Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O leão mostra a sua raça

Naçao Valente, em 03.01.22

O ano de 2021 ficará como um capítulo altamente positivo na história do Sporting CP e do desporto nacional. Arrasámos nas modalidades, inclusive a nível europeu, e conquistámos três títulos em quatro no futebol profissional, com a proeza de ganharmos a Primeira Liga, feito que não se verificava desde 2002. Penso estar certo, ao afirmar, que nem em sonhos esperávamos tamanhos êxitos.

Desportivamente brilhante, portanto, deve-se, prioritariamente, à competência e empenho de todos os nossos atletas e dos seus técnicos, mas também às condições proporcionadas pelas estruturas de apoio, à frente das quais se encontra o presidente Frederico Varandas.

c4427321833517.Y3JvcCw0MDUwMCwzMTcwMCwwLDA.jpg

A revolução feita no futebol profissional, sob a batuta do técnico Rúben Amorim, em boa hora contratado, apesar de muito contestado pelos catedráticos em tudo o que mexe, e que auguravam o pior, pelos motivos mais irracionais. Mas para além da sua competência, o nosso “míster” encaixou como uma luva no projecto que lhe terá sido apresentado pela “estrutura” dirigida por Hugo Viana, com o beneplácito da Direcção.

Este projecto, predominantemente assente em jovens com potencial, muitos deles vindos da nossa formação, tem de ter continuidade, para que as vitórias sejam uma constante e não apenas um mero episódio passageiro. Nesse sentido, tudo deve ser feito para manter a equipa que lhe dá corpo, nomeadamente o técnico. A percepção que tenho é que Rúben Amorim está empenhado em cimentá-lo, até atingir patamares bem mais elevados, e antes de, eventualmente, partir para outros voos.

Para além de quem trabalha directa e exclusivamente no terreno, é imperativo que haja estabilidade. Nesse sentido, parece-me importante que se mantenham os actuais órgãos sociais, que iniciaram o projecto, e que em condições muito difíceis recuperaram o Clube do buraco negro, onde tinha caído. 

Além de terem aberto as portas ao êxito desportivo, estão a fazer um trabalho exemplar (que precisava de ser muito mais divulgado) na recuperação financeira do Clube, sem a qual a componente desportiva não pode de modo algum ter sucesso. A decisão cabe aos associados, que em momentos decisivos, costumam ter bom senso.

O Leão, meio anestesiado durante muito tempo, está, de novo, a mostrar a sua raça. O que se pretende é que a mostre feroz e permanentemente, e não apenas em “fogachos”, com a consciência que haverá muitas dificuldades, e que não pode voltar a adormecer.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Sem imagem de perfil

De LeãoSempre a 03.01.2022 às 14:20

Eu só fico, e, devo dizer, muito preocupado, por saber que "haverão muitas dificuldades"! Pois há-de haver dificuldades e, parece-me, das grandes! Estando de acordo com o que aqui se disse, sobretudo no que diz respeito aos As do futebol masculino, não consigo, no entanto, atribuir assim tanta importância ao papel desempenhado pela direcção. Parece-me que a responsabilidade deve ser endereçada apenas e só a Amorim. "Mas foi Varandas que lá o pôs!" Parece-me que teve a sorte dos principiantes, no entanto, parecida com a que teve Pinto da Costa quando contratou Mourinho.
Só mais um pontozinho: e da massa, carcanhol, papel, pasta, aquilo com que se compra melões, ninguém fala? Qual é a verdadeira situação econommico-financeira do Sporting? Haverá calacres dos quais não dão conhecimento? E se não dão, quem se estará a abarbatar para ser o próximo dono da sad? Eu não quero que o meu Sporting siga o caminho da belenização. E não me venham responder que sou daqueles que se regozija com derrotas do Sporting porque imediactamente saio do modo discreto e low profile e mergulho de cabeça no modo tamanco no pé que, em certas situações, é suficiente para coroar cdertas respostas.
José Manuel David
Sem imagem de perfil

De FF a 03.01.2022 às 15:11

Boa-tarde Leãosempre
Não me compete a mim responder ao seu comentário.
Escrevo apenas para lamentar e considerar de mau gosto comparar o Presidente Varandas, um Senhor, com o patife presidente do FCPorto.
Saudações Leoninas
FF
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 03.01.2022 às 16:48

FF,

Tem toda a razão, comparar o nosso Presidente, com um "vigarista" sem vergonha, nem lembra ao diabo. Tudo me leva a crer no comentário que "este mato tem cachorro".ou "gato escondido com rabo de fora". De facto tentar tirar da equação do êxito do Sporting, a sua Direcção e o seu Presidente, "cheira-me" a oposicionista com punhos de renda.
Sem imagem de perfil

De LeãoSempre a 03.01.2022 às 18:15

(E agora para algo completamente diferente):
Ó amigo Valente, e responder à minha questão sobre as finanças do Sporting? Uhm? E quanto à comparação do presidente do Sporting com o do Porto... É que me sinto insultado por essa sua afirmação! Já agora, sempre lhe digo que talvez escrever não seja bem o seu forte, como ficou provado na frase que pus entre aspas, logo no início do meu escrito anterior. Quanto a ler e compreender o que lê... Repare que o que quis comparar foram duas situações que aconteceram no consulado de cada um deles. Não comparei personalidades, posturas, não me pronunciei sequer sobre a bondade das suas actuações como presidentes, e, para além do mais, julgo que este sítio é aberto a quem cá entenda mandar uns bitaites, o que significa que terão de levar com opiniões diferentes daquela que é a inclinação geral da publicação. E, para finalizar, uma vez que me julga possuidor de punhos de renda, se preferir, sempre posso deixar aqui alguns espécimes do vernáculo tuga.
E agora, mesmo para finalizar, que tal falarmos mesmo das finanças do sporting? É que eu tenho 65 anos e já assisti a muita coisa muito pouco edificante e, por isso, temo pelo futuro do Sporting. Esta adulação à direcção de agora parece-me muito pouco salutar. Estive de acordo com muito do que a direcção anterior fez e, nem por isso, procedi desta forma.
Cumprimentos!
José Manuel david
Sem imagem de perfil

De João F. a 03.01.2022 às 18:51

"Estive de acordo com muito do que a direcção anterior fez e, nem por isso, procedi desta forma."

Todas as insinuações que expôs e a maneira como foram feitas, só poderiam vir dum brunista! Não é nenhum crime, mas esclarece muita coisa!...E fica registado...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 03.01.2022 às 20:45

LeãoSempre,

Tem razão. Sendo o verbo haver um verbo irregular, quando usado no sentido de existir, deve ser sempre conjugado na terceira pessoa do singular. Por esse lapso me penitencio, com toda a humildade, e teria que agradecer a correcção, se não fosse feita com alguma sobranceria.

Embora escrever de acordo com as normas gramaticais, seja um dever de quem escreve, não é com esse intuito que aqui participo. Nem vou, por isso perder tempo, a analisar o seu texto, para sugerir eventuais correcções. Mas tomo boa nota da sua competência, e quando for feita a revisão do próximo livro que vou publicar, talvez pondere recorrer aos seus serviços.

Em relação ao assunto assunto abordado, deixo duas notas: na comparação entre presidentes, percebi que se referia à contratação de dois treinadores, em tempos diferentes, que resultaram bem por mero acaso. Não me parece que sejam casos comparáveis, nem que sejam resultado de qualquer "totoloto". Não sei se costuma seguir o Camarote Leonino, ou se é visitante ocasional. Mas se é frequentador habitual deste espaço, já devia ter percebido que aqui não se adula ninguém. Reconhece-se o bom trabalho dos órgãos sociais, ou critica-se construtivamente, quando a avaliação for negativa,
SL.
Perfil Facebook

De Paulo Alexandre a 06.01.2022 às 09:35

para Leão Sempre - Desculpe, mas só não sabe das finanças do clube quem não quiser, há basta informação sobre o assunto. Recomendo que comece pela entrevista do Dr. Salgado Zenha, R&C e acabe na documentação entregue na CMVM, como vê tem muito por onde escolher para ficar esclarecido.
Passar bem o ano.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.01.2022 às 15:24

Caro LeãoSempre,

Como o meu colega Nação Valente ainda não está a responder a comentários, não resisto responder ao seu, pelo irrealismo e extremismo do mesmo.

Quem fala como o caro, não faz a mínima ideia do que consta governar uma Instituição da dimensão do Sporting.

Por importante que sejam os resultados desportivos da equipa profissional de futebol, na sua óptica, é o treinador o principal responsável pela gestão global do Clube?

A escolha de Rúben Amorim não foi feita ao acaso. É relativamente fácil de compreender, para quem acompanhou o processo, que o processo foi muito deliberado e fundamentado, inclusive o risco dos cerca de 12 milhões de euros que custou, um valor inédito no futebol português.

Além dos Relatórios e Contas, Salgado Zenha, o principal responsável pelas finanças do Clube, já veio a público várias vezes dar um número de explicações.

É possível que o caro tenha andado distraído.

Dito isto, é igualmente óbvio que nem tudo sobre a vida interna do Clube pode ser explanado na praça pública.

Eu não o acuso de nada, mas parece-me evidente que tem um conhecimento muito limitado das coisas.
Sem imagem de perfil

De João F. a 03.01.2022 às 16:43

Você, no entanto, com essas suspeitas, parece saber de alguma coisa, que por aqui não se sabe e, se o sabe diga, senão é acusado e com razão de estar a tentar desvalorizar o trabalho desta direcção! E eu pergunto: qual é a intenção? Será, porque se aproxima o momento das eleições e este será para si a altura ideal para lançar a confusão?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 03.01.2022 às 16:09

Caro LeãoSempre,

FF e Rui Gomes já responderam ao seu comentário, com toda a propriedade, portanto vou apenas acentuar um ou outro aspecto. Apresenta os seus argumentos de forma correcta, mas na sua essência, parece-me haver a intenção de desvalorizar o trabalho da direcção, como se a contratação do treinador fosse uma espécie de prémio ganho no Euromilhões. Pode ter sido uma jogada de risco, mas feita com muita poderação. Nenhum exército ganha batalhas sem um cadeia de comando bem articulada.

Sobre a situação financeira parece evidente que está muito melhor, que quando estes órgãos sociais tomaram posse. Por outro lado, pode ser consultada nos Relatórios e Contas. Sem entrar em pormenores contabilísticos, que não domino, posso afirmar que este ano entraram receitas que não eram habituais: entrada na Liga dos Campeões, venda de activos já negociados e outros com potencialidades de gerarem boas mais valias, subida do valor do plantel. O último empréstimo obrigacionista ultrapassou todas as expectativas.

Quer isto dizer que a situação financeira é a ideal? Não é a do Sporting, nem a de qualquer um dos chamados grandes, para não referir outros. Mas existem sinais que mostram que também nesta área, estamos no bom caminho.. Muito longe de o clube perder o controle da SAD. Se com estas insinuações está de boa fé, pode ficar descansado.

Bom Ano
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 04.01.2022 às 14:16

Caro Leão Sempre: percebo a sua preocupação mas não posso deixar de dizer que atribuir exclusivamente o sucesso do clube a Ruben Amorim é um pouco redutor não acha? Um clube de futebol, uma estrutura não é apenas a equipa e o staff técnico, cabe á direção proporcionar as condições para o sucesso e nisto de certeza absoluta que o papel de FV e da sua direção é fundamental.
Além de que, não só no futebol foi o nosso sucesso, nas modalidades também, e isto é indicador do bom trabalho da direção. Belenização? Claro que NÃO! FV tem feito um bom trabalho, oxalá continue, têm a palavra os sócios.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.01.2022 às 16:17

Caro Paulo Salcedas,

Está a perder o seu tempo a apresentar factos e lógica a quem ainda hoje apoia o brunismo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo