Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Bom, o Mau e o Vilão

Leão Zargo, em 07.10.15

 

"reality show" apresentado ao país a partir dos estúdios da TVI com Bruno de Carvalho como personagem principal e Pedro Guerra a fazer de saco de boxe já foi amplamente esmiuçado na blogosfera leonina. No entanto, a intervenção do presidente do Sporting foi de tal ordem assombrosa e invulgar que há sempre algo para acrescentar ao que já foi escrito. Imploro, por essa razão, a vossa paciência para esta breve prosa.

 

18890479_18Oaq.png

Confesso que tenho uma opinião muito semelhante aos que sublinharam o desatino que por lá aconteceu. Aliás, esse desatino reforçou a minha convicção de que o que ali se passou é revelador de que o “tempo” de Bruno de Carvalho no Sporting se esvai rapidamente como a areia da praia por entre os dedos das mãos. Ninguém fica impune quando se cai num desvario daqueles e a apoplexia revelada por muitos adeptos da gestão “bruniana” é própria do desespero que grassa nas hostes. No entanto, ainda vai correr alguma água por baixo das pontes até que esse tempo se esgote.

 

Num determinado momento do reality show tudo aquilo remeteu-me para o conhecido spaguetti western “Il buono, il brutto, il cativo”, de Sergio Leone, com Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach. Do “filme” da TVI ficam os leitores do Camarote Leonino com a terrível missão de distribuir os protagonistas da noite televisiva pelos principais papéis. Obviamente o assobio fica por conta do “moderador” Sousa Martins.

 

Ao contrário de alguns sportinguistas, considero que o que se passou é revelador da perspicácia táctica de Bruno de Carvalho, confirmando que se pode ter elevado sentido táctico e pouco ou nenhum sentido estratégico. Ao intervir daquela maneira, afirmando e declarando o mesmo e o seu oposto conforme a conveniência, o actual presidente do Sporting lançou uma boa meia dúzia de bombas de napalm sobre os ouvintes que procuravam descortinar o sentido do verbo presidencial. É que, no final, não se ficou a saber sobre aquilo que verdadeiramente interessa.

 

Na realidade, não houve informação credível sobre o que é premente por estes dias. Por exemplo, sobre a Doyen, o Recreativo da Caála, a situação de Carrillo, André Martins, Labyad, Rossel e Viola, o sponsor para as camisolas das equipas de futebol e do naming da Academia e de duas bancadas do Estádio de Alvalade, a verdadeira razão do novo empréstimo aprovado na última Assembleia Geral, o pagamento antecipado do Pavilhão ou a garantia a favor da Galp no valor de 5M€.

 

É por essa razão que reconheço o elevado sentido táctico de Bruno de Carvalho ao conseguir que aquilo que temia não fosse abordado de forma significativa durante o programa o que lhe permitiu puxar o pé para o chinelo e dar uma sova ao Pedro Guerra de que este não se vai esquecer tão cedo. Quando Pedro Guerra afirmou que a decisão do TAS sobre o caso Doyen não é passível de recurso, Bruno de Carvalho sacou de fotocópias a propósito de Filipe Vieira e o assunto ficou por ali. Tudo isto perante o Manuel Serrão que mais parecia um gentleman inglês do vale do Douro e o desgraçado do Dr. Eduardo Barroso que ficou KO com o raspanete presidencial quando se atreveu a balbuciar duas frases.

 

O napalm que Bruno de Carvalho levou para o estúdio parece ter sido eficaz segundo muitos. No meu caso, ocorre-me que foi apenas provisoriamente eficaz quando me recordo da célebre frase cinéfila “adoro o cheiro de napalm de manhã”, do icónico Apocalipse Now. Mas, como se sabe, isso é outro filme muito para além de um mero spaguetti italiano. São contas de outro rosário!

 

publicado às 12:41

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Jordão a 07.10.2015 às 16:09

Já há vários anos que gosto de ler o que se vai escrevendo nos blogs, mas poucas vezes acabo por comentar.

Para começar, devo dizer que sou sócio do Sporting desde 1983, e sempre me orgulhei de pertencer a esta maravilhosa família.

Durante anos vi o nosso clube passar por grandes momentos de glória, grandes vitórias, mas também já vivi decepções, derrotas inesperadas e difíceis de digerir. Mas em momento algum coloquei em causa o meu fervor clubístico, ou o meu orgulho em ser sócio do Sporting CP.

Posso dizer que de há alguns anos a esta parte tenho vivido o clube com grande apreensão com o delapidar do património e a má gestão que foi prática durante anos.

Entretanto em 2011, apareceu Bruno de Carvalho e senti que poderíamos voltar a ter um presidente que representasse os sportinguistas.

Nesse ato (pouco) democrático, votei no Bruno de Carvalho. Apesar da derrota eleitoral, tinha a certeza que a sua chegada a presidente do clube era uma questão de tempo.

Assim foi, passados 2 anos fomos novamente chamados a votar, e nesse dia senti que o clube tinha renascido.

Os primeiros tempos foram de recuperação "emocional do clube", rigor orçamental, no fundo arrumar a casa.

No 1º ano tivemos um excelente treinador Leonardo Jardim e um plantel jovem com a prata da casa e ambicioso.

Tinhamos finalmente o clube gerido com os pés no chão.

No ínicio do 2º ano, fomos buscar o Marco Silva, e tinhamos praticamente o plantel do ano anterior que tinha dado bem conta do recado, e contava com mais experiência. As bases estavam lançadas.

Entretanto vem a pré época e após um grande mundial, Marcos Rojo recebe propostas irrecusáveis e força a saída. O Sporting quebra o contrato com a Doyen, o qual ainda aguardamos o desfecho.

Poucos meses depois, chega ao conhecimento público os primeiros problemas com o treinador, bem como o mal estar do plantel com o presidente, após criticas aos jogadores através do facebook.
A partir daí foi uma escalada de situações péssimamente geridas, que entretanto começam a tornar-se insuportáveis.

Para mim, o caldo entornou definitivamente nesta 2ª feira, perante a inanarrável prestação do presidente do Sporting na peixeirada da TVI24.

O Sporting não pode ter como presidente alguém que se presta a este tipo comportamento tipicamente tasqueiro.

Uma instituição centenária como o Sporting CP merece um presidente que se represente o clube com seriedade e respeito, e que acima de tudo se faça respeitar.

É desta forma que o presidente quer trazer patrocinadores para o clube?

Que empresas se revém num clube, cujo presidente tem uma triste prestação como a que assistimos esta 2ª feira?

Nesta 2ª feira à noite o grande derrotado foi o Sporting CP.

Após o monólogo do presidente na AG, este debate deveria servir para responder às dúvidas dos adeptos e dos sócios que não tiveram possibilidade de estar presentes na AG.

As dúvidas que tinha, continuo com elas, sendo que devido à pouca vontade de esclarecimento, começo a temer o pior para o clube.

Casos como o processo da Doyen, que era certo que o TAS nos daria razão, agora parece que podemos perder. E que imagine-se se recorrermos de certeza que ganhamos.

Se recorrermos? Mas este bardamerdas que nos dirige não sabe que os casos que são julgados no TAS, não podem transitar para os tribunais civis?

Nos anos anteriores, reinava a gestão criteriosa. Leonardo Jardim e Marco Silva foram obrigados a fazer omoletes sem ovos. De repente, aparece em Alvalade um poço de petróleo e vamos buscar um treinador que tenho muitas dúvidas que seja melhor que os anteriores, que é o 10º treinador mais bem pago do mundo, e de repente passamos a poder comprar jogadores por vários milhões e a pagar comissões a empresários e prémios chorudos para jogadores assinarem pelo Sporting.

A aposta em jogadores oriundos da academia começa a ser posta em causa.

Temo que a fatura deste deslumbramento ainda esteja para chegar daqui a alguns meses.

O caso Carrillo, representa o completo amadorismo desta direção.

Fiquei também sem saber se o pavilhão já está pago ou se ainda faltam 400 mil euros.

Parece que agora só apresentamos propostas por jogadores para que os rivais paguem mais por eles. Alguém acredita nisto?
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 07.10.2015 às 16:37

Muito curiosa a leitura do seu comentário , que em resumo é de opinião que a Direçao do Sporting descarrilou apartir de certa altura , igual a sua narrativa descarrila apartir do ponto que chama bard...... ao presidente do seu clube.

E não á poco de petroleo nenhum , leia o jornal do clube onde vem tudo escarrapachado, quanto afinal o Sporting gastou em aquisições de jogadores esta época? Agora compare com que foi gasto pelos directos rivais , é que é disso que se trata.
Onde começa a ser posta em causa a aposta dos jogadores da nossa Academia? Gelson e Matheus nao lhe dizem nada? Tambem nao podem vir todos de uma vez á que manter o equilibrio competitivo e experiencia no plantel, nao concorda?
Carrillo amadorismo? perca um pouco de tempo a analisar todo o processo e terá outra opinião.
Vejo que andou á procura de motivos e mais motivos para dar continuidade ao trabalhinho sujo da Football Leaks.

Essa sua estratégia é uma cópia das estratégias utilizadas por uma pessoa que agora fui obrigado a conhecer , que tem vários nomes Fernando Santos, agora Jordão mas que afinal de chama Pedro Guerra.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.10.2015 às 16:46

Júlio,

o Jordão é o Fernando Santos que afinal é o Pedro Guerra? Amigo, afinal você é bruxo!!!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds