De Bento a 21.08.2017 às 10:04
Vejamos em Espanha e com uma equipa do mesmo nivel do Moreirense como ficaram as coisas no final da época 16/17:
Corunha, 38 jogos, 36 pontos, 16 lugar, ficou a 57 pontos do Real Madrid!!
O Moreirense na época passada fez 33 pontos em 34 jogos e ficou em 15 lugar a 49 pontos do Benfica.
Se formos à liga francesa é a mesma coisa, na Inglesa igual, na Alemã também, afinal foi,é e será sempre assim.
No futebol como na vida, há os ricos os menos ricos e os outros.
O Manuel Machado conhece as regras do jogo, aceitou, agora tem que jogar, não querendo que dê a vez a outro e, que se deixe de lamúrias,estamos fartos dos seus discursos "moralistas".
De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 10:28
No geral concordo. Não há que lamentar, mas fazer o melhor com aquilo que se tem sem lamurias.
Apenas não me parece que seja muito justo que se exija a essas equipas a mesma qualidade de jogo, quando têm armas bem inferiores. Aliás, já vi desculpas bem mais esfarrapadas para justificar mau futebol e derrotas.
De Bento a 21.08.2017 às 10:32
Quem não tem cão, caça com gato!
De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 10:39
Nem mais!!
De Schmeichel a 21.08.2017 às 11:24
Bento,
Que lógica sem sentido.... como é óbvio as diferenças pontuais existem entre o 1º e os últimos classificados, mas a questão não é essa.... a questão é que com o passar dos anos verifica-se uma maior disparidade entre os Grandes e o resto dos clubes....
A diferença existirá sempre.... agora existem países que fazem algo contra isso, e outros países que assobiam para o lado.... em Inglaterra existe um grande equilíbrio na repartição das receitas, temos 7/8 candidatos ao titulo e não é por acaso que o Leicester foi campeão. Há 10/15 anos atrás ninguém diria que o campeonato inglês iria ser o mais forte da Europa, e tornou-se devido a esta politica equilibrada de repartição das receitas.
De Bento a 21.08.2017 às 11:54
O Boavista também foi campeão.
Na Alemanha é sempre o mesmo campeão.
Na Espanha são sempre os mesmos.
Na França igual, na Itália nem se fala.
Na Inglaterra exceptuando o ano anterior, são sempre os mesmos, MU,Chelsea,MC.
Na ultima década e apesar de tudo o que dizes e de todas as repartições de receitas de que falas, na ultima década estes 3 clubes ganharam 98% das ligas.
De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 12:29
Faltou mencionar a Juventus ...
Mas ainda assim o campeonato inglês é o único que consegue ter 7/8 equipas a lutar pelo título e, curiosamente, é o que distribui as receitas mais equitativamente.
De PSG a 21.08.2017 às 12:07
Desde quando é que o campeonato Inglês é o mais forte da Europa, em que é que se baseia para dizer isso?
É sim a melhor liga, cuja preocupação é a de oferecer um espetáculo cada vez melhor aos adeptos com isso fazendo também disparar as audiências televisivas e por consequência todas as receitas associadas ao futebol. Claro que nestas circunstâncias todos os clubes acabam por aumentar também as suas receitas.
Estar a comparar um campeonato que se joga com estádios cheios e que oferece um espetáculo que milhoes de pessoas em todo mundo querem ver com a nossa realidade...é uma fantasia.
Não se pode usar apenas uma parte da formula "mágica", ou se muda tudo o que está mal ou então se nos limitarmos a querer mexer apenas nas receitas o que vamos provocar é o "mirrar" dos clubes Portugueses, sendo que os chamados 3 grandes que agora não o são tanto na europa, ainda serão menos.
De Bento Jesus Carvalho a 21.08.2017 às 12:36
Sim, a verdade é que temos muito por onde melhorar!
A título de exemplo basta ver o que aconteceu recentemente com o Ronaldo em Espanha.
Concordando-se ou não, o certo é que o castigo de 5 jogos, foi decidido e comunicado no dia seguinte e ainda houve tempo para apreciar o recurso em 3 dias, antes do jogo seguinte.
Em Portugal é que se sabe, nem vou dar exemplos ...
De Schmeichel a 21.08.2017 às 12:49
Baseio-me no valor de mercado do campeonato inglês.... que é indiscutivelmente o mais atractivo!
O campeonato português nunca será o mais atractivo da Europa, nem é esse o meu ponto.... o meu ponto é a incapacidade de as nossas equipas médias de manterem os seus melhores jogadores para equipas da 2º divisão inglesa, ou para campeonatos como o cipriota. Não me digam que não temos capacidade de pelos menos melhorar a condição dos nossos clubes pequenos?!?
A realidade é que a Premier League foi um conceito de mudança do futebol inglês.... dantes eles tinham problemas dos hooligans, era um campeonato feio, jogado apenas por britânicos.... hoje não o é assim, devido a uma politica equilibrada de repartição de receitas, e isto demorou o seu tempo.... mas houve uma estratégia!
Em Portugal, deveria-se discutir a redução do nº de equipas, uma melhor distribuição de receitas, e determinadas exigências para se poder participar numa I Liga, por exemplo condições dos estádios... os 3 Grandes portugueses se não estiverem inseridos numa liga competitiva, nunca terão a capacidade para poder segurar os seus melhores jogadores porque teremos uma Liga sem interesse, tanto para os investidores, como para os próprios adeptos e consumidores do futebol. Quanto vale ao nível de receitas um derby benfica-Sporting comparativamente com um benfica-Belenenses? com mais jogos competitivos atraímos mais receita.... é uma bola de neve... tem é de haver uma estratégia virada para tornar os clubes mais pequenos com melhores condições, e não me parece que haja essa preocupação em Portugal.
De Schmeichel a 21.08.2017 às 12:56
Dizem ainda que na Europa ganham sempre os mesmos.... mas a questão não é ganharem, a questão é se temos ou não jogos competitivos!
Inglaterra: temos 7/8 candidatos ao titulo.... o Leicester nem sequer era considerado candidato e foi campeão! Todos os jogos pode acontecer de tudo.... O Chelsea campeão perdeu em casa com o Burnley.
Alemanha: apesar do Bayern ser um eterno campeão, existem várias equipas com orçamentos elevados... tivemos há pouco tempo uma final Champions entre equipas alemãs.
Espanha: temos o exemplo do Sevilha, que ganhou 3 Ligas Europas.... que equipa portuguesa poderia almejar tal feito, sem ser os 3 Grandes?
Itália: é um exemplo de um campeonato mal gerido, vejo este ano alguns históricos a recuperarem.... veremos se recuperam.... mas é um campeonato com problemas como o nosso, corrupção e falta de visão colectiva.
De Sérgio a 21.08.2017 às 16:14
Sevilha é uma cidade com 750.000 habitantes. O Concelho do Porto tem 238.000 habitantes, Gaia tem 302.000 habitantes e Matosinhos 131.000 habitantes. Se o Sevilha estivesse no campeonato português não lutaria pelo título?
Existe mais alguma cidade portuguesa, à excepção de Grande Lisboa e Grande Porto que tenha mais de 500.000 habitantes? Que equipas de cidades pequenas de outros países vencem campeonatos? A área metropolitana de Leicester tem cerca de 1.380.000 habitantes. "O Chelsea campeão perdeu em casa com o Burnley". Na época passada, o Benfica campeão também averbou uma derrota e um empate nos confrontos com o Setúbal.
De Schmeichel a 21.08.2017 às 17:10
A dimensão é importante, mas não define tudo.... em Portugal tens Faro, Viseu, Coimbra, Aveiro, Évora, Leiria, sem clubes na I Liga.... cidades muito maiores que Moreira de Cónegos, Tondela ou Arouca. Tens o exemplo do Chaves que é o 6º clube com mais espectadores..... só porque basicamente representa Trás os Montes.
Tens o exemplo do Mónaco campeão de França (38.400 habitantes).
Em Espanha tens o Villareal (51.367) ou o Eibar (27.439 habitantes).
O problema de Portugal não é ter 30 mil adeptos nos estádios.... é nem sequer ter 500 adeptos no estádio, e isso não é dimensão da cidade... é simplesmente as pessoas só gostarem dos 3 Grandes., esse sim é o grande problema!
De Sérgio a 21.08.2017 às 18:17
O Mónaco é uma cidade estado. É um caso muito especial. O pib per capita é de quase 10 vezes mais do que o português. Portanto é exemplo de cidade muito rica. Um clube apetecível para se injectar dinheiro.
O Villareal está em Castelló de la Plana, um município com 171.000 habitantes (o município de Braga tem 183.000 habitantes e o de Guimarães tem 162.000 habitantes). Apesar de tudo, o Braga já foi a uma final europeia, já venceu a taça intertoto e já ficou em 2º no campeonato.
O Eibar realmente está num burgo pequeno, mas ainda assim 3,7 vezes maior que Tondela. Em Espanha, o Eibar tem feito coisas comparáveis com feitos de Aroucas ou Tondelas em Portugal.
Portanto, o tamanho não é tudo, mas ajuda muito.
Já agora, o tal Burnley tinha vencido mais ligas inglesas que o Chelsea antes do Abramovich comprar o Chelsea. A injecção anormal de dinheiro faz também muita diferença.
De Schmeichel a 21.08.2017 às 19:27
Até podes ter razão quanto à dimensão ser um factor primordial.... mas a minha experiência por exemplo em Inglaterra diz-me outros factores.... por exemplo já estive a trabalhar em Ipswich, que não é maior que Aveiro... e sabes o que verifiquei la? estádio novo para 30 mil, e andavas na rua e vias era putos com a camisola do clube local.... isto num clube que está na 2ª divisão.
A diferença está na cultura desportiva.... e em Portugal resumir só à dimensão das cidades é uma falácia.... devíamos mais referir aglutinação do desporto nos 3 Grandes... tudo o resto é paisagem!
Por exemplo na 2ª divisão alemã e inglesa tens médias superiores à I Divisão portuguesa... isto é só dimensão das cidades?!