30.10.2016 às 21:51

Para isso era necessário ter alguém com um grande perfil não só de liderança como ainda com uma grande preparação a nível de comunicação social, isto porque não tenho dúvidas que seja quem for(em) os adversários (se é que irão existir) serão enxovalhados em público pelas agora "testas de ferro" de Bruno Azevedo (os Saraivas e os Marionis desta vida trabalharão como nunca...).

Honestamente, não acredito que isso irá suceder. A lavagem cerebral que Bruno Azevedo fez foi tamanha que poucos ousam questionar seja o que for. Eu nem consigo ter conversas sobre futebol sobre o Sporting. Basta questionar minimamente o Bruno de Azevedo que começa tudo a ficar chateado e a levar como ofensa pessoal...

A realidade das coisas é que neste blog é dos poucos sitios onde se nota claramente um pensamento próprio. Eu nem sempre concordo com os posts aqui feitos mas ao menos são posts fundamentados e que se nota que são pensados "pela própria cabeça". No resto, quer na blogoesfera quer na sociedade, a esmagadora maioria dos Sportinguistas estão "bêbeda" com o Bruno Azevedo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 31.10.2016 às 08:36

Lusitanista

Há um clima terrível no Sporting que se reflecte na possibilidade das candidaturas às próximas eleições. Há um grande sentimento de opressão e de condicionamento da opinião e acção dos sportinguistas que não concordam com a gestão de Bruno de Carvalho.

Dito isto, continuo convencido que haverá uma candidatura forte e credível para defrontar BdC. Até porque há muitos sportinguistas que não imaginam o Clube a ser dirigido mais 4 anos por ele.

Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 31.10.2016 às 13:36

Honestamente desejo que tenha toda a razão, mas receio que esses "muitos" que refere que não imaginam mais 4 anos "disto", não sejam assim tantos.

E digo isto pelo primeiro paragrafo que escreveu:

"Há um clima terrível no Sporting que se reflecte na possibilidade das candidaturas às próximas eleições. Há um grande sentimento de opressão e de condicionamento da opinião e acção dos sportinguistas que não concordam com a gestão de Bruno de Carvalho."

Só acrescentava mesmo a lavagem cerebral e os camiões de areia quase diárias pelo Diretor Saraiva e isto resulta num controlo de massas.

Não gosto muito de comparações com outros, mas infelizmente está muito parecido com os primeiros anos de Luis Filipe Vieria como presidente do Benfica onde valia de tudo para que nem houvesse candidatos e quando havia, ou eram descredibilizados com "notícias" escandalosas ou iam para vice-presidentes de Luis Filipe Vieira.... Alterou estatutos e até eleições antecipadas fez para que ninguém se pudesse candidatar. No fundo, foram manobras de perpetuação no poder. Eu vejo Bruno Azevedo a ir pelo mesmo caminho com os ridículos processos que instaura a sócios (e que perdeu TODOS em tribunal), pelas criticas mesquinhas que faz a ex-glórias do Sporting como ao Manuel Fernandes ( que depois, vai-se lá perceber porquê... "converteu-se"...), entre tantas outras coisas....

Desejo que tenha toda a razão, mas não acredito....
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 31.10.2016 às 15:08

Lusitanista

As eleições terão de ser marcadas entre 2 e 26 de Janeiro. Haverá candidatos à presidência do Sporting, para além de Bruno de Carvalho.

Se alguém aparecer antes de Janeiro ganha grande visibilidade e o apoio de muitos sócios que desejam a mudança. Mas, ficará sujeito a um elevadíssimo desgaste emocional e físico, terá a vida escrutinada e será ameaçado fisicamente. Isto não é para qualquer um. Creio que BdC precisa que alguém apareça para fazer tiro ao alvo e ir distraindo dos problemas reais.

Depois de Janeiro ainda há tempo para construir uma alternativa e os candidatos terão um melhor conhecimento da situação do Clube. Provavelmente, esta será a altura para um peso pesado, isto é, alguém que os sportinguistas imaginam como presidente. Dezembro será o momento de alguém (muito) conhecido, mas com um perfil ainda pouco presidenciável e que precisa de mais tempo para se “lançar”.

Sabe-se da impossibilidade de encontrar alguém que agrade integralmente a uma grande maioria. Isso não existe, pois cada um de nós faz a sua escolha, mas acredito que será possível encontrar um denominador comum a um número elevado dos sócios.

Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 01.11.2016 às 03:41

Cá estarei para lhe dar toda a razão, caso se confirme.
Sem imagem de perfil

De Fábio L a 30.10.2016 às 19:49

Para contradizer o que alguns comentadores dizem basta uma simples pesquisa na net e descobrimos que nem todas as edições do campeonato de Portugal tiveram a participação de todos os campeões regionais (acredito que principalmente por questões monetárias, o marítimo deslocar-se ao continente não devia ser fácil e barato, ou já havia easyjet)?

Fonte: zerozero
"A imprensa desportiva fez campanha para se organizar uma competição de cariz nacional. Por diversos motivos tanto de natureza social, financeira e até política, mas sobretudo por questões desportivas, a primeira edição da prova, marcada para o fim da Primavera, seria disputada apenas pelos campeões de Lisboa e Porto, respetivamente Sporting e FC Porto."
Sem imagem de perfil

De Zé Bastos a 30.10.2016 às 19:57

O rídiculo da situação é Bdc ter estado no lançamento da reedição, ter sido na loja do clube, ter falado e elogiado na apresentação e depois dá-se isto, talvez porque Rui Miguel Tovar deu uma entrevista nesse evento, em que o jornalista lhe pergunta pelo assunto e ele responde com sinceridade.
Se Bdc não concordava, não fazia a apresentação e poupava-se a este degradante espectáculo.

Quanto aos campeonatos, já muito se falou por aqui, e a luta dos "fanáticos" nem é juntar os campeonatos de portugal, é que o Benfica juntou as ligas experimentais.

A minha opinião e penso que poderia acabar com a questão, era a FPF homologar os Campeonatos de Portugal, mas como Taças de Portugal, que realmente são, aliás é verem os troféus no museu, e aqueles que duvidam da liga experimental podem ir aos museus de Benfica e Porto, verificar que têm troféus iguais aos do campeonato nacional actual (o troféu da FPF, pois o da liga que entregam actualmente é novo), só na primeira edição ganha pelo Porto não entregaram, tendo sido entregue á posteriori.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 20:43

Zé Bastos

Tem razão no que refere aos troféus. De facto, o troféu da Liga é rigorosamente igual ao do Campeonato Nacional, o mesmo acontece com o troféu do Campeonato de Portugal e a Taça de Portugal.

Aliás, o troféu original do Campeonato de Portugal, com 1,65m de altura e 15 quilos de peso, está sempre presente na final da Taça de Portugal, cuja taça é uma réplica. Numa placa metálica, no corpo principal, estão assinalados os cinco primeiros vencedores do Campeonato de Portugal. Na base, em placas individuais, constam os restantes vencedores desde 1927 até à actualidade.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 30.10.2016 às 20:06

Se quiserem ter a boa vontade de conferir, o FCP no seu Palmarés Oficial assume que tem 27 Campeonatos da I divisão, 16 Taças de Portugal e 4 Campeonatos de Portugal.


http://www.fcporto.pt/pt/clube/palmares/Pages/palmares.aspx

Acham que no FCP que tem um dos melhores Museus do Mundo se fosse mesmo verdade, não diria que também tem 31 Campeonatos?!




Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 20:46

Pedro Santos

É verdade. O FC Porto orgulha-se dos títulos que conquistou nas diferentes competições, como refere. Neste aspecto, o Porto tem razão e age com inteligência.
Sem imagem de perfil

De Zé Bastos a 31.10.2016 às 00:15

Só um aparte, o Porto também conta a Liga Experimental de 34/35 como parte dos 27 títulos de Campeão Nacional e o Campeonato de Portugal à parte, tal como faz o Benfica.

Portanto contando títulos á BdC o Sporting teria os 22(18 +4 CP), o Porto 30 (27-1LE + 4CP) e o Benfica 35 (35-3LE + 3CP), por isso só pelo possível "dobrar" de títulos se explica esta obsessão.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 31.10.2016 às 08:50

Zé Bastos
Tem razão. As contas são essas.
Sem imagem de perfil

De joão Marques a 31.10.2016 às 12:37

Meus caros, mas será que ninguém vê o óbvio? O problema é que se os "encornados" vencerem mais um campeonato ficam com 36, que para quem não sabe é o dobro de 18! Ora BdC como grande demagogo que é, lembrou-se que em vez de lutar com todas as suas forças para se tornar campeão este ano, será mais simples e eficaz alterar a "história". Assim, se fosse real esta situação o SCP passaria a ter 22 títulos, o FCP 31 e o SLB 38. Mas os outros dois grandes sempre consideraram o campeonato de portugal, como uma taça e não incluem estas vitórias no seu palmarés de campeão nacional, porque motivo há-de ser o SCP a fazê-lo? onde está a lógica disto, para além da mesquinhez de alguém que acha normal tudo isto. O BdC faz mal ao Sporting e ao futebol em geral.
Sem imagem de perfil

De LN a 31.10.2016 às 14:08

Curioso é como com estes floreados da questão dos títulos, volta e meia fala-se no tema e por momentos cultiva-se a cultura "contra tudo e todos" bem ao estilo BDC.

Ora, se as competições Campeonato da Liga e Campeonato de Portugal apenas mudaram de nome, porque motivo as "alegações" para o SCP juntar os 4 títulos são desde "os adeptos foram festejar o título logo fomos campeões" (a sério?!), "liga experimental não conta" (chamava-se experimental porque experimentaram um novo formato de competição tal como a Liga dos Campeões no inicio dos anos 90) ou "porque era Campeonato de Portugal o vencedor era campeão de Portugal" (então o actual Campeonato de Portugal que era a antiga 2ª divisão B e 3ª divisão dão agora origem ao campeão de Portugal?)..

A Taça dos Clubes Campeões Europeus mudou de nome e formato para Liga dos Campeões mas continuou a originar o campeão europeu e a Taça UEFA mudou de nome para Liga Europa, ou por exemplo a Taça das Taças e a Taça Latina foram extintas mas quem as conquistou não deixou de constar nos vencedores nem deixou de contabilizar os troféus..

Moral da história?
Mais uma luta como muitas outras que BDC vai travando tentando escrever o seu nome na História da presidência com algum feito/conquista relevante para esconder a sua amadora gestão.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 31.10.2016 às 15:12

LN
Está muito correcta a sua "moral da história", até porque BdC luta contra o tempo pois dentro alguns meses haverá eleições.
E ele aproveita para se movimentar num palco onde se sente bastante à vontade: sozinho contra todos!

Comentar post


Pág. 2/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo