Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O charlatão

Naçao Valente, em 01.06.18

 

21045430_O60bm.jpeg

 

 

 

     ...Na ruela de má fama

     faz negócio um charlatão

     vende perfumes de lama

     anéis d'ouro a um tostão

     enriquece o charlatão...

 

     (Letra/canção de José Mário Branco)

 

 

  

 

Quando, em criança, ia às feiras anuais, que eram comuns por todo país, apareciam uns indivíduos a vender produtos ditos milagrosos. Lembro-me de um que vendia um pó que curava os males do estômago e fazia uma experiência, com vinho, que convencia muita gente. Com o desaparecimento das feiras tradicionais, e a evolução da medicina, estes pequenos charlatães foram desaparecendo.

 

De outra forma, a charlatanice continua. Há uns tempos fui visitado por um alegado técnico, que me vinha fazer uma análise à água, e lá a foi manipulando para mostrar que esta estava cheia de compostos assustadores. Apresentou então o equipamento para a purificar. Como não o adquiri, ainda foi arrogante e desagradável.

 

Neste mundo, os charlatães, existem em todas as áreas da sociedade. De uma forma geral, definem-se como " aqueles que se aproveitam da boa-fé de outras pessoas, geralmente simulando atributos e qualidades que não possuem, para obter quaisquer vantagens e ganhos".

 

Foi assim que Bruno Miguel conseguiu chegar à presidência do Sporting, sem para isso ter qualquer preparação e conhecimento. De charlatanice em charlatanice , foi-se utilizando da boa fé dos sócios para se instalar numa cadeira dourada de prebendas, que nunca tinha tido na vida.

 

A charlatanice da salvação do clube, digamos que foi a a que primeiro vendeu. Seguiu-se a da reestruturação, que não passou de uma engenharia financeira, feita sob a égide da banca, e com apoio de investidores que agora diaboliza. Veio ainda a propalada saúde financeira do clube. Está a ver-se. De empréstimo em empréstimo até à derrocada final. Se não houver novo empréstimo obrigacionista rápido, fica sem dinheiro na secretaria para pagar despesas correntes. E ainda há muita charlatanice escondida, em relação a compra e venda de jogadores.

 

No plano desportivo, há falta de conquistas fundamentais - lá foi vendendo a melhoria da competitividade - tendo apenas como comparação retórica a presidência anterior. Para desmistificar esta charlatanice, basta recuar só até à presidência de Soares Franco, para verificar que com menos meios, houve não só maior poder competitivo, como melhores resultados.

 

Nas ditas modalidades "pouco ou nada" amadoras anuncia-se um brilharete. É preciso lembrar que aqui o investimento foi desproporcionado com a sua rentabilidade. É preciso, também lembrar, que o futsal já era ganhador, o atletismo aspas aspas, por exemplo. Claro que introduziram algumas modalidades que têm tido êxito, mas se não tivessem, face às circunstâncias, é que seria de admirar.

 

Contudo, e apesar dos sinais, há sempre quem continue a acreditar em charlatanices, o charlatão perdeu o resto da compostura, que nunca teve, talvez em desespero por mais uma época falhada, e sem se prever, começou a cavar a sua própria sepultura. Meteu-se e meteu o Clube num buraco de difícil saída.

 

E em vez de ser a solução, é cada vez mais o problema e as charlatanices agora são diárias. Nem ata, nem desata. Mas diga-se, em abono da verdade, que o presidente da MAG que foi seu ajudante, e que teve um rebate de consciência perante as evidências, não tem sabido estar à altura exigida, e que mesmo inconscientemente, tem andado a reboque de mais charlatanices. E assim continua.

 

...Na ruela de má fama

o charlatão vive à larga

chegam-lhe toda a semana

em camionetas de carga
rezas doces, paga amarga 

ibidem

 

P.S.: Este texto foi escrito muito antes dos últimos capítulos desta novela lamentável que um argumentista mediocre está a escrever no Sporting. Por isso ficou suspenso para dar espaço à actualidade. Contudo, entendo, que continua a ter pertinência, no momento adequado.

 

Depois da invenção de uma "comissão" para substitir a MAG em funções, acto que não está previsto nos Estatutos, e portanto é ilegal, surge o pedido de rescisão de Rui Patrício. Como é habitual, o charlatão já veio fazer-se de vítima. A culpa, nunca é sua, é sempre dos outros.

 

A verdade é que este presidente/golpista, além de estar agarrado ao poder, e às suas mordomias, ultrapassa todos os limites. A sua permanência no poder, já não é resistência. Trata-se de um golpe palaciano óbvio, à margem da lei. Como tal torna-se necessária a intervenção dos poderes do desporto, quiçá da República. Isto,é cada vez mais, um caso de polícia.

 

publicado às 15:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


54 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.06.2018 às 16:19

Eu digo-lhe o seguinte: Parece me que o Marta Soares, é também ele um tipo sem qualquer preparação para o cargo que representa mas em rigor, que culpa tem ele? Não se pode fazer nada devido aos estatutos. Ora, os estatutos foram aprovados pelos sócios do SCP, que culpa tem ele? Não estamos de acordo que se o Marta Soares, o pudesse meter na rua, já o tinha feito há que tempos? Os adeptos do SCP estão a colher o que plantaram! E justiça seja feita, aqui no Camarote Leonino, sempre se alertou para o que estava para vir e que agora se está a ver. As pessoas andavam cegas! Alguns ainda andam! Eu enquanto Benfiquista, tenho a dizer vos o seguinte: Já chega por favor! Eu já sei que vêm aí os fanáticos a chamar me hiprocrita e que no carnide não sei o quê mas pra mim, enquanto Benfiquista, não me faz sentido imaginar um campeonato com um SCP forte. Mas mesmo forte! A lutar pelo título até ao fim. Dormir em estado de semi vigília antes de um derby, a pensar na técnica de um Figo, Balakov, na raça de um Iordanov, na finalização de um Bas Dost, na velocidade de um Gelson ou genialidade de um Ronaldo. Com toda a sinceridade, apelo, tirem este louco do poder porque não é possível de facto, que todo o mundo se tenha virado contra ele, sendo o mais recente, o Jorge Mendes
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.06.2018 às 17:10

Comungo da ideia que parte da culpa é de quem o elegeu e lhe manteve o apoio, perante todas as evidências. Sei que Marta Soares está a fazer o possível, mas também me parece, que se deixa ultrapassar pelos acontecimentos. isto não vai ser fácil.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 01.06.2018 às 17:23

A conversa destes benfiquistas é engraçada; querem um Sporting forte, foi só o Sporting falar nos vouchers e outras coisas mais que mais na frente apuraremos e vai dai toca a combater o Sporting. Eu quero é um Benfica de tanga, que é o que merecem.
Sem imagem de perfil

De Pochette a 01.06.2018 às 18:04

Tipo cashball?
Tipo invasão de Alcochete?
Tipo pancadaria nos jogadores?
Tipo o que mais virá por aí?
Sem imagem de perfil

De Vitor Campos a 01.06.2018 às 18:26

Tem tudo a ver com o tema do post mas ainda assim lá vai:

Os benfiquistas que dizem isso são hipócritas ao contrário de si e muitos sportinguistas, ainda asssim...

Para ser realista basta nada dizer, que os sportinguistas só por si arranjam maneira de meter o clube nas ruas da amargura e continuam a dizer que querem um Sporting diferente e melhor de sempre, fazendo sempre o contrário do que apregoam e desejam.
Sem imagem de perfil

De Pochette a 01.06.2018 às 18:36

Lembre-se que eles tiveram também um Azevedo que só foi derrotado em eleições (à tangente, penso) e graças a uma mentira: a contratação de Jardel.
Sem imagem de perfil

De Associado e Companhia a 01.06.2018 às 18:33

Eu não quero um Sporting de tanga, porque já está!

Tambem desejo tal como a MAIORIA dos sportinguistas que Bruno de Carvalho continue nesse clube a perpetuar o trabalho que tem feito, que bem o merecem.
Sem imagem de perfil

De Nuno Ferreira a 01.06.2018 às 16:20

Peço desculpa, o último comentário é meu
Sem imagem de perfil

De Sr. Comentador a 01.06.2018 às 16:33

O Bruno Vale e Azevedo de Carvalho.
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 01.06.2018 às 17:17

Não percebo o discurso do Marta Soares: então depois destes acontecimentos ele diz que a AG vai-se realizar, a menos que o conselho directivo não reúna as condições necessárias para tal….
Mas está tudo louco? Será que ainda não percebeu que o CD não vai criar quaisquer condições? Será que ainda não perceberam que terão que mudar o discurso e formas de atuar, senão arriscamo-nos a ver o nosso sporting a ser assaltado e a ser levado cada vez mais para o fundo?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.06.2018 às 17:21

João Tavares,
Tem razão, Marta Soares, parece ausente. Devia ser mais afirmativo. O nosso Sporting já está no fundo, mas este ainda pode abater.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.06.2018 às 17:24

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 01.06.2018 às 17:32

Bruno és tu? Já ligaste o fax?
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 01.06.2018 às 17:58

Nunca imaginei que uma instituição como o Sporting, pudesse ser sequestrada desta maneira por um lunático !!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.06.2018 às 18:01

Sem imagem de perfil

De luis a 01.06.2018 às 17:58

Sou Benfiquista e quando em 2013 o Bruno foi eleito eu alertei o Sr, Rui Gomes
apos alguns meses do seu reinado,que o Sporting ja tinha o seu Vale e Azevedo,na altura nao acreditou assim como nao seriam campeoes com jj , era plausivel o que esta a acontececer, ele so saira com uma camisa de forças ou terao de lhe oferecer uns milhoes porque ele nao vai largar o pote !
Sem imagem de perfil

De Associado e Companhia a 01.06.2018 às 18:43

Você é um génio, se o Zandinga fosse vivo nunca mais seria ninguem consigo por perto.

Porque não experimenta os sites de apostas que por aí abundam? Ainda faria uns guitos.
Sem imagem de perfil

De Sel a 01.06.2018 às 20:08

Eu também desde cedo tirei as medidas à personagem. Não foi logo desde o início, mas ao fim de 2 anos de mandato já ele tinha uma quantidade de reacções perfeitamente em linha com o que agora é mais visível para todos. Desde há muito tenho andado a dizer que ele é perigosíssimo para o Sporting e para o negócio do futebol português. Mas a reacção dos sportinguistas era: se os benfiquistas não gostam dele é porque ele lhes faz mossa, portanto vamos apoiar o homem. Realmente o homem está a levar o Sporting ao fundo, mas o futebol português sofre também um grande rombo. Até pode ser mais fácil o Benfica ganhar, mas o interesse do conjunto dos adeptos pelo futebol vai diminuir e isso é mau para o negócio.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.06.2018 às 18:00

TO.......MEM.. IDOTAS LAGARTOS
Sem imagem de perfil

De Sr. Comentador a 01.06.2018 às 18:11

Allô, allô, dr. Barroso, ainda está num congresso na Conchichina? Volte depressa, sentimos falta das suas sábias opiniões.
Sem imagem de perfil

De RL a 01.06.2018 às 18:15

Bruno por Bruno
"Eu vivo o meu papel de presidente com amor, mas também é a minha vida profissional e cada mau resultado coloca em causa a mesma."


Basta ler.
Cada mau resultado coloca em causa a minha vida profissional (salário)

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo