Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O poço e o pêndulo

Naçao Valente, em 29.09.19

51KptIcrJJL._SX314_BO1,204,203,200_.jpg

"O poço e o pêndulo" é o titulo de um conto de Edgar Allan Poe, que deu origem a um filme de terror, passado no contexto da Inquisição, e que foi  interpretado por Vicente Price, um mestre nesta área da interpretação. O filme em questão, um clássico dos tempos em que o género terror tinha uma matriz muito marcada na cinematografia, conta a história de um louco, filho de um torcionário da Inquisição. No climax final, este coloca a sua vítima preso numa mesa colocada num fosso, fazendo descer lentamente um pêndulo com uma lâmina (ou serra) que a mataria.

Lembrei-me do título e do filme a propósito da situação que se vive no Sporting. Já não estamos no tempo institucional do Tribunal da Inquisição, mas não deixamos de viver tempos inquisitoriais. Usando o filme enquanto simbologia, o Sporting e a sua Direcção eleita há um ano, sempre teve sobre a cabeça, um cutelo bem afiado e que vai descendo a cada desaire da equipa de futebol, que é a face mais visível e mais apropriada para se fazer contestação. 

O Sporting e a sua Direcção eleita há um ano, está dentro de um fosso que não contruiu e no qual entrou para tirar de lá o Clube. E com muito esforço tem escalado o fosso, mas quando olha para cima não vê apoio, mas o pêndulo afiado a descer, movido por "loucos" assombrados por fantasmas.

Os que contestam a Direcção eleita, praticamente desde o dia da sua eleição, são na sua maioria despeitados pela demissão de uma pessoa, que continuam a adorar como um salvador (e de quem gostam mais do que do Sporting) , mesmo perante as evidência das suas malfeitorias. Os que no estádio, grupos organizados, vulgo claques, que insultam o presidente eleito do Clube, apenas são movidos pelos seus interesses, as mordomias que perderam. 

Podemos e devemos acompanhar a acção da Direcção no seu exercício. É lícito usar o direito de crítica com intuitos construtivos. Do que observo concluo, que o Presidente cometeu alguns erros, sobretudo na área do futebol profissional, onde me parece existir uma estrutura frágil e pouco experiente. A falta de uma comunicação clara, objectiva e frontal sobre a vida do Clube, não tem contribuido para um conhecimento da realidade presente e futura.

Esta situação criticável, nada tem a ver com a campanha organizada de oposição de terra queimada, por um grupo que mais do que o Sporting, lhe interessa que o caos se instale para disso tirar dividendos, e numa situção limite, ressuscitar um passado que destruiu a identidade secular do Clube. Mesmo considerando que a época foi mal preparada, e que é preciso fazer mudanças, o Sporting precisa de tranquilidade e de estabilidade.

Uma coisa é certa. Enquanto o Sporting não sair do fosso e não deixar de ter o pêndulo sobre si, não vai ganhar nenhum campeonato, nem agora nem daqui a mais dezassete anos. E os que pensam que estamos em situação de andar a brincar aos presidentes, estão totalmente errados. Esta contestação concertada e revanchista e vou dizê-lo com todas as letras, não passa de uma criancisse de gente sem dois dedos de testa.

Espero que haja adeptos (e tudo me leva a crer que há) com tutano e bom senso, que percebam e contrariem esta campanha orquestrada para fazer regressar o passado que foi largamente rejeitado, para bem do Sporting. Espero que como na história de "O poço e o pêndulo", as pessoas sérias, honestas e lúcidas, parem o pêndulo e acabem com a loucura que pretende destruir o Sporting.

PS: Depois de escrever este texto tenho assistido a cenas lamentáveis no estádio e fora dele, que não podem fazer parte da matriz do Clube. Eventuais erros de má preparação da época, não podem servir de arma de aremesso. O que se tem visto no estádio com grupos de arruaceiros organizados, não para ver futebol, mas para insultar órgão sociais e atletas não se pode admitir. Quem exerce de direito o poder tem que agir. A nossa equipa precisa, mais do que nunca, de apoio para levantar o seu ânimo.

publicado às 03:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


70 comentários

Sem imagem de perfil

De Guilherme Rosado a 29.09.2019 às 07:53

Imagine Nação Valente, que o Sporting era sua propriedade e que a direcção eram os corpos gerentes por si contratados... dito isto mudaria alguma coisa na sua análise?
É difícil ver o barco sem rumo e continuar a apoiar o comandante... é o que se passa no Sporting... você mesmo disse "uma estrutura frágil". As pessoas apoiarão até um certo limite, até que sintam que vale a pena. Grande parte já deixou de apoiar como se comprova pelas cadeiras vazias no estádio.
Há pessoas que têm "unhas" para conduzir um Fiat uno. Por contingências da vida e por questões de opurtunidade caí--lhes na mão um Ferrari. Mesmo o carro estando velho e cansado não vão conseguir tirar dele o que ele poderia dar. Nação Valente pede apoio para a direcção do Sporting... sim senhor eu darei o meu apoio de adepto à distância... mas e o meu vizinho, que é mais impaciente do que eu? Será que continuará a apoiar?
Em 2013 vivia-se uma situação semelhante... Godinho Lopes demitiu-se para não passar a vergonha de ser corrido do Sporting... Dr Frederico Varandas atente nisto e fortaleça a tal estrutura frágil para que não lhe aconteça o mesmo.
Saudações leoninas... Sporting sempre.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 12:18

Caro Guilherme Rosado,

A análise de uma gestão deve fazer-se do ponto de vista global. Para não ser exaustivo em explicações, remeto-o para a entrevista dada pelo Presidente na SIC, que apesar de muito má do ponto de vista comunicacional, é esclarecedora sobre a situação do Sporting.
Em relação à comparação que faz com Godinho Lopes, não me parece adequada. São contextos e pessoas diferentes. Apenas encontro alguma similitude na gestão algo leviana do futebol profissional.
Sem imagem de perfil

De Vitor Azevedo a 29.09.2019 às 18:24

Caro Nação Valente, está a ser irónico? Não pode estar a falar a sério! O que foi esclarecedor?
Que a semana semana disse na Sporting TV que pagaram 100M e que ontem diz que pagou 200M? Que o Sporting não tem dinheiro para todas as necessidades mas pretende ser aumentado? Boas prioridades! E se não há dinheiro, como ele queria contratar o Mourinho, vinha por caridade? O que se viu ontem aí não é só desnorte, são mais mentiras e uma incompetência tremenda. Que o Pedro Mendes não foi inscrito por causa do Keizer e que naquele dia (fecho do mercado) estava muito atarefado. E o resto da estrutura? E chamando malucos e burros e já antes intelectualmente desonestos a quem não concorda com o rumo que isto está a tomar é também eslarecedor da tal união que veio fomentar.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 20:45

Vítor Azevedo,

A questão do que pagou ou do que tem que pagar, porque não pagou tudo, estará claramente esclarecida no Relatório e Contas. O que o Presidente disse numa e noutra entrevista tem que ser inserido no contexto em que foi dito. Como deve calcular não tenho essas afirmações registadas para as comparar.
Sobre o desejo de contratar Mourinho é natural. Quem não o deseja contratar em Portugal? Agora contactá-lo não paga taxa. E por acaso sabe que proposta tinha para lhe apresentar?
Eu não tenho um mentirógrafo para avaliar quem mente ou quem fala verdade. Por isso não atribuo mentiras, nem deixo de atribuir. Se o caro tem esse medidor já me calo.
O Presidente justificou a recusa de um treinador em vir para o Sporting com a sua afirmação que ele lhe disse que não queria treinar um clube cheio de malucos. Não é afirmação do Presidente, embora na minha opinião não a devesse ter revelado publicamente. Não acrescenta nada ao debate.
Eu respondi-lhe como respondo a todos os leitores que colocam comentários, Mas deixe-me dizer-lhe que pela forma como aborda a questão, dá para ver que terreno pisa, com todo o direito.
Sem imagem de perfil

De Vitor Azevedo a 29.09.2019 às 22:10

O medidor é fácil, fácil. Basta ver quantas promessas eleitorais foram cumpridas.
A proposta que ele tinha para o Mourinho? Continua com ironias? É obvio que ele não tinha proposta nenhuma! Lá por achar que os sócios são burros, isso é lá com ele. JJ foi muito criticado pelo que ganhava aqui. O Mourinho vinha por menos? É público que Mou ganhava 18M em Inglaterra e que recusou recentemente uma proposta milionária da China de 100M, com salário anual de 30M. Vinha agora para o Sporting numa altura, dito ontem pelo próprio Varandas, em que está 10x pior do que quando chegou.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 22:21

A título de curiosidade, quantos nomes diferentes usa para comentar?
Sem imagem de perfil

De Vitor Azevedo a 29.09.2019 às 22:25

É para mim? Se for, reconheço que está com sentido de humor! Quer mesmo que lhe responda? Menos que o Rui, bem menos!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 22:48

Talvez tenha feito confusão com o IP...

"Menos do que eu"...???

Meu caro, além de ser mil por cento contra a minha maneira de ser, não tenho necessidade alguma. Digo sempre o que tenho para dizer e nunca recorro a pseudónimos.

Já escrevo há muitos anos em jornais, revistas, redes sociais e blogues, sempre com o meu nome.
Sem imagem de perfil

De Paulo CFerreira a 29.09.2019 às 08:22

Caro Nação Valente,

Eu não consigo ter uma visão tão optimista acerca do desempenho desta direção extra futebol porque não tenho de certeza acesso as mesmas informações que o caro tem, por isso as minha criticas resumem-se meramente as questões futebolisticas, o planeamento da época desportiva e o desempenho actual.

Quanto a contestação não me parece que seja exclusiva dos "Brunistas" ou claques, mas sim de uma grande maioria de adeptos/sócios do Sporting, e a única forma de acalmar é com um projecto credivel para o futebol ou com vitórias.

A parte do projecto continua a ser algo vago, basta perceber que se contactou Mourinho, Leonardo Jardim e depois contratamos o Silas (Não existe qualquer semelhança entre estes treinadores em termos de ideia de jogo, de desenvolvimento de jogadores jovens, foi uma tentativa de arranjar alguém que acalmasse os adeptos), agora é rezar para que o Silas ganhe jogos e acabe nos três primeiros lugares do campeonato, se isso não acontecer duvido que o Presidente tenha mais margem de manobra, porque as criticas são gerais e não apenas de uma parte dos adeptos.

Agora a culpa dos resultados não pode ser dos adeptos, a única tomada de decisão que adeptos tem é de eleger o Presidente, além disso não fazemos mais nada, não escolhemos treinadores, não compramos jogadores, nem sequer fazemos as inscrições dos jogadores na Liga, por isso as responsabilidades do que corre mal tem que ser assumida porque tem toma as decisões e de quem assume que o Futebol é facil.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.09.2019 às 08:28

Paulo CFerreira,

Há mais uma coisa que os adeptos podem fazer. Não assobiar os jogadores durante o jogo. E fazê-lo apenas no final do jogo caso queiram criticar alguma coisa.
Sem imagem de perfil

De Paulo CFerreira a 29.09.2019 às 08:34

Caro Nação Valente, concordo nesse ponto, assobiar/protestar uma ação do jogo eu entendo, assobiar a equipa ou Presidente durante o jogo discordo, durante o jogo apoiamos, no final do jogo criticamos/assobiamos aquilo que cada um achar mais correcto.

Entendo que isso coloque mais pressão na equipa mas não é essa a razão para termos mais de 50% de derrotas nos jogos oficiais deste ano, e é isso que os sócios não aceitam e leva a estes comportamentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 10:09

Meu caro,

Afirmou "Quanto a contestação não me parece que seja exclusiva dos "Brunistas" ou claques, mas sim de uma grande maioria de adeptos/sócios do Sporting"... com se fosse facto, quando, na realidade, não é mais do que a sua opinião. Vale o que vale!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 11:05

Desculpe Rui, mas basta falar com os Sportinguistas. Há alguém que esteja satisfeito e tranquilo com o que se está a passar ? Só conheço dois: o Rui e o Nação Valente.

Depois então de ver a entrevista de ontem, uma tragédia completa de comunicação e de noção ou falta dela do que se pode ou não dizer...

É caso para ficarmos tranquilos ? Sinceramente acho que não.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:04

Não lhe vou responder porque garanto que não iria gostar da minha resposta!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 12:32

Rui, sei que, tal como eu, não votou nesta Direção. Percebo que pretenda que o clube tenha estabilidade e que não é a mudar de Direção de 3 em 3 meses que chegamos a algum lado. É o que qualquer pessoa com bom senso pensa... quando existe um rumo, coisa que de dia para dia se vem confirmando não existir.

Apoiar sim, fechar os olhos e fazer uma defesa intransigente do que não tem defesa é que já me parece incorreto.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:40

Eu faço tudo menos fechar os olhos e o que obriga a assumir uma postura mais defensiva aqui o blogue é o negativismo constante que se verifica, já para não falar da tentativa de aproveitamento da parte de alguns com agenda e de outros que são apenas ordinários.

Se calhar, devia publicar os comentários de anónimos com impropérios, ofensas e outras ordinarices do género, como aliás acontece em alguns outros blogues, onde até os próprios redactores se dão a esse baixo nível de comunicação.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 12:44

Se calhar se existissem mais motivos para dizer bem as pessoas também o diriam.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:47

A maior apetência do ser humano, muito em especial do português, é dizer mal.

Sempre foi assim e sempre será!

Não é preciso ir muito longe, basta ver os comentários aqui no blogue.
Sem imagem de perfil

De Paulo CFerreira a 29.09.2019 às 12:01

Caro Rui, como é óbvio é a minha opinião baseada naquilo que tenho visto, tal como a opinião do Nação Valente é baseada na percepção que ele tem dos actuais acontecimentos.

Os únicos factos que são indiscutiveis é que neste momento para o campeonato temos mais pontos perdidos do que ganhos e nas restantes provas que participamos contabilizamos derrotas em todos os jogos que participamos, e esse é que é o motivo que faz com que as criticas existam, o resto são apenas opiniões que valem aquilo que valem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:09

Contrário ao que possam pensar, não sou advogado de defesa deste presidente e desta Direcção, mas não sou do género de criticar tudo apenas em função dos resultados do futebol profissional.

Diz que é a sua opinião baseado naquilo que tem visto, que me parece muito pouco.

O que é que vocês querem?... Eleições de três em três meses mediante os resultados desportivos?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.09.2019 às 15:51

Devia ter vergonha de não publicar os meus comentários para quem dizia que era frontal?? Ainda fala em democracia que BDC não sabia respeitar tenha educação !!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 16:03

Não ter capacidade para reconhecer o mais simples é mau, pior só quando se insiste na ignorância.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 16:24

P.S.: Por cima da caixa de comentários verifica-se este alerta:

"Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo".

Se não sabe ler, aprenda, antes de acusar terceiros de falta de educação.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 14:10

Paulo CFerreira

Concordo. A equipa por razões que não conhecemos totalmente, está muito mal animicamente. Assobiar e insultar durante o jogo é como deitar gasolina na fogueira.
Sem imagem de perfil

De Leoa a 29.09.2019 às 09:35

Caro Paulo CFerreira,

Onde é que está essa maioria de que fala? Não é no estádio de certeza porque lá o que eu vejo é as claques e mais uns gatos pingados espalhados pelo estádio.
No estádio a maioria ou fica calada (para não correr riscos de se envolver em cenas tristes), ou vai embora (pelo mesmo motivo que referi anteriormente) ou arriscam mesmo defender os jogadores e a direcção (pois a paciência com os lunáticos e acéfalos já se esgotou).

PS: Se Amam o Sporting Clube de Portugal venham ao estádio caso amem mais outros interesses fiquem em casa.

Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 11:07

Portanto, só existem 2 tipos de adeptos, os arruaceiros que contestam e os silenciosos que estão de acordo ?

As pessoas se não se manifestam estão satisfeitas ? Que tal perguntar a opinião aos que estão em silencio ?
Sem imagem de perfil

De Leoa a 29.09.2019 às 13:16

Eu não disse que quem não se manifesta está satisfeito.
Nem disse que quem apoia esta direcção está satisfeito.
Não há nenhum sportinguista satisfeito com a situação da equipa principal de futebol do Sporting, mas isso não implica que ataquemos a direcção. Sim, é verdade que, cometeram alguns erros nesse campo mas ninguém é perfeito. Antes quando o futebol ia mal era pedida a demissão do treinador e equipa técnica, agora é logo a direcção...
Eu não me lembro de ver uma direcção ser tão contestada desde o 1o dia como esta tem sido. Temos de dar Paz a esta direcção para fazer o trabalho que tem de fazer, corrigir os erros que já sabe que cometeu, e no final avaliar o seu trabalho.

Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 12:29

Não estou optimista, sou realista. A situação financeira do Sporting é péssima. Se esta Direcção que conseguiu parar a falência eminente, tirar o Sporting da insolvência, depois de anos de desvario, fez um grande trabalho.
Claro que para o adepto o que interessa são resultados no futebol profissional. E considero que nesse aspecto, apesar da falta de recursos, tem havido algum amadorismo. E espero que isso seja corrigido.
Sem ter informação privilegiada, é público, o Sporting correu o risco de não ir a provas europeias, em função das enormes dívidas acumuladas. Era bom que os sportinguistas não vivessem na "lua", como vivem há muito, e remassem todos para o mesmo lado.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 12:41

A situação financeira é pessima, a falencia era eminente e a Direção fez um grande trabalho.

Então eu questiono:

- Não foi FV que disse que a situação financeira não o preocupava porque tinha soluções financeiras?

- Não foi FV que gastou milhões em jogadores que pouco ou nada trouxeram ao Sporting?

- Não foi FV que gastou não sei quanto a criar um gabinete de alta performance com profissionais pagos a peso de ouro ?

- Se a falência era eminente e, certamente, ainda não estamos bem, não foi esta Direção que sugeriu aumentos para os próprios ?

Há aqui qualquer coisa que me está a escapar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:44

Um conhecido apoiante do lunático vir falar das actuais contratações de jogadores é hilariante.

Quantas foram durante os cinco anos do outro personagem?... Perdia conta quando se atingiu a centena!!!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 13:21

Foram muitos. Mas não foram só flops. Aliás a base da equipa vem toda desse tempo e até as duas taças a esses jogadores se devem. Volto a repetir o que já aqui escrevi. Se calhar só B Fernandes paga esses flops quase todos. E desta Direção? Quais deles vão "valer" dinheiro? Se calhar nenhum
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 13:48

Nem perto disso, entre valor dos passes, comissões e os consequentes salários.

Quanto nos custou o Alan Ruiz, por exemplo?... Terá ficado por nunca menos de 15 milhões, entre as duas facturas e podemos ainda adicionar o inútil do irmão.

Uma das dívidas que esta Direcção foi de umas dezenas de milhões de pagamentos em atraso a empresários.

Mas, não menos importante, a instabilidade que coloca numa equipa com 20 ou mais reforços por época.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 14:10

Nesta direção num ano já vamos em quantos jogadores ?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 14:27

Mike 1906,

Se FV disse que a situação financeira não o preocupava porque tinha soluções não me espanta. Disse ele e a "turma do Flamengo" ou seja todos os candidatos. A demagogia é habitual em campanhas eleitorais, senão não se ganha. É essa a matriz dos eleitores.

Outra coisa são os problemas reais que nenhum candidato conhecia em concreto. E creio que nem a Comissão de Gestão os conhecia, limitando-se a gerir o dia a dia.

Sobre compras de activos creio que o saldo entre vendas (recuperação dos que rescindiram) é positivo.

Investir em aspectos que deem dividendos no futuro é um bom acto de gestão. Esqueceu-se de referir quantos milhões se investiram na Academia, abandonada durante anos. E pode ser uma importante fonte de rendimentos.

Haverá sempre alguma coisa que lhe escape, enquanto a análise for condicionada por ideias pré-concebidas.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 15:01

Então FV que diga quantos milhões investiu se calhar tinha sido mais positivo do que aquela coisa do clube de malucos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 16:07

O Relatório e Contas serve para quê???
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.09.2019 às 08:26

A contestação cala-se com resultados desportivos. Tão simples como isso. Se Varandas tivesse acertado no treinador logo no ano passado, não estavamos nesta situação.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 12:31

Mike,
Concordo totalmente.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 29.09.2019 às 10:06

Estabilidade consegue-se com competência.

Competência não se consegue com estabilidade.

O futebol era fácil fácil e ainda na entrevista de ontem não houve nenhum reconhecimento de erros proprios apenas o atirar de responsabilidades para Keizer e/ou os adeptos.

Caso regresse ao estádio a equipa e os jogadores terão o meu apoio ... esta direção não ... e se quiser pedir a cabeça do Varandas pedirei e ninguem terá o direito de me mandar calar ... supostamente o tempo da ditadura era no tempo do maluco.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:15

Tem o direito de falar, sem dúvida, mas mediante o que tiver para dizer, também tem o direito de levar resposta.

O que se vê, sem ser novidade, é muito língua, nomeadamente daqueles que pouco ou nada sabem fazer salvo criticar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 12:39

Cenas Talvez,

Não percebo a insinuação. Quem é que o mandou calar? Aqui neste blog a opinião é livre. A única pessoa que tentou controlar a liberdade dos adeptos foi aquele que chama de "maluco" quando disse para não lerem jornais.
Fico satisfeito quando diz que a equipa terá o seu apoio. Precisa do seu apoio e do de todos os sportinguistas.

Quanto à apreciação do trabalho da Direcção já me pronunciei no texto, e não me vou repetir.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 29.09.2019 às 13:29

Caro Nação Valente,
Não falo do blog falo como alguém que paga quotas e bilhete para um.jogo e não se poder manifestar.

Caro Rui,
Não tenho por norma insultar publicamente alguém posso muito bem pedir a queda da direção sem recorrer ao insulto agora não admitirei que me mandem calar como já vi e ouvi.l

Sl
Imagem de perfil

De Greenlight a 29.09.2019 às 10:22

Uma das coisas que distinguiu Varandas dos outros candidatos, há um ano, foi apresentar-se como grande conhecedor do futebol, nomeadamente do futebol do Sporting, no seio do qual tinha trabalhado vários anos. Segundo ele, só ele e mais nenhum dos candidatos tinha conhecimento e capacidade para desenvolver o futebol, força motriz de um clube como o Sporting. Varandas secundarizou a questão financeira, "não lhe tirava o sono" e insistiu que ia potenciar a força do futebol do Sporting, fartou-se de falar no acesso à Liga dos Campeões, pavimentaria a recuperação financeira do clube. O que vimos desde então? Acesso à Liga dos Campeões? Nem de perto, o Sporting ficou em terceiro, bem longe do segundo. O Sporting venceu a Taça da Liga e a Taça de Portugal, com muita felicidade e com um GR cuja especialidade (talvez a única) é defender penalties. Mas esses títulos foram conquistados o que faz com que Varandas afirme que a época passada foi muito boa (???). Por isso não substitituiu Keizer, embora ele já tivesse percebido que o holandês não era o treinador que o Sporting precisava. Mesmo assim e depois da goleada sofrida, na Supertaça, Varandas não ficou preocupado. Quando os resultados negativos se sucederam despediu Keizer e demorou 4 semanas para contratar outro treinador. Para quem já tinha percebido que Keizer não era otreinador certo é muito tempo. Ou Varandas talvez acreditasse que Leonel Pontes pudesse fazer no Sporting aquilo que não fez em lado nenhum. Agora contratou Silas depois de ter tentado Mourinho.
Isto não é navegar com rumo (que Varandas diz ter), isto é navegação à vista. Agora, contrariamente aquilo que disse, há um ano, na campanha eleitoral, a questão central é a situação financeira, não contratou um ponta de lança para investir na Academia. Então e o acesso à Liga dos Campeões, fica para as calendas gregas?
É muito difícil continuar a acreditar em Varandas cujo (fraco) discurso está cheio de contradições.
Varandas diz que não governa para as bancadas. Mais uma frase idiota. Varandas não pode, nem deve tentar agradar aos acéfalos, ainda apoiantes do Destituído pois para esses só o Lunático importa. Mas Varandas tem que respeitar e tentar responder aos anseios da maioria dos sócios do Sporting noemeadamente no que respeita ao futebol. Nesse departamento, o que tem feito,não corresponde ao que disse que ia fazer, há um ano atrás. E isso as bancadas não lhe perdoam.
Dito tudo isto , desejo que Silas tenha muita sorte nas Aves e que depois possa implementar o seu sistema de jogo durante o interregno de 4 semanas. O Sporting, os seus sócios e adeptos merecem alguma paz, não obstante as trapalhadas de Varandas e das tropelias dos apoiantes do Destituído.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 12:56

Greenlight

Compreendo o seu discurso que resume a posição do adepto em geral. Apenas lhe interessa o resultado. Mas o resultado, para o comparar com um edifício, para ser sólido tem de se construir desde os alicerces. Há muito tempo que Direcção atrás de Direcção se constroem castelos no ar. Por isso é que estamos há tanto tempo sem ganhar um campeonato, e por este caminho mais tempo teremos sem os ganhar.

O que Varandas prometeu em campanha é o que todos prometem para ganhar votos. É um clássico, e não digo que está correcto. Uma dos erros desta gestão, para além da má comunicação, é não ser clara com os adeptos, e continuar a construir castelos no ar.

Não há condições para prometer campeonatos nas actuais circunstâncias, mas há condições para criar alicerces fortes. O problema é que é preciso tempo, e ninguém o tem.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 29.09.2019 às 11:21

Tem razão em muito do que diz, mas infelizmente nada disto é novo - adeptos a criticar desde o min. 0 sempre houve, ou pelo menos há desde o tempo de GL - é saber lidar com isso e governar para os outros 90%, 95€.

Mas quem lhe dera a FV que a contestação viesse desse grupo (e isso não é uma opinião é uma contestação).
Se no estádio é fácil perceber que a contestação não vem de um grupo reduzido de adeptos, nas TV e outra CS ainda mais evidente porque os mesmos que andaram horas e horas a "malhar" em BC já começaram a fazer o mesmo a FV. Ainda há poucos dias Rita Garcia Pereira, veio a público dizer qq coisa como - não é ainda tempo para pensar em eleições antecipadas mas é inegável que esta direção não está a cumprir o programa.

Depois há tb a CS que anda uma semana inteira a falar de uns pontapés numa porta, mas quase que releva agressões do presidente do Benfica a adeptos.

Na minha opinião FV tem cometido vários erros e com contestação ou não - tenho dúvidas que consiga sair do poço, porque parece continuar a escavar na direção errada. Infelizmente porque também não vejo outras alternativas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 13:04

Para além do natural descontentamento dos adeptos com os resultados, continuo a pensar que a principal contestação vem de brunistas. O conhecido advogado Trindade Barros anda a publicar textos nas redes sociais, publicitados por um activo brunista chamado António Miguel, onde diz que Bruno De Carvalho pode voltar quando os sócios quiserem à Presidência do Sporting, de acordo com os Estatutos. Sem mais comentários.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 29.09.2019 às 15:31

TB esteve até ao fim com BC, é natural que pense assim.

Mas isso tem 0% de importância, aliás até poderia ter o condão de unir a grande maioria como aconteceu com Rui Barreiro ou outros.

Problema maior é os que há meses estavam com ele e agora começarem a apunhala-lo
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.09.2019 às 11:34

O problema do Varandas começa exactamente por ter sido eleito sem ter sido o candidato mais votado.... isto já tinha acontecido com o Godinho..... os estatutos que permitem um sócio ter mais de 20 vezes votos do que um outro sócio cria uma ilusão sobre o Varandas ter sido o escolhido pela maioria, coisa que não aconteceu. Depois não se admirem de nos estádios onde as vozes valem todas por igual, o Varandas não colher unanimidade....

Outro ponto é ter sido eleito há 1 ano.... o BdC também o tinha sido e com 90% e não foi por isso que não foi destituído.

O Nação Valente não consegue explicar em que medida o Varandas está a ser um bom presidente.... não cumpriu minimamente o lema da sua eleição de unir o Sporting, a gestão desportiva uma miséria, e para culminar ainda pede um aumento de ordenado, situação demonstrativa de um alheamento da realidade de uma liderança que não se diz croquete.

A anarquia que se vê nos estádios onde o Sporting joga, resulta primariamente de uma anarquia diretiva, de uma falta de rumo e estratégia que os sócios do Sporting não são culpados.
Prevejo uma AG bastante complicada tendo em conta as más decisões financeiras e estratégicas desta direcção, desde o aumento das gamebox à contratação de 3 emprestados no último dia, eu não reconheço capacidade a quem nos lidera. O Varandas tem de ser humilde perante os sócios e reconhecer os seus erros e não enveredar pelas habituais desculpas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:12

O Schmeichel é o mesmo de sempre, um homem com um "h" muito pequeno para quem só o lunático foi um deus.

Não apaguei o seu comentário mas a sua credibilidade é menos do que zero!
Sem imagem de perfil

De Claudio a 30.09.2019 às 14:01

Concordo com De Schmeichel.
Nao é por o senhro Rui estar constantemente contra ele que nao diz algumas verdades.
Varandas tem cometido erros atras de erros.Ponto.

Mas concordo consigo numa coisa. As pessoas que votaram tem que ter sentido de responsabilidade. Aceitar a opiniao da maioria votante e espero que o varandas tenha tempo para desempenhar a sua funçao.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 13:16

Schmeichel,

A questão da eleição que refere, é uma falsa questão, pela simples razão de que é feita de acordo com os Estatutos.

E por falar em razão perde-a totalmente quando envereda por considerar que tudo o que Varandas faz, com a sua Direcção, está errado, como por exemplo a de não unir o Sporting. Ninguém vai unir o Sporting enquanto os fantasmas brunistas não forem exorcizados. E isso só se consegue com resultados positivos.

Sobre erros desta Direcção nunca os deixei de admitir. Comete-os esta ou qualquer outra, porque são compostas por humanos. Mas cometer um ou outro erro, a corrigir, não significa que se generalize.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.09.2019 às 16:29

O Nação Valente utiliza os estatutos para justificar quase tudo..... mas depois perante o direito estatutário do sócio poder mandar abaixo a direcção, nesse aspecto o Nação Valente já questiona a razão do direito desse estatuto. Nesse aspecto o importante é a estabilidade..... no fundo os estatutos só valem consoante o lider que nos representa.... veremos na próxima AG o posicionamento dos sócios, porque relembro os mais distraidos de quem manda no clube são os sócios.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 19:50

Schmeichel,

Nunca escrevi que não se pode destituir presidentes com base nos Estatutos. Pode de deve-se se houver graves ilícitos que neles estejam previstos. O que digo é que não se pode destituir um presidente apenas em função de alguns resultados desportivos negativos. Não está nos Estatutos nem deve estar. Se assim fosse não havia presidente que cumprisse o mandato.
A próxima AG serve para aprovar ou não, creio que Orçamento ou Relatório e Contas. Não tem poder para mais nada.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 29.09.2019 às 11:44

Nação Valente-----------Pobre sina a minha ter de escutar todos os dias comentários e criticas ao meu clube. As pessoas ficaram muito ofendidas porque alguém disse que não estava para aturar um clube de malucos. Essa ofensa a mim não me atinge, porque apenas tenho uma finalidade no desporto, que é desejar que o SCP ganhe sempre em todas as modalidades. Sou associado do SCP não sou adepto de nenhum dirigente. Votei no destituído/expulso e verifiquei que ele não prestava para dirigir o meu clube. e nesse sentido votei na sua expulsão. Das pessoas, que concorreram ás eleições votei em F.Varandas, Os outros concorrentes, que deveriam respeitar quem ganhou, passado um ano ainda não perceberam, que perderam as eleições. Esta instabilidade, que se vive no SCP é da responsabilidade das claques, que perderam mordomias, que não aceito, dos associados perdedores nas eleições, dos seguidores do destituído/expulso, ou seja uma minoria que ainda não percebeu que estão a afundar o clube que dizem gostar. Resta uma maioria de pessoas que pretende a união no clube , mas por razões à vista, esta Direcção passados doze meses não consegue satisfazer os mínimos de aprendizagem, pois os erros são tantos que até nos causa impressão.
Mandar calar o Presidente, porque não tem a noção do que é comunicação não é agradável, mas haverá alguém que o convença a levar cábulas para não serem tão tristes as suas intervenções em público.
Vamos ter outra novela porque o SILAS não foi a primeira opção. Em qualquer ramo é obrigatório ouvir os concorrentes para se poder escolher quem interessa para o lugar vago. O Silas deve estar feliz, pois foi o escolhido entre todos os colegas que foram contactados. O que nos chamou malucos , que julgo saber quem foi, nem à borla o queria a treinar o meu clube. Fernando Albuquerque SCP
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 14:46

Fernando Albuquerque,

Procuro fugir do CMTV como o diabo da cruz, mas de vez em quando, no zapping, lá me deixo apanhar por um tempo. Ontem deixei-me ficar alguns minutos quando se discutia a entrevista do Presidente, e ouvi algumas barbaridades, que se admitem em conversas de café, mas não num espaço de muita audiência.

Ouvi, por exemplo criticar o Presidente porque disse que tinha contactado outros treinadores, como isso não fosse normal e tivesse que ser segredo de Polichinelo, para proteger o actual.

Ouvi um comentador dizer que Varandas não pode ser Presidente porque não sabe falar, como se nessa função devesse estar um papagaio.


Concordo que a oratória não é o forte de FV. Por isso, nestas entrevistas, devia ser aconselhado por um especialista em comunicação, para moderar as suas respostas. Ou então, resguardar-se e comunicar através de um porta voz habilitado.


Presidente precisa é de agir, e a verdade, como diz, é que tem cometido erros na vertente desportiva, mas costuma ser preso por ter e não ter cão. Umas vezes é porque não fala, outras é porque fala.


Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 29.09.2019 às 17:26

Nação Valente---------------No meu computador recebi a indicação que o Senhor escreveu dois comentários um ás 12,06 horas e o outro que está publicado (14,46).
O primeiro sobre o qual eu desejava contestar a sua critica , não aparece aqui neste post. e suponho que voltou a ler o que eu escrevi e verificou que a minha opinião estava correta sobre quem são os causadores de mais uma crise que nos últimos anos não nos larga. Volto a dizer a maioria dos adeptos deseja que todos estejamos unidos e que o SCP ultrapasse esta grave crise no mais curto tempo, que for possível. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 19:57

Fernando Albuquerque,

Em resposta ao seu comentário apenas escrevi a resposta das 14h46. Não escrevi nenhum resposta às 12H06. Não percebo por isso essa indicação.
Sem imagem de perfil

De FF a 29.09.2019 às 11:49

Bom-dia,
Ao ler os comentários ao que foi escrito por Nação Valente, aliás um bom texto como os anteriores, e com o qual concordo, verifico que no caso do Bruno Fernandes ninguém se refere ao início do problema que, como é sabido, se deveu à atitude da besta que esteve com o apito na boca no estádio do Bessa.
Não escondo a aversão que tenho com esses miseráveis que, certamente, não actuam da forma como o fazem apenas por mera antipatia com o SCP e que não se limita aos jogos de futebol, à bon entendeur...
Devo referir que não os meto a todos no mesmo saco . Sei reconhecer quando executam o seu trabalho com isenção: apenas dois exemplos - no jogo de apresentação da equipa de basquetebol cujo regresso se saúda, e no jogo da 1ª jornada do campeonato feminino de futebol, aqui talvez pela equipa de arbitragem ser também feminina, cujo exemplo devia servir de lição.
FF
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 15:15

O próprio Bruno Fernandes parece um pouco desorientado de acordo com a situação que se vive no Sporting. E não deixa de ser curioso que se aproveite o que faz ou o que diz, em privado, para também o atacar.

O Sporting está na mira dos adversários, mas também dos adversários internos, que ainda não perceberam que todos não somos de mais para fazer respeitar o Clube.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 29.09.2019 às 12:15

Bom dia. Estou totalmente de acordo com o comentário de Grenligt sobre a actual situação do Sporting.No entanto, gostava de colocar aqui a seguinte questão:

Se os resultados negativos da nossa principal equipa de futebol persistirem o que é que tem de ser feito? Qual a melhor solução para o Sporting neste momento? Despedir novamente o treinador já não" pega". O que fazer então? Alguém me sabe responder?

José Silva

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:18

Elevar o José Silva a presidente:)

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo