Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O poço e o pêndulo

Naçao Valente, em 29.09.19

51KptIcrJJL._SX314_BO1,204,203,200_.jpg

"O poço e o pêndulo" é o titulo de um conto de Edgar Allan Poe, que deu origem a um filme de terror, passado no contexto da Inquisição, e que foi  interpretado por Vicente Price, um mestre nesta área da interpretação. O filme em questão, um clássico dos tempos em que o género terror tinha uma matriz muito marcada na cinematografia, conta a história de um louco, filho de um torcionário da Inquisição. No climax final, este coloca a sua vítima preso numa mesa colocada num fosso, fazendo descer lentamente um pêndulo com uma lâmina (ou serra) que a mataria.

Lembrei-me do título e do filme a propósito da situação que se vive no Sporting. Já não estamos no tempo institucional do Tribunal da Inquisição, mas não deixamos de viver tempos inquisitoriais. Usando o filme enquanto simbologia, o Sporting e a sua Direcção eleita há um ano, sempre teve sobre a cabeça, um cutelo bem afiado e que vai descendo a cada desaire da equipa de futebol, que é a face mais visível e mais apropriada para se fazer contestação. 

O Sporting e a sua Direcção eleita há um ano, está dentro de um fosso que não contruiu e no qual entrou para tirar de lá o Clube. E com muito esforço tem escalado o fosso, mas quando olha para cima não vê apoio, mas o pêndulo afiado a descer, movido por "loucos" assombrados por fantasmas.

Os que contestam a Direcção eleita, praticamente desde o dia da sua eleição, são na sua maioria despeitados pela demissão de uma pessoa, que continuam a adorar como um salvador (e de quem gostam mais do que do Sporting) , mesmo perante as evidência das suas malfeitorias. Os que no estádio, grupos organizados, vulgo claques, que insultam o presidente eleito do Clube, apenas são movidos pelos seus interesses, as mordomias que perderam. 

Podemos e devemos acompanhar a acção da Direcção no seu exercício. É lícito usar o direito de crítica com intuitos construtivos. Do que observo concluo, que o Presidente cometeu alguns erros, sobretudo na área do futebol profissional, onde me parece existir uma estrutura frágil e pouco experiente. A falta de uma comunicação clara, objectiva e frontal sobre a vida do Clube, não tem contribuido para um conhecimento da realidade presente e futura.

Esta situação criticável, nada tem a ver com a campanha organizada de oposição de terra queimada, por um grupo que mais do que o Sporting, lhe interessa que o caos se instale para disso tirar dividendos, e numa situção limite, ressuscitar um passado que destruiu a identidade secular do Clube. Mesmo considerando que a época foi mal preparada, e que é preciso fazer mudanças, o Sporting precisa de tranquilidade e de estabilidade.

Uma coisa é certa. Enquanto o Sporting não sair do fosso e não deixar de ter o pêndulo sobre si, não vai ganhar nenhum campeonato, nem agora nem daqui a mais dezassete anos. E os que pensam que estamos em situação de andar a brincar aos presidentes, estão totalmente errados. Esta contestação concertada e revanchista e vou dizê-lo com todas as letras, não passa de uma criancisse de gente sem dois dedos de testa.

Espero que haja adeptos (e tudo me leva a crer que há) com tutano e bom senso, que percebam e contrariem esta campanha orquestrada para fazer regressar o passado que foi largamente rejeitado, para bem do Sporting. Espero que como na história de "O poço e o pêndulo", as pessoas sérias, honestas e lúcidas, parem o pêndulo e acabem com a loucura que pretende destruir o Sporting.

PS: Depois de escrever este texto tenho assistido a cenas lamentáveis no estádio e fora dele, que não podem fazer parte da matriz do Clube. Eventuais erros de má preparação da época, não podem servir de arma de aremesso. O que se tem visto no estádio com grupos de arruaceiros organizados, não para ver futebol, mas para insultar órgão sociais e atletas não se pode admitir. Quem exerce de direito o poder tem que agir. A nossa equipa precisa, mais do que nunca, de apoio para levantar o seu ânimo.

publicado às 03:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


70 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo CFerreira a 29.09.2019 às 08:22

Caro Nação Valente,

Eu não consigo ter uma visão tão optimista acerca do desempenho desta direção extra futebol porque não tenho de certeza acesso as mesmas informações que o caro tem, por isso as minha criticas resumem-se meramente as questões futebolisticas, o planeamento da época desportiva e o desempenho actual.

Quanto a contestação não me parece que seja exclusiva dos "Brunistas" ou claques, mas sim de uma grande maioria de adeptos/sócios do Sporting, e a única forma de acalmar é com um projecto credivel para o futebol ou com vitórias.

A parte do projecto continua a ser algo vago, basta perceber que se contactou Mourinho, Leonardo Jardim e depois contratamos o Silas (Não existe qualquer semelhança entre estes treinadores em termos de ideia de jogo, de desenvolvimento de jogadores jovens, foi uma tentativa de arranjar alguém que acalmasse os adeptos), agora é rezar para que o Silas ganhe jogos e acabe nos três primeiros lugares do campeonato, se isso não acontecer duvido que o Presidente tenha mais margem de manobra, porque as criticas são gerais e não apenas de uma parte dos adeptos.

Agora a culpa dos resultados não pode ser dos adeptos, a única tomada de decisão que adeptos tem é de eleger o Presidente, além disso não fazemos mais nada, não escolhemos treinadores, não compramos jogadores, nem sequer fazemos as inscrições dos jogadores na Liga, por isso as responsabilidades do que corre mal tem que ser assumida porque tem toma as decisões e de quem assume que o Futebol é facil.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.09.2019 às 08:28

Paulo CFerreira,

Há mais uma coisa que os adeptos podem fazer. Não assobiar os jogadores durante o jogo. E fazê-lo apenas no final do jogo caso queiram criticar alguma coisa.
Sem imagem de perfil

De Paulo CFerreira a 29.09.2019 às 08:34

Caro Nação Valente, concordo nesse ponto, assobiar/protestar uma ação do jogo eu entendo, assobiar a equipa ou Presidente durante o jogo discordo, durante o jogo apoiamos, no final do jogo criticamos/assobiamos aquilo que cada um achar mais correcto.

Entendo que isso coloque mais pressão na equipa mas não é essa a razão para termos mais de 50% de derrotas nos jogos oficiais deste ano, e é isso que os sócios não aceitam e leva a estes comportamentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 10:09

Meu caro,

Afirmou "Quanto a contestação não me parece que seja exclusiva dos "Brunistas" ou claques, mas sim de uma grande maioria de adeptos/sócios do Sporting"... com se fosse facto, quando, na realidade, não é mais do que a sua opinião. Vale o que vale!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 11:05

Desculpe Rui, mas basta falar com os Sportinguistas. Há alguém que esteja satisfeito e tranquilo com o que se está a passar ? Só conheço dois: o Rui e o Nação Valente.

Depois então de ver a entrevista de ontem, uma tragédia completa de comunicação e de noção ou falta dela do que se pode ou não dizer...

É caso para ficarmos tranquilos ? Sinceramente acho que não.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:04

Não lhe vou responder porque garanto que não iria gostar da minha resposta!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 12:32

Rui, sei que, tal como eu, não votou nesta Direção. Percebo que pretenda que o clube tenha estabilidade e que não é a mudar de Direção de 3 em 3 meses que chegamos a algum lado. É o que qualquer pessoa com bom senso pensa... quando existe um rumo, coisa que de dia para dia se vem confirmando não existir.

Apoiar sim, fechar os olhos e fazer uma defesa intransigente do que não tem defesa é que já me parece incorreto.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:40

Eu faço tudo menos fechar os olhos e o que obriga a assumir uma postura mais defensiva aqui o blogue é o negativismo constante que se verifica, já para não falar da tentativa de aproveitamento da parte de alguns com agenda e de outros que são apenas ordinários.

Se calhar, devia publicar os comentários de anónimos com impropérios, ofensas e outras ordinarices do género, como aliás acontece em alguns outros blogues, onde até os próprios redactores se dão a esse baixo nível de comunicação.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 12:44

Se calhar se existissem mais motivos para dizer bem as pessoas também o diriam.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:47

A maior apetência do ser humano, muito em especial do português, é dizer mal.

Sempre foi assim e sempre será!

Não é preciso ir muito longe, basta ver os comentários aqui no blogue.
Sem imagem de perfil

De Paulo CFerreira a 29.09.2019 às 12:01

Caro Rui, como é óbvio é a minha opinião baseada naquilo que tenho visto, tal como a opinião do Nação Valente é baseada na percepção que ele tem dos actuais acontecimentos.

Os únicos factos que são indiscutiveis é que neste momento para o campeonato temos mais pontos perdidos do que ganhos e nas restantes provas que participamos contabilizamos derrotas em todos os jogos que participamos, e esse é que é o motivo que faz com que as criticas existam, o resto são apenas opiniões que valem aquilo que valem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:09

Contrário ao que possam pensar, não sou advogado de defesa deste presidente e desta Direcção, mas não sou do género de criticar tudo apenas em função dos resultados do futebol profissional.

Diz que é a sua opinião baseado naquilo que tem visto, que me parece muito pouco.

O que é que vocês querem?... Eleições de três em três meses mediante os resultados desportivos?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.09.2019 às 15:51

Devia ter vergonha de não publicar os meus comentários para quem dizia que era frontal?? Ainda fala em democracia que BDC não sabia respeitar tenha educação !!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 16:03

Não ter capacidade para reconhecer o mais simples é mau, pior só quando se insiste na ignorância.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 16:24

P.S.: Por cima da caixa de comentários verifica-se este alerta:

"Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo".

Se não sabe ler, aprenda, antes de acusar terceiros de falta de educação.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 14:10

Paulo CFerreira

Concordo. A equipa por razões que não conhecemos totalmente, está muito mal animicamente. Assobiar e insultar durante o jogo é como deitar gasolina na fogueira.
Sem imagem de perfil

De Leoa a 29.09.2019 às 09:35

Caro Paulo CFerreira,

Onde é que está essa maioria de que fala? Não é no estádio de certeza porque lá o que eu vejo é as claques e mais uns gatos pingados espalhados pelo estádio.
No estádio a maioria ou fica calada (para não correr riscos de se envolver em cenas tristes), ou vai embora (pelo mesmo motivo que referi anteriormente) ou arriscam mesmo defender os jogadores e a direcção (pois a paciência com os lunáticos e acéfalos já se esgotou).

PS: Se Amam o Sporting Clube de Portugal venham ao estádio caso amem mais outros interesses fiquem em casa.

Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 11:07

Portanto, só existem 2 tipos de adeptos, os arruaceiros que contestam e os silenciosos que estão de acordo ?

As pessoas se não se manifestam estão satisfeitas ? Que tal perguntar a opinião aos que estão em silencio ?
Sem imagem de perfil

De Leoa a 29.09.2019 às 13:16

Eu não disse que quem não se manifesta está satisfeito.
Nem disse que quem apoia esta direcção está satisfeito.
Não há nenhum sportinguista satisfeito com a situação da equipa principal de futebol do Sporting, mas isso não implica que ataquemos a direcção. Sim, é verdade que, cometeram alguns erros nesse campo mas ninguém é perfeito. Antes quando o futebol ia mal era pedida a demissão do treinador e equipa técnica, agora é logo a direcção...
Eu não me lembro de ver uma direcção ser tão contestada desde o 1o dia como esta tem sido. Temos de dar Paz a esta direcção para fazer o trabalho que tem de fazer, corrigir os erros que já sabe que cometeu, e no final avaliar o seu trabalho.

Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 12:29

Não estou optimista, sou realista. A situação financeira do Sporting é péssima. Se esta Direcção que conseguiu parar a falência eminente, tirar o Sporting da insolvência, depois de anos de desvario, fez um grande trabalho.
Claro que para o adepto o que interessa são resultados no futebol profissional. E considero que nesse aspecto, apesar da falta de recursos, tem havido algum amadorismo. E espero que isso seja corrigido.
Sem ter informação privilegiada, é público, o Sporting correu o risco de não ir a provas europeias, em função das enormes dívidas acumuladas. Era bom que os sportinguistas não vivessem na "lua", como vivem há muito, e remassem todos para o mesmo lado.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 12:41

A situação financeira é pessima, a falencia era eminente e a Direção fez um grande trabalho.

Então eu questiono:

- Não foi FV que disse que a situação financeira não o preocupava porque tinha soluções financeiras?

- Não foi FV que gastou milhões em jogadores que pouco ou nada trouxeram ao Sporting?

- Não foi FV que gastou não sei quanto a criar um gabinete de alta performance com profissionais pagos a peso de ouro ?

- Se a falência era eminente e, certamente, ainda não estamos bem, não foi esta Direção que sugeriu aumentos para os próprios ?

Há aqui qualquer coisa que me está a escapar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 12:44

Um conhecido apoiante do lunático vir falar das actuais contratações de jogadores é hilariante.

Quantas foram durante os cinco anos do outro personagem?... Perdia conta quando se atingiu a centena!!!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 13:21

Foram muitos. Mas não foram só flops. Aliás a base da equipa vem toda desse tempo e até as duas taças a esses jogadores se devem. Volto a repetir o que já aqui escrevi. Se calhar só B Fernandes paga esses flops quase todos. E desta Direção? Quais deles vão "valer" dinheiro? Se calhar nenhum
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 13:48

Nem perto disso, entre valor dos passes, comissões e os consequentes salários.

Quanto nos custou o Alan Ruiz, por exemplo?... Terá ficado por nunca menos de 15 milhões, entre as duas facturas e podemos ainda adicionar o inútil do irmão.

Uma das dívidas que esta Direcção foi de umas dezenas de milhões de pagamentos em atraso a empresários.

Mas, não menos importante, a instabilidade que coloca numa equipa com 20 ou mais reforços por época.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 14:10

Nesta direção num ano já vamos em quantos jogadores ?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.09.2019 às 14:27

Mike 1906,

Se FV disse que a situação financeira não o preocupava porque tinha soluções não me espanta. Disse ele e a "turma do Flamengo" ou seja todos os candidatos. A demagogia é habitual em campanhas eleitorais, senão não se ganha. É essa a matriz dos eleitores.

Outra coisa são os problemas reais que nenhum candidato conhecia em concreto. E creio que nem a Comissão de Gestão os conhecia, limitando-se a gerir o dia a dia.

Sobre compras de activos creio que o saldo entre vendas (recuperação dos que rescindiram) é positivo.

Investir em aspectos que deem dividendos no futuro é um bom acto de gestão. Esqueceu-se de referir quantos milhões se investiram na Academia, abandonada durante anos. E pode ser uma importante fonte de rendimentos.

Haverá sempre alguma coisa que lhe escape, enquanto a análise for condicionada por ideias pré-concebidas.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.09.2019 às 15:01

Então FV que diga quantos milhões investiu se calhar tinha sido mais positivo do que aquela coisa do clube de malucos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2019 às 16:07

O Relatório e Contas serve para quê???

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo