Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O curandeiro

Leão Zargo, em 05.02.16

 

19241827_iff44.jpg

Jan Steen, O curandeiro, século XVII

 

 

Bruno de Carvalho venceu as eleições presidenciais do Sporting em 2013 com um programa que prometia “uma mudança positiva, construtiva e de verdade”. Sobre a constituição da equipa principal de futebol defendia que “a estabilidade deve ser respeitada” e propunha que “com a reactivação da equipa B, o plantel deverá ser menos numeroso - 20 jogadores. Um plantel mais reduzido é mais barato, mais fácil de gerir e com uma competitividade interna acrescida”. Prometeu, ainda, no programa eleitoral: “Deverá ser a partir do plantel actual, com alguns excelentes jogadores e alguns com previsível futuro muito risonho, que se deve construir o próximo plantel.”

 

Decorreram quase três anos e muita água correu por baixo das pontes. Se analisarmos com minúcia as contratações da era Bruno de Carvalho chegar-se-á a números surpreendentes: desde Março de 2013 contrataram-se 87 jogadores (incluindo S19), dos quais 30 já saíram do Clube e 9 foram emprestados. Durante este período de tempo realizaram-se 30 renovações contratuais e um total de 63 jogadores foram transferidos ou dispensados.

 

A distância que vai do que Bruno de Carvalho propagandeou à realidade que construiu não o demove de permanentemente alardear méritos próprios, imaginando-se o Stromp do século XXI. Nisso, comporta-se como um curandeiro que mesmo quando é apanhado nas suas contradições convence-se que tudo, somado ou subtraído, resolve-se com gritaria e chutos na bola para a bancada. O temperamento primário e a pulsão instintiva do presidente do Sporting preocupam cada vez mais os adeptos leoninos.

 

Os casos Carrillo e Montero, cada um à sua maneira, são elucidativos da realidade gerada por uma "hiperliderança" especializada na "microgerência” personificada em Bruno de Carvalho. Carrillo mostrou que se um jogador tiver as costas quentes deixa o “Bruno” pendurado a vociferar ameaças de processos judiciais. Montero revelou, se isso fosse necessário, que o Sporting continua a vender passes de atletas para acorrer a necessidades financeiras.

 

A filosofia desportiva proposta por Bruno de Carvalho começou com a afirmação de que bastariam três a cinco contratações de jogadores experientes, visando optimizar a integração dos atletas provenientes da Formação. Os sportinguistas, em geral, até aplaudiram, pois agora é que viriam as “contratações cirúrgicas”. Depois, com Jorge Jesus, alterou-se o paradigma competitivo para “jogadores já feitos”, revelando que, afinal, não havia qualquer projecto desportivo consolidado. Cada um de nós conhece o significado das palavras e, por isso, consegue prever o que virá a seguir. E pode-se recear o pior quando é o próprio presidente do Clube que questiona “o que seria do Sporting sem mim?”.

 

publicado às 08:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Corvo a 05.02.2016 às 10:50

Sem ele?
Certamente muito maior e incomparavelmente mais respeitado.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 10:55

De acordo, Corvo. Grande, como sempre foi, e respeitado, como sempre foi. E Bruno de Carvalho bem poderia perguntar é o que seria dele sem o Sporting!
Sem imagem de perfil

De Maria Belén a 05.02.2016 às 12:53

E a equipa mais centrada e menos dispersa com terrores reais e imaginários.

É que BdC e seus acólitos pensam que o Sporting está onde está no Campeonato graças a Bruno. Errado. A resposta correcta é: Equipa Jovem e Ambiciosa que surpreendeu o próprio JJ que já se via o salvador... só teve de pegar onde Marco Silva deixou e continuar...


BdC puxa a ele o brilhantismo da contratação de BdC. Errado. A resposta correcta é: JJ caiu-lhe no prato ainda ele não tinha aberto o "menu" e entender como se podia livrar de Marco Silva com maior dano para o próprio e louvores para BdC.
Ele sabe-o e JJ sabe que ele sabe e que não vai tentar fazer com ele o que fez com MS porque JJ com as costas quentes não é um MS.


Aliás o barulho e a baixaria do barulho que BdC faz é evidência disso. "Pelo andar da carruagem logo se vê quem lá vai dentro" e o barulho que sai dessa nem sempre é do bruno e nunca é agradável. Quando não é dele ele agradece que o spin doctor tenha pensado em mais essa javardice quando ele estava perdido em pensamentos de como será o futuro de uma das pessoas mais desprezadas, e desprezíveis, no panorama desportivo nacional dos últimos anos.

A nós resta continuar a apoiar a equipa, desejar as maiores felicidades e que não sejam escolhidos como vítimas e não dar audiência ao curandeiro. Temos o benefício que nem os Benfiquistas conseguiram que é os amigos terem tanta pena de nós que nos poupam a agravos e repetições.
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 05.02.2016 às 11:17

Não devo ser o único que ao discutir este assunto "antes de BdC/depois de BdC" acabo por ouvir à laia de ponto final na discussão: "eh pá, eu quero é ser campeão". É isto que temos de combater. O Sporting para ser campeão não precisa de um presidente infantil, mal-educado e mentiroso. Repito: o Sporting para ser campeão não precisa de um presidente infantil, mal-educado e mentiroso!!!! Não há aqui causa-efeito, o Sporting não está em primeiro lugar por ter um presidente que mente descaradamente em entrevistas (quem esteve na última AG que me desminta) e com uma facebook digno de um adolescente com hormonas descontroladas. E muito menos estamos em primeiro por rasgarmos contratos e hostilizarmos todos os agentes do futebol com quem nos cruzamos (e agora parece que está a tentar renovar com o William sem passar pelo Jorge Mendes... mais uma novela com final triste anunciado). É isto que os Brunistas não encaixam. Se o BdC fosse apenas os méritos, que os tem, seria óptimo. Se fosse apenas os defeitos, que também os tem, seria péssimo. Mas é ambos, e posto na balança, o lado mau fica bem mais pesado. Tão simples quanto isto. Se formos campeões muito se deve ao JJ, que está cá mais por erro de quem não o quis e por amor pessoal ao clube do que por qualquer brilhantismo negocial do presidente. E a restruturação económica fantástica? Foi afinal iniciada e em grande parte acordada por Godinho Lopes, já todos sabemos. O que sobra é muito pouco e o Sporting é um gigante, não um clubezeco que fica contente por se "intrometer na luta dos dois". Intrometer???? O Sporting é sempre candidato ao título, a luta não existe sem o Sporting! Não se contentem com tão pouco.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 12:25


Gonçalo
Sublinho a maneira frontal como apresenta os pontos a favor e contra Bruno de Carvalho. Concordo consigo, até porque os aspectos negativos possuem um carácter estrutural que persistirão no Clube durante bastante tempo.
Por exemplo, o fracasso da reestruturação financeira que implica que se continue a recorrer a empréstimos para pagar empréstimos anteriores ou a vender passes de jogadores para acorrer a necessidades financeiras urgentes. Ou a imagem pública do Clube de incumprimento de contratos e a incoerência na actuação institucional também lesarão gravemente durante muitos anos.
Propositadamente, muitos procuram colocar o debate como sendo Godinho Lopes a alternativa a Bruno de Carvalho coo se verifica na insistência comparativa entre as duas presidências. É falso que não haja alternativa séria e credível a ambos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.02.2016 às 11:41

Sou Sportinguista desde pequenina e daquelas ferrenhas, contudo por muito que goste do meu clube do coração, lamento dizer que não aprecio muito o nosso presidente. Fala demais e utilizando linguagem e atitudes que não glorificam o meu clube!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 12:27

Tem razão, desde o início da sua presidência que Bruno de Carvalho cometeu erros gravíssimos a esse nível. No entanto, fico com a ideia que nos últimos tempos entrou numa espiral perigosa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 12:29

Caro Anónimo
Agradeço que utilize um nick ou pseudónimo. É condição para se comentar no blogue.
Sem imagem de perfil

De Maria Belén a 05.02.2016 às 13:11

Faz sentido ter um anónimo (eu sei são as regras do blog que obviamente aceito e repeito) mas há algo de simbólico em ter um "anónimo" a confidenciar uma coisa destas... anónimos que vamos encontrando por aí dizem exactamente isso "Sportinguista" + "utiliza linguagem e atitudes que não glorificam o meu club".

No outro dia no autocarro uma amiga que acha que BdC só anda a agitar as consciências lia uma revista onde a mulher do próprio dizia que a filha tinha o carisma do pai. Sobre BdC nós evitamos discussões ou sequer troca de argumentos mas quando a vejo ler o título diz ela "Credo. Deus queira que não, coitadinha" Pensei "caíu o último bastião".

Do mais jovem ao mais velho.

Se no princípio pensavam que não deviam ter percebido bem e lhe deram o benefício da dúvida, hoje o próprio BdC se encarrega de todos os dias gritar pior e a bom tom que não é pessoa para o Sporting. Nem para Portugal. Podemos estar mais pobres mas nem o Sporting é um Centro recreativo e desportivo perdido no Portugal profundo nem nós somos gente das barracas.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 14:59

Maria Belén
De facto, aquilo que se costuma chamar de "voz anónima" deve ser considerada pelo seu valor específico: frequentemente é genuína e não está condicionada por outros. Sabe-se que é assim e é bom conselho que seja escutada. No entanto, a blogosfera tem uma lógica própria que não se coaduna com algumas ideias antigas!

Coitada da criancinha se tiver uma pequeníssima parte do carisma do pai!
Sem imagem de perfil

De Corvo a 05.02.2016 às 15:49

Coitado é do futuro marido que a desgraça o tenha fadado para ela.
Pode ser que com um pouco de sorte o futuro infeliz tenha um golpe de felicidade e sofra um acidente mortal.


Um BFS.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.02.2016 às 15:49

Caro Leão Zargo,

Reconheço alguma razão no seu post, mas não concordo com algumas considerações que faz, entre elas:

"...desde Março de 2013 contrataram-se 87 jogadores (incluindo S19)"
Esta contagem não é séria...já que inclui jogadores que não são para equipa principal (p.ex o Gazela, que custou 20mil€ é comparável p.ex. ao Gauld que custou 3M€?) por essa razão tem de ser distinguido para que equipa foram contratados e qual o valor dessas contratações.
Deveria igualmente apresentar um comparativo com equipas rivais, para saber se está acima ou não da média.
E já agora, explicar algumas das razões que promoveram essas contratações,como por exemplo em Março 2013, BdC chegou a um clube que deveria ser candidato ao titulo, mas sem nenhum ponta de lança no plantel (Wolfswinkel já tinha sido vendido...)

"...que o Sporting continua a vender passes de atletas para acorrer a necessidades financeiras."
E conhece algum clube que assim não seja?! não consegue reconhecer que o Sporting ao contrário dos clubes rivais, foi o que menos titulares vendeu nos últimos 3 anos? não podemos atacar por vender e por não vender... entra-se em contradição!!

"o que seria do Sporting sem BdC?"
É fácil... seria a continuação dos últimos anos... défices constantes, sem títulos e a lutar pelo 3º lugar com o Braga...
Assumir que uma transformação como a que foi feita por BdC, que seria feita por qualquer um... é entrar em contradição com os últimos 30 anos de governação do Sporting e assumir que afinal o trabalho desenvolvido por BdC tem sido positivo.... parece-me a conclusão mais óbvia para quem diz que qualquer um faria o que BdC fez!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 17:52

Caro Schmeichel
A contagem é minuciosa e abrange todos os atletas (incluindo S19) contratados na presidência de Bruno de Carvalho. É um número surpreendente, como também surpreende o valor total envolvido. Neste aspecto, como se calcula, é difícil fazer as contas.
Seria interessante avaliar os efeitos que todas estas contratações tiveram sobre os atletas da Formação que ficaram impedidos de "aparecer" porque os caminhos estavam tapados. O pior é a ausência de planeamento estratégico, ao contrário de do que se propunha no programa eleitoral.

Refiro que Montero foi vendido para acorrer a necessidades financeiras de curto prazo porque há anos atrás o BdC insurgia-se contra esse tipo de negócios. Dizia que nesses casos conseguia-se vender sempre abaixo do preço.
BdC nunca hesitou vender em determinados contextos negociais: Bruma, Illori, Dier, Cédric… E todos aqueles que vieram da era de presidentes anteriores e que foram tratados como lixo. Incapacidade negocial. Se tivesse havido uma boa proposta por Patrício ou William já não estariam cá!

É um erro muito grande considerar que o Sporting está destinado a dois tipos de presidentes: Godinho Lopes ou Bruno de Carvalho.

Obviamente que BdC não faz apenas coisas más, seria irresponsável se o afirmasse. No entanto, vai uma grande distância entre a propaganda e a realidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2016 às 18:24

Excelente resposta caro Leão Zargo, mas não pense, nem por um minuto, que satisfaz o estado de espírito e/ou a visão do nosso leitor Schmeichel.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.02.2016 às 19:52

Leão Zargo,
Para ser considerado um número surpreendente, então teria de ser apresentado o custo total das mesmas, e compará-los com outros anos e outros clubes. Volto a repetir, meter no mesmo saco, jogadores como o Gazela, só serve para confundir... ainda ontem soube-se que um tal de Vera (jogador que jogou em 2 anos apenas 3 jogos pela equipa B) custou 3M€. Sabe quantos Gazelas dava para comprar? 120... Bem acima dos 89 jogadores que você indica.

Montero não era titular, mas o Slimani é.... e por acaso não recebemos uma proposta de 20M por ele? e BdC não a recusou? logo, existe margem a curto prazo...

É verdade que existe um mundo para além de BdC e de GL... mas como se analisa o trabalho de alguém? se compararmos com o passado é incorrecto? ou com os rivais? é que normalmente os críticos de BdC nunca comparam os dados que acusam BdC com nada... e isso não me parece justo!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 21:08

Schmeichel
Parece-me que, por si só, o número de jogadores contratados na era BdC é manifestamente excessivo e revelador da ausência de planeamento estratégico. Ora, não imagino como é que um Clube como o Sporting pode ter sucesso sem esse tipo de planeamento.

Não me parece essencial introduzir nesta análise o Reyes ou o Vera, o Ola John ou o Taarabat. Cada caso é um caso, mas em todas as circunstâncias temos de exercer o espírito crítico. Basta-me o nosso Clube para me preocupar e concentrar o meu tempo.
Obviamente que quando analisamos o presente temos o em consideração o passado e pretendemos perspectivar o futuro. Sempre foi assim. O problema é quando a sistemática invocação do passado destina-se a impedir a análise racional e pragmática do presente.

Preocupa-me muito que desde que Jesualdo Ferreira saiu não haja no Sporting uma política pensada e orientada relativamente à equipa B. Desde há três anos que na B tudo é conjuntural e dependendo de estímulos imediatos. Não pode ser assim, pois o planeamento estratégico é essencial num grande Clube.

Quando é que o Sporting recebeu uma proposta de 20M€ por Slimani? Confesso que não me apercebi.
Sem imagem de perfil

De Vozes a 06.02.2016 às 11:01

Excelente resposta, caro Schmeichel, mas nao pense, nem por um minuto, que satisfaz o estado de espírito e/ou a visão dos autores Zargo ou Rui Gomes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.02.2016 às 11:11

Pode ter muitas "vozes", mas a imaginação é nula, já para não falar de raciocínio !
Sem imagem de perfil

De carlos a 05.02.2016 às 15:51

Realmente este homem mente com todos os dentes que tem e faz-nos passar a todos por otários. Mas por quem é que esta pessoa nos toma? É preciso ousadia para vir com aquela cara dizer aquelas alarvidades. Já estou demasiado cansado com este oportunista. Já não conseguia ouvir a voz dele na televisão e agora já nem o consigo ler sem acabar a arrancar cabelos .

Como é evidente existem muitos adeptos mentecaptos, mas será que este gajo acha que somos todos? Ele acha que ninguem percebe o que está a fazer?

Enfim, só espero que nas proximas eleições apareça alguem com credibilidade para correr com este aldrabão.

Na verdade já cheguei a um ponto que qualquer outro candidato terá o meu voto. Pelo menos esse pode ser bom presidente, este já sabemos muito bem o que vale e ao que veio.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 17:55

Carlos
Este tempo ainda será de Bruno de Carvalho, desde que ele tenha condições para presidir ao SCP. Depois, como é próprio de um Clube democrático, os sócios decidirão o futuro presidente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2016 às 18:29

Bruno de Carvalho irá sobreviver ou não na liderança, mediante a conquista do título e os contornos do percurso até esse ponto. O adepto, em geral, como quase sempre, reage em função do resultado mais à mão. E, se isso vier a acontecer, é de esperar uma onda de propaganda jamais vista. BdC terá de contratar uma terceira empresa de comunicação:)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 19:23

Caro Rui Gomes
Creio que no caso de conquista do título será contratada uma super empresa de comunicação especializada em eventos especiais. Uma para a gestão de crises, outra para as redes sociais, imprensa, etc. e a terceira para eventos especiais!
Sem imagem de perfil

De Leao de Coimbra a 05.02.2016 às 16:25

Então não iam entrar 69Milhoes do negocio da NOS?
Onde está esse dinheiro, para se pagar ao William Carvalho, a Adrien??
Ou arriscamos a vê-los fugir também?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.02.2016 às 17:57

Leão
Há razões para estarmos preocupados relativamente a William e Adrien. BdC enfrenta uma grande responsabilidade e não pode recorrer aos métodos que utilizou com outros jogadores.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo