Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_770x433$2016_10_30_01_16_49_1176937.jpg

 

No passado dia 26 de Outubro foi apresentado o “Almanaque do Leão”, da autoria do jornalista Rui Miguel Tovar, onde consta que o Sporting foi 18 vezes Campeão Nacional. Esta afirmação desagradou a Bruno de Carvalho que defende a conquista de 22 títulos nacionais. Mas, em lugar de demonstrar institucionalmente que o Sporting conquistou esses 22 campeonatos nacionais e não 18, o presidente do Clube anunciou a reedição da obra depois de ser corrigida a seu gosto. Rui Miguel Tovar informou que, assim, o seu nome não estará na capa da reedição. Isto é, como a mensagem não agradou, atira-se o mensageiro pela borda fora.

 

Rui Miguel Tovar é um estudioso e investigador da história e estatística do futebol português e, como é sabido, sempre considerou que o antigo Campeonato de Portugal, sendo uma prova disputada por eliminatórias, teve continuidade competitiva na Taça de Portugal. É esta a posição da Federação Portuguesa de Futebol e, consequentemente, de organismos internacionais como a UEFA ou a FIFA.

 

Na realidade, em 1938 houve uma decisão federativa de reforma do futebol português onde, formalmente, tudo parece estar correcto, e que foi exarada em acta e sancionada pelo Ministério da Educação Nacional que tinha a tutela do desporto. Para se alterar uma decisão destas têm de se apresentar argumentos comprovativos de vício formal ou conceptual. A Direcção do Sporting possui fácil acesso aos documentos originais e oficiais da Federação e do Clube da época da reforma do futebol. Se há alguma falha é por aí que se deve avançar.

 

Todos nós temos a obrigação de recordar quem era o presidente do Sporting em 1938. Trata-se de Joaquim Oliveira Duarte que esteve na origem do período áureo do Clube e um dos maiores presidentes leoninos. É uma ingratidão intolerável e uma ignorância vergonhosa desmerecer de alguém como ele. Não se conhece qualquer divergência deste presidente relativamente à reforma do futebol português dessa época. Dele, ou de outros sportinguistas com grandes responsabilidades na altura, como Retamoza Dias, Salazar Carreira, Barreira de Campos e Ribeiro Ferreira, entre outros.

 

Bruno de Carvalho parece estar convencido, que antes dele, o Sporting era um deserto e que está destinado a resgatar o Clube das humilhações passados e abrir o caminho celestial do futuro. Ora, ele ainda tem de comer muito pão para chegar aos calcanhares de alguém como o presidente Joaquim Oliveira Duarte. É bom que os sportinguistas lhe digam isso !

 

publicado às 14:32

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


8 comentários

Sem imagem de perfil

De HY a 30.10.2016 às 15:15

Opiniões, cada um tem a sua. Eu não partilho desta, não aceito que havendo um título oficial de campeão do pais se PE a considerar antes uma competição experimental e se ignore o passado. Portanto, só houve campeões de Portugal a partir da Liga. Portanto o Benfica nunca foi campeão europeu.

Mas o que me espanta é eta insistência em que isto foi uma invenção de BdC. Não foi. É uma velha batalha, desde a minha mais tenra juventude que me lembro de ler sobre isto no jornal do Sporting, da catalogação da Bola como o jornal dos campeonatos em poule, etc.

Peço desculpa, mas custa-me a acreditar que os o Rui e o LZ não saibam disto. Abandonar uma causa mais que justa para menosprezar o BdC não me parece correcto.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 15:32

HY

Estamos perante um problema institucional que envolve outros clubes para além do nosso. Temos razões concretas para contestar uma reforma do futebol português feita em 1938?

Quais são essas razões que comprovam o erro da decisão? Tem pouco interesse ficar por opiniões subjectivas sobre esta matéria.

O Sporting na época contestou a reforma? Que conheça, não contestou, nem através dos seus órgãos sociais, nem da sua imprensa.

Repare na ironia: nem os clubes que poderiam ser beneficiados (Olhanense, Marítimo e Atlético) estão interessados no assunto.
Sem imagem de perfil

De Guilherme Rosado a 30.10.2016 às 17:18

Leão Zargo não se trata de contestar nada, não é esse o ponto. Entre 1921 e 1938 disputaram-se 17 edições do Campeonato de Portugal que até prova em contrário apuravam o campeão nacional. Esta competição disputava-se entre as melhores equipas dos regionais em sistema de eliminatórias , uma espécie de liga dos campeões atual, primeiro a fase de grupos, depois eliminatórias. Em 1938 a FPF, Associações e clubes decidiram criar o Campeonato nacional da 1 divisão que passou a definir o campeão nacional. Para se apurar o número de vezes que cada clube foi campeão é tão simples como beber água, somam-se as vitórias no Campeonato de Portugal, Campeonato Nacional da 1 divisão e I liga entretanto craiada quando a liga de clubes passou a organizar os campeonatos profissionais.
Na contabilidade oficial o Campeonato de Portugal é pura e simplesmente ignorado, os vencedores não são campeões nacionais nem vencedores da Taça de Portugal. A FPF segundo julgo saber nasceu em 1914, organizou o Campeonato de Portugal entre 1921 e 1938 , então pergunta -se porque não reconhece esta competição? Boas razões deve ter.
A Taça de Portugal surgiu em 1938 , como competição que se disputa entre TODOS os clubes nacionais, da forma que ainda hoje se encontra. Aliás nada me daria mais prazer do que ver um Esperança de Lagos ou Silves ganhar a Taça. Impossível, os tubarões não deixam.
Esta situação de não reconhecer os vencedores do Campeonato de Portugal como campeões nacionais só porque se disputava por eliminatórias é como não reconhecer os campeões europeus que também são campeões dessa forma, não jogam todos contra todos.
Sim o Sporting tem o direito de se reclamar 22 vezes campeão nacional, porque o foi de facto, é apenas história, não é nenhuma invenção.
Os outros clubes vencedores do Campeonato de Portugal, Benfica, FC Porto, Belenenses, Carcavelinhos, Olhanense, Marítimo têm igualmente o direito de reclamar para si esses títulos de campeões . Para os grandes mais título, menos título pouco muda mas para os mais pequenos um título de campeão nacional, mesmo obtido há quase 100 anos é importante.
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2016 às 18:15

Guilherme Rosado

Houve uma reforma do futebol e as decisões federativas da década de 1930 a propósito da Liga Experimental e do Campeonato Nacional foram precedidas de grande debate, considerando a sociedade portuguesa da época. Houve artigos em jornais e reuniões federativas de que foram exaradas actas. A decisão foi tomada, aceite pelos clubes participantes e determinou as competições que se seguiram: o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.

Uma decisão que é errada deve ser corrigida, mas não se corrige como a direcção do Sporting está a fazer. Para se alterar uma decisão destas tem de se negociar e apresentar argumentos e propostas aceitáveis para os outros. Ora, nada disto se passou. Para se alterar tem de se conversar… a não ser que se pretenda a confusão do costume.

Refere que o Atlético, Belenenses e Marítimo também teriam interesse na correcção de um eventual erro. No entanto, eles estão silêncio sobre a matéria. Talvez se possa concluir que concordam com a reforma de 1938.
Sem imagem de perfil

De Guilherme Rosado a 30.10.2016 às 21:49

Leão Zargo não tenho conhecimento para avaliar se a direção do Sporting está a lidar com este assunto de forma correta, provavelmente como refere não estará.
O Atlético nunca ganhou o Campeonato de Portugal, Carcavelinhos e Olhanense sim ganharam.
Esta névoa que há muitos anos encobre a primeira competição oficial de futebol de nível nacional é completamente incompreensível e só mostra a incompetência para não dizer má fé da FPF. Porque razão não reconhece a FPF os vencedores de uma competição por si organizada? Mistérios.
Então mas a reforma de 1938 era para mudar a história? A história simplesmente acontece, não pode ser alterada nem sequer reformada, portanto o que aconteceu em 1938 foi que as competições nacionais de futebol sofreram as alterações que sabemos. O Campeonato de Portugal foi extinto. Foi criado o Campeonato nacional da primeira divisão (não tenho ideia de como se definiram os primeiros clubes participantes, mas isso é irrelevante para o assunto em questão) e a Taça de Portugal.
Existem vários sites na NET com informação sobre o Campeonato de Portugal 1921-1938: clubes participantes, resultados e locais dos jogos, marcadores dos golos, constituição das equipas, treinadores, acontecimentos,etc. É impossível que tudo isto seja inventado. Nesta época não havia NET como é óbvio, portanto toda esta informação há de ter um suporte: as actas como refere, mas também livros da época e arquivos de jornais.
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 31.10.2016 às 08:27

Guilherme Rosado

Refiro o Atlético por ser o herdeiro do Carcavelinhos que conquistou um Campeonato de Portugal.

A Federação não a reescrever a História, se alguém o pretende fazer é Bruno de Carvalho. Embora a palavra “reescrever” não seja a mais apropriada para toda esta polémica que se baseia no seguinte: o actual presidente do Sporting discorda de uma reforma do futebol realizada em 1938 e pretende revê-la sozinha sem o apoio e a colaboração de outros clubes! Faz sentido?
Sem imagem de perfil

De Guilherme Rosado a 31.10.2016 às 21:14

Só agora vi o seu comentário.
Há algo que eu não percebo. Diz que Bruno de Carvalho não concorda com a reforma de 1938. A pergunta que faço é: a reforma de 1938 apagou 17 anos de história?
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 31.10.2016 às 21:48

Guilherme Rosado
Não percebo o sentido da sua pergunta. Peço desculpa.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds