Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, anunciou ontem que o organismo vai aumentar em mais de 30 por cento os valores a dar anualmente aos 32 clubes que participam na Liga dos Campeões para o próximo triénio: de 900 milhões de euros, o valor aumentará para 1.250 milhões até 2017/18 e a começar já na próxima época.
Este é o acréscimo nos valores globais, embora só na sexta-feira seja revelada a distribuição desta verba. Consta que o apuramento para a fase de grupos passará a valer cerca de 10 milhões, comparados aos actuais 8,6 milhões, e que o prémio por cada vitória subirá para 1,5 milhões, do actual milhão. Não é claro se o prémio de 500 mil euros por empate será igualmente aumentado.
No que ao Sporting diz respeito, tendo em consideração que recebeu 11,1 milhões de euros pela sua participação esta época, o que este aumento passará a representar é praticamente metade do seu orçamento anual para o futebol. Por conseguinte, o seu apuramento para a fase de grupos, seja directo ou via o "play-off", torna-se cada vez mais essencial.
A UEFA também vai reduzir o impacte do mercado televisivo. Até agora, 45 por cento do dinheiro era dado aos clubes que geravam mais audiências, ficando o resto para o pagamento dos prémios desportivos. A partir da próxima época, serão 40 por cento para o chamado "market pool" e 60 por cento para prémios.
Com tudo isto não devemos ter ilusões, porque a ideia fundamental é de beneficiar cada vez mais os clubes que "têm", em detrimento dos que não "têm". Claro que se verificam efeitos colaterais com clubes como o Sporting, mas a vasta fatia do bolo será distribuída pelos galácticos. É e sempre será assim.
Ainda não é claro se a Liga Europa também vai beneficiar desta recém-generosidade da UEFA. Uma Liga que é menosprezada pelo próprio organismo, no que a prémios diz respeito, e com um formato que visa favorecer os clubes eliminados da Champions.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.