Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O dia mais longo terminou bem

Rui Gomes, em 24.06.18

 

img_770x433$2018_06_23_23_54_58_1413931.jpg

 

Bruno de Carvalho vai ficar na história do Sporting como o primeiro presidente a ser destituído em 112 anos de história! Eleito em 2013, depois de obrigar Godinho Lopes a demitir-se para não enfrentar a "vergonha" de uma destituição em Assembleia Geral (ironia do destino), o líder leonino, que foi depois reconduzido na presidência em 2017, foi este sábado afastado por vontade da maioria dos sócios.

 

Cinco anos e três meses depois de ter assumido a presidência, Bruno foi destituído.Jaime Marta Soares informou que 71,36% dos 14735 sócios votantes quiseram a destituição do presidente, contra os 28,64 que o apoiavam. Abstenção ficou-se pelos 0, 53%.

 

Quase quatro meses depois de ser legitimado por mais de 90 % dos sócios, o líder voltou a ser submetido a um teste. Desta vez não foi um teste de popularidade, mas sim um teste à competência para continuar a decidir os destinos do clube e...chumbou. Com ele caiem também os restantes elementos do Conselho Diretivo - Carlos Vieira, Rui Caeiro, José Quintela, Luís Roque e Luís Gestas.

 

Falta ainda clarificar como ficará o cargo de Bruno de Carvalho na SAD (termina o mandato dia 30 de junho) até que seja marcada uma AG de acionistas para o substituir. Algo que terá de acontecer a pedido do clube, que é o maior acionista da SAD e quem decide o seu representante, algo que deverá acontecer nos próximos dias, sendo que a Holdimo (maior accionista privado da SAD) já solicitou ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, um processo de destituição dos administradores da Sociedade.

 

Chega assim ao fim o polémico reinado de cinco anos de Bruno de Carvalho, com os últimos quatro meses muito conturbados. A gota de água surgiu no dia 15 de maio com o ataque de um grupo de adeptos a jogadores e staff em plena Academia, em Alcochete, que levou nove jogadores a rescindir com o Sporting.

 

O sucessor será escolhido no dia 8 de setembro - e Bruno de Carvalho pode recandidatar-se, apesar de ter dito que não o iria fazer. Até lá, salvo algum pedido de impugnação ou outro qualquer artifício jurídico, o clube vai ser gerido pela Comissão de Gestão liderada por Torres Pereira, que até 2017 foi vice-presidente da direção de Bruno de Carvalho.

 

Qual condenado que enfrenta o seu carrasco, Bruno decidiu enfrentar a Altice Arena depois de publicar 24 mensagens no Facebook sobre o que se passava no interior do pavilhão, ele que a 4 de fevereiro criticava no mesmo Facebook quem "ilegalmente" filmava uma intervenção numa Assembleia.

 

Cansado de ver os acontecimentos de longe, o líder do conselho diretivo e os membros da direção que se mantiveram fiéis a ele, deram entrada no pavilhão, pela garagem. Entrou aplaudido por uns e apupados por outros. Dirigiu-se à Mesa e pediu a palavra, mas Marta Soares disse-lhe que "não", afinal o período dado para as intervenções dos sócios já tinha terminado. Não falou, mas cantou - "E o Sporting é o nosso grande amor..." e fez vénias aos adeptos.

 

Depois, qual mestre de cerimónias, fez uma ronda pela sala e trocou ideias com alguns associados e foi para a fila para votar. Enquanto esperava foi tirando selfies com alguns sportinguistas, alheio ou não a quem defendia que não podia exercer o direito de voto numa AG de causa própria, ou seja, de destituição dele próprio como presidente. Uma incompatibilidade, segundo o art.º176 do Código Civil.

 

"Bruno de Carvalho não devia ter votado" e "não estava credenciado" para entrar por onde entrou, acusou Henrique Monteiro, da Comissão de Fiscalização. Mas essa será mais uma discussão, entre muitas outras, para os próximos dias. Para o registo fica o voto do presidente.

 

Apesar dos muitos focos de tensão, com assobios e insultos entre apoiantes de Bruno de Carvalho e os que estão contra ele (leia-se Marta Soares), a AG decorreu sem problemas de maior. O único incidente digno de registo foi protagonizado pelo presidente da Holdimo. Até porque a presença da polícia e de elementos de segurança privada dentro do pavilhão foi uma constante.

 

Segundo relatos de vários adeptos, Álvaro Sobrinho foi agredido com copos, isqueiros e outros objetos, além de ter sofrido alguns empurrões, que o obrigaram a barricar-se numa casa de banho até que a PSP e a segurança privada o conseguirem retirar em segurança. Minutos depois, Sobrinho minimizou a situação e, em declarações à TVI, disse que se tratou de "tentativas de agressão", "numa situação orientada". Depois esperou em local incerto e exerceu o direito de voto, devidamente escoltado, já perto do fecho das urnas.

 

Na fila como qualquer outro dos cerca de 15 mil associados que se deslocaram ao Altice Arena estiveram os ex-presidentes José Roquette, que fez mais de 400 quilómetros para pode votar "e ajudar o Sporting a sair do buraco em que está". E também Santana Lopes e Dias da Cunha esperaram pela sua vez para votar. Como eles, mas de orelhas a arder, Sousa Cintra, que aceitou fazer parte da Comissão de Gestão liderada por Torres Pereira, e revelou não estar surpreendido com a presença de Bruno de Carvalho na AG.

 

José Maria Ricciardi foi o mais apupado do dia, mas nem isso o demoveu de ir votar. Um direito de sócio que José Couceiro e Pedro Baltazar, dois ex-candidatos à presidência, também exerceram. Tal como Inácio, João Benedito, Paulo Futre, José Eduardo e Frederico Varandas, entre outros.

 

Reportagem de Isaura Almeida, Diário de Notícias

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 24.06.2018 às 06:44

Alguém adivinha quem foi o democrata e grande sportinguista que escreveu estas pérolas:

“Hpje foi uma das maiores golpadas que assisti ao vivo na minha vida”
“Um conjunto de cretinos viciaram os resultados de uma AG. “
“Quem esteve na AG percebeu que os resultados estão ao contrário... mas chega!”
“...Enfim... um Clube de Ilustres Inúteis mas que realmente mandam.” (Nota: antes desta frase, listava uma quantos nomes de “personalidades”. Não se referia aos sócios em geral. Calma, que uns quantos destes também não escapam! Ver mais abaixo)
“Mas para mim acabou. Podia impugnar esta AG por todas as ilegalidades cometidas: sim. Mas não o vou fazer. Era só o adiar o ter de devolver o Clube a quem nele mesmo manda.”
“...Não quero fazer parte de um conjunto de cretinos que não valem o ar que respiram. ... Hoje deixei de ser para sempre sócio e adepto deste Clube...”
“...Não, não vou regressar para as bancadas. Não, não vou mais vibrar com as vitórias...”
“...A minha carta de suspensão vitalicia de sócio segue segunda feira e nunca mais seguirei sequer os eventos desportivos do Clube...”
“...Tristes e fracos de espirito todos aqueles, muitos ou poucos, que puseram um cruz no sim à destituição da única Direcção qie teve um mandato, no Clube e SAD positivo...”

Atenção que as “promessas” são para serem levadas de forma cuidada, à imagem de outras que foram dadas com o ar mais serio possível.

Não gostava de estar na pele dos elementos da comissão de gestão! A missão tem dimensão hercúlea. Será primordial saber o real estado do clube com uma auditoria seria (não é só para verificar eventuais tropelias, mas com muito do fumo que foi sendo espalhado é necessário saber mesmo a fundo e muito rápido o real estado) sem descurar o que tem de ser feito JÁ (financiamento, jogadores que rescindiram se bem que aqui será difícil porque, oficialmente, já não tem ligação contratual com a SAD, verificar se é para reverter decisões de contratações que ainda o podem ser, intervenções que pacifiquem o clube,...)

Esta ação de auto suspensão de sócio que BdC pretende alegadamente fazer, para além do óbvio teatro de vitimização, não sei se não terá ulteriores intenções, como o de parar o processo que decorre na comissão de fiscalizacao (se é que este ato o faz parar), fazer “adormecer” os possíveis candidatos. É que nada impede de retomar a condição de sócio sem perda de direitos (nomeadamente, o de se candidatar às eleições, se não estou em erro).
Falando neste processo, a poder prosseguir, acho que até seria de bom tom fazer, se possível, com que a decisão final fosse tomada pelo próximo conselho fiscal e disciplinar que sair das próximas eleições “mais legitimado” pelos sócios. Se bem que não me chocaria de todo que a deliberação final seja tomada pela corrente comissão, que tem toda s legitimidade para o fazer.

Embora ainda tenha algumas dúvidas, a ver se é desta que o Sporting deixa de ser constantemente notícia e que seja o tempo de voltar à “normalidade” possível para tratar de si convenientemente.
Imagem de perfil

De Greenlight a 24.06.2018 às 11:00

É o estertor do aldrabão (e muitas coisas mais). Quem esteve ontem na AG, entrou pela porta devida, para ser credenciado e ouviu algumas das intervenções inenarráveis dos apoiantes do sr.bruno, percebeu de imediato que ele iria ser destituído. Havia, de facto, alguns apoiantes do aldrabão a fazerem as suas habituais ruidosas manifestações de má criação e a aplaudir os idiotas discursos pró-bruno, mas a grande maioria "silenciosa" reagia com grande indiferença às patetices que iam sendo proferidas. Esses sócios tinham ido à AG com um único propósito, votar para destituir o aldrabão e todos ou quase saíam de imediato do pavilhão. Os arruaceiros do sr.bruno foram lá com o propósito de o segurar, pressionar todos os outros e se possível boicotar o a votação. O miserável chefe dos arruaceiros chegou quando percebeu que a maioria silenciosa já tinha saído para levar um (pequeno) banho de muitidão da pequena claque de desordeiros que por lá permanecia e tentar condicionar o apuramento dos resultados. É absolutamente patética a sua postura de se sentar frente às urnas como que tentando, por artes mágicas ou de bruxaria transformar uma estrondosa derrota em mais uma vitória. Deu-se mal a segurança existente não permitiu a viciação dos votos a seu favor. Acabou o seu catastrófico caminho como presidente do Sporting. Creio que irá, agora, começar um penoso caminho para fazer contas com a justiça por todas as trafulhices que praticou em 5 anos no Sporting e na SAD.
Sem imagem de perfil

De Bhodi a 24.06.2018 às 11:01

Tem toda a razão em estar preocupado, o João Bartolomeu acabou o trabalho de dar cabo da SAD da UDLeiria quando já era presidente demissionário. Quanto ao estatuto de associado, é por de mais óbvio que acabará expulso, mas cumpridas todas as legalidades processuais, para que não se diga que foi vítima de uma vingança. Daí até lá deverá ser mantida a suspenção enquanto se investiga as contas da SAD.

O que ignoro, é se é possível ser presidente de uma claque suspenso ou expulso de sócio. Imaginem o facínora líder da Juve Leo...
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 24.06.2018 às 14:26

Essa de líder de claque até me deu a volta ao estômago! Para além de um grande calafrio! Seria precisa uma lata do tamanho de um estádio.

E falando em claques, estou curioso se este será um tema de programa dos candidatos e que ideias aparecem, se bem que não seja um tema importante comparado com todas as matérias urgentes.

Sem imagem de perfil

De Js a 24.06.2018 às 08:02

O “sonho do menino” tornou-se um pesadelo para muitos adultos, finalmente terminou... venham bons candidatos e que quem ganhe nos conduza à glória com ética, respeito, principios e respeitando os valores do Sporting Clube de Portugal!
Sem imagem de perfil

De João a 24.06.2018 às 08:25

Hoje praticamente não dormi, qual miúdo na véspera de Natal, queria ler os jornais, confirmar que era mesmo tudo verdade, estamos livres deste pesadelo que durou 5 ano!

Que alívio! Que felicidade!

Pelo meio, o destituído brindou-nos com mais uma demonstração de baixo nível, ordinárias e cretinice...nada de novo portanto!
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 24.06.2018 às 08:33

Ontem enquanto esperava na fila para votar, foi conversando com vários Sportinguista que manifestavam a sua preocupação com a continuação de BC a frente da SAD caso ele fosse destituído como veio a ser o caso( Aleluia)..O BC é bem capaz de minar a SAD antes da sua saída, seja através de factoring ou de contratos ruinosos, estas preocupações são legitimas e reais quando temos um Vigarista como BC a frente da SAD..

É preciso correr com o BC o mais rápido possível da SAD, não se pode dar tempo para que sejam destruída provas do compadrio desta Direcção e certos Agentes (Testa de Ferro), assim como empresas fantasma que foram constituídas nestes últimos 5 anos com a única finalidade de sacar dinheiro ao Sporting..

Ontem fiquei pasmado quando vi na TV apoiantes de BC a chorarem por verem o seu Líder na AG e não eram miúdos, esses vi eu e andavam pelo pavilhão a bater palmas e assobiarem para fazerem crer que eram a Maioria ..Eram homens adultos que choravam pelo seu Guro , vamos ter uma longa batalha pela frente para unir o Sporting uma vez mais...Estes seguidistas acéfalos só vão cair na realidade quando aparecerem provas inequívocas contra BC e seu bando, que se faça urgentemente uma auditoria e que não se esconda nada, que se mostre todo aos Sócios, só assim vamos ter paz e acabar com este seguidismo acéfalo que tantos prejuízos nos causou e vai continuar a causar..

Viva o Sporting
Sem imagem de perfil

De Fernandes a 24.06.2018 às 09:23

Se a próxima direcção permitir que lhe seja colado o rótulo de "tótó" ou "croquete", a situação vai-se deteriorar rapidamente. Já se conseguir passar uma imagem de firmeza e ambição, tudo será mais fácil. As modalidades vão ter um peso grande, porque foi criada a expectativa que o investimento faraónico actual é sustentável.

Tudo depende de quem for eleito, e da inteligência que tiver para gerir as expectativas da massa adepta sem dinheiro, como BdC fez entre 2013 e 2015.
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 24.06.2018 às 10:01

Seja quem for eleito tem de seguir uma linha de verdade e transparência..O investimento desenfreado nas modalidades só foi possível através do desvio de dinheiro da SAD para o clube, nunca seria possível ter este orçamento megalómano só com o dinheiro das cotas..

Se fizeram desvio de dinheiro da SAD para o clube também é bem possível que tenha havido outros desvios de dinheiro com destino mais sombrios.,E aqui reside na minha opinião a solução imediata para acabar de vez com este culto doentio..

Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 24.06.2018 às 08:47

Ha que ter atenção. Este bando de acéfalos que ontem perderam, jamais deixarão de tentar minar o clube!!
Sem imagem de perfil

De Fernandes a 24.06.2018 às 09:17

Com eleições em Setembro, quem vai preparar a próxima época entretanto? É uma situação insólita. Desta vez vai será muito mais difícil recuperar o clube (se é que chegou a recuperar de 2013).

Não consigo imaginar um candidato mais forte que Frederico Varandas (se terá sucesso ou não é outra conversa), mas com um salário de 10 mil euros à mão de semear, certamente alternativas não vão faltar...
Perfil Facebook

De André C. Figueiredo a 24.06.2018 às 09:45

Isaura Rodrigues ou Isaura Almeida?

S.L.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.06.2018 às 09:57

É Almeida, obrigado. Já estava meio a dormir:)
Sem imagem de perfil

De Leoa a 24.06.2018 às 10:03

Com Esforço, Dedicação e Devoção, obtivemos a Glória!

Quero só agradecer a todos os Sportinguistas que se deslocaram ao Altice Arena para votar "SIM".
Um agradecimento especial a todos os que se deslocaram de longe para o fazer.
OBRIGADA!

SL
Sem imagem de perfil

De Rui a 24.06.2018 às 10:09

Os meus parabéns pelo salutar exercício democrático e de participação associativa. Os meus parabéns igualmente pela vitória do civismo e do bom senso face à boçalidade e ao populismo primário. Faço votos que esta nova fase signifique uma efetiva recuperação da vossa centenária instituição
Saudações de um rival (e não inimigo)
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 24.06.2018 às 10:12

Parabéns a todos os sportinguistas,pela votação de ontem , e desejo-vos a minha melhor das sortes para o que aí vêm.
Ps- o post de hoje de Bruno Azevedo de Carvalho ele já veio dizer que sairá de sócio do Sporting pois teve um convite do Pinto da Costa para pertencer a equipa de comunicação do fcp,a juntar se ao chiquinho dos valores.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo