Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O fim da linha para José Peseiro ?

Rui Gomes, em 01.11.18

 

img_920x519$2018_11_01_09_20_27_1467119.jpg

 

A acreditar nas notícias desta quinta-feira, parece mesmo que José Peseiro, após reunião madrugadora com o presidente Frederico Varandas, foi demitido da liderança técnica da equipa principal do Sporting. Dito isto, a SAD ainda nada confirmou oficialmente, na hora que escrevo este texto.

 

Sendo verdade, é um desfecho inevitável face às circunstâncias da equipa, especialmente após o desaire de ontem à noite frente ao Estoril. Aliás, a bem dizer, José Peseiro, para uns quantos adeptos, foi efectivamente despedido logo a partir do primeiro minuto que aceitou liderar a equipa, tal o nível de oposição que lhe foi feita, diria até, alguma da qual através de agenda pré-elaborada.

 

Escrevi aqui repetidamente que não sou fã de José Peseiro e que ele nunca teria sido a minha escolha. Mesmo assim, acho totalmente descabido e injusto a oposição que lhe foi feita de imediato. Para ultrapassar essa insólita barreira ele teria de deslumbrar, e é por de mais óbvio que não o conseguiu. Mas, na realidade, e indiferente dos de(méritos) de Peseiro, nenhum treinador conseguiria sobreviver esta intensidade de pressão.

 

Gostaria de ter visto a mesma atitude, o mesmo elevado grau de exigência, para com Jorge Jesus, o treinador que ganhou muitos milhões no Sporting, conquistou bola, e tinha a equipa frequentemente a jogar tão mal ou pior do que jogou com José Peseiro, com o agravante que o então presidente despendeu muitos milhões do Sporting para lhe dar reforços quase sem limite, a maioria dos quais que provaram ser autênticos flops.

 

Não sabemos quantos técnicos Sousa Cintra convidou antes de se virar para José Peseiro. Sabemos sim, que não foi a sua primeira escolha, e também que não havia muito por onde escolher, atendendo às circunstâncias da equipa principal do Sporting.

 

Agora, rumores vários na praça, a começar por Paulo Sousa que, por mera coincidência ou não, esteve ontem em Londres a assistir ao jogo do Arsenal. Outro nome, inevitável, diga-se, é o de Leonardo Jardim, muito embora, como já referi repetidamente, a sua aceitação ser muito improvável nesta altura.

 

Triste e lamentável que haja na comunicação social quem ainda aponta ao nome de Jorge Jesus. Não quero acreditar, mas caso viesse a acontecer, seria obrigado a reflectir no meu acompanhamento e apoio ao Sporting.

 

Leonardo Jardim não obstante, gostaria de ver Michael Laudrup ao leme leonino, mas também duvido que aceite o desafio.

 

P.S.: Pelos vistos - também ainda não confirmado oficialmente -, Tiago Fernandes, ex-treinador dos juniores e adjunto de José Peseiro, irá assumir o cargo interinamente.

 

*** Gostaria de acrescentar algo mais. Muito embora hajam escolhas mais racionais do que outras, o problema mais fundamental do Sporting, hoje e sempre, não recai sobre treinadores. Por conseguinte, quase qualquer um serve (dentro de um determinado enquadramento, claro)... ou não serve.

 

Todos os treinadores de topo são ganhadores até perderem e não há nenhum, e mesmo nenhum, que eventualmente não se demita ou que não seja demitido, pelos resultados. É assim no desporto de alta competição, inclusive no futebol, onde o modus operandi da indústria resultadista impera.

 

publicado às 12:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 01.11.2018 às 12:40

Se a escolha foi criticada desde o início, é porque se calhar foi mal escolhido.

No entanto leia os comentários aquando das eleições e quase todos são unânimes a defender a continuação de peseiro e simultaneamente a dizer que a apresentação de Ranieri por um dos candidatos era um tremendo erro. - Isso porque mesmo sem dislumbrar iamos ganhando.

Agora quanto mais tempo passou - menos jogamos e começamos a perder - claro que a contestação existe - ainda por mais quando o discurso do treinador é completamente alheado da realidade.

Acha mesmo que os adeptos vão elogiar o treinador quando se perde em casa com uma equipa de segunda divisão e se diz no fim que fizemos um bom jogo ???

Mas JP é passado e importa agora o futuro - quanto a mim, apesar de ser uma escolha algo arriscada, gostava do Silas, mas o presidente é que sabe.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 01.11.2018 às 12:49

Agora vamos ver quem o sucederá no imediato. Apesar de tudo estamos a 2 pontos do primeiro classificado e dependemos de nós próprios nas restantes competições. Peseiro tinha 1 ano de contracto e apesar de vários erros de discurso devia ir até ao fim (a não ser que venha já algo melhor e que consiga desde já fazer melhor), até pelo actual contexto do clube. Acabado o ano de contracto, com os cacos mais ou menos colados, logo se contratava um bom treinador.

Quanto ao presidente continuo com tantas dúvidas das suas capacidades...
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.11.2018 às 12:51

Jorge Jesus nao voltará a treinar o Sporting , o tempo que lá esteve foi mais que suficiente até excessivo para análises da sua real valia mesmo admitindo a influencia que foi bastante negativa de uma Direção que viveu tempos de autentica loucura, e deixou um grupo numeroso de adeptos ( eu incluído) que será claramente resistente a um seu retorno futuro.

Algo me diz que o próximo treinador será o Paulo Sousa, a ver vamos e se assim se confirmar será bem vindo e so teremos que lhe desejar todas as felicidades porque bem irá necessitar delas.

Peseiro foi util num determinado momento dificil da vida do clube mas depois da tempestade passada veio ao de cima uma caractristica de um homem que tem lidado de forma consecutica com o insucesso , ja faz parte do seu ADN viver com ele com naturalidade , perdeu-se no tempo e deixou extinguir-se o carisma de um treinador que se exige ganhador para um clube da dimensão do Sporting.
Sem imagem de perfil

De antonio a 01.11.2018 às 14:00

O IJ não acha que Varandas só deveria ter despedido Peseiro depois de ter acertado informalmente com o próximo?

Talvez o tenha feito, mas pelas notícias que correm parece que não.
Sem imagem de perfil

De L a 01.11.2018 às 14:49

Ainda na semana passada garantiu - nem que se tratasse do técnico de equipamentos - que só partiria para um despedimento no futebol depois de garantir uma solução melhor para o Sporting. Resta esperar pelo acordo com Peseiro.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.11.2018 às 16:53

Antonio as regras sao claras o Sporting so pode anunciar um novo tecnico quando o despedimento do actual for oficial,quando ambas as partes acertarem a saida.

Imagino que o presidente ja tenha alguem alinhavado, fiquei logo com essa ideia perante a sua recente entrevista no Expresso.

Agora so temos mesmo que aguardar que os processos se cumpram o mais rapidamente possivel.
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 01.11.2018 às 13:22

Tremendo erro do Varandas, nesta altura despedir um treinador é o mesmo que desistir de todos os objectivos da época quando ainda nem a meia da 1 volta chegamos..

A vinda de novo treinador vai funcionar no imediato, mas a curto prazo nada vai mudar, pois o plantel é fraco, desequilibrado e nem o Guardiola ia ter sucesso..

Com esta mudança a pressão passa para o Varandas e deixa de haver a desculpa do Sousa Cintra..

Força Sporting
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.11.2018 às 13:32

O transmontano pensa que será desistir , eu posso ver as coisas de outra forma , será o agarrar enquanto ainda há tempo de recuperar muitas coisas principalmente no maior objetivo que é a Liga .
O plantel é desilibrado na qualidade é um facto incontronável mas o treinador certo poderá tirar mais rendimento aos jogadores pelo menos na garra e no querer e com essas duas caractristicas coinseguem -se muitos milagres.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.11.2018 às 13:33

Nota: Pretendi escrever ; desequilibrado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.11.2018 às 13:40

Não há "treinador certo" para o Sporting, Julius. Isso não passa de um mito.

Qualquer um que venha poderá ter resultados temporários, nunca mais do que isso. A nossa história não engana.
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 01.11.2018 às 16:25

Daqui a algum tempo veremos onde vai estar o Sporting, mas neste momento encontra-se a 2 pontos do Campeão e a 1 ponto do Vice Campeão, mesmo com o plantel fraco que temos, ...

Varandas vai pelo lado emocional e não pelo racional....Mas daqui a 3 meses veremos quem tem razão, mas a historia recente diz que quem faz este tipo de mudanças nada ganha, muito pelo contrario...

PS. Paulo Sousa, aqui de cima temos uma visão limpa e sem ruído...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 01.11.2018 às 13:36

É a sua opinião e respeito, mas só para trás os montes se pode ter essa ideia.
Nunca devia era ter começado a treinar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.11.2018 às 13:50

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De L a 01.11.2018 às 14:02

O onze de ontem - menos o Bruno Fernandes - podia perfeitamente ser o Rio Ave. E para o Rio Ave não era um início de época assim tão mau.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 01.11.2018 às 14:28

O nivel de exigencia nunca esteve tão alto
Sem imagem de perfil

De PSousa a 01.11.2018 às 18:14

Ah ah ah... top.
A exigência a um nível do Rio Ave.
Top top top.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 01.11.2018 às 13:34

Peseiro aceitou na altura ser treinador num SCP à deriva, os nossos agradecimentos, mas após alguns meses, as exibições não convenciam, valiam os resultados.
Ontem foi a gota de água, uma equipa, a quem alguns chamaram de 2a linha, não venceu um Estoril de escalão inferior. E a culpa não estará somente no treinador, mas muita dela é dele.... Petrovic????? Eu ontem até jogava só com Gudelj e Wendel no meio campo.
Sempre achei Pe0 medroso....
Agora ando à procura do André Pinto para lhe dar um abraço e agradecer.
Sem imagem de perfil

De João Daniel a 01.11.2018 às 17:54

Tão feliz com as derrotas do Sporting que quer abraçar o responsável pela derrota de ontem. As heranças do destituído vão levar tempo a desaparecer...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 01.11.2018 às 18:05

Outro artista, mas só mais um dos que tenho apanhado na blogosfera.
Nunca fico satisfeito com as nossas derrotas nem com a dos outros, a não ser que seja contra nós.
Feliz sim por Pé0 ir embora, infelizmente por duas erradas abordagens do André Pinto, acrescentando ainda um pouco de ironia que falta a muita gente.
Sobre o destituído nem falo, nunca o apoiei nem vou apoiar.
Depois questiono se esteve ontem no pavilhão e no estádio, é que estavam lá poucos, mas um deles era eu. Sempre a apoiar e a acreditar.
Sem imagem de perfil

De João Daniel a 02.11.2018 às 00:04

Caro PSousa,

agradeço que mantenha o nível quando se me dirigir. Até porque afirma que não é homem das claques e sim da central.

Leia o que escreveu: quer abraçar André Pinto porque com os seus erros permitiu que Peseiro fosse despedido o que o encheu de satisfação. Por extensão, a derrota do Sporting foi uma alegria para o PSousa porque permitiu o despedimento do treinado.

Leio-o, com atenção, o que aqui escreve há vários anos. Negar que apoiou Bruno de Carvalho, por acção ou omissão, deixa-me preocupado com o estado da sua memória.

Nenhum dos dois parágrafos anteriores constitui uma crítica: estou a constatar factos, ainda que me deixe boquiaberto ver um sportinguista desejar que o seu clube perca só para ver despedido um treinador que detesta.

Confirmo que ontem não estive no estádio. Embora não seja da sua conta, sempre lhe digo que estive a dar explicações de Matemática, entre as 20 e as 22 horas, em regime de voluntariado, para miúdos carenciados. Não sou melhor pessoa que o PSousa por causa disso mas também não sou pior sportinguista do que aqueles que estiveram ontem no estádio.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 02.11.2018 às 15:11

Se me lê assim com tanta atenção, indique sff onde viu o meu apoio ao destituído, além disso não fique preocupado com a minha memória, pode não ser tão boa como a sua, mas dá para o que quero.

Mas a sua análise "matemática" de extensão a estar satisfeito com a derrota do meu Sporting, está errada e lava nota zero. Não há extensões ou equações possíveis, dão sempre eu querer que o SCP ganhe. Agora que a conta não deu certa, dado que perdemos, gosto de felicitar quem teve o azar de apesar de ter "errado" na baliza, ficou um sinal "positivo" que não foi de "resto zero".

Tendo como base a ironia e se viu o boneco no fim da frase, pode ver que não estou satisfeito com André Pinto nem com a derrota, mas só agradecer-lhe que conseguiu com que o Pé0 saísse do clube que amo. Neste caso, o meio, justificou o fim! Nem sempre é assim, mas as contas de Pé0 já estavam feitas desde que ele entrou.

Não há piores nem melhores Sportinguistas, há Sportinguistas, ponto!
Eu sei que muitos têm outras actividades, e eu não tenho nada a haver com isso.
Sem imagem de perfil

De Leão da Guia a 01.11.2018 às 13:51

Primeiramente, nunca devemos, ou podemos, esquecer que toda esta situação de instabilidade, esta grave sucessão de problemas, foi causada pelo tresloucado psicopata (tardiamente) destituido que geriu, catastrófica e ditatorialmente, o Sporting nos últimos anos.

Segundo: a demissão de José Peseiro - que, considerando os seus memoráveis fracassos anteriores, se previa não ser um treinador desejado, apesar da sua coragem em aceitar uma missão extremamente delicada em momento tão difícil - constituiu, a meu ver, um precipitado acto de capitulação do novo presidente face às turbulentas claques, onde avultam os orfãos do brunismo. Um sinal de fraqueza susceptível de lhe saír muito cara. Desejamos que não...
Sem imagem de perfil

De Sr. Comentador a 01.11.2018 às 14:59

Concordo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.11.2018 às 15:04

Também subscrevo, caro Leão da Guia.
Sem imagem de perfil

De João Daniel a 01.11.2018 às 17:55

Sem imagem de perfil

De PSousa a 01.11.2018 às 18:07

LG,
Discordo a parte das claques.
Havia muito boa gente na bancada central que há muito pedia para Pé0 ir embora.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.11.2018 às 13:52

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De L a 01.11.2018 às 14:00

Pelo menos "timing" já mostrou que tem. E carácter:


"Ranieri foi sem dúvida uma aposta de risco. O Sporting nestes dois anos tem de arriscar, não podemos ficar fora da Liga dos campeões. Não sou jogador de casino, são apostas de risco consciente. O Sporting está em primeiro, as coisas têm corrido bem. Temos 10 pontos e eu também aprendo muito com a história. A última vez que mandámos alguém embora demo-nos mal, com Bobby Robson, que depois foi campeão no FC Porto. Não vamos repetir erros, portanto tenho de adaptar-me."
Sem imagem de perfil

De RCL a 01.11.2018 às 13:56

Nesta altura muita gente pergunta : o senhor que se segue ficara ate ao Natal?
Despedida feita à pressa sob pressões de alguns adeptos. Peseiro, começou a ser assobiado mal começou o jogo, muitos nem comemoraram o golo de Wendel.
Domingo temos o Santa Clara, 5ª o Arsenal.
Não esta em causa se Peseiro é bom ou mau treinador, mas o modo como foi despedido.
Varandas perdeu a almofada de Sousa Cintra,que não é grande coisa(3 mandatos, uma tacita), a partir de agora esta por sua conta.
No ateletismo costuma-se dizer ; salta Varandas, prepara Benedito:
SL
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 01.11.2018 às 14:33

E esta... Agora
-"Treinadores no mercado: Sporting pode dar espreitadela a lista de nomes apontados ao Real Madrid..." -
Assim goza a CS com o Sporting.

P. S.. Pena é que muitos, mesmo muitos sportinguistas percebam as palavras mas não as entendam.
-Os Peseiros é que são os culpados-😎
Sem imagem de perfil

De Júlio a 01.11.2018 às 14:34

A começar assim, lenços brancos treinador para a rua, vai ter que despedir muitos até ao final do mandato, isto se lá chegar. Já tenho dúvidas.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo