Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O árbitro em Penafiel

Rui Gomes, em 05.10.14

 

 

 

Como sempre, há versões diferentes sobre a arbitragem de um qualquer jogo. Neste caso concreto, pela visita do Sporting ao Penafiel, o responsável por dirigir o encontro foi Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto.

 

A apreciação do jornal A Bola:

 

«Trabalho de qualidade acima da média, no exclusivo cumprimento da lei, como no lance em que Montero viu o amarelo por jogar a bola sem bota (apesar de ter sido vítima de uma falta). Os auxiliares merecem nota menor.»

 

* Não concordo com o "trabalho acima da média, porque num jogo que não ofereceu um grau de dificuldade muito elevado, cometeu diversos erros. Contrário ao parecer de alguns sportinguistas, Rui Costa decidiu bem no lance em que Montero joga a bola sem a bota, a partir do momento que a lei da vantagem foi concedida. Uma decisão inteiramente ao seu critério, uma vez que as Regras do Jogo da FIFA estipulam que o árbitro pode aplicar a lei da vantagem sempre que se cometa uma infracção.

 

Na minha opinião, entre três ou quatro casos discutíveis, acho que o cartão amarelo mostrado a William Carvalho aos 43 minutos é injusto, porque nem falta existiu.

 

A apreciação do jornal Record:

 

«Não assinalou a falta sobre Slimani na grande área, aos 40 minutos, lance que podia ter sido decisivo. No terceiro golo do Sporting, Montero estava em fora-de-jogo quando Capel cruzou.»

 

Já tive ocasião de rever estes dois lances, e não há dúvida que houve contacto do defesa em Slimani no lance referido. Se há causa para grande penalidade, já é uma contenda mais discutível, e o árbitro, obviamente, decidiu que foi insuficiente.

 

No golo de Montero, só agora ao rever a imagem do lance é que reparei que o jogador do Sporting está milimetricamente adiantado no momento do cruzamento de Capel. Se o auxiliar viu bem o lance, terá dado o benefício da dúvida ao avançado. 

 

publicado às 10:01

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


10 comentários

Sem imagem de perfil

De rigaboss a 05.10.2014 às 15:19

acho que a arbitragem foi boa, para mim não questiono os amarelos.

de resto não marcava o tal penalty e sinceramente ficou um amarelo( ou algo mais) por mostrar ao andre martins, numa entrada com os pitons ao pé de um adversário, em que o pisa.

quanto ao nani, tem 4 amarelos e este foi o primeiro bem mostrado, os outros 3 foram todos por protestos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2014 às 17:00

Até direi que não teve influência no resultado, face à eventual goleada, mas acho que cometeu alguns erros.
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 05.10.2014 às 15:21

O amarelo ao Montero (mesmo cumprindo o regulamento) é uma burrice do árbitro...

Naquela situação nunca poderia ter dado a lei da vantagem, porque isso degenerou em prejuizo para o Sporting e para o Montero...
Devia ter marcado falta, porque sabia muito bem que o único jogador do Sporting que poderia beneficiar da lei da vantagem, não a podia usar por não poder chutar a bola sem bota...

Por isso...o árbitro julgou mal a lei da vantagem...afinal foi vantagem para o adversário directo e para os adversários futuros, face ao castigo que acabará por ser dado ao Montero por acumulação de cartões...!!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2014 às 16:58

São critérios. Uns bons, outros nem por isso.
Sem imagem de perfil

De sloct a 05.10.2014 às 19:53

Pois eu acho que a arbitragem foi uma vergonha, e acho que é precisamente quando se tem uma vitória "gorda" que se deve contestar.

Não é por um penalty não assinalado ou por um golo fora de jogo, isso são erros, e erros são coisas que todos os que andam dentro do campo cometem, é pela quantidade enorme de pequenas faltas e faltinhas cirurgicamente INVENTADAS, todas, TODAS sem excepção a "sair à casa".

Isto sim, devia der origem a um forte protesto.

Mas isto sou eu que não percebo nada disto...
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 05.10.2014 às 23:39

Bom tema Rui , já comentei aqui antes que se deveria fazer um histórico dos árbitros que apitam os nossos jogos e chegaríamos a conclusões brutais.
A verdade tem que ser dita sem rodeios e nao pode ser branqueada.
Práticamente em quase todos os jogos desde o ínicio do campeonato que fomos prejudicados com arbitragens tendiciosas. Por ironia o jogo na Luz foi o que teve arbitragem imparcial, no jogo contra o Porto em Alvalade tivemos uma esperada arbitragem inteligente de um árbitro que sei ser conectado ao Benfica e convinha o empate nao foi por acaso o branqueamento de vários lances duvidosos nas duas áreas depois do 1-1.
Nos jogos Académica, Arouca , Belenenses , Gil Vicente e o de ontem em Penafiel tivemos arbitragens adversas em que o arbitro "ajudou" os adversários a adiar o mais possível o golo do Sporting , nos lances duvidosos foram quase sempre decididos contra nós.
A facilidade de admostearem com amarelos os jogadores do Sporting em lances iguais ou de menor gravidade a lances dos adversários em que muitas das vezes nem falta é marcada. e o Nani já leva 4.
Dou um exemplo claro o lance da entrada brutal do jogador da Académica que lesionou seriamente o Cédric em que teve que ser substituido e que nem falta foi marcada mesmo nas barbas (Junto) do fiscal de linha. Inclusive esse fiscal de linha teve que desviar-se da queda do Cédric.
E não haja ilusões isto irá ser assim até ao final da época , teremos que ter sempre uma super equipa e jogar 3 vezes melhor que os adversários para conseguirmos ganhar os jogos e poder assim minorizar a má vontade dos árbitros contra o Sporting nos seus jogos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2014 às 00:05

Caro Julius,

Já há muito que eu insisto que pelo estado das coisas, que não é só de agora, temos de criar para nós próprios maior margem de erro, nosso e de terceiros.

Para elaborar um histórico dos árbitros é necessário muita informação que não está disponível na ponta dos dedos. Seria um enorme projecto. Boa ideia, no entanto.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 06.10.2014 às 01:01

Rui na verdade tenho pensado sériamente em iniciar esse projecto porque não? Poderá ser-nos útil no futuro nunca se sabe . Sugeria que juntemos esforços nas informações necessárias e trocarmos sempre ideias e elementos para a elaboraçao de um caderno detalhado e personalizado dos árbitros do nosso campeonato, porque as "influências" nao estão directamente só nos jogos do Sporting mas obviamente também nos jogos dos nossos adversários, enquanto se empurra para cima ao mesmo tempo se empurra para baixo e assim se abrem os fossos.
Sempre acontece só nos recordarmos dos jogos recentes e com o tempo se vão esquecendo os pormonores que tiveram polémica, e é aí que o "sistema" sempre funcionou na perfeiçao tirando partido do esquecimento. Nesse caderno ficaría tudo registrado e teremos certamente depois as nossa conclusões.
Por exemplo algo recente , aquela arbitragem encomendada na Luz do Capela, de seguida ele "desapareceu" dos jogos da 1ª Liga durante o tempo "necessário" para depois quando tudo mais ou menos esquecido voltar para "atacar" de novo.
Podemos com essa ideia ajudar a que certas personagens sejam delatadas e fazermos a respectiva publicidade.
Pelo menos e de forma antecipada ja saberemos que tipo de "encomendas" nos enviaram.
É curioso que nunca nada do género tenha sido feito. Pelo menos que eu tenha conhecimento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2014 às 01:06

Creio que as estatísticas existem, é uma questão de as localizar.

Se está disponível para tão grande tarefa, qualquer informação que me chegue às mãos farei seguir por email.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 06.10.2014 às 01:46

Sim, vou reflectir bem para essa possibilidade mas estou com o entusiasmo de avançar e gerir o meu tempo para o elaborar , e seria excelente receber toda a informaçao que o Rui possa ir tendo conhecimento e assim trocarmos essas informações por email.
Creio que irei mesmo avançar.
É uma ideia que tenho desde já á alguns anos mas sempre se foi adiando e hoje sinto arrependimento de já nao o ter feito.
Quem nao se recorda dos "velhacos" e primeiros responsáveis da crise financeira do Sporting e que deveriam ir a um tribunal: Calleiros; Francisco Silva; Jacinto Paixão; Veiga Trigo; Rosa Santos: Pratas e mais recentes Paulo Paraty , Joao Ferreira; Bruno Paixão; e tantos outros que nem vale a pena recordar.
O pior de todos o que mais lata tinha que conseguia transformar alvalade nas Antas , pôr o Porto a jogar em casa em Alvalade perante todos os nossos adeptos era "esse" Francisco Silva , provocava os jogadores do Sporting e os adeptos com um sorriso nos lábios perante a impunidade.
Um dia num célebre jogo contra o Porto revoltei-me na bancada depois de assistir a várias entradas violentas de jogadores do Porto aos nossos jogadores incrivelmente ignoradas por esse vigarista, levantei-me virei-me para os nossos adeptos á minha volta e gritei! ISTO É TUDO CULPA VOSSA POR SEREM TÃO PASSIVOS e .......fui-me embora do estádio.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo