Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O estado da nação sportinguista

Naçao Valente, em 23.02.19

 

img_797x448$2018_05_24_09_56_27_302394.jpg

 

Como estava programado e anunciado o presidente Frederico Varandas, acompanhado por outros membros da Conselho Directivo, fez o balanço dos primeiros seis meses da sua presidência.

 

Abordou temas como a Auditoria Forense, (ainda não concluída) e o mais importante, a situação financeira, a estratégia para o futebol e a marca Sporting. Fez um relato longo, impossível de descrever na íntegra no espaço de um post. Assim sendo optei por fazer um breve resumo da conferência, para dar espaço a alguma análise interpretativa.

 

Em relação à Auditoria referiu-se ao contrato efectuado pelo Conselho Directivo anterior com MGRA, uma sociedade de advogados, onde à data trabalhava Alexandre Godinho, vogal da Direcção e que a partir de 2018 passou a contar, como associado, com o sogro de Bruno de Carvalho, por 1,7 milhões para tratar de "assuntos da presidência".

 

De acordo com os resultados apurados, o Sporting gastou mais 50% nesta conta, em três anos, do que em todas as outras em dezasseis. O departamento jurídico do Sporting não obteve evidência sobre o trabalho que foi facturado pela MGRA.

 

Falou de um empresa de nome Chow Lda (China), à qual o Sporting pagou 60 mil euros de brindes e ofertas promocionais e 20 mil euros por serviços de “Divulgação da marca Sporting na comunidade Chinesa”. O departamento de merchandising não conhece a empresa. A empresa fechou actividade após o pagamento.

 

E ainda do chamado Batuque Futebol Clube, de Cabo Verde, com o qual foi celebrado um contrato conferindo o direito de preferência do Sporting Clube de Potugal sobre sete jogadores pré-identificados. Não existe qualquer relatório, do Clube ou de terceiros, sobre jogadores daquele Clube; Em Janeiro de 2018 foi solicitado pela Administração da SAD ao departamento jurídico uma minuta de acordo de resolução daquele contrato. Não obstante esse pedido, o valor de 330 mil euros foi liquidado em Maio de 2018 e nunca foi restituído.

 

Sobre as claques, depois de referir os privilégios que possuíam, afirmou que não concorda com o seu comportamento desestabilizador e com atitudes que revelam mais interesse por negócios do que por amor ao Clube. Acentuou a sua firmeza em não se deixar ficar refém seja de quem for.

 

No diagnóstico do futebol profissional, fez o balanço conhecido dos últimos cinco anos, e dos acontecimentos que tiveram na situação actual do Sporting, que ficou com um plantel desequilibrado. E acentuou os esforços que estão a ser feitos para o reequilibrar.

 

Quanto ao futebol da formação considerou que houve desinvestimento na Academia quer em termos humanos, quer em termos materiais, com instalações degradadas, campos sem manutenção o que se reflectiu na formação de excelência conseguida. Reverter a situação é uma tarefa premente para o futuro do Sporting, dos seus adeptos, dos seus associados, que em número de pagantes sem as quotas em dia, são um assunto preocupante.

 

Em conclusão garantiu que o Sporting tem um rumo, estão a ser implementadas reformas em várias áreas, sem alarido, sem trombetas, com trabalho discrição e eficiência. Acentuou a importância da estabilidade para o sucesso, a necessidade de ter os pés na terra, não cair no deslumbramento fácil, e trabalhar para que as vitórias surjam de forma consistente.

 

Para além das leituras que se possa fazer destas declarações quero dar relevo negativo ao oportunismo do destituído, que marcou a apresentação do seu livro para a mesma hora, criando assim as condições para fazer, de imediato, o contraditório na mesma linha a que nos habituou, mentindo ou ignorando os aspectos fundamentais. Deixa-me perplexo como uma Editora prestigiada como a Bertrand se deixou enredar nesta repugnante campanha que o destituído mantém contra o Sporting.

 

Outro facto que não pode deixar de ser passível de reflexão, prende-se com a reacção dos 'brunistas', nomeadamente nas redes sociais. Caso de estudo é ver a página de Facebook do Sporting, inundada com comentários de seguidores do destituído, atacando a actual Direcção. Como o seu guru passaram ao lado das graves ou pelo menos intrigantes indícios que são apontados na Auditoria. E se não estamos perante uma acção concertada, parece.

 

Entendo o destituído porque não tem vida fora do Sporting. É como um fantasma que não quer admitir que morreu e continua a tentar assombrar, mesmo que isso implique o fim do Clube, que felizmente não é o caso.

 

Compreendo os fanáticos com palas nos olhos que não concebem o Sporting sem Bruno. O que me custa muito a compreender é a guerra que se vê entre adeptos, críticos até do não criticável, que consciente ou inconscientemente, exigem a esta Direcção, em seis meses, o que não exigiram à anterior em cinco anos, e que estava a destruir o Sporting.

 

Esta equipa precisa de tempo, de estabilidade e do apoio de todos os sportinguistas. Sem isso não há recuperação financeira e desportiva. Sem isso não se criam as condições reais para lançar o Clube no caminho do sucesso.

 

Nota: No site oficial do Sporting, está exposto em detalhe tudo aquilo que foi referido na conferência de imprensa, ponto por ponto:

 

- Sociedade advogados MGRA
- Chow Lda (China)
- Batuque Futebol Clube (Cabo Verde)
- Claques
- Sócios
- Compras de jogadores
- Diagnóstico e Estratégia Financeira
- Diagnóstico e Estratégia para Futebol Profissional
- Diagnóstico e Estratégia para Futebol de Formação
- Diagnóstico organizacional – o futuro do Sporting
- Infra-estrutura para além da Academia
- As pessoas
- A gestão
- Visão Marca Sporting

 

publicado às 13:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


94 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.02.2019 às 10:58

Mike , por vezes discordadmos aqui no CL nas nossas ideias e opiniões , e neste caso parece que discordamos em absoluto , porque eu concordo com o que disse o presidente é para isso que lá está para tomar decisões em defesa do clube.

Nani ninguem lhe tira o prestigio que tem e o que ja deu ao clube , mas nao veio de graça com amor á camisola , ninguem no clube ganhava 4 milhoes de euros , e sendo verdade que chegava muitas vezes atrasado aos treinos nao é de todo um exemplo para o balneário, para os colegas que deixam a pele em campo, isso cria divisões imediatas como tambem nao caiu em saco roto aquelas suas declaraçôes sobre Bruno Fernandes sobre os assunto quando este rescindiu.
E tudo isso e com os nervos á pele fez explodir a discussão no final do jogo contra o Benfica em que Nani se sentiu em minoria e ficou ressentido.

Para jogar , para ser eleito nos convocados e depois no onze, amigo Mike , todos têm que cumprir sem excepções e um capitão tem ainda mais a responsabilidade de dar os melhores exemplos.

Nani nao é o bode expiatório de forma alguma , tenho e imagino todos os sportinguistas muito carinho por ele , é um ídolo, mas todos nós gostamos muito mais do Sporting.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.02.2019 às 11:00

Saiu anónimo
é meu o comentario acima Juliuscoelho
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.02.2019 às 11:04

Afinal era o juluis e não o Nação Valente. Correção.
Mas mantenho tudo o que disse.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.02.2019 às 11:15

E respeito Mike , de todo evitei comentar o assunto Nani porque é doloroso para todos nos sportinguistas fazê-lo e nao promovo publicidades negativas gratuitas para os adeptos rivais.

Neste casp eu vejo-me como treinador e ter um problema de dificil resoluçao no balneario , um problema muito quente , quando se trata de um ídolo a provocar problemas.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.02.2019 às 11:03

Anónimo que assumo seja o Nação Valente,

Mesmo admitindo que tudo isso seja verdade sobre o Nani (que não é certo que seja), um presidente não pode vir mandar bocas ao jogador numa conferência de imprensa depois dele já ter saído. É cobarde. Foi precisamente isso que foi criticado (e bem) ao BdC após posts ridículos no facebook.

Varandas quer mandar recado aos jogadores que têm que se esforçar. Muito bem. Que fale de maneira genérica e não mande bocas e nenhum em específico. Nós adeptos, podemos mandar bocas aos jogadores, um presidente só o deve fazer cara a cara e em privado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.02.2019 às 11:18

É uma opção , mas nao sabemos em concreto o que aconteceu , creio que tambem existe um tampão para que nao seja publico , quizá morreu nessas bocas mas ficámos a perceber algumas coisas que justificam algumas decisões.
Sem imagem de perfil

De RCL a 23.02.2019 às 12:19

Peço desculpa de entrar no diálogo para falar aqui do FCP, 21 campeonatos ganhos com a presidencia de Pinto da Costa. Sergio Conceição a propõsito do castigo a Militão : " não há Sergio Conceição nem Militão, há FCP".
De um lado um clube profissional, do outro um clube amador que vive do passado e de ídolos.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo