Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O local do "crime"

Rui Gomes, em 08.11.16

 

img_infografias$2016_11_08_08_39_06_1181030.jpg

 

A única disposição que questionei, logo a partir do primeiro minuto e ainda com muito pouca informação disponível, é a participação do presidente do Sporting Clube de Portugal num incidente deste baixo calibre, indiferente se foi instigado por terceiros ou não. Mesmo ignorando a sua desnecessária presença naquela área do Estádio e perante qualquer provocação alheia, tinha sido muito simples ele ter tido o bom senso de virar as costas e seguir o seu caminho. Claro, estamos a falar de Bruno de Carvalho, para quem nada é "simples".

 

Acho que tudo o resto acaba por ser lateral e, ao fim e ao cabo, algo inconsequente, no contexto do que é realmente importante para a liderança de um clube como o Sporting.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:11

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


34 comentários

Sem imagem de perfil

De Profeta a 08.11.2016 às 14:12

Ontem vi o programa Prolongamento só mesmo para ver a versão do Pedro Guerra. É incrível como ele "sabe" sempre tudo. Disse que o Bruno de Carvalho gesticulou como um boxer e disse coisas ofensivas. Lolololol

Sinceramente, acho que tanto um como o outro deverão ter as suas culpas. Mas já repararam que o presidente do Sporting Clube de Portugal deixa-se envolver em confusões com um presidente de um clube de uma Vila?

E para já, tanto o Nuno Saraiva (que estava nervoso e insultou um jornalista) como o próprio Azevedo ainda nada disseram. Será normal para quem tudo faz para promover uma suposta boa-imagem pública? Hum...
Sem imagem de perfil

De GreenJones a 08.11.2016 às 14:49

Todos os dias desde que o Bruno chegou que o Sporting é isto: discussões, provocações, baixo nível, egocentrismo, bazófia, "eu vou salvar o Sporting", "eu vou lutar pelo Sporting", mais o canal do Sporting a fazer promoção ao presidente. Parecemos a Madeira do Alberto João Jardim, ele é que é dono, quem tiver outras opiniões já não é bem-vindo. É como se o Sporting tivesse passado para mãos privadas mas os sócios e adeptos que discordarem não são Sportinguistas o "suficiente" se não coincidirem nas opiniões do "salvador". Até as pessoas que ele contratou são sintomáticas: Octávio, Saraiva (admite-se um funcionário do Sporting que nem sequer é atleta a mandar para o "ca---" um jornalista? E com um ar ameaçador apesar de ter um 1,5 de altura? Mas que folclore é este?), Inácio (desceu muito na minha consideração, de facto uma pessoa precisar de dinheiro urgentemente faz com que aceite qualquer coisa, e mesmo assim foi só até o JJ o mandar recuar). Isto é defender o Sporting?! Acho o contrário, o Sporting não consegue melhorar é por causa deste presidente. Defender o Sporting é por exemplo contratar bem. Defender o Sporting é por exemplo não ter um salário milionário. Defender o Sporting é não mentir vergonhosamente aos sócios (prometendo apostar na formação e só pontualmente contratar). Defender o Sporting é não chamar ao Manuel Fernandes "o pior funcionário da história do club". Defender o Sporting é não utilizar o José Eduardo para manobras de bastidores contra o treinador em funções do próprio clube.

Um clube grande como o Sporting tem que ser gerido com serenidade. Admite-se até o médico já foi castigado por palavras ao árbitro? O médico está lá para estar focado nos actos clínicos, mais nada. Que tipo de exemplo este tipo de liderança passa para os outros funcionários e para os nossos atletas em particular? Que estão todos de cabeça perdida, incluindo o presidente que se envolve em arruaças com outros presidentes, ainda por cima de clubes sem expressão? É isto que é o Sporting agora?
Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.11.2016 às 15:11

Em primeiro lugar ser do Sporting, apoiar este clube nos bons e nos maus momentos nada tem a ver com os presidentes.

Já tivemos pessimos presidentes e nunca vivi o Sporting de forma diferente só por causa disso.

Depois eu tenho muito orgulho em ser do Sporting mas não uso isso para me achar melhor que ninguem - já chega um pouco essa conversa da nossa suposta superioridade moral sobre outros clubes, sejam eles o Benfica ou o Arouca

Sobre as contrataçoes e vendas da era de BC, assim como dos resultados financeiros e desportivos alcançados, avaliaremos isso muito em breve mas nao é preciso pensar muito para ver melhorias substanciais ao que era feito até então

Sobre o comportamente de BC, claro que se exalta demasiado, claro que é demais esta guerra aberta ao Benfica, claro que isso é para mim um ponto contra e recupero uma frase do leitor Julio que passado mais que um ano está cada vez mais actual:

"os outros eram "Dondocas de Cascais", estes são "Rambos de Telheiras"."


Sem imagem de perfil

De Maria a 08.11.2016 às 15:30

No outro dia ocorreram-me uma série de coisas que não tinham acontecido neste Sporting.
E constatei que a palavra chave deveria ser "ainda".
Porque na minha mente não há menor dúvida que tudo o que de mau se possa passar no Sporting - tendo ou não passado ou que irá passar em outros clubes - é só uma questão de tempo.
Eis que acordo para um vídeo do director de comunicação que começa com "O presidente do Sporting foi à casa de banho" e pensei nem quero saber o que se passou. Estava lançado o mote para o nível sempre a baixar de tudo o possível e imaginário no Sporting.
A linguagem corporal do director no esclarecimento é constrangedora porque qualquer pessoa topava a mentira ao longe. Nem sequer bons mentirosos são, portanto. O que no caso em apreço não é uma vantagem porque haverá sempre necessidade de tapar, de desculpar, de encobrir Bruno de Carvalho. Se Saraiva ainda não percebeu isso... nós já.
Claro que poderá vir alguém dizer que "ah mas o Benfica" mas nem quero saber porque tudo o que aconteceu e acontece no Benfica, e outros Clubes, sempre teve o nosso repúdio, condenação e gozo sempre que assim se justificasse. E é com tristeza que ninguém parece lembrar-se disso.
Um Presidente pura e simplesmente não se mete em arrufos. Não "vai à casa de banho". Até pode fazer tudo isso. Este pelos vistos faz e gosta. Nós não temos de saber. Mas não temos como não saber.
Se mais alguém se lembra de um período tão negro, feio e deplorável no Sporting que me diga. Era bom saber que há algo naquela casa que justifique tamanha Ignomínia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.11.2016 às 15:51

Cara Maria,

Pura e simplesmente, um excelente comentário e, diga-se, muito factual, opiniões contrárias dos "usuais" não obstante.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.11.2016 às 16:14

eu lembro-me de um periodo em que o vice-presidente depositava dinheiro nas contas dos arbitros

Mas seguramente que ir à casa de banho é muito pior
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.11.2016 às 16:17

Vindo de si, acho este comentário incrível !!! Pelos vistos, não consegue moderar a sua devoção.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.11.2016 às 16:43

"Se mais alguém se lembra de um período tão negro, feio e deplorável no Sporting que me diga"

Foi isso que a leitora Maria disse e eu apenas respondi

Estou a ver que também já aderiu à Cassete de "quem não concorda comigo é avençado ou devoto" a mim (concorde ou nao com o que o Rui escreve) nunca me verá dizer algo do genero
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.11.2016 às 16:56

A leitora disse isso em contexto, creio. Acho que é a leitura lógica.

Não aderi a nada de especial, salvo os termos que eu uso há muito, e o caro sabe isso muito bem.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.11.2016 às 16:57

"Soldadinhos da falange", sempre tinha alguma graça :)
Sem imagem de perfil

De Maria a 08.11.2016 às 17:16


O que se passa com os tempos de Bruno de Carvalho é a sucessão ininterrupta de tudo o que é mau, porco e feio.


Tive um professor de história que tinha um tique. Nós respondíamos a uma questão e ele dizia "e que mais?" nunca se cansando de repetir a pergunta até estar satisfeito com a resposta.

Sim foi à casa de banho e mesmo que eu fosse tapada - que não sou - pensaria "ok foi à casa de banho e...?" só que a história vai em (de)crescendo. A mentira e palhaçada do saraiva só introduz mais um palhacinho em todo o horror.

Nem os mais tapados nessa manhã conseguiam pôr a mão no fogo por Bruno de Carvalho e isso a mim diz-me tudo. É a história do Pedro e do Lobo e que será usada com inteligência outra e outra vez. E este é o homem que representa o Clube. Um Clube que já nem merece respeito porque até os seus adeptos são olhados com pena por terem este a representá-los e "defendê-los".

O orgão de comunicação do clube - representado pelo tonto do director - não pode fazer comunicados e esclarecimentos como se de um clube reacreativo de bairro se tratasse. Temos de querer e exigir mais. Porque se ele falou como amigo não o faz no Sporting. Se o faz no Sporting é o Clube que ele está a representar e pura e simplesmente não começa "O Presidente do Sporting Bruno de Carvalho foi à casa de banho". Tão simples de entender.


Durante o período do tal VP você sabia que isso acontecia? E vivia bem com isso? Então não deverá ter problemas com os "próximos episódios". E não, a história do tal VP não é melhor. Ao contrário de Bruno de Carvalho eu acho que um mal não habilita todos os seguintes males menores que se quiserem fazer quando estes danificam o CLUBE.

O pior que poderia acontecer a Bruno de Carvalho e ao Sporting era este episódio dar em nada. Porque ele vai aproveitar para se sentir justificado pelo que fez e o Sporting fica com mais essa mancha. Aliás a resposta fervorosa ao presidente do Arouca já tem outros antecedentes parecidos. Alguém com pachorra e estômago já fazia um youtube com isso (esperemos que não).


Mas eu ajudo no comunicado que deveria ter sido feito naquela noite: "O Presidente Bruno de Carvalho lamenta o sucedido esta noite nas instalações do Sporting Clube de Portugal após o jogo com o Arouca..." e podia continuar mas há gente a ganhar milhares por trabalhos muito mal feitos. Não vou dar de borla um bem feito que basicamente só pede senso comum. E educação.
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 08.11.2016 às 21:27

Cara Maria,

Li a sua mensagem, compreendi.a perfeitamente e subscrevo dentro do contexto a que se refere e das provas mais que dadas, do modus operandi do 'Rambo' de Alvalade! Melhor...Rambos!!

O presidente foi à casa de banho não foi a pérola maior, houve outra com direito a pi!!
Quem ache que dirigir deste modo ao público pela comunicação cocial, representando a instituição Sporting Clube de Portugal, é algo de aplaudir, então desculpem-me, mas eu repudio completamente!

Sou da linha de Cascais com muito gosto, não dondoca credoooo, apenas 'culpo' os meus adorados e super saudosos pais por terem sido rigorosos na minha educação/valores e os meus treinadores por terem reforçado esses valores.
Assim sendo, não consigo aceitar certos tipos de abordagens.
Serei croquete?? lololol

Quis e quero esperar pelas provas oficiais, mas já começo a juntar as peças.

Estes depoimentos da Maria explicam muito, se não tudo...!
Parabéns pela sua perspicácia e apreciação inteligente, Maria!

De leoa para leoa,
grande abraço e beijinhos.
Sem imagem de perfil

De J Alves a 08.11.2016 às 17:01

O Vice-Presidente fez isso para incriminar e não para corromper os árbitros.

FOI assim dessa forma que se apanharam os Franciscos Silvas, Guímaros.

Ou és demasiado novo para o não saberes.

Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.11.2016 às 17:08

Não sou assim tão novo para lhe dar o direito de me tratar por tú

Um pouco de educação não faz mal a ninguem
Sem imagem de perfil

De sangueverde a 08.11.2016 às 17:45

Já que o sr puxou o assunto, quero dizer-lhe que não conhecendo pessoalmente nem um nem o outro ( e já agora não fazendo o mínimo gosto em conhecer), é minha opinião que a escola em que aprendeu esse antigo vice-presidente, é seguramente a mesma onde aprendeu o atual presidente....têm ambos a mesma aprendizagem, ou pelo menos é essa a impressão que eu tenho vendo à distancia.
Sem imagem de perfil

De Pedro Teixeira a 08.11.2016 às 15:51

O 'local' do crime, a 'zona' da confusão dito por um jornal conotado com o Sporting.

É incrível como a maioria dos Mass Media de Lisboa já estão a tentar branquear, desvirtuar o que se passou.

Como se o BdC fosse um mártir, um santo, um beato quando sabemos bem, mesmo sem ter estado lá que nem ele é culpado nem é a vitima, nem é o diabo nem anjinho !!

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.11.2016 às 15:56

Bem... na realidade não sabemos se a culpabilidade é sua no contexto deste episódio, mas é sem dúvida responsável, porque como presidente do Sporting Clube de Portugal, nunca devia ter parte activa numa situação desta natureza, mesmo que instigada por terceiros, e desconhecemos se foi esse o caso.

Como indiquei, no post, virava as costas e seguia o seu caminho, sem prestar atenção alguma ao(s) interlocutor(es).
Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.11.2016 às 16:45

Saiu no jornal do Sporting ?

Se quiser dou-lhe exemplos quase diarios da manipuilaçao de noticias do Record contra o Sporting
Sem imagem de perfil

De ZaraTosta a 08.11.2016 às 16:11

Como já tive oportunidade de comentar... Em relação ao episódio das alegadas agressões/insultos e afins, tenho a dizer que, nesta fase, apenas podemos opinar sem que possamos ter a certeza do que se passou. BdC é conhecido pela sua postura conflituosa, mas isso não o faz culpado antes de ser. Atrevo-me até a dizer que, pelas afirmações que ontem vaguearam nas tv's, pode até ser possível que se demonstre a "inocência" de BdC, no sentido de não ter agredido ninguém.... apesar de nestas estórias ninguém ficar com o cadastro limpo.....
Quanto a mim, sintomático do clima que hoje em dia se vive naquela direcção são as palavras do Sr. Saraiva para o jornalista da TVI - um suposto "colega". O Sr. Saraiva, ao que sei até está castigado, mas se não está (não sei se houve recurso e se o mesmo tem efeito suspensivo) devia lavar a boca com sabão. A educação não se compra na escola e, convenhamos, um 1,5 metros de gente com toda aquela confiança e umas asas tão curtas...está muito mais perto de se estatelar no chão!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.11.2016 às 16:19

Mesmo sem ser "culpado", como presidente do Sporting, é sempre responsável !
Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.11.2016 às 16:55

Em primeiro lugar nao lhe fica bem gozar com o tamanho do Sr. Nuno Saraiva

Ele não esteve bem, mas nunca em lado nenhum vi um jornalista tratar assim um director de comunicação de um clube de futebol

Depois e caso nao saiba não está sequer em causa se o Dr. Bruno de Carvalho agrediu o presidente do Arouca porque nem sequer eles alegam isso - por isso no maximo houve uma tentativa de agressao que em miudos quer dizer "uma valente peixeirada", começada nao sei por quem e com maior responsabilidade nao sei de quem, mas que devia sempre ser evitada pelo presidente do Sporting e concordo que seja em que circunstancia for, nunca se pode dizer que esteve bem
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.11.2016 às 17:06

Gostei da parte como evoca o "Dr." !
Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.11.2016 às 17:09

era para dizer "o Azevedo", mas enganei-me
Sem imagem de perfil

De ZaraTosta a 08.11.2016 às 18:26

O referência ao "tamanho", ou a falta dele, do Sr. Saraiva foi uma figura de estilo e não uma referência literal....saberá certamente que muitas virtudes como o carácter, a educação e o saber estar também se podem medir em tamanho... uma espécie de métrica para o perfil de cada um. Quanto ao "tamanho" do Sr. Saraiva penso que não é necessário acrescentar mais nada... lamento que não tenha percebido o que escrevi mas espero que a explicação lhe acalme a indignação.
Quanto à tentativa de agressão, tem razão... os dirigentes do Arouca não acusam BdC de agressão mas de tentativa. Apesar de serem ambas condenáveis são situações, de facto, distintas!
Sem imagem de perfil

De Jorge Lynce a 08.11.2016 às 16:23

Como Sportinguista com as quotas em dia, sinto-me envergonhado pela atitude de Bruno de Carvalho. Um Presidente desta grande Instituição tem que evitar a todo o custo este tipo de situações que põem na lama o bom nome do nossa Sporting!

Até quando temos que aturar este desvairado?
Sem imagem de perfil

De PSousa a 08.11.2016 às 16:42

Não, não quero defender BdC!
Em primeiro lugar porque não o conheço de lado nenhum e eu só consigo defender quem conheço, em segundo lugar para não me chamarem de "Brunista".

O que eu acho é simplesmente isto: se BdC foi à WC porque não usou uma longe da cabine e corredores onde potencialmente podiam estar os elementos do Arouca?

No entanto não deixo de criticar aqui algumas "opiniões" dado que eu gostaria de ver qualquer um dos que escreveu contra a atitude de BdC como reagiria perante alguém que o ofendesse! Será que viravam as costas? Será que respondiam?
Sim eu sei que BdC deveria ter ignorado, mas estamos a falar de BdC!!!!!

Uma nota final que posso adicionar à questão: encontrava-me na bancada central a ver o jogo por trás dos bancos e reparei que em certa altura (não me recordo se foi no intervalo se foi durante o jogo) BdC está a falar com um elemento do SCP com um ar exaltado e a dar algumas instruções... não sei que era esse elemento e nem sei se está relacionado com o tema do momento mas....
No final de tudo e mais uma vez acho que BdC deveria ter ido a outra WC e que o seu lugar é na TRIBUNA!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.11.2016 às 17:01

Na minha opinião, tem menos a ver com o local onde ele se encontrava na altura, embora, como bem sabemos, a sua obcecação em estar no banco é debatida há muito, mas sim com a sua conduta. O presidente do Sporting não pode/deve reagir com um qualquer arruaceiro da rua, mesmo perante insultos, se é que foi isso que aconteceu. Mas ele deixa a ideia que até gosta destas coisas e nunca perde de vista o protagonismo que atrai. Disse o outro... "não me importa que falem bem ou mal de mim, quero é que falem" !
Sem imagem de perfil

De NaoEstavaNadaErrado a 08.11.2016 às 16:44

Fica por explicar onde são as casas de banho. Alguém as pode identificar?

Se existem imagens que as mesmas sirvam de prova e se castiguem os verdadeiros culpados, mas não daqui a 1 mês nas vésperas do dérbi de Lisboa.

Foi muito triste, ver o responsável pela comunicação e a forma como se dirigiu a profissionais (e colegas de profissão), que apenas estavam ali a fazer o seu trabalho.

No entanto não deixa de ser estranho o silêncio "daqueles" que passavam a vida a acusar o mundo inteiro de tudo e de estarem contra tudo e contra todos.

P.S - Saraiva na Web Sumit a ver Rui Costa, Domingos Soares de Oliveira e Nuno Gomes. Será que estaria a tirar notas para Bruno de Carvalho?!

Obrigado pela atenção dispensada e parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido.

NENE

Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.11.2016 às 17:14

https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/t31.0-8/14939998_10154796063205854_6683253343520347057_o.jpg

Será que este senhora também vai lá estar ?
Sem imagem de perfil

De PedroMD a 08.11.2016 às 17:00

Independentemente de quem tenha razão neste caso concreto, concordo com aqueles que dizem que há um comportamento de guerrilha constante do presidente Bruno de Carvalho, que nem nada o dignifica a ele e, por consequência, ao Clube.

Penso, todavia, que o Bruno de Carvalho é um presidente com bastante sorte, essencialmente por duas ordens de razões.

Em primeiro lugar, sucede àquele que é, por muitos sportinguistas, considerado como o pior presidente da história do clube e, infelizmente, como o termo de comparação. Assim sendo, vê-se beneficiado do facto de ter apresentado resultados desportivos mais palpáveis do que o seu antecessor, o que para a grande maioria dos Sportinguistas faz dele um bom presidente.

Como já tive oportunidade de aqui o dizer, um presidente deve ser o melhor de todos os disponíveis, não sendo suficiente que seja apenas melhor do que o seu antecessor.

Em segundo lugar, Bruno de Carvalho não teve, ainda, contestação concreta, no sentido de que sempre lhe foi possível falar/comunicar do alto do seu cargo. Ou seja, ele falou sempre enquanto presidente do clube, tendo conseguido fazer daqueles que o criticavam meros "anti-sportinguistas" ou "anti-brunistas". Bruno de Carvalho consegue manipular quem são os seus entrevistadores, não tendo ainda tido que debater/conversar com alguém que estivesse ao "nível" dele e que lhe fizesse oposição.

Ainda que não me pareça que vá aparecer algum bom candidato em Março, entendo que deveria em qualquer caso aparecer um candidato, ainda que à partida se soubesse que seria derrotado.

Isto forçaria Bruno de Carvalho a, pela primeira vez, ter que falar/debater de igual para igual com alguém. I.e. teria que sair da pele de Presidente para estar na pele de candidato. Esta igualidade de posições permitiria que o seu opositor pudesse esclarecer/atacar/criticar com maior "legitimidade" o Bruno de Carvalho.

O que me assusta no Sporting, neste momento, é a falta de cultura de exigência do nosso clube e ver que grande parte dos Sportinguistas estão satisfeitos com o atual presidente pelo simples facto de "ser melhor do que o seu antecessor".

Para ganharmos de forma consistente temos que ser melhor do que os outros, isso incluindo a formação de uma cultura de exigência e de uma cultura de sportinguismo nos nossos jogadores, principalmente os jovens.

Com efeito, são poucos os jogadores do atual plantel que, quando perdem, ficam mais zangados do que eu. Salvo raras exceções, a derrota não é sentida como uma verdadeira derrota do Sporting, antes como uma mera derrota num mero jogo de futebol.

Pela forma como vejo as coisas, acho que o Sporting ainda tem MUITO para melhorar antes de poder culpabilizar terceiros pelas suas derrotas.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo