Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O ataque à Academia em mensagens

Rui Gomes, em 17.11.18

 

img_920x518$2018_11_16_18_40_47_1472881.jpg

 

Despacho de acusação do Ministério Público divulga as ameaças e os planos para o ataque à Academia Sporting em grupos de WhatsApp:

 

"Esse Patrício é uma ganda m...,, não vale um c......, esse é que devia levar umas kinkas, sargento dá uma por mim no Patrício [sic]" (escreveu Gustavo da Conceição Tavares).

 

- "Eu vou dar bastonada no Patrício" [sic]" (escreveu Emanuel Calças).

 

- "Levam todos menos o Bruno Fernandes. Até o Coentrão. Não vou andar aqui a escolher ninguém. É bater em todos e ponto" (escreveu Ricardo Neves).

 

"Um jogador para cada um, Mini fica com o Podence, para ser taco a taco".

 

"Bas Dost é para o Neves".

 

- "Samuka ficas com o Jesus".

 

- "Fico com o Battaglia fdp [sic]".

 

- "Ninguém fica com ninguém. Rodinha no chão, pontapés na cabeça e vão-se f....." (ainda Ricardo Neves).

 

 "Eu quero bater neles e no Jesus também, parecia que tava na praia deitado f******... Inadmissível... Um treinador do Sporting deitado num jogo f****** epa" (escreveu Filipe Alegria).

 

"Vamos... Acuña também as mama... Levam todos, até o Paulinho" (ainda Filipe Alegria).

 

"Os jogadores têm de pensar que o Iraque chegou a eles".

 

"Levo uma caçadeira para arrancar a cabeça do fdp do Acuña [sic]" (escreveu João Gonçalves).

 

"Dentro, vamos com tudo" (escreveu João Gomes).

 

Segundo o despacho da procuradora Cândida Vidal, "Bruno de Carvalho determinou aos elementos da claque a prática de acções violentas contra os jogadores, treinador e restantes elementos da equipa técnica".

 

O plano criado no WhatsApp estava finalmente em marcha. Pelas 12h34 de 15 de Maio, o oficial de ligação aos adeptos, Bruno Jacinto, e Tiago da Silva trocam mensagens. O funcionários dos "leões" pergunta "como estão as coisas" e se "sempre vão à Academia". Tiago confirma que vão, mas pede para que não sejam feitos comentários. "Mas o Musta [ndr: Mustafá] falou com o presi ou o André?", questiona Jacinto. Tiago diz que acha que não, mas que o grupo já deve reunir umas 100 pessoas. Mais tarde, encontram-se os dois, juntamente com Fernando Mendes,  junto ao pavilhão do Sporting – é aí que o antigo presidente da Juve Leo diz ao OLA que se vai deslocar à Academia também. Horas depois, a Academia era invadida.

 

publicado às 03:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.11.2018 às 10:39

Se isto são as provas contra BdC não fico surpreendido com a sua libertação.... Até aqui no camarote já lemos ameaças deste género....

Queria deixar um reparo já que li várias vezes alegarem que o grupo Casuals faz parte da JuveLeo.... isto é falso, o grupo Casuals é composto por hooligans de vários clubes e têm como intenção andar à porrada. Aliás é sabido que existem detidos que nem são sócios do Sporting nem da JuveLeo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.11.2018 às 10:49

Ah... o bem conhecido Schmeichel...

O que são muitos dos elementos da Juve Leo, inclusive tanto o seu actual líder como o antigo, se não 'hooligans' ???

O que está aqui são exemplos de algumas coisas e apenas isso. As provas ficam para o Tribunal.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.11.2018 às 10:57

O Mustafa não esteve presente no ataque de Alcochete, logo a acusação terá de comprovar que ele era o lider deste ataque.... uma das contradições é os que atacaram em Alcochete fazerem parte de um subgrupo chamado Casuals cujo liderança não é do Mustafa mas sim do Fernando Mendes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.11.2018 às 11:02

E o lunático ex-presidente esteve presente?

Mas ainda bem que esse Mustafá tem o Schmeichel como seu advogado de defesa!?!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.11.2018 às 11:11

Bem.... nada como fazer justiça na rua para designar o país em que vivemos como um pais democrático e com justiça.
O que aqui está em causa é saber se o ataque foi ordenado pelo BdC.... se não for provado, será positivo para o Sporting porque se comprova que foi um ataque externo ao Sporting. Ou mesmo que não se comprove vão continuar a destruir o nome do Sporting só para destruir BdC?!
A verdade é que deveriamos discutir factos e não apenas os pressupostos da acusação que como o juiz disse não apresentam fortes indícios.
Imagem de perfil

De Rampante a 17.11.2018 às 14:00

Caro Schmeichel,
nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

eu vejo apenas posições extremadas "a favor e contra" a liberdade/culpa de BdC...

a realidade mostra-nos meios-termos.

1º - Mustafá é um criminoso condenado e todos sabemos bem disso... Já passou vários anos preso e só não passa mais porque além de criminoso é um "bufo" e noutros casos contou com o MP a defender a sua causa por ser um cooperante da justiça nesse e noutros casos. Aliás, alguns "inimigos" de Mustafá eram seus amigos até serem apanhados pela Justiça e não é por acaso que Mustafá nunca anda sozinho .
Em Alcochete Mustafá não esteve presente, mas para se ser assassino não é preciso disparar a arma, basta mandar disparar. Aliás, temos tido casos na justiça portuguesa, onde os mandantes têm tido penas mais pesadas do que os executores (mulher que mandou matar o marido por exemplo).
Mustafá tem indícios relevantes contra ele e só não ficou preso porque pagou 70.000€, senão a esta hora estava igualmente preso. E mesmo pagando (com dinheiro sabe-se lá de onde), é estranho ficar em liberdade face aos factos, mas dado o seu historial, não me admiraria que ele esteja a usufruir de certas regalias face às amizades que cultiva na PJ... vamos ver se nos próximos dias alguns "amigos" dele não vão dentro por causa de processos de droga e/ou outros assuntos...

2º em relação a BdC, pelo que sei, em lado nenhum o juiz indica que não existem fortes indícios, o que diz é que as provas conhecidas são circunstânciais e mesmo assim são elementos suficientes para lhe decretar prisão. Relembro que BdC só não está com os costados na prisão porque pagou 70.000€ para ir dormir a casa.
Eu vejo toda a gente a falar como se a saída de BdC significasse a sua inocência, o que mostra um desconhecimento brutal... pois BdC era para ficar preso preventivamente, mas ele não é soldadinho raso, ele pode PAGAR para ir para casa... ao contrario do que alguns querem fazer crer, o Juiz considera que existe alta probabilidade de BdC ser autor moral do ataque.

Pessoalmente eu sempre disse que seria difícil provar que BdC era autor moral, no entanto, depois de ter conhecimento ontem de algumas provas, inclusivamente as 6 chamadas entre BdC e F. Mendes, no espaço de 1 hora, por volta das 2 da manhã do dia do ataque (à mesma hora que se trocavam mensagens de Wapp a consertar o ataque), vieram-me mudar a opinião e neste momento acredito que existam fortes indícios e probatórios de que BdC tinha conhecimento de que iam a Alcochete e assim sendo poderá ser difícil para ele escapar-se da acusação.

Mas volto a bater na mesma tecla:
não é por terem ido dormir a casa que Musta e BdC não têm indícios fortes contra eles... o juiz decretou-lhes prisão... só não estão presos porque pagaram fiança.
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 17.11.2018 às 15:20

Rampante

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.11.2018 às 16:30

Caro Rampante,

Você diz que houve 6 chamadas entre BdC e F. Mendes, no espaço de 1 hora.... eu pergunto, sabe o que falaram? assumir que nesse telefonema existirá uma ordem é uma suposição sua.... eu não sei o que falaram....

Outro ponto é a presunção de inocência que parece que BdC não padece.... veremos mas não seria o primeiro que pagou fiança a ser ilibado..... Eu defendo que ele tem as responsabilidades enquanto lider, mas quero acreditar que não foi o mandante material.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 17.11.2018 às 17:15

Schmeichel mais uma vez distorce os assuntos para puxar a brasa a sua sardinha, o rampante apenas disse que ele tinha conhecimento, ou também acredita que ele não teve conhecimento depois de no mesmo dia ter falado 6 vezes com o mandante e mesmo que ele não tenha ordenado, foi cúmplice pois teve conhecimento e nada fez , antes pelo contrário até ajudou, tendo posto uma segurança tão fraca em Alcochete.
Imagem de perfil

De Rampante a 17.11.2018 às 18:10

Caro Schmeichel,

é óbvio que não sei o teor das conversas e se ler o que escrevi irá perceber que eu disse que APENAS a minha opinião mudou em relação aos possíveis indícios que existam "contra" BdC, no entanto e apenas por este facto (6 chamadas) já dá para perceber alguns factos, nomeadamente:

1 - O SCP tinha um presidente que mantinha uma estreita relação com um "hooligan" condenado (relembro que F. Mendes é dos poucos em Portugal que já foi interditado a entrar em recintos desportivos). Esta relação era tão estreita que lhe permitia estar às 2 da manhã a trocar conversas... BdC até pode alegar que esteve a trocar receitas de culinária, mas obviamente que haverá sempre a duvida no ar dada as coincidências...

2 - BdC mentiu aos sócios após o ataque, ou pelo menos é bastante plausível que tenha mentido. Disse que não lhe disseram nada sobre o Mendes estar chateado senão ele tinha intervido.
Ora, vamos até supor que Mendes não disse nada a BdC sobre o ataque, mas será que entre as dezenas de telefonemas que Mendes teve com BdC entre o jogo da Madeira e o ataque na Academia (vamos supor que tudo telefonemas para trocar receitas de culinárias), será plausível que em nenhum o Mendes tenha dito ao BdC que estava chateado? Que até tinha tido uns problemas lá na Madeira com o Acuna?

Schmeichel, sempre tive uma atitude ponderada (detesto extremismos) em relação a este caso e mesmo em relação a BdC, mas os factos estão ai... cada vez mais visíveis e cada vez em maior numero... não dá para aguentar mais ouvir desculpas atrás de desculpas, sempre com argumentos da treta para "desculpabilizar" os acontecimentos todos...
"Nós" não aplicamos a Lei, para isso existem os tribunais, mas cabe a cada um de nós formalizar uma opinião à medida que vamos colhendo conhecimentos e honestamente, quem acredita em "receitas de culinária" às 2 da manhã, não merece qualquer credibilidade minha.

Para desanuviar:
Imagino o F. Mendes às 2 da manhã a dizer ao telefone:
Presidente, junte 2 colheres de farinha e 50 gramas de açúcar, depois... hum, espere um pouco que tenho de mandar um wapp...
Faz pausa na conversa, para mandar um wapp a dizer "levem também as tochas e falem com mais pessoal para partir-mos aquilo tudo"
e continua: Presi está ai? pronto, depois é só colocar 20 minutos no forno e está feito, OK?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 17.11.2018 às 18:34

Tudo depende da forma como foi dito e o que foi dito... repito...uma coisa são suposições outra coisa são factos... BdC podia saber que eles iam a Alcochete, outra coisa é mandar para dar porrada... pode ser até como você diz, mas se assim for, continuo sem perceber o que é que o BdC pretenderia de uma agressão ao plantel, não tem sentido, seria um acto de insanidade.
Imagem de perfil

De Rampante a 17.11.2018 às 18:43

Mais ai está, actos de insanidade foram constantes em BdC em especial no ultimo ano, este seria apenas mais um... qual a surpresa?


Quanto a BdC se ele sabia, como o amigo até poderá ponderar, então está a ir ao encontro daquilo que o MP defende... ou seja, ele é autor moral, não o executante...
Se se provar que BdC tinha conhecimento então ele estaria condenado, pois ele tinha os meios para impedir e não o fez...

Sem imagem de perfil

De Zappa a 18.11.2018 às 00:03

'Se não for provado, será positivo para o Sporting'...
Ou és parvo ou parvo és.
Há cada besta...
PS: Os casuals, são grupos de malfeitores em que cada clube tem o seu grupo, eles não se misturam... Por isso é que os casuals do Sporting atacam o Porto e o Benfica e vice-versa.
Só um atrasado mental, é que nao percebe, a lealdade destes gangs ao seu clube de origem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.11.2018 às 00:11

Caro leitor,

Não estamos aqui para chamar nomes uns aos outros, por muito que certas opiniões nos sejam desagradáveis.

Não apaguei o seu comentário precisamente para o alertar. Espero que não volte a acontecer.
Sem imagem de perfil

De RT a 17.11.2018 às 11:05

Não gostou da conversa, pois compreendo!
Se realmente é um verdadeiro sportinguista (que dúvido) porque não coloca questões que realmente interessam no momento?
Porque não sugere a mobilização do universo sportinguista para subscreveram obrigações no EO?!
Isso é que o interessa verdadeiramente nesta altura em que está em causa o futuro do SCP.
Imagem de perfil

De Greenlight a 17.11.2018 às 11:16

A CmTv (líder na cobertura das desgraças) está a apresentar, de hora a hora, imagens inéditas do ataque cm base em videos do circuito de vigilância interno. É extraodinário como é que a CmTV consegue ter acesso a isso ( favores do Min.Público?). Essas imagens reforçam a ideia da bandalheira que foi a gestão Brunista. Entrar na Academia era tão fácil como entrar no C.C.Colombo (aí també entram muitos marginais). Vê-se uma segurança (com a estatura mais adequada a um escriturário) a entrar no edifício com os meliantes. Vê-se o Bruno Jacinto, fora das instalações, à conversa com Fernando Mende e os "amigos". Vê-se Manuel Fernandes a recuar, receoso, perante os bandidos. Fica por saber que tipo de montagem fez a CmTv mas o único que esboça uma reacção corajosa é Jorge Jesus.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 17.11.2018 às 23:02

Há muito mais a dizer , muito mais, sobre esta campanha frenética que alguma CS está a fazer com o Sporting , com Alcochete , com as imagens sucessivamente repetitivas e comentadas de forma sincronizada mas distorcida sem contraditório.

Haverá seguramente motivos e objectivos por trás , nos bastidores .

A seu tempo voltarei a pronunciar-me de forma mais detalhada e irei perguntar se têm visto e ouvido o mesmo que eu .

Para já temos que dividir o assunto Alcochete em varios temas que são bem distintos uns dos outros .

1 -As mensagens de watsaap que em cima o Rui trancreveu neste post.
2 -As imagens sem som e em forma de vendaval que a CS envia cá para fora
3-O que realmente se passou no interior do balneário em que não existem imagens nem som
4- As acusações do Ministério publico a todos os elementos envolvidos e suspeitos
5- As provas reais e factuais que a Policia de investigação e o MP têm em seu poder dos actos ílicitos e que ligam de facto os pontos que acima descrevi.

Disseram e escreveram por mensagens de facto muita coisa em comparação do que realmente fizeram mas de forma bastante amadora , as organizaçóes terroristas nunca sao amadoras , terroristas porque corriam em grupo apontando o dedo em sinal de ameaça a todos porque onde passavam , mas que a maior parte á volta dos terroristas se mantinha-se a passo sem grandes stress, terroristas que fugiram á frente do venho JJ com 65 anos que em fato de treino deu-lhes uma corrida , terroristas que se preocuparam em meter-se debaixo do Porche do Nelson para tirar de lá uma tocha (nao fosse o carro arder) , terroristas , desculpem terrorita ( um unico) munido de uma arma moderna de alta tecnologia , um cinto de napa e cabedal com fivela de metal enquanto os outros entre algumas tochas que se viram de facto levavam tambem as mãos presas aos braços( tudo armas mortiferas)

Sim ,um bando de putos tontos que faziam mais "bulha que outra coisa" no meio de alguns marginais que estes sim gostam e vivem das "cenas" com violência ou de as provocar armaram-se em invenciveis durante aqueles 15 minutos por onde passavam dentro das instalações .

E agora serve para gáudio de uns tantos imbecis que nao têm mais nada que fazer ou se entreter para assim desta forma passarem para 2º plano a fase de inquérito das toupeiras para que nada se passe e ao mesmo tempo deixe no ar um clima procupante e de alguma pressão para que o emprestimo obgigacionista do Sporting nem seja publicado como deveria ser.

Pois claro.


Imagem de perfil

De juliuscoelho a 18.11.2018 às 00:34

Nota para os perfeitinhos da silva e sempre muito exigentes;

Lamento o meu comentario acima ter saído com alguns erros mas quando escrevo em teclado de telemovel estrangeiro acontece-me muitas vezes , o "inteligente" sai em lingua francesa e tenho sempre uma luta para escrever aí o portugues.
Acontece!!!!!
Sem imagem de perfil

De José Lima Curral a 17.11.2018 às 12:26

De facto não entendo este tipo de discussões. Já não basta a tortura dos vários canais de televisão, dia a dia, quase hora a hora, se não é um é o outro? Não vale a pena desgastarmo-nos também nós. Deixemos as afirmações gratuitas ou inapropriado para quem as profere, nem vale a pena responder e alimentar discussões inúteis. Nesta altura o processo está entregue à justiça, os interesses do Sporting, constituído assistente, poderão ser defendidos pelo Conselho Directivo, passemos à frente, aguardemos o resultado final dos tribunais. É hora de virar a página e olharmos para o futuro. Se for necessária a nossa intervenção, designadamente em Assembleia Geral, aí sim, deveremos manifestar a nossa opinião, mas de forma civilizada. Críticas? Concerteza,mas de forma construtiva, sem espírito de bota abaixo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.11.2018 às 12:48

Qual é o seu ponto?... É passado, vamos esquecer ?

A mim, o que as televisões dizem e transmitem não me afecta, porque não perco um minuto a assistir.

Não devemos deixar esquecer o que aconteceu.
Sem imagem de perfil

De António a 17.11.2018 às 14:08

Perante tudo isto, pergunto: como é que aqueles jogadores voltaram ao Sporting?

Diz um velho amigo de bdc que se está a provar que o ataque foi externo ao Sporting. Exato! Fomos eu, alguns amigos e vizinhos.

Já agora se o oficial de ligação e mais não sei quem do Sporting sabia do ataque, como é que a estrutura não sabia? E, se não sabia, que direção é esta?

Isto lembra-me uma situação diferente, mas exatamente igual.

PS - Varandas também lê os discursos. Faz ele muito bem, dadas as suas manifestas dificuldades com a oralidade e o improviso.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo