Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O enigmático Fernando Santos

Rui Gomes, em 23.06.16

 

img_FanaticaBig$2016_06_22_17_18_09_1119141.jpg

 

Pouco mais tenho para dizer sobre este homem que insiste em não colocar em campo a melhor combinação de talentos à sua disposição. Portugal qualificou-se para os oitavos-de-final apesar dele e não há razões algumas, neste momento, para sentir muito optimismo quanto ao jogo que nos espera, no sábado, diante da Croácia, que não só venceu o seu Grupo, como derrotou a poderosa Espanha no processo.

 

Fernando Santos explicou a sua estratégia defensiva nos últimos 15/20 minutos do embate com a Hungria, preservando um empate e arriscando terminar no segundo lugar e a ficar no lado dos "tubarões" - a começar com a Inglaterra - uma situação apenas evitada depois da Islândia ter marcado o golo da vitória nos descontos, quando o jogo de Portugal já tinha terminado:


«Há que realçar a qualificação porque esse era o primeiro objectivo. A partir dos 80 e poucos minutos, eles não quiseram jogar mais. Ainda fomos lá tentar roubar a bola, evitar que o guarda-redes perdesse tempo, mas eu próprio queria um pássaro na mão e não dois a voar. Não estou maluco! Foi por isso que entrou Danilo.

Num campeonato nacional, só é válido ficar em 1.º. No Europeu e Campeonato do Mundo, não é assim (...) Não interessa ser 2.º ou 3.º. As três equipas são apuradas. São contextos completamente distintos. Isto assim parece uma análise de campeonato nacional».
 

4137_b34b3d211d2183c4aba6d6c1eea2ebcd (2).jpg

Duas situações que não compreendo e que nada se relacionam com o proverbial "puxar a brasa à minha sardinha": Cédric Soares defende melhor do que Vieirinha e faz a ala ao limite, em vez de cortar sempre para o interior e raramente efectuar cruzamentos. Adrien Silva é um excelente jogador e não merece o tratamento de que está a ser alvo. Com a sua experiência, é incompreensível a opção pelo miúdo Renato Sanches, já para não evocar João Moutinho no onze titular.

 

Nem dá para prever a equipa que vai entrar em campo no sábado. A julgar pelo que se viu até agora, será mais do mesmo, com o inevitável sofrimento à nossa espera. Um cínico até diria que seria melhor ele demitir-se antes do jogo, para Portugal ter alguma hipótese de vencer.

 

publicado às 04:59

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De m1950 a 23.06.2016 às 06:59

Gomes e Moutinho têm de sentar.

Patrício, Cedric, Pepe, Carvalho, Guerreiro, William, Adrien / Renato, João Mário, Nani, Quaresma e. Ronaldo.

É fácil. O Vieirinha tem jogado de facto muito pouco para o que se exige, ofensivamente não acrescentou nada, a defender é uma lástima.

Croácia é o segundo melhor coletivo do europeu atrás da Espanha e do meio campo para a frente são uma equipa de luxo. Mas dentro das equipas do nosso lado das brackets, nós somos a maior referência no ranking sendo que só nos atingimos uma vez a final, temos alguma tradição do nosso lado apesar deles serem os favoritos.


Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 23.06.2016 às 11:27

Em modo de brincadeira !!..

O segundo melhor colectivo ?!?!?................. 5 golos marcados 3 sofridos
O primeiro melhor colectivo..é, é, é...o País de Gales 6 marcados 3 sofridos

P.S... Mas é bom que os portugueses achem a Cróatia, o papa bolas !!!!.
Para nao embandeirar em arco !!.. :)))
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 23.06.2016 às 12:05

Mas sou de opinião que se Portugal ganha á poderosa Croácia tem legitimidade de pensar que pode depois chegar á final.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 23.06.2016 às 08:14

Cedric tem mais uma vantagem, cruza com os dois pés, tanto com o direito, como faz a paragem, puxa um pouco para dentro ecruza com o esquerdo.
FS está em modo defensivo da sua imagem. Mete Danilo, os tripeiros não o contestam, mete Renato os lampiões ficam contentes e não o contestam. Mete William, João Mário e... bom eu sou lagarto e contesto na mesma, mas talvez muitos fiquem "amansados". Assim se perder, ninguém lhe pode dizer: pois, não jogaste com o melhor jogador (consoante a cor clubistica) Danilo/Renato/JM..
Enfim, faltam tomates para assumir uma equipa. Jogamos com uma mescla de jogadores, sem táctica. Pode ser que os exames Medicos do André Gomes tenham sido para ir para a juventos e o Jorge Mendes já não exija que ele jogue para se valorizar.. :( .
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.06.2016 às 09:09

Agora contra a Croácia, precisamos dum meio-campo mais pressionante para ter algumas hipóteses. O jogo coletivo deles é muito superior ao nosso e só teremos chance de passar se estivermos num dia super-inspirado. A minha proposta de 11:

------------- Patricio
Vieirinha Pepe R.Carvalho R.Guerreiro
-------- William Adrien
Nani ------- J.Mário ---------- Rafa
------------- Ronaldo
Sem imagem de perfil

De SMCM a 23.06.2016 às 13:30

Eu trocava o vieirinha por cedric.. Ivan Perisic ataca pelo nosso lado direito..
Sem imagem de perfil

De PSousa a 23.06.2016 às 11:38

SL
Que nome simpático o Rui lhe arranjou - "enigmático"
Eu usaria mais a frase de SCOLARI - " E o burro, sou eu?"

A teimosia de um burro é igual ao que o FS está a fazer na nossa selecção, ou isso ou então as mãos "untadas" para continuar a colocar jogadores como Moutinho e André.

Viu-se que ao libertar JM, ele brilhou, jogou e fez jogar!
Aos apelos de "deixem jogar Renato" eu até acedia, se o miúdo tivesse mais posicionamento, mas as suas arrancadas também podem ser benéficas e se ajudar mais defensivamente pode ainda dar um maior contributo aos nossos "Empatas"

Venha o próximo jogo, mas com muito cuidado à mistura... para que não se ache que os "tubarões" ficaram do outro lado... é que NÓS é que devíamos ser os tubarões e que todos teriam receio de "calhar" com Portugal... mas isso só se FS quiser, ou melhor se os "empresários" quiserem!!!!

Vamos Portugal!
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 23.06.2016 às 12:16

Eu o que estranho é a não utilização do Adrien, claramente o jogador mais capaz de assegurar intensidade, raio de acção, circulação de bola e poder de remate ao meio-campo da selecção. É hoje, além de tudo, um futebolista adulto, de grande mentalidade, um capitão como há muito não se via no SCP. Acresce a isto, claro, que assegura rotinas a uma zona central já habitada por William (não merece a sorte que está a ter, continua lento, mole, ingénuo, desconcentrado, sem tempo de entrada aos lances) e João Mário.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 23.06.2016 às 12:24

Como .... ???

"".. William (não merece a sorte que está a ter, continua lento, mole, ingénuo, desconcentrado, sem tempo de entrada aos lances) ""

Volta Danilo, estás perdoado !!!

No anterior jogo..foi o maior........agora é.... Uppss!!

Ontem, foi bem marcadinho...o treinador alemao dHungria, nao foi burro !!!!!!
E jogando ao lado do Coxinho..fica sem espaco !!
Ver o Coxinho baixar até à zona de accao do William, pedindo bola !!
Ter um Grrr!!....A.Gomes ao lado que nao ata, nem desata...Fica dificíl ..

Grrrrr !!!!.. fico por aqui
A Croácia é o próximo !!!!!..

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 23.06.2016 às 12:26

Ao contrário do que era expectável antes do Europeu, creio que o sector mais fraco tem sido o meio campo, passo a explicar:

- nº6: William ou Danilo, são duas soluções válidas. Eu prefiro o William porque tem melhor saida de bola:

-nº8: claramente a posição mais fraca até ao momento.... Moutinho em clara má forma, e a opção Renato não é ainda não é madura. Acho que está na altura de apostar no Adrien, que nos daria uma boa ligação ao ataque e uma boa compensação defensiva.

- médios interiores/ala: André Gomes é um bom jogador, mas não tem características para jogar na faixa, porque não tem velocidade; o João Mário engana um pouco mais, porque é mais ágil e rápido. Acho que o seleccionador deveria apostar aqui no Renato Sanches já que o miúdo tem pica para correr, e acho que poderia jogar no lugar do A.Gomes, permitindo uma maior intensidade de jogo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 23.06.2016 às 12:32

Olá Guada-Redes...

""... André Gomes é um bom jogador,...""

O Schmeichel é aquilo que eu sempre disse...uma pessoa simpática !!
Sim, o Juventus vai dar 4o ou mais milhoes por A.gomes.. LOOOOOOOOLL !!

P.S. Para mim, nem no bilhar..jogava na minha equipa
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 23.06.2016 às 12:53

O André Gomes é um jogador um pouco formatado.... mas eu gosto dele! Tem boas características físicas e de remate que não são muito comuns nos portugueses
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 23.06.2016 às 12:37

A equipa que os "empresários made Fernando Santos" tem posto a jogar não é a nossa melhor seleção,

Não existe na seleção um jogador que faça o elo de ligação no meio campo como João Mario que deveria de jogar na posição como o fez na segunda parte do jogo de ontem
Adrian é mais jogador que que André Gomes e está mais rotinado com João Mario e William.

Resolvido o problema William (custou mas foi) falta ainda resolver o problema Vieirinha , tem sido um jogador menos na equipa , pouco influente e débil a fchar , Cédric quando for avô terá muito que contar aos netos, historias dramáticas tipo Paulo Bento parte I e "empresários made Fernando Santos " parte II.

Renato sem ondas pode contribuir nas 2ªs partes quando o jogo já está mais partido e com mais espaços para o seu bom transporte de bola.

Falta saber se são os empresários que têm um tumor chamado Fernando Santos ou vice versa.
Os jogadores que melhor calçados estiverem são os que jogam, triste verdade.
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 23.06.2016 às 14:40

[...] é incompreensível a opção pelo miúdo Renato Sanches [...]
Say no more! You bloody hate the kid!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2016 às 15:08

Now you are trying to impress us with your English. I would suggest you do yourself a small favor and lookup the meaning of the word "hate".

It is rather apparent that you, far more than most, are obssessed with this kid, and he is only a kid, with barely six months experience in the big leagues. A fact which seems to go unnoticed by you. Providing he is worthy, he has plenty of time to show that he can indeed contribute to the Portuguese national team.

Wise up and smell the roses !!!
Sem imagem de perfil

De NS a 23.06.2016 às 14:41

Boa tarde.

Não sou sportinguista mas costumo "ver" este blog. É moderado e tem abertura desportiva suficiente para admitir "outras cores".

Mesmo sendo benfiquista (faltava este pormenor), concordo que o Renato - embora tenha permitido ao João Mário "crescer" e jogar bem melhor na 2ª parte do jogo de ontem - deveria ser uma opção para situações que exijam mais risco e menos planeamento.

Quanto a Moutinho e André Gomes (gosto do jogador mas ontem, se não estava a 100%, não deveria ter jogado) está tudo dito.

E sobre Adrien, também. É um jogador que tem uma visão de jogo e uma capacidade de planeamento do jogo e da ligação entre sectores que não pode estar em "stand by". Deve ser usado contra a Croácia.

Quanto a Cédric, acho que deveria jogar, mas não o vejo, em termos absolutos, como um jogador muito superior a Vieirinha. Está, porém, em melhor forma e a atitude face ao jogo é muito mais "agressiva".

Quanto ao resto, talvez mantivesse Quaresma.

Para finalizar, é importante não esquecer que é fácil ser treinador de bancada. Mas é igualmente verdade que todos queremos que Portugal ganhe. Sem clubismos.

Felicidades (limitadas ao blog, já que quanto ao clube, não posso ir mais longe...)
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 23.06.2016 às 15:45

Ora aqui está um contributo elevado vindo de fora. Saúdo o exemplo.
Sem imagem de perfil

De Francisco Martins a 23.06.2016 às 14:45

Adrien é o melhor carregador de piano nacional. Só o galardoadíssimo selecionador é que não quer ver.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo