Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
A influência de Bruno Fernandes no Sporting nas duas últimas épocas é inegável. O médio era uma das principais peças na equipa de Jesus na temporada passada e manteve esse estatuto, primeiro com José Peseiro, depois com Tiago Fernandes e agora com Keizer. E não é de espantar. A sua inteligência em campo, a leitura táctica, aquilo que dá ao jogo do Sporting é algo que nenhum treinador pode abdicar. E se lhe acrescentar golos - muitos golos, melhor ainda.
Para se ter uma ideia da sua influência na equipa, Bas Dost tem apenas mais um golo marcado que Bruno Fernandes esta época. E o 'holandês voador' soma 19 tentos em 24 jogos, 14 deles na Liga onde apenas fez 12 jogos. Uma impressionante média de 0,8 golos por partida.
Os 18 golos de Bruno Fernandes estão distribuídos da seguinte forma: dois na Liga Europa em seis jogos, cinco na Taça de Portugal em igual número de partidas, oito na Primeira Liga em 19 jogos e três na Taça da Liga em cinco encontros, num total de 35 jogos e 3056 minutos pelo Sporting, uma média de 87,3 minutos por jogo. Tem mais três jogos pela Selecção, sem golos marcados.
Além dos 18 golos, há outros números que atestam a influência do médio de 24 anos. Bruno Fernandes apenas falhou um dos 36 jogos que o Sporting já disputou esta época: foi na recepção ao Belenenses, na 15.ª jornada da Liga, por estar castigado.
Os 18 golos já marcados constituem um marco histórico para Bruno Fernandes (na época passada marcou 16, o máximo na carreira) mas há outros recordes que o camisola oito pode quebrar.
O búlgaro Krassimir Balakov e o brasileiro Osvaldo Silva ostentam o recorde de maior número de golos marcados por num médio do Sporting numa temporada. Bastam apenas três para o 'bombardeiro' de Alvalade igualar os dois míticos atletas leoninos.
Para o conseguir, o médio tem, pelo menos, 14 jogos em disputa. Se o Sporting ultrapassar o Benfica e chegar à final da Taça de Portugal, passa a ter 15 partidas para igualar Balakov e Osvaldo Silva. Há ainda a Liga Europa, onde os 'leões' vão medir forças com o Villarreal nos 16-avos-de-final da prova. Se passarem esta eliminatória, acrescentam-se mais dois jogos que Bruno Fernandes pode disputar.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.