De Manuel Horta a 26.01.2022 às 10:28
Bom dia. Precisamos urgentemente de mudar a nossa mentalidade, já não há paciência para aqueles que ontem idolatravam o Amorim/Varandas e hoje porque perdemos já o querem por a andar. Passados anos conseguimos conquistar títulos com base na formação, sem orçamentos e gastos absurdos. Esse é o caminho da sustentabilidade que clubes como o Ajax seguiram e que tantas alegrias lhes têm dado. NÃO podemos ganhar sempre, não podemos jogar bem sempre. Se formos ganhando títulos, se formos campeões de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos, se mantivermos a presença anual na champions, se mantivermos equipas técnicas por vários anos, temos TUDO para ser melhor que nos últimos 40 anos. Não esqueçam por favor como foi a última década antes do Varandas/Viana/Amorim. Manuel Horta (sócio 14452)
De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 26.01.2022 às 14:56
Bom dia e parabéns Sr. Manuel Horta.
Acaba de emitir opinião, que plasma e resume TUDO o que deverá ser o guião de quem verdadeiramente Gosta / Ama e quer o melhor para o seu clube.
De forma assertiva e incisiva, identifica aquilo que de forma determinante (não única, certamente), contribuiu para muitos anos de insucesso e cristalização desportiva, organizacional, estrutural e económica - a falta de paciência, à qual e se respeitosamente me permite, acrescentaria o bom senso de uns quantos e a responsabilização de mais alguns.
O diagnóstico que conduziu o clube ao seu intervalado "definhamento", até há 3 anos atrás, tem por conseguinte, razões e motivações diversas, em ordem e proveniência, mas inexoravelmente, a instabilidade e impaciência irracional, como principais agentes motores para a encadeada autoflagelação e destruição.
A cada percalço, numa competição desportiva que tem 3 resultados possíveis, jamais tudo o que está no rumo certo, harmonioso, sustentável e credível, poderá ser colocado em causa de forma errónea, absolutamente injusta, ingrata e mesmo inadmissível.
O grupelho minudente e insignificante, que por hábito ousa criticar tudo e todos, quando ocorre um resultado desportivo que a todos nos deixa emocionalmente descontentes, visa e tem outros fins inconfessáveis.
E apenas dois tipos de pessoas aderem a estas atitudes e comportamentos, isto considerando serem associados, o que no caso, alguns nem isso são: hibernes mal formados, arrogantes, tendencialmente desordeiros e sem provas dadas de relevo ou de notoriedade na Vida e que perderam mordomias e privilégios indevidos, ou então, outros porque pretendem a todo o custo e por todos os meios, tentar assaltar a condução democrática e legítima da instituição.
São algozes oportunistas e alguns inconscientes arregimentados e seguidores de profetas.
Aproximam-se eleições e tudo será aproveitado para contabilizar votos.
Os candidatos que se perfilam, têm que ser obrigatoriamente pessoas reconhecidas como idóneas, currículo profissional e humano e, apresentarem o programa a que se propõem, alternativas ao que entendam e a composição das listas e, que tenham a dignidade e elevação no trato e discussão dos assuntos que interessam à Nação Leonina, sem devassa e exposição, que lese em todo ou parte, os superiores interesses do clube.
Há mais de 45 anos que sou sócio e, alguns mais como indefectível defensor da Alma, Cultura e Causa Sportinguista (não havia dinheirinho, para poder pagar quotas, fumar e namorar, com a parca semanada a quem pobre tinha nascido, não obstante muito rico em educação), logo, desde muito jovem que vivo intensamente, em corpo, alma e espírito, o ideal Leonino.
O direito à liberdade de opinião é salutar, desejável e nunca dele se deverá abdicar, mas também e sempre, com sentido construtivo e responsável, de forma leal, séria e respeitadora, para com quem cumpre mandatos e missão, cargos e responsabilidades e, com toda a honestidade, coragem e sem processos jurídicos de corrupção, abuso de confiança e outros ilícitos.
Estamos num extraordinário caminho credível, de recuperação e consolidação, mas com horizontes e consciência do muito percurso, escolho e dificuldades, que há por fazer e construir.
Mas agora, conhecemos o terreno, mares e tempestades e, com a grande diferença de se saber por onde ir, sem vacilar, com tenacidade e coragem.
Força Sporting - Fraterno Abraço Leonino.