Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




daniel_braganca_no_pacos_de_ferreira_sporting_foto

Alexandre Santos, que treinou Daniel Bragança nos sub-23 do Sporting, elogia a aposta de Rúben Amorim e compara-o, ao nível da inteligência e da técnica, a jogadores de topo do futebol português e mundial.

Daniel Bragança, de 21 anos, está no melhor momento da sua carreira. Depois da estreia a titular na equipa principal do Sporting, conseguiu ganhar o seu espaço na selecção de sub-21, que garantiu a qualificação para os quartos de final do Europeu. Em entrevista a Bola Branca, Alexandre Santos coloca o médio ao nível dos melhores.

"O Daniel Bragança tem uma enorme capacidade cognitiva do jogo, sabe tudo o que é preciso saber, defensivamente, ofensivamente, e tem uma capacidade inacreditável de jogar ao primeiro toque. Sou um treinador que gosta desta capacidade de inteligência de jogo e qualidade técnica, foi dos jogadores que mais gostei de ter perto de mim", enaltece.

Alexandre Santos já trabalhou no FC Porto e no SC Braga, como adjunto de José Peseiro, "com jogadores que estão, ou estiveram, na montra nacional e europeia". Entre os quais Corona, Herrera, Hugo Viana, Alan, Mossoró, Sérgio Oliveira "e tantos outros". "Mas o Daniel Bragança, pela sua juventude, sempre me encheu as medidas", destaca.

Alexandre Santos comandou a equipa de sub-23 do Sporting na época 2018/19. Contactou de perto, entre outros, com outros dois médios leoninos de muito talento: Matheus Nunes, de 22 anos e já uma peça de relevo do plantel principal de Alvalade, e Bruno Paz.

De acordo com a análise, Matheus Nunes é um jogador que "equilibra muito bem o jogo" e prima pela excelente capacidade para levar a bola da sua área até à área adversária.

"Tem uma grande capacidade para conduzir a bola e enganar os adversários com o seu movimento corporal. A questão mais surpreendente é que há pouco tempo [Ericeirense em 2017/18] estava muito longe de um contexto competitivo elevado. Não é normal numa equipa A de um grande estar um jogador que há dois ou três anos estava em níveis competitivos muito baixos", assinala o técnico.

Bruno Paz, médio-centro de 22 anos que capitanea a equipa B, também está na calha para assumir um papel de relevo no plantel principal. Alexandre Santos fala de um jogador diferente de Daniel Bragança e Matheus Nunes:

"O Bruno Paz é muito possante, com uma capacidade muito grande de usar o corpo para resolver dificuldades.Tem uma boa qualidade técnica que junta a uma capacidade de resistência e força acima da média. Usa o lado técnico e o lado físico de uma forma muito completa, tanto pode jogar a seis como a oito, mas é um jogador mais à imagem do João Palhinha."

Reportagem de Carlos Dias, Rádio Renascença

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


11 comentários

Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 03.04.2021 às 09:04

Rui Gomes

Sem dúvida que os três jogadores citados neste Post. vão ter um futuro risonho, se continuarem a progredir como se nota até este momento. O Bruno Paz, para mim é um jogador espectacular. Teve a infelicidade de uma lesão grave, que o retirou vários meses da competição. Nos jogos que tenho visto esta época, já se nota a influência que ele tem no meio campo da equipa B. Não se tem falado muito dele na equipa principal, mas julgo que RA conta com ele. Quanto ao Matheus Nunes é igualmente um jogador , que nos tem surpreendido pela positiva e se o João Mário para a próxima época não estiver entre nós vai ser de caras o seu substituto. E por fim o Daniel Bragança, é um miúdo impressionante, com 21 anos, e com uma capacidade de gerir o meio campo como poucos em Portugal o fazem. A exibição dele na selecção foi memorável. Um jogador franzino mas com um pulmão que até cansa. Eu poderia dar-lhe uns quilos de boa vontade, pois ao longo da sua vida desportiva, vai levar muito "pau" , embora ele troque as voltas aos adversários. Uma jóia lapidada que o SCP tem e que deve perseverar a sua continuidade na equipa. Fernando Albuquerque (SCP)
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 03.04.2021 às 09:17

Lembro-me de há 2 anos ver jogar diversas vezes Bragança e Bruno Paz e ter ficado impressionado. Com um pouco de apoio, paciência e perseverança o Sporting vai ganhar ali um par de craques para muitos anos (ou até serem vendidos por bom preço).
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 03.04.2021 às 09:26

Rui Gomes

Peço desculpa, mas ando há dias com uma espinha atravessada na garganta, em relação ao jogo dos sub-23 que o SCP perdeu contra o seu rival de Lisboa,
É sabido que o SCP tinha de ganhar este jogo para continuar nesta competição. O nosso adversário já estava apurado e aquilo que eu vi foi uma equipa que não demonstrou ser melhor que a nossa. É verdade que marcou um golo e o SCP teve uma enorme quantidade de jogadas que poderia ter marcado, inclusive até um penalti falhou no final do encontro. O que me irritou foi a atitude do treinador, pois penso ser ele que manda na equipa . No dia em que se precisava de ganhar o jogo , apresentou uma equipa muito jovem, pois deu-se ao luxo de estrear salvo erro 4 jogadores com 16 anos. Estamos a falar de jovens até aos 23 anos, que algumas equipas apresentaram e que o SCP não conseguiu vencer. Um jogador com uma diferença de idades desta dimensão, pode ser muito bom, mas esse facto tem muita influência no seu rendimento.
Não conheço o treinador, mas faz-me confusão a forma como ele está presente nos jogos. Pouco ou nada se ouve a corrigir os seus atletas, sempre com as mãos no agasalho por causa do frio, mas estes jogos têm de ter outra presença do chefe, a não ser que ele já saiba qual vai ser o seu destino no futuro. Concluindo o SCP não está na fase final deste torneio e estes jovens até ao final da temporada vão jogar matraquilhos uns com os outros. Fernando Albuquerque (SCP)
Sem imagem de perfil

De RT a 03.04.2021 às 13:40

O Sporting mesmo vencendo o Benfica ficavava fora da competição. O Portimonense bastava-lhe ganhar o jogo com o Cova da Piedade o que veio a acontecer.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 03.04.2021 às 15:07

RT

Não conheço a classificação deste torneio. O locutor da SCPTV dá-me a impressão, que disse que o SCP necessitava de ganhar ao SLB para passar á fase seguinte. Sendo como diz o jogo foi a feijões e assim já se percebe tanta miudagem que se estreou. Estes já podem ir para a praia, pois a época acabou para eles. Grande organização da FPF. Gostaria que alguém da FPF me explicasse porque razão os iniciados, juvenis e júniores os respectivos campeonatos estão parados ? Por causa da pandemia ? Não deve ser, pois eles jogam nos sub-23, na equipa B e calculem 3 júniores na primeira equipa do SCP. É preciso ter muita paciência, para aturar tanta incompetência. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 04.04.2021 às 09:51

Rui Gomes

Recebi no meu site a informação, que deveria informar-me melhor em relação a quem autoriza ou não os campeonatos da formação. Segundo diz esse recado a DGS apenas tem a ver com o futebol profissional.
Eu agradeço a informação, mas tenho coisas mais importantes para me preocupar e não perco um segundo neste assunto. O que para mim é grave é estarem milhares de jovens sem jogar futebol e esses iniciados, juvenis e júniores, andarem espalhados pelas equipas de sub-23, equipas B e nalguns casos até na equipa principal. Mas existem milhares de miúdos que não jogam nesses escalões e eu gostaria de saber qual a razão desta parvoíce, que não me interessa saber se é o Organismo A, B, ou C que impede que estejam parados os campeonatos que referi. Estamos em Abril quase no final da época, os clubes investiram nesses jovens e não exercem a profissão que escolheram desde a época passada. Fernando Albuquerque (SCP)
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 03.04.2021 às 10:04

Jogadores manifestamente distintos.
Bruno Paz prometeu durante a sua formação mas parece-me algo distante de poder vir a ser um jogador marcante.
Falta-lhe intensidade e mais assertividade no seu jogo. Demora-se quebra de qualidade após a lesão.

Matheus Nunes é um jogador surpreendente. Muito bom tecnicamente, de uma enorme disponibilidade competitiva, peca apenas pela notória falta de “escola”. Em todo o caso, um jogador inteligente em campo e que tem queimado etapa na sua progressão. Dado ser ainda muito novo, poderá vir a ser um jogador com algum relevo.

Daniel Bragança não engana...
É um caso sério, desde o primeiro dia que o vi jogar e, chegado ao seu patamar mais elevado, antevejo que rapidamente conquistará o seu espaço em definitivo.
No Sporting será um jogador fundamental e terá todas as condições para um dia chegar longe internacionalmente.
É daqueles jogadores onde se nota categoria para vir a ser uma figura de categoria mundial.
Um novo Bruno Fernandes... quer-me parecer!
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 03.04.2021 às 10:40

Entretanto, um pouco à parte, é decepcionante o quadro hoje apresentado no Record sobre a situação dos jogadores emprestados pelo Sporting.
Temos ali imenso encargo por resolver e sem retorno possível à vista.
Os clubes em geral, mas sobretudo o Sporting em particular, têm que começar a adquirir mais critério nas suas aquisições.
Não se entende que após tantas e tantas más experiências nesse sentido se insista sistematicamente em contratar jogadores de qualidade altamente duvidosa é sempre por preços que rapidamente se depreendem absolutamente desajustados face à falta de qualidade que imediatamente revelam.
O Sporting que seja capaz, pela mão deste treinador mas fundamentalmente como filosofia de gestão em definitivo, procurar investir seriamente na qualidade enorme da sua formação, completando a composição do seu plantel apenas pontualmente com jogadores de categoria devidamente reconhecida.
Senão teremos sempre este lastro permanente que não nos permite evoluir para um patamar mais elevado mas, sobretudo, mais equilibrado do ponto de vista financeiro e competitivo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.04.2021 às 14:17

Exdelente descrição de quem conhece bem os jogadores de quem trabalhou com eles.é isso tudo que descreve mas o destino é sempre o amanhã na base do que trabalharam hoje, so a continuar a trabalhar muito e essencialmente bem podem ser figura, depende sempre deles e da sua vontade.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 03.04.2021 às 17:34

Ao Daniel Bragança eu aplico uma frase do Quinito (um dos treinadores mais carismáticos da história do futebol português e responsável por diversas frases marcantes) que ele proferiu sobre o Pedro Barbosa:
"Se pudesse comprava o Daniel só para o pôr a jogar no quintal»
É um maravilha e um luxo vê-lo jogar que, egoisticamente, dá vontade de ver a sua qualidade para deleite pessoal.

São estes "génios" do futebol, que pensam o jogo como poucos, que o "vêem" antes dos outros e que o executam para surpresa dos outros, que variadíssimas vezes são incompreendidos e preteridos, só porque não têm uma compleição física que muitos acham imprescindível para um jogo físico.
Felizmente também há vários que percebem que estes "génios", bem trabalhados e aproveitados, têm a capacidade de serem importantes nas diversas vertentes do jogo, como exige o futebol actual.
E só por eles dá gosto ver um jogo de futebol.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 03.04.2021 às 19:08

Muito bem evocado caro Leão do Norte!
Pedro Barbosa foi dos jogadores que mais marcaram, tanto pela sua qualidade técnica como pela sua inteligência apenas ao alcance de muito poucos...
Complementava os seus atributos com uma atitude e postura irrepreensível em campo... em suma, um Senhor!
Orgulho-me de te-lo tido como como grande capitão e bi-campeão neste clube que a ele lhe deve muito esses dois títulos.

Em Daniel Bragança sente-se o espírito da antologia de um grande jogador de futebol.
Terá muito que evoluir para poder chegar ao patamar de Pedro Barbosa mas é certo que, pela idade que ainda tem, poderá ir ainda muito mais longe.
No entanto, Barbosa deve e poderá ser sempre uma excelente fonte de inspiração...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo