Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O dia em que Acuña voltou do exílio

Rui Gomes, em 05.11.18

 

Tiago Fernandes, de cabeça fresca, viu de imediato o que nos parecia absurdo mas que José Peseiro teimava em ignorar: a qualidade de Acuña exangue no exílio da lateral. E ontem, em São Miguel, um rosto novo, uma mudança inteligente, uma energia recarregada e a atitude dos jogadores – sempre eles! – fizeram a diferença. 


Atrasado mental.jpgPara ser sincero, também me apetece defender José Peseiro, que em quatro meses no Sporting e perante circunstâncias particularmente difíceis cumpriu uma tarefa responsável e abnegada que merece elogios. Abandonado pela nova direcção – e até pelo "padrinho" Sousa Cintra – com o talento no plantel reduzido a 50 por cento e detestado por muitos adeptos que pedem a Lua, o treinador acabou, como se esperava, despedido, e como não se esperava de gente tão civilizada, afastado como um incompetente e um inútil. Deixo-lhe um aceno de simpatia, a vida continua.


Coisa diversa de apoiar Peseiro são as críticas ao direito de Frederico Varandas de tomar as decisões pelas quais só ele responderá. Afinal, o técnico dispensado veio do desemprego para o Sporting e teve mais uma oportunidade, ainda que difícil, penosa mesmo, de desenvolver o seu trabalho. E cometeu erros como aquele que o levou a mexer demasiado na equipa que escolheu para defrontar o Estoril. Fê-lo de forma suicida, após haver conseguido, frente ao Boavista, a melhor exibição da época e de ter perdido com o Arsenal de novo com a ajuda da fiel companheira que nunca lhe falha: a bruxa dos últimos minutos.
 
Isso para deixarmos no esquecimento que o árbitro prejudicou claramente os leões na partida da Liga Europa, ao fazer vista grossa a uma falta para grande penalidade. Nada que tivesse excitado muito aquela "boa imprensa" que queria à viva força ver Paulo Sousa em Alvalade – ui... do que o Sporting se livrou!

O sucesso das empresas, no futebol ou fora dele, não se compadece com sentimentalismos, e Varandas fez bem em mudar de treinador se entende, e para isso foi eleito, que defende assim os interesses do Sporting. Apesar de ninguém, para além dele e do amigo dr. Araújo, estar a ver como poderá Marcel Keizer melhorar a situação de uma equipa que continua a competir, quase intacta, em quatro frentes, e que segue até, no campeonato, em terceiro lugar e com dois pontos de vantagem sobre o Benfica.
 
A alegria dos cemitérios com que o holandês do presidente Varandas será recebido em Lisboa prenuncia vaias sem fim ao presidente quando a bola não entrar – ele tinha em Peseiro, que não escolheu, um seguro de vida e rasgou-o – e recomenda a Tiago Fernandes que se mantenha atento: depois de ontem, já não é só o filho do maior «capitão» da história do Sporting.

E não foi o despedimento de Peseiro que motivou os assobios que esperavam nos Açores por Varandas. Ele precisará de grandes êxitos desportivos para esbater a imagem daquela figura veneradora que emergia como uma sombra do banco do Sporting, repetindo os gestos tantas vezes destemperados do querido líder – que viria mais tarde a abandonar. Nada lhe será perdoado, a memória é uma chatice.
 
Alexandre Pais, jornal Record
 

publicado às 11:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.11.2018 às 12:12

Algo exagerada , excessiva , desajustada e muito injusta a designação ao Peseiro como inutil e incompetente .

Foi muito util e com competencia o seu trabalho quando pegou nos cacos e preparou minimamente a equipa para as competições , falta-lhe sim pulso de liderança de grupo e até fica-se a perceber na sua própria comunicação para o exterior que nao deve ser muito diferente da que utiliza para o interior , aí sim tem o seu pecado mortal.
Depois quando se falha e neste caso sucessivamente analisa-se mais ao pormonor eventuais erros que possa ter cometido ao deixar sair jogadores que podiam ser uteis ao plantel e á equipa, mas daí a ser inutil e incompetente vai uma grande distancia.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.11.2018 às 12:13

comentario acima do Indiana Julio.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 05.11.2018 às 12:40

LOOOOOOLL!!
Ganda Julio!!
Se eu fosse o Peseiro mandava dar-te uma "sova" 😁😁
Encheste o Peseiro de porrada e agora... e agora limpas as feridas ao "amigo" Zé😊
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.11.2018 às 13:49

Na mouche. A insustentável leveza do ser do bicho humano.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.11.2018 às 13:55

Vejam os meus comentarios e sua coerência .
Sempre defendi que Peseiro foi muito ultil num determinado período dificil na vida do Sporting , sempre disse isso , e defendi-o até Portimão mesmo até quando foi a derrota em Braga sai em sua defesa .

Apartir de Portimão e como aquilo tudo aconteceu é que perdi a fé nele porque senti que essa derrota resultou de uma pessima preparação do jogo quando as responsabilidades eram acrescidas por Benfica e Porto se defrontarem nessa jornada.
Sempre aceitarei perder de momento que a pele fique em campo , de momento que se venda bem caro essa derrota ao adversario e o que aconteceu em Portimão foi vergonhoso.
Apartir dai ficou na corda bamba , e reentero sem espinhas tudo o que escrevi.
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 05.11.2018 às 15:25

É o karma!!
Com esta coerência,lá para 2075 ainda arranjas emprego a cortar a relva.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 05.11.2018 às 12:37

Simplificando - Varandas era bom quando contribuiu para a queda do ex-presidente do Sporting.

Agora é o proximo alvo a abater principalmente se as coisas até começarem a correr bem.

Hoje no record, amanhã na Bola e muito em breve no CM
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 05.11.2018 às 13:19

Cris... avisei aqui! Várias vezes
Era só ler os Blogs com comentários intrumentalizados.
Era só ouvir TVs e afins!
A porra nisto tudo, é o adepto verde e branco deixar-se levar(alegam liberdade) e de repente, um caos, caótico! 😊

Ser Presidente é fácil, ser Líder é complicado!


P. S.. E a prepósito do novo Keizer vai na mesma linha.
Leio por aí cada mentira (formador, ofensivo, Ajax, etc....)
Logo a seguir é que vão ser elas!
Sem imagem de perfil

De M1950 a 05.11.2018 às 12:56

Discordo totalmente.

O Acuña não tem capacidade de desequilíbrio para jogar na frente de ataque do Sporting , nem qualidade a envolver-se no ataque , isto apesar do bom jogo de ontem , lateral será mesmo a única posição onde pode vingar no Sporting , porque também não tem grande poder de decisão para jogar como um 8.

Por falar em lateral , apesar do erro no lance do golo o Lumor esteve bem e mostrou que poderia ter tido pelo menos uma oportunidade , espero que apareça mais vezes e dispute o lugar com Acuña.


De resto o Peseiro tinha mesmo de ser despedido sob pena do Sporting afundar-se completamente.

Não conheço este treinador , estou a ler opiniões que afirmam que é um treinador de futebol ofensivo e aposta na formação , vamos ver se se confirma.
Para já Varandas livra-se desse "seguro de vida" e assume a sua decisão e aposta já esta época.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.11.2018 às 12:59

Subscrevo inteiramente no que diz respeito ao Acuña, não tem jogo para o interior.

Lumor, como referi na crónica do jogo, surpreendeu, pela positiva, apesar do erro no golo.
Sem imagem de perfil

De M1950 a 05.11.2018 às 20:18

Sim o Lumor aparenta ter algum jeito , até porque tem sido convocado para a seleção do Gana sem jogar no Clube e ainda é muito novo. O erro é a meias com Renan que se atrapalhou com o vento e ficou na indecisão se saia ou não.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.11.2018 às 13:33

Acuna jogou muitas vezes com sucesso á direita quando na sua equipa na Argentina mas nao como extremo , sim como medio volante , é um jogador que protege a bola como poucos nos pequenos espaços .

Mas para que se rentabilize mais as suas caractristicas tem que ter liberdade de "chegada "

Na seleçao argentina tem sido resgatado e utlizado como lateral esquerdo mas com permisso de ganhar a profundidade ou espaço para os cruzamentos.

De todas as formas e para o "nosso" campeonato pode jogar tambem á direita como ontem, sempre que tenha essa liberdade de chegada.
Até porque o problema do Sporting de peseiro era nao ter muitos jogadores a chegar o que limitava muito as manobras de ataque com poucos jogadores a poderem finalizar.
O Sporting necessita de ter sempre 3,4,5 jogadores a chegar custe o que custar fisicamente.
Sem imagem de perfil

De M1950 a 05.11.2018 às 20:16

Protege a bola como poucos de costas para a baliza como faz nas alas , na Argentina é possível que tenha sucesso como interior , porque os jogos são partidos e permite-lhe receber e correr como gosta porque há muito espaço para os médios , mas é nesses espaços curtos que mostra as suas limitações , é um jogador que nunca vejo a solicitar uma tabela , a sua decisão passa por receber , correr , cruzar e rematar quando entra em espaços interiores , como médio no Sporting é preciso criatividade e ele do que vi e posso estar enganado oferece apenas combatividade.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.11.2018 às 14:20

M1950,
Bem vindo.
Pelo Sporting já passou muito pior que Peseiro e ainda não se afundou. Além dos que por lá passaram nos últimos anos, quantos levaram o Clube a uma final da Liga Europa? E quantos (excepção a Paulo Bento) perderam o campeonato com um golo irregular, de Luisão. Não perderam, nem podiam perder porque nunca lá chegaram. As coisas não são tão simples como, às vezes, as descrevemos.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.11.2018 às 14:31

Meu caro insiste com a prestaçao do Peseiro no ano 2004/6 e já la vão 14 anos , muita coisa mudou e entretanto só tem somado desaires atras de desaires com despedimentos precoces sistemáticos .

A falta de sucesso nestes longos anos no Peseiro fez dele um treinador sobre pressão sobre si proprio e acaba por transmistir isso mesmo tambem ao balneário em que nao é levado a serio. A sua mensagem quando na hora do sacrificio nao passa , falta-lhe punho e garra interior .
Repare que quando se está habituado a perder muitas vezes isso para a ser normal para essa pessoa o que contrasta e muito com as responsabilidades do Sporting e das exigencias da actual massa associativa do clube que nao admite margens de erro pelos largos anos sem titulos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.11.2018 às 16:18

Coleccionar desaires faz parte da vida de muitos treinadores. Quer que lhe faça uma lista, apenas no Sporting?
Sem imagem de perfil

De M1950 a 05.11.2018 às 20:09

Nação Valente boa noite,

Eu enquanto adepto , o que queria de Peseiro quando chegou , era futebol e aposta na formação , ele lançou Nani e Moutinho sem medo , achei que as contingências do Sporting levariam a que assim fosse e mesmo o seu regresso que até eu um dia desejei era porque o Sporting com ele apesar de não ter equilíbrios jogava muito bem e como eu gosto na época que você refere.

Ou seja eu parti com esta expetativa.

O que foi que eu vi , um complexo com as suas próprias ideias e um treinador a forçar uma imagem de disciplinador que desde sempre foi algo que lhe foi apontado como a sua maior lacuna , a falta de pulso.

Usou e abusou da disciplina. 4 meses 4 casos. Chega uma hora que a sua mensagem não passa - porque quem tem liderança de verdade não necessita de estar constantemente a impor disciplina - e o pouco que o Sporting tinha a nível coletivo que era uma boa organização na pressão alta foi desaparecendo e a equipa entrou numa aleatoriedade pois nada apresentávamos em campo além da capacidade individual dos jogadores e sendo assim acho que iriamos perder mais jogos do que ganhar.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.11.2018 às 13:49

Esta conversa do lateral, deveria primeiramente ter em consideração que tipo de lateral é pretendido… o Acuña a lateral permitiria dar muita qualidade ao cruzamento…. aqui a questão é o sistema táctico, porque o Peseiro ao jogar com o Nani na frente do Acunã, basicamente obrigava o argentino a estar sempre a trás porque o Nani não defende.

Dizer que é um desperdício jogar com o Acuña a defesa esquerdo depende muito das soluções ofensivas…. ninguém diz que é um desperdício o Marcelo ser um defesa esquerdo?!?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.11.2018 às 13:54

Uma análise que subscrevo, com excepção das considerações sobre Acuna.
Sem imagem de perfil

De João SCP a 05.11.2018 às 14:04

Boas,

Eliminei o blog "Galáxia Futebolística" e, no seu lugar, nasceu um novo blog de seu nome "Passe a Rasgar". Será que o podem adicionar à vossa lista de blogs a seguir?

https://passearasgar.blogspot.com/

Abraços

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo