Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
O FC Porto tem de começar a trabalhar já para garantir que este título não é uma meta, mas um ponto de partida. Agora que a festa começa a arrefecer, depois de dois dias escaldantes, talvez não seja demasiado cedo para começar a pensar no futuro do FC Porto. Afinal, é lá que o clube vai passar o resto da vida e não vai estar sozinho.
No Benfica, Luís Filipe Vieira não voltará a cometer a imprudência de acreditar que todos os problemas se resolvem com o Seixal nem voltará a colocar as finanças à frente da equipa, desde logo porque os adeptos não lho perdoariam. Depois de uma época a zeros, que ainda pode ficar mais pobre se se confirmar a perda do segundo lugar, não é preciso ser bruxo para adivinhar um investimento considerável no reforço do plantel encarnado com o objectivo de recuperar o título.
No Sporting, Bruno de Carvalho vai repetir a fórmula dos últimos anos, armando Jorge Jesus até aos dentes com tudo o que o treinador lhe pedir o que, apesar de tudo, pode não ser tanto como nos últimos anos. Afinal, desta vez há uma base que vale a pena manter, se o clube for capaz de segurar jogadores como Gelson ou Bruno Fernandes.
No FC Porto, depois de encerrado o jejum de quatro anos e de quebrada a hegemonia do Benfica, o objectivo tem de ser garantir que este título é o ponto de partida e não a meta. A prioridade é óbvia: manter Sérgio Conceição. Parafraseando uma máxima do futebolês, em treinador que ganha não se mexe, especialmente depois de quatro anos de tiros ao lado.
Segurar Conceição garante paz de espírito, que é coisa que não tem preço e que o FC Porto não conheceu nos últimos anos. Perdê-lo significaria esvaziar o balão e recomeçar do zero, um luxo a que o clube já não se pode dar. Depois, há o oxigénio que o apuramento directo para a Champions garantiu. As finanças do clube podem respirar outra vez, o que deverá facilitar renovações e permitir o reforço do plantel. Depois de tudo o que fez este ano, inclusive pelas finanças, Conceição merece bem atacar o próximo campeonato com as mesmas armas dos adversários.
Jorge Maia, jornal O Jogo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.