Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

14WS0ODI.jpg

 

«Queria deixar uma mensagem ao presidente da Federação [Fernando Gomes], ao presidente da Liga [Pedro Proença] e ao secretário de Estado do Desporto [João Paulo Rebelo]. O futebol é o desporto do século. Os montantes que circulam hoje em dia fazem desta uma área muito importante, não comparável com outras. Eu, com uma equipa de três milhões, a jogar no Dragão contra uma equipa de 80 ou 90 milhões? Isto assim não tem interesse nenhum! O V. Guimarães foi goleado na sua casa por 5-0, depois o Belenenses sofreu também cinco golos. Isto é algo que vai ver-se ao longo da temporada. São resultados que não interessam à modalidade e ao espectáculo. Isto conta o campeonato dos três clubes grandes, o resto é carne para canhão. Se o negócio seguir este caminho, estará condenado».

  

Declaração de Manuel Machado, após a derrota do Moreirense, por 3-0, diante o FC Porto.

 

publicado às 08:26

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


44 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 21.08.2017 às 08:45

Este é um assunto muito sério e que merece reflexão.... que tipo de campeonato queremos? eu há muito tempo que defendo uma maior distribuição das receitas televisivas.... ao contrário da maioria dos benfiquistas que vêm com a conversa de que os clubes vivem à custa do benfica, olhando apenas para o seu umbigo!

Dou o exemplo do Rui Fonte do Braga que foi contratado por 10M€ pelo Fulham da II divisão, ou o Ruben Neves do porto que foi contratado por 18M pelo Wolverhampton também da II divisão.... daqui a uns tempos quem quererá jogar na nossa I Liga? a falta de visão do nosso pais é confrangedora.... já estamos atrás da II Liga inglesa...
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 21.08.2017 às 10:12

Não tem cura, você está mesmo doente. Só vê o Benfica na sua frente.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 21.08.2017 às 11:16

Eu já tive várias discussões sobre esta matéria com benfiquistas, e a normal visão deles é sempre a mesma, o benfica não tem de dividir a sua grandeza com os outros....

O facto de serem o único clube da Europa que transmite num canal próprio os seus jogos é revelador disso mesmo....
Sem imagem de perfil

De Bravo a 21.08.2017 às 13:16

Quem ganhou a taça da liga na época passada?
Pois, aí já não contavam os orcamentos!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 21.08.2017 às 09:30

Se queremos que o nosso campeonato da !ªLiga não seja reduzido para 10 equipas a única solução é uma repartição das receitas de TV mais igual para todos. No entanto, também é preciso que os treinadores dos clubes mais pequenos deixem de ter a merda de mentalidade do pontinho.
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 09:56

É verdade que há clubes que jogam para o pontinho, mas há que dar muito mérito a quem trabalha amiúde com muito pouco e tem de se contentar com as sobras do outros.
Basta consultar o transfermarket para perceber até que ponto vão as diferenças de orçamento entre os clubes.
Eu gosto de futebol pelo futebol, e tanto admiro uma equipa que joga em "ataque total", como uma que mostra organização, solidariedade, querer e, sim, qualidade defensiva e no aproveitamento dos erros adversários.
Penso que Portugal nunca terá um campeonato verdadeiramente equilibrado, precisamente por causa das distribuição de receitas, sendo certo que ainda que as receitas fossem melhores distribuídas sempre teríamos um campeonato nivelado por baixo.


Imagem de perfil

De Mike Portugal a 21.08.2017 às 10:05

Caro Bento,

Concordo que há várias equipas que fazem aquilo que podem com o dinheiro que lhes chega às mãos. No entanto, como se explica que algumas equipas do nosso campeonato, com as mesmas dificuldades que as outras em termos monetários consigam montar equipas que conseguem competir durante os jogos com os grandes e outras que passam os 90m a defrender sem criar qualquer perigo? Tem tudo a ver com a mentalidade que o treinador imprime na equipa e muitos dos nossos treinadores ainda são "à antiga".
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 10:32

Não deixo de concordar contigo e acrescento que em matéria de treinadores à antiga o Manuel Machado é um dos melhores exemplos!!
Sem imagem de perfil

De Bento a 21.08.2017 às 10:04

Vejamos em Espanha e com uma equipa do mesmo nivel do Moreirense como ficaram as coisas no final da época 16/17:
Corunha, 38 jogos, 36 pontos, 16 lugar, ficou a 57 pontos do Real Madrid!!
O Moreirense na época passada fez 33 pontos em 34 jogos e ficou em 15 lugar a 49 pontos do Benfica.
Se formos à liga francesa é a mesma coisa, na Inglesa igual, na Alemã também, afinal foi,é e será sempre assim.
No futebol como na vida, há os ricos os menos ricos e os outros.
O Manuel Machado conhece as regras do jogo, aceitou, agora tem que jogar, não querendo que dê a vez a outro e, que se deixe de lamúrias,estamos fartos dos seus discursos "moralistas".
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 10:28

No geral concordo. Não há que lamentar, mas fazer o melhor com aquilo que se tem sem lamurias.
Apenas não me parece que seja muito justo que se exija a essas equipas a mesma qualidade de jogo, quando têm armas bem inferiores. Aliás, já vi desculpas bem mais esfarrapadas para justificar mau futebol e derrotas.

Sem imagem de perfil

De Bento a 21.08.2017 às 10:32

Quem não tem cão, caça com gato!
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 10:39

Nem mais!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 21.08.2017 às 11:24

Bento,

Que lógica sem sentido.... como é óbvio as diferenças pontuais existem entre o 1º e os últimos classificados, mas a questão não é essa.... a questão é que com o passar dos anos verifica-se uma maior disparidade entre os Grandes e o resto dos clubes....

A diferença existirá sempre.... agora existem países que fazem algo contra isso, e outros países que assobiam para o lado.... em Inglaterra existe um grande equilíbrio na repartição das receitas, temos 7/8 candidatos ao titulo e não é por acaso que o Leicester foi campeão. Há 10/15 anos atrás ninguém diria que o campeonato inglês iria ser o mais forte da Europa, e tornou-se devido a esta politica equilibrada de repartição das receitas.
Sem imagem de perfil

De Bento a 21.08.2017 às 11:54

O Boavista também foi campeão.
Na Alemanha é sempre o mesmo campeão.
Na Espanha são sempre os mesmos.
Na França igual, na Itália nem se fala.
Na Inglaterra exceptuando o ano anterior, são sempre os mesmos, MU,Chelsea,MC.
Na ultima década e apesar de tudo o que dizes e de todas as repartições de receitas de que falas, na ultima década estes 3 clubes ganharam 98% das ligas.
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 12:29

Faltou mencionar a Juventus ...
Mas ainda assim o campeonato inglês é o único que consegue ter 7/8 equipas a lutar pelo título e, curiosamente, é o que distribui as receitas mais equitativamente.
Sem imagem de perfil

De PSG a 21.08.2017 às 12:07

Desde quando é que o campeonato Inglês é o mais forte da Europa, em que é que se baseia para dizer isso?

É sim a melhor liga, cuja preocupação é a de oferecer um espetáculo cada vez melhor aos adeptos com isso fazendo também disparar as audiências televisivas e por consequência todas as receitas associadas ao futebol. Claro que nestas circunstâncias todos os clubes acabam por aumentar também as suas receitas.

Estar a comparar um campeonato que se joga com estádios cheios e que oferece um espetáculo que milhoes de pessoas em todo mundo querem ver com a nossa realidade...é uma fantasia.

Não se pode usar apenas uma parte da formula "mágica", ou se muda tudo o que está mal ou então se nos limitarmos a querer mexer apenas nas receitas o que vamos provocar é o "mirrar" dos clubes Portugueses, sendo que os chamados 3 grandes que agora não o são tanto na europa, ainda serão menos.
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 12:36

Sim, a verdade é que temos muito por onde melhorar!
A título de exemplo basta ver o que aconteceu recentemente com o Ronaldo em Espanha.
Concordando-se ou não, o certo é que o castigo de 5 jogos, foi decidido e comunicado no dia seguinte e ainda houve tempo para apreciar o recurso em 3 dias, antes do jogo seguinte.
Em Portugal é que se sabe, nem vou dar exemplos ...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 21.08.2017 às 12:49

Baseio-me no valor de mercado do campeonato inglês.... que é indiscutivelmente o mais atractivo!

O campeonato português nunca será o mais atractivo da Europa, nem é esse o meu ponto.... o meu ponto é a incapacidade de as nossas equipas médias de manterem os seus melhores jogadores para equipas da 2º divisão inglesa, ou para campeonatos como o cipriota. Não me digam que não temos capacidade de pelos menos melhorar a condição dos nossos clubes pequenos?!?

A realidade é que a Premier League foi um conceito de mudança do futebol inglês.... dantes eles tinham problemas dos hooligans, era um campeonato feio, jogado apenas por britânicos.... hoje não o é assim, devido a uma politica equilibrada de repartição de receitas, e isto demorou o seu tempo.... mas houve uma estratégia!

Em Portugal, deveria-se discutir a redução do nº de equipas, uma melhor distribuição de receitas, e determinadas exigências para se poder participar numa I Liga, por exemplo condições dos estádios... os 3 Grandes portugueses se não estiverem inseridos numa liga competitiva, nunca terão a capacidade para poder segurar os seus melhores jogadores porque teremos uma Liga sem interesse, tanto para os investidores, como para os próprios adeptos e consumidores do futebol. Quanto vale ao nível de receitas um derby benfica-Sporting comparativamente com um benfica-Belenenses? com mais jogos competitivos atraímos mais receita.... é uma bola de neve... tem é de haver uma estratégia virada para tornar os clubes mais pequenos com melhores condições, e não me parece que haja essa preocupação em Portugal.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 21.08.2017 às 12:56

Dizem ainda que na Europa ganham sempre os mesmos.... mas a questão não é ganharem, a questão é se temos ou não jogos competitivos!

Inglaterra: temos 7/8 candidatos ao titulo.... o Leicester nem sequer era considerado candidato e foi campeão! Todos os jogos pode acontecer de tudo.... O Chelsea campeão perdeu em casa com o Burnley.

Alemanha: apesar do Bayern ser um eterno campeão, existem várias equipas com orçamentos elevados... tivemos há pouco tempo uma final Champions entre equipas alemãs.

Espanha: temos o exemplo do Sevilha, que ganhou 3 Ligas Europas.... que equipa portuguesa poderia almejar tal feito, sem ser os 3 Grandes?

Itália: é um exemplo de um campeonato mal gerido, vejo este ano alguns históricos a recuperarem.... veremos se recuperam.... mas é um campeonato com problemas como o nosso, corrupção e falta de visão colectiva.
Sem imagem de perfil

De Sérgio a 21.08.2017 às 16:14

Sevilha é uma cidade com 750.000 habitantes. O Concelho do Porto tem 238.000 habitantes, Gaia tem 302.000 habitantes e Matosinhos 131.000 habitantes. Se o Sevilha estivesse no campeonato português não lutaria pelo título?
Existe mais alguma cidade portuguesa, à excepção de Grande Lisboa e Grande Porto que tenha mais de 500.000 habitantes? Que equipas de cidades pequenas de outros países vencem campeonatos? A área metropolitana de Leicester tem cerca de 1.380.000 habitantes. "O Chelsea campeão perdeu em casa com o Burnley". Na época passada, o Benfica campeão também averbou uma derrota e um empate nos confrontos com o Setúbal.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 21.08.2017 às 17:10

A dimensão é importante, mas não define tudo.... em Portugal tens Faro, Viseu, Coimbra, Aveiro, Évora, Leiria, sem clubes na I Liga.... cidades muito maiores que Moreira de Cónegos, Tondela ou Arouca. Tens o exemplo do Chaves que é o 6º clube com mais espectadores..... só porque basicamente representa Trás os Montes.

Tens o exemplo do Mónaco campeão de França (38.400 habitantes).

Em Espanha tens o Villareal (51.367) ou o Eibar (27.439 habitantes).

O problema de Portugal não é ter 30 mil adeptos nos estádios.... é nem sequer ter 500 adeptos no estádio, e isso não é dimensão da cidade... é simplesmente as pessoas só gostarem dos 3 Grandes., esse sim é o grande problema!
Sem imagem de perfil

De Sérgio a 21.08.2017 às 18:17

O Mónaco é uma cidade estado. É um caso muito especial. O pib per capita é de quase 10 vezes mais do que o português. Portanto é exemplo de cidade muito rica. Um clube apetecível para se injectar dinheiro.
O Villareal está em Castelló de la Plana, um município com 171.000 habitantes (o município de Braga tem 183.000 habitantes e o de Guimarães tem 162.000 habitantes). Apesar de tudo, o Braga já foi a uma final europeia, já venceu a taça intertoto e já ficou em 2º no campeonato.
O Eibar realmente está num burgo pequeno, mas ainda assim 3,7 vezes maior que Tondela. Em Espanha, o Eibar tem feito coisas comparáveis com feitos de Aroucas ou Tondelas em Portugal.
Portanto, o tamanho não é tudo, mas ajuda muito.
Já agora, o tal Burnley tinha vencido mais ligas inglesas que o Chelsea antes do Abramovich comprar o Chelsea. A injecção anormal de dinheiro faz também muita diferença.


Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 21.08.2017 às 19:27

Até podes ter razão quanto à dimensão ser um factor primordial.... mas a minha experiência por exemplo em Inglaterra diz-me outros factores.... por exemplo já estive a trabalhar em Ipswich, que não é maior que Aveiro... e sabes o que verifiquei la? estádio novo para 30 mil, e andavas na rua e vias era putos com a camisola do clube local.... isto num clube que está na 2ª divisão.
A diferença está na cultura desportiva.... e em Portugal resumir só à dimensão das cidades é uma falácia.... devíamos mais referir aglutinação do desporto nos 3 Grandes... tudo o resto é paisagem!
Por exemplo na 2ª divisão alemã e inglesa tens médias superiores à I Divisão portuguesa... isto é só dimensão das cidades?!
Sem imagem de perfil

De Opinante a 21.08.2017 às 10:56

Bom dia,

Permitam-me deixar mais alguns dados para uma melhor análise relativamente ao que o Manuel Machado indica.

-O orçamento do Moreirense de 3M€ é 20 a 30 vezes menos dos que o dos 3 grandes que rondará dos 60 aos 90M€ este ano;
-A título de exemplo, em Espanha o Alavés uma equipa de meio da tabela tem um orçamento de cerca de 50M€, isto vindo de um campeonato aqui ao lado onde as diferenças também são colossais, pois Barcelona e Real têm orçamentos de 650/700M€, ou seja, o orçamento do Alavés é cerca de 13 vezes menos dos grandes espanhóis;
-Em Portugal, depois dos 3 grandes, só Braga tem orçamento de "gente grande" de cerca de 10M€, os restantes andam entre os 2,5M€ e 5M€, portanto se fosse só pelo dinheiro os grandes ganhavam sempre por goleada a zero;
-Comparando o nosso campeonato com os jogos dos 3 grandes na Champions onde a diferença será idêntica, contra um colosso a diferença será de cerca de 5 a 10 vezes os nossos orçamentos fase aos "deles" portanto é bem mais equilibrado financeiramente falando (apesar de 3M€ para 60M€ ser uma coisa e 60M€ para 600M€ outra);
-Iniciarão em 2019/2020 muitos contratos de Direitos de TV de muitos dos clubes não grandes, com um valor de 3M€ a 10M€/ano, que representa só por si, basicamente o orçamento das equipas, portanto nesta perspectiva o orçamento das equipas e respectiva qualidade do plantel poderá duplicar.

Não se fazem omeletes sem ovos e cada vez mais no futebol será assim, como o exemplo dos absurdos valores de transferências deste mercado, pelo que além da mudança de cultura dos treinadores (vulgo autocarros), precisamos de trazer os melhores portugueses para as nossas equipas, contratar estrangeiros de qualidade e manter as estrelas para atrair mais gente ao estádio (não é com 2/3 mil espectadores que isto lá vai) e patrocinadores.

Cumps
Sem imagem de perfil

De SMCM a 21.08.2017 às 14:40

Nem mais. Diferenças sempre houve e sempre haverá. Mas a título de exemplo, em Inglaterra, o melhor clube recebe 250milhões, o pior (recém promovido) recebe 75milhões. Ou seja 3,33333 x menos. Aqui o clube recém promovido recebe 1,5milhões de euros e um grande recebe 20milhões (e nas próximas épocas vai subir para os 30 a 40milhões/época.
Ou seja falamos de uma diferença entre 13 a 26x!! É uma diferença demasiado grande que deixa muito pouca margem para os clubes pequenos que são altamente dependentes de empréstimos dos clubes grandes para terem qualidade no seu plantel.
Sem imagem de perfil

De Bento a 21.08.2017 às 11:14

O treinador do Braga o Abel, no final do jogo com o Benfica e como perdeu, também fez alusão à diferença de orçamentos, curioso que ontem depois de ter ganho na casa do Aves por 0-2 não levantou a questão!
É conforme dá mais jeito.
Imagem de perfil

De PSousa a 21.08.2017 às 11:31

As diferenças são o que são e é assim em todo o mundo.
O que chateia mais é ver que em alguns estádios essas diferenças diminuem porque as equipas de orçamento mais baixo "comem mais a relva" nuns lados do que outros? Porque será?
Se estas equipas fossem jogar com mais atrevimento se calhar um dia tinham a sorte de trazer mais qualquer coisa de campo do que somente "relva". Se jogarem como o Moreirense fez e como o Setúbal fez em Alvalade, arriscam-se mais a perder. Embora em Alvalade o Setúbal ainda ia trazendo qualquer coisa, mas que não deu gosto nenhum ver uma equipa quase sempre a queimar tempo e a defender, isso não deu!
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 12:39

Caro PSousa,
Tocaste aí num tema interessante. O anti-jogo que me parece que nenhum adepto de futebol gosta, mas que, curiosamente, ninguém parece muito interessado em combater ...
Imagem de perfil

De PSousa a 21.08.2017 às 13:09

Nem querem meu caro.
E o pior para mim é os apitadores de meia-tigela que nem contas sabem fazer. Porque o tempo de descontos em alguns jogos deveria ser de uns 15 minutos! Quando pago um bilhete é para 90 minutos e não para 40/50...
Ainda ontem no jogo da equipa B do SCP, o senhor que vestia de vermelho deixou que fosse "queimado" muito tempo... azar para o Real é que o jogo virou e depois tiveram o reverso da medalha!
Nem para uns nem para outros, acho que era tempo de olharem com olhos de ver para este assunto.
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 14:49

Acrescento que a introdução do VAR, poderia, se houvesse vontade, resolver a questão do tempo útil.
Bastaria retirar o controle de tempo do jogo do árbitro de campo, que passaria a ser controlado por um técnico, que poderia, por exemplo, interromper cronómetro cada vez que houvesse uma paragem de jogo superior a 15 segundos.
Actualmente, chega a ser ridículo darem descontos de 3 minutos, quando há seis substituições e o regulamento diz que devem ser dados 30 segundos por cada uma!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2017 às 23:43

Há anos que se debate essa proposição e para se tornar numa realidade terá de originar com a FIFA, ou melhor, com o International Board.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 21.08.2017 às 11:35

Manuel Machado tem toda a razão naquilo que diz. Perante a eloquência das suas palavras, não posso acrescentar muito mais.
Sem imagem de perfil

De AntonioP a 21.08.2017 às 14:15

Se querem comparar com outros campeonatos, comparem o receita provenientes dos bilhetes de um jogo do meio da tabela (ou do fim) de um desses países com a receita de um jogo entre clubes com igual posicionamento na tabela em Portugal.
Ou comparem o número de espetadores de um jogo onde não entrem os 3 grandes (excepto Guimarães e Braga) com um jogo no estádio dos 3 grandes.
Ou comparem o número de telespetadores de um Paços-Moreirense, com um jogo em que entre um dos 3 grandes.
Se calhar estes números justificam a diferença.

Se o Sporting e o Porto defendiam uma negociação conjunta, porque não avançaram para ela mesmo sem o Benfica? Isso era ser coerente! não acusar os outros de fazerem algo mau e depois ir a correr fazer o mesmo!

Um abraço
AntonioP
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2017 às 14:54

Presumo que quando diz "negociação conjunta" refere-se às transmissões televisivas. Sendo esse o caso e salvo uma boa dose de ingenuidade da sua parte, esse método só resulta se estiverem todos no mesmo pacote, a exemplo do que acontece na Inglaterra, onde a Liga negoceia em nome dos clubes o pacote conjunto anual.

Em Portugal, não se pode ter a absurdidade do SLB a transmitir jogos no seu canal para um sistema colectivo resultar.
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 16:19

Não posso deixar de concordar que é uma enormidade para não dizer outra coisa, que um clube transmita os seus jogos no seu próprio canal. É evidente que a imparcialidade e a própria integridade da transmissão está sempre em causa.
Recordo, porém, que anteriormente quando a Olivedesportos controlava tudo a situação não era muito melhor e não me parece que fosse muito benéfica para os clubes.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2017 às 23:45

Tem razão, mas é uma comparação entre dois negativos, de um extremo ao outro.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 21.08.2017 às 16:21

Boa tarde Rui.

Mas diga-me, porque é que não poderia haver uma negociação conjunta dos direitos televisivos sem o Benfica?

Ao fim e ao cabo, o Benfica é apenas UM, num universo de 2 divisões profissionais.

Por certo que, se os clubes acham que a negociação colectiva seria melhor para todos, não seria um clube que feria grande diferença. Ou seria??

Como já advoguei em outras ocasiões, não considero correcto (nem justo) culparem o Benfica de "traição", uma vez que o Benfica sempre foi contra essa postura.

Penso inclusive que seria pertinente perguntar porque razão os clubes que advogavam essa solução optaram por seguir o Benfica??
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2017 às 17:08

Pedro Miguel,

Pode adornar a questão como desejar, mas a realidade da situação está à vista e se o caro não a vê ou não reconhece, não vale a pena debater a questão.

Os pacotes colectivos deste género, normalmente negociados pelas respectivas Ligas, são para todos, sem excepção, até porque no caso de Portugal a exclusão de um clube de grande audiência como o Benfica afectaria, e muito, as negociações.

Mas isto é apenas a mentalidade portuguesa, em que nunca há união. Nada a fazer...
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 21.08.2017 às 20:30

Eu não adornei nada. Fiz uma pergunta legítima!

O Benfica fez um negócio. Porque razão os outros avançaram também?

Só funciona se forem todos? Porquê?

Se só tinham 17 da 1ª liga, então deveriam ser esses a avançar. De qualquer maneira, o Benfica até já tinha os direitos dos seus próprios jogos antes destas negociações avançarem.

Ou será apenas o reconhecimento que o Benfica é, realmente, o "abono de família" de todos os clubes pequenos, e inclusivé o Porto e Sporting juntos, não conseguem alavancar um negócio razoável se o Benfica não participar?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2017 às 21:36

Ninguém sensato nega a dimensão do Benfica. Parece, no entanto, que adeptos como o caro necessitam de ser confortados com a repetição do óbvio.

Conversa totalmente fútil!
Sem imagem de perfil

De AntonioP a 22.08.2017 às 00:43

Continuo sem perceber porque é que os 17 clubes (mais os da II Liga) não avançaram. A explicação que tinham que ser todos não convence. Se faltasse o Tondela, também não avançavam?
Sejamos claros... O Sporting e o Porto seguiram o Benfica porque viram que assim tinham mais lucro.

Outra questão: o Benfica tinha os seus direitos imediatamente. O Sporting e o Porto ainda tinham que esperar 2 anos. Como resolver? porque é que a Liga demorou tanto a resolver o assunto? Era fácil de ver que o Benfica não ia esperar 2 anos, pois o inicio da época estava próximo.

Outra questão: distribuir igualmente os direitos televisivos? porque não também as receitas de bilheteira? afinal o número de espetador é mais ou menos proporcional ao de telespetadores. E porque não a venda de jogadores?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.08.2017 às 01:13

Só disparates em cadeia !!!

Deixe de insistir neste tema porque é óbvio que o ultrapassa completamente.
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 22.08.2017 às 10:15

É evidente que qualquer um dos três grandes tirará sempre vantagem em negociar os direitos televisivos individualmente.
A questão de uma negociação conjunta coloca-se para que pudesse existir uma distribuição mais justa das receitas, que, em meu entender, são da competição e não dos clubes individualmente!
Os direitos televisivos das provas da UEFA por acaso são negociados por quem?
Claro que em Portugal tal é quase impossível de acontecer, porque nunca haveria um consenso que o permitisse.
Sem imagem de perfil

De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 14:57

Idealmente, a liga de clubes deveria negociar os direitos televisivos e dividir equitativamente por todos os clubes, sem embargo de uma parte ser variável em função da classificação ... idealmente!!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo