Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O mal-amado

Naçao Valente, em 09.08.22

É natural como respirar. Há pessoas que por razões diversas criam anticorpos nos seus concidadãos. Isso verifica-se muito frequentemente no mundo do pontapé na bola, em relação aos atletas. Podem designar-se como mal-amados, e existem em todos os clubes.

O assunto vem a propósito do que aconteceu ontem com o jogador do Sporting, de nome Ricardo Esgaio, considerado por uma turba de adeptos, de inteligência duvidosa, e de civismo abaixo de zero, o principal responsável pela derrota do Clube em Braga. Se a sua responsabilidade no desenlace do jogo é aceitável numa análise primária, já os insultos que sofreu na sua página nas redes sociais, que teve que encerrar, é inadmissível.

liga-bwin-sc-braga-x-sporting (2).jpg

Ricardo Esgaio é, desde que voltou ao Clube em Julho 2021, um mal-amado, como outros, constantemente vilipendiados, mas que não interessa agora referir. A turba que usa, cobardemente, o teclado como uma arma, falta ao respeito a um profissional que faz o seu trabalho com seriedade, e merece todo o repúdio, independentemente da razão que tenha ou que não tenha. E não há qualquer justificação para tais actos que revelam não apenas falta de civismo, mas uma dose assinalável de estupidez.

Uma equipa de futebol é composta por um conjunto de atletas, neste caso profissionais, preparados especificamente para defender o seu clube. Mas além de atletas são pessoas com sentimentos e com família, como todos nós. Não podem ser vistos como máquinas infalíveis e objectos onde qualquer turba pode  descarregar as suas frustrações.

No jogo de domingo em Braga, as equipas tinham onze atletas em campo, porque o futebol é um jogo colectivo, onde cada um desempenha a sua função em prol do mesmo. Deste modo, quando uma equipa perde, perdem todos e não só uma ou outra individualidade. Responsabilizar um atleta por um erro num jogo de noventa minutos, mostra não perceber a essência do futebol. Quando o mal-amado Esgaio entrou em jogo, o SCP tinha sofrido dois golos, sempre pouco depois de ter marcado. E não sofreu ainda mais outro golo pelo corredor contrário onde Esgaio jogou, graças à inspiração de Adán. Portanto, o terceiro golo foi um erro colectivo de toda equipa, com relevo para o sector defensivo.

Até se pode admitir, como tenho lido, e apesar de toda a subjectividade, que o mal-amado Esgaio não é jogador para o Sporting. O que não se pode admitir é que seja eleito como bode expiatório e muito menos insultado publicamente, e na sua própria “casa”. E em sua defesa e na de todos os outros mal-amados não pude deixar de expressar o meu protesto, e manifestar a minha solidariedade, com a consciência que a turba continuará na sua saga, porque, infelizmente, há gente que não é educável.

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


61 comentários

Sem imagem de perfil

De João Andrade a 09.08.2022 às 08:16

Parabéns pelo seu judicioso comentário.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 09.08.2022 às 08:52

A culpa é dos centrais, especialmente Coates, que ficaram a olhar para a bola e ninguém se preocupou com o avançado contrário.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 11:47

Orlando Santos,

Tal e qual. Os centrais estiveram mal, assim como os outros defesas, como se viu no segundo golo onde ficaram a ver o atacante cabecear à vontade. Há muita coisa a corrigir.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.08.2022 às 13:22

O Edwards não faz pressão o passe sai, o Esgaio é ultrapassado, o St Juste não cobre, o cruzamento sai o coates está mal colocado o remate sai e o Adan no lugar de esticar os braços vai com eles junto ao corpo e falha, futebol é um jogo coletivo a equipa toda falhou.
Sem imagem de perfil

De RCL a 09.08.2022 às 08:53

Subscrevo.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 11:49

RCL,
Obrigado. Rúben Amorim vai ter que agir naquela defesa.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.08.2022 às 09:35

Bom dia durante os últimos dias escrevi vários comentários que depois decidi não publicar, pensei deve sair texto do Nação Valente, subscrevo na íntegra, só querendo acrescentar que no lance do 3 golo toda a gente fica mal na fotografia inclusive o Adan, foram demasiados erros de posicionamento e de abordagem num lance só, a rectificar, também gostaria de acrescentar que o que nos fez falta em Braga quer por cá na época passada foi um médio que saiba congelar o jogo e controlar a posse de bola, infelizmente o único com essas características no plantel encontra-se lesionado.
Sem imagem de perfil

De Manuel José Meneses de Azevedo a 09.08.2022 às 10:47

Bom dia.
João Mário era exímio neste aspeto que referenciou. Ele saiu, ficou Daniel Bragança, o mais parecido no plantel com estas caraterísticas. Pedro Gonçalves e Tabata, seriam os mais adequados para "aprisionar" a bola nestes momentos de aperto. Depois, pareceu-me faltar agressividade nos 3 homens da frente sobre o portador da bola adversário.
SL
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.08.2022 às 11:12

Eu sei, mas eu tentei não referir o João Mário, além disso faz parte do passado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 12:02

Fúlvio Amaral,

Obrigado pelo contributo e parabéns pela premonição. Também subscrevo o seu comentário. O sector defensivo cometeu erros de palmatória e precisa de tirar lições desses erros. E concordo que não soubemos congelar o jogo. Mesmo no fim do tempo regulamentar a estratégia tinha de ser evitar que o adversário tivesse jogo.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 09.08.2022 às 10:56

Escória humana a comportar-se como aquilo que é, gentalha sem valor. Apoio total a Esgaio como a todos os jogadores do Sporting. Por igual.
Onde vai um vão todos. Os imbecis já se esqueceram. SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 12:07

João Gil,

Os imbecis andam por aí. Entrando no campo da especulação, ainda não desistiram de voltar ao passado. SL
Sem imagem de perfil

De João Gil a 09.08.2022 às 12:49

Caro Nação Valente. Não sei se querem voltar ao passado e tenho até dúvidas que sejam adeptos saudosistas do que quer que seja. Acho que são simplesmente gente sem educação, de poucos princípios, pobres de espírito e deserdados da inteligência de linhagens de ancestrais que transmitem DNA de baixa qualidade. Abraço e SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 13:11

João Gil,

Haverá saudosistas (creio que continuam a existir) e não saudosistas. Quanto à questão do ADN não me pronuncio, porque não quero ser politicamente incorrecto

Sem imagem de perfil

De João Gil a 09.08.2022 às 13:43

Caro Nação Valente, faz muito bem. Deixe o politicamente incorrecto para tipos como eu, que vos lemos calmamente sentados de “Camarote” e que no fundo podemos dar-nos ao luxo de algum exagero e maior latitude no comentário aos posts decentes que vão sendo publicados neste blog.
Abraço e saudações leoninas.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.08.2022 às 13:24

João Gil mesmo que queiram voltar ao passado o passado não quer voltar o que faz deste tipo de comportamento ainda mais estupido
Sem imagem de perfil

De João Gil a 09.08.2022 às 13:36

Caro Fúlvio. Pode crer que não querem. . Mas sempre houve energúmenos. O problema é que agora há mais, gente sem família nem escola capazes de educar e têm meios para se manifestar e serem notados. SL
Sem imagem de perfil

De José Lima Curral a 09.08.2022 às 10:57

Muito bem!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 12:09

JCL
Obrigado. Contra os desestabilizadores temos de estar unidos. O lema, 2onde vai um vão todos." tem de continuar presente
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.08.2022 às 11:09

Os adeptos têm as suas próprias idiossincrasias e elas são diferentes em cada clube, quer se ganhe ou se perca. Isso viu-se, por exemplo, no caso do inaceitável abuso sofrido nas redes sociais por Ricardo Esgaio ontem, após o empate (3-3) do Sporting em Braga – e, antes que perguntem, a crónica do jogo há-de sair aqui ao final da manhã, antes do Futebol de Verdade. Ontem, o clima geral entre adeptos do Sporting no Twitter era o de que tudo o que está feito no clube é para arrasar – nem Rúben Amorim, que há menos de ano e meio deu aos leões o único título de campeão nacional das últimas 20 épocas, escapa à devastação pretendida. É a idiossincrasia própria dos adeptos do Sporting, que saem mais da toca quando perdem do que quando ganham – provavelmente porque nas últimas décadas têm perdido mais vezes do que as que ganham e é a perder que se sentem na sua zona de conforto.
(Excerto do texto do António Tadeia)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 12:41

Concordo genericamente com a análise Tadeia, nomeadamente quando diz que se pretende desestabilizar o clube e que o objectivo principal é chegar a Amorim, sinónimo de sucesso no Sporting. Apenas faria uma alteração. onde se lê "adeptos do Sporting" devia ler-se "alguns adeptos do sporting", uma minoria que tem estado na sombra, mas que anda por aí.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.08.2022 às 13:13

Sim concordo, os alvos preferidos são Paulinho, Trincão e Esgaio e claro o Teimoso que será o rumo, o que aí que parece que é difícil de perceber é que é normal no mundo do futebol os treinadores quererem jogadores com que já trabalharam, Mourinho levou Nuno Valente, Tiago, Derlei e Maciel do União de Leiria para o Porto, depois levou Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário para o Chelsea, Matic do Chelsea para o Manchester United e depois para a Roma, Van Gal no passado levou o Ajax para o Barcelona é algo normal, para mim nos dois anos e meio de Amorim o único fenómeno do entroncamento continua a ser o Vinagre, e nisto à uns tempos atrás discordei consigo e com o João F, porque quando o Rubem risca um jogador, mesmo que saia por empréstimo este já não volta.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 14:20

O Vinagre creio que veio com a concordância do Rúben Amorim tanto mais que foi colocado a titular. Começou a correr mal e saiu da equipa. Para o seu lugar apareceram boas opções, e perdeu importância. Portanto é capaz de ter razão quanto ao seu regresso.

Parece-me que o único jogador que veio contra a vontade do treinador foi Slimani e deu no que deu. Os outros, melhor ou pior, têm cumprido.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 09.08.2022 às 11:30

É o Esgaio e o Paulinho, já farta, vão para o Muro das Lamentações.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 12:15

Rui Câmara Pina,

Na minha perspectiva são mais que lamentações. É usar pontos fracos e sensíveis para desestabilizar
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.08.2022 às 13:15

Junte-lhe o Trincão, ou seja tudo o que veio de Braga e que tenha já trabalhado com o Rubem
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 09.08.2022 às 11:35

Sem prejuízo da desilusão, gosto de ver que hoje em dia todos rasgamos as vestes por “apenas” termos empatado fora com o Braga - talvez o terceiro jogo com maior grau de dificuldade do campeonato inteiro. Lembro me há não muito tempo de perder em casa com vários coxos e a histeria foi muito menos…
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 12:18

De Sim Abelha

Tal e qual. Estou convencido que esta histeria tem "gato escondido com rabo de fora".
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.08.2022 às 12:07

Caro amigo Nação Valente

Nós, os sportinguistas, somos assim, devoradores implacáveis de projectos, de jogadores, de treinadores. Não somos todos, é claro, mas somos em número suficiente para perturbar jogadores, proporcionar primeiras páginas nos jornais, desviar o foco daquilo que verdadeiramente importante.
Começou a 1ª Liga e a vontade obsessiva de muitos é criar uma crise grave no Clube, levar a demissões, cavar sempre mais fundo à procura de maior instabilidade, semear dúvidas, fomentar divisões. Tenho muita pena que seja assim, que não seja o Sporting que nos mova a todos, que nos apaixone, mas este sentimento de vingança, de frustração pessoal, que se assiste nas redes sociais.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 12:29

Plenamente de acordo, caro amigo Leão Zargo. Tenho a convicção que esta obsessão por crises não é inocente, e nem pode ser atribuída à maioria dos sportinguistas. Será obra de um grupo minoritário, que não desiste de desestabilizar. E se começa no primeiro jogos é preocupante. São necessários nervos de aço, e blindagem do plantel.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.08.2022 às 13:40

Sem dúvida. Nervos de aço e blindagem do plantel.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.08.2022 às 16:41

Os campeonatos também se ganham fora das quatro linhas... com o apoio dos adeptos. Por alguma razão se diz que é o 12º jogador!
Sem imagem de perfil

De João F. a 09.08.2022 às 17:56

"Será obra de um grupo minoritário, que não desiste de desestabilizar."

Dois desse grupo minoritário mostraram-se durante a última eleição. As declarações que fizeram, só podem enganar os incautos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2022 às 19:36

João F,

Não consigo identificar quem são os desestabilizadores. Neste momento penso mais num grupo inorgânico, constituído por deserdados do brunismo, que pelos vistos, depois de algum tempo em silêncio, voltaram a atacar.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.08.2022 às 13:16

Subscrevo na íntegra, o que já é normal

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo