Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O notável engenheiro geracional

Rui Gomes, em 16.10.18

 

Atrasado mental.jpg

Uma palavra de apreço é devida à Selecção e ao notável trabalho de renovação protagonizado pelo eng. Fernando Santos. Disputar duas partidas fora de casa e ganhá-las com clareza sem ter, no grupo de 25, jogadores da qualidade de Ricardo Quaresma, João Moutinho, Anthony Lopes, Raphaël Guerreiro, Manuel Fernandes, Bruno Alves, Gonçalo Guedes, André Gomes, Ricardo Pereira ou Gelson Martins, para nem sequer valorizar a ausência de Cristiano Ronaldo – e só nesta ‘short list’ são 11 os ‘excluídos’ – é proeza tanto maior quanto, ao contrário do que muitas vezes sucede, a Seleção jogou bem e teve ainda, frente à Polónia, momentos de empolgamento e brilhantismo. À legião de entendidos que exigia "renovação já", logo após a conquista do Europeu, há dois anos, respondeu o selecionador com uma rara aptidão para a ‘engenharia geracional’. O aproveitamento conjunto das gerações de Pepe e de Renato Sanches, e das intermédias, misturando classe e experiência com talento e ambição – constitui mais um sinal da inteligência, bom senso e competência de Fernando Santos. Que Deus o conserve!

 

Quando Cristiano Ronaldo coloca uma foto no Instagram, a treinar ou a passear, a publicação ultrapassa em menos de 24 horas os cinco milhões de ‘gostos’, no caso ‘corações’. Mas na semana passada – com o furacão Kathryn em intensidade máxima – uma imagem sua com a mulher e os filhos mais novos recolhia não cinco mas sete (!) milhões de aprovações. E se a generalidade dos ‘corações’ em fotos de futebol cabe seguramente aos adeptos, os sete milhões atingidos pela cena familiar só foram possíveis porque chegou à conta de CR7 no Instagram o apoio das mulheres. Não daquelas que odeiam o futebol e o próprio Cristiano como símbolo do que veem como uma ‘alienação’, ou tão pouco das mais fundamentalistas que condenam os homens sejam inocentes ou culpados, mas das mulheres desapaixonadas e justas, que apoiam o futebolista por simpatia e acalentam a esperança de que esteja inocente. 

 

Saliento isto porque discordo dos que defendem que a reputação de Cristiano Ronaldo está inapelavelmente danificada. O que lhe dá cabo da imagem são atitudes como as que teve recentemente com os prémios atribuídos ao ex-companheiro e amigo Modric – e que achava (mal) que deviam ser para si – , o que o levou a faltar às cerimónias de entrega e a revelar uma falta de ‘fair play’ que lhe fica mal. Já as acusações de Kathryn Mayorga só danificarão a sua reputação se vierem a ser provadas – porque só se tiverem existido factos, eles serão graves, criminosos e, então sim, inapagáveis.

Além disso, pretender que toda a lama atirada a uma figura pública portuguesa a possa condenar no tribunal da opinião pública é desconhecer o país. Se assim fosse, e só para dar três exemplos, Isaltino Morais não teria ganho a Câmara de Oeiras, João Vieira Pinto não seria vice-presidente da Federação de Futebol e Tomás Taveira não teria projetado três dos novos estádios do Europeu de 2004 – e também o da Luz, para ficar na gaveta, uma conversa à parte. Se tudo acabar num acordo semelhante ao de há nove anos – CR7 também disse que não pagaria ao fisco espanhol e foi o que se viu –, em que uma parte se considera ressarcida com dinheiro e a outra o que quer é ver-se livre do problema, Cristiano voltará a ser o ídolo de sempre para a maioria das pessoas. Porque para as restantes ele nunca foi nada e continuará a ser ninguém.

 

O meu último parágrafo (que já não me coube na edição impressa do Record) é desta vez dedicado à mais recente exposição mediática do ex-presidente do Sporting, que foi ao Campus de Justiça com a pretensão de ser ouvido no caso do assalto a Alcochete, pois correriam rumores de estar iminente um mandado de detenção. Por muito que nos custe, por exemplo, ver um militar que estava no estrangeiro ao serviço do País – e que regressou propositadamente para ser ouvido – percorrer algemado o caminho até ao tribunal, louvemos uma justiça que marca os seus próprios tempos, indiferente às agendas pessoais e às manias de cada um. É que não haveria igualdade perante a lei se os magistrados funcionassem segundo as vontades dos donos ou ex-donos disto tudo.

 

Alexandre Pais, jornal Record

 

publicado às 03:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.10.2018 às 09:10

O Sr.AP aborda vários temas e com alguma ligeireza. Vou apenas comentar o primeiro parágrafo. Ele está completamente enganado. O Eng. Fernando Santos não tem qualquer mérito na renovação da Selecção. Tudo se deve à visão de desse grande homem do futebol nacional, o Excelso LFV e dos campos de treino do Seixal. Aliás, até o craque Pedro Sousa ( ou será que era o Rui Pedro Brás travestido de Pedro Sousa?), em mais um episódio extraordinário do Mais Transferências/Futebol, discorreu, há dias, acerca da oitava maravilha que é a selecção nacional que venceu a Polónia (esse portento do futebol mundial) a qual assenta nos super craques saídos da formação do Slb. Esta equipa (ainda) só ganhou um ou dois jogos mas pela conversa na TVi já parece a melhor de sempre. Aliás a vitória no Europeu de 2016, em França, também não se deve a qualquer mérito do Fernando Santos, nem sequer de Eder ou de qualquer dos outros jogadores que, a maior parte das vezes, foram titulares (nem me lembro dos nomes deles) mas sim às "espectaculares" prestações do André Gomes e do Renato Sanches. O Bernardo Silva jogou? Já não me lembro.
Imagem de perfil

De Greenlight a 16.10.2018 às 09:11

O comentário acima é meu.
Sem imagem de perfil

De Mister a 16.10.2018 às 09:51

Você não percebeu nada do que o AP escreveu, não percebeu nada do que o PS disse e pior de tudo, não percebeu nada do que escreveu.
É mentira que o FS renovou a seleção?
É mentira que essa renovação foi feita recorrendo em grande parte aos jovens talentos do Benfica?
É mentira o que o PSousa disse?Que a academia do Benfica está a fazer o que a do Sporting fez noutros tempos e, que a academia do Sporting(como disse o Peseiro) quase não existe ?
O que é mentira é aquilo que escreveu.
Imagem de perfil

De Greenlight a 16.10.2018 às 10:13

Há mentiras que parecem verdades e verdades que parecem mentiras.
LFV é um empresário de grande renome e as suas empresas não têm dívidas. É completamente inocente nos casos dos E-mails, Toupeiras,etc e tal. Contratou PG quando esse Eminente jurista acabou de sair da Faculdade de Dieito, é assim quase como um produto da formação do Seixal. LFV leu o CV de PG e descortinou imediatamente um jurista de grande calibre. Foi completamente surpreendido pelas artimanhas que o Sr.Dr. foi caapz de congeminar e praticar, o ingrato!
Pedro Sousa estará também ao serviço da máquina de propaganda do Slb ou dever-se-à dizer ao serviço de LFV? Poi se não é pareceu.
Sem imagem de perfil

De Mister a 16.10.2018 às 10:36

O que é que tem a ver uma coisa com a outra?
Você pelos vistos, nem diz o que sabe nem sabe o que diz e, pior do que isso, ainda se arroga em expert vindo para aqui escrever textos sem sentido.
Imagem de perfil

De Greenlight a 16.10.2018 às 11:06

Eu arrogo-me em Expert? Obviamente que não. Experts são (ou eram) o PG e os Informáticos Toupeiras do Tribunal. Expert é o LFV que sabe escolher as pessoas certas para a sua equipa de gestão. Esse para além de Expert é inocente
Sem imagem de perfil

De Mister a 16.10.2018 às 11:36

Bruno de Carvalho, André Geraldes, Bruno Jacinto, Fernando Mendes,dizem-lhe alguma coisa?
Eu digo:
Uns estão presos e os outros estão quase.
Cashball diz-lhe alguma coisa?
Pergunte ao Geraldes e ao Bruno.
Ataque terrorista à academia diz-lhe alguma coisa?
Pergunte ao Bruno, ao Geraldes ao F.Mendes, ao Jacinto, ao Mustafá e aos quarenta membros da claque legalizada que estão no "saco".
Como diz e bem o nosso sábio povo, "só fala quem tem que se lhe diga", eu fico-me por aqui, para não o expor mais ao ridiculo.
Passar bem.
Imagem de perfil

De Greenlight a 16.10.2018 às 14:18

Não vou perder tempo com figuras secundárias. Vamos ao Bruno, o de Carvalho. É que há uma grande diferença entre ele e o LFV. É que se esse Bruno vier a ser preso, os jornalistas, mesmo aqueles que estão ao serviço do Slb, terão que dizer que o ex-presidente do Sporting foi preso. Já se o LFV for preso esses jornalistas terão que dizer (o que lhes irá custar!) que o Presidente do Slb foi preso. É que essa diferença resulta dos sócios do Sporting terem corrigido o seu erro (já agora e para que conste, eu nunca votei na criatura) e votado, de forma inequívoca, a destituição do Aldrabão Bruno. Já os sócios do Slb actuam em relação ao LFV, como "bois mansos" para fazer a ligação ao tema da tourada. O fulano só sairá de presidente do Slb se for preso.
Sem imagem de perfil

De Contundente a 16.10.2018 às 13:57

Greenlight; quando falar de coisas sérias, fale como um Homem e não se ria porque senão as pessoas pensam que estão a tratar com uma criança, ou um inconsciente.
O Benfica, porventura, - e note que foi você e só você quem trouxe para aqui o Benfica à baila, - então, dizia, o Benfica porventura tem culpa que os dirigentes do Sporting dessem cabo da Academia?
Foram uma boa Academia e deram grandes jogadores a Portugal e ao mundo, mas deram! Entendeu? Deram, não dão mais. Se quer procurar culpados procure-os dentro do Sporting.
Já nem peço que seja honesto nas suas apreciações, isso é impossível quando a clubite se sobrepõe a um cérebro desviante, mas ao menos seja racional porque senão só serve para chacota.
Menos, senhor, muito menos. O Benfica não é o culpado da vossa situação. São vocês!
Imagem de perfil

De Greenlight a 16.10.2018 às 15:19

No meio das suas invectivas vulgares (no significado da lingua inglesa) disse algumas verdades. A Academia do Sporting deu grandes jogadores ao país. Foram a base (80%?) da selecção que venceu o Europeu de 2016. Isto são factos e não criações ou projecções jornalisticas do que vai acontecer no futuro. Também é verdade que o Aldrabão Bruno e porventura JJ desvalorizaram a Academia do Sporting e aí o Slb e LFV não têm culpa, bem terão um pouco, pois se não tivessem despedido o JJ , este não teria ido para o Sporting vender as suas charlatanices.
Agora quando se fala da renovação da selecção e se aproveita para endeusar LFV e a formação do Seixal, os srs.jornalistas entram no campo da desonestidade intelectual pois passa-se para o plano da futurologia. Quando se diz que o Ruben é um central extraodinário pois teve que parar esse fora de série (é mesmo?), o Lewandovski , quando se sublinha o extraordinário qolo de Bernardo Silva que foi, na realidade um frango do GR polaco, quando se faz do Cancelo um jogador ultra excepcional e se passa uma esponja na responsbilidade que teve no primeiro golo da Polónia, etc e tal...está-se no campo das aldrabices. Em Setembro os jornalistas ao serviço do Slb só falavam do Gedson, Gedson para ali, Gedson para acolá. Veio o Gabriel e Gedson foi para o banco e lá foi o Engenheiro resgatá-lo para lhe dar uns minutos na selecção. Já nem falo no Renato Sanches que, agora, joga no Bayern que pasme-se, está em sétimo lugar; deve ser porque o fora de série Lewandoski está a falhar muitos golos.
Resumindo a formação do Slb pode vir a ser mas ainda não é!
E assim tenho que me rir
Sem imagem de perfil

De António a 16.10.2018 às 16:00

O Ruben e os demais são do piorio, mas tenhamos calma, pois há substitutos bem melhores na academia do banco.
O Gedson e companhia são rascas, mas também não há problema, porque as máquinas do euro desaparecidas em Inglaterra e Espanha vão suprir as necessidades.
O Cancelo é um flop. O que se poderá dizer do bem amado que aquece o banco e nem a amizade do Fernando lhe vale?
Resumindo: um cego recorre ao Morse e ri para não chorar.
Imagem de perfil

De Greenlight a 16.10.2018 às 16:17

Ruben é do piorio, bom substituto do Bruno Alves. Ou passa o avançado ou passa a bola. Já começou a levar uns amarelos...
Sem imagem de perfil

De antonio a 16.10.2018 às 14:56

Há-de existir sempre alguém que, na sua visao limitada, insiste na conversa da "Selecao tem mais dos meus do que dos teus".
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 16.10.2018 às 11:37

Já começa a cair no ridículo, Greenlight...
Sem imagem de perfil

De RCL a 16.10.2018 às 10:24

A Academia não existe? Jovane Cabral, Thierry Correia, Miguel Luís, Rafael Leão e Daniel Bragança são do xeixal?
No Euro 2016, à partida, a comunicação lampiónica dizia que só Rui Patrício seria titular...... Pois . João Mário, William, Adrien foram decisivos na conquista do titulo, juntamente com os outro 6 made in Alcochete. Dez campeões europeus, entre os quais o maior jogador do Mundo, sairam da maior Academia do país, uma das melhores do Mundo.
O eng. quando se sente aflito chama os melhores.
SL
Sem imagem de perfil

De Mister a 16.10.2018 às 10:28

Vá perguntar ao Peseiro que ele responde.
Sem imagem de perfil

De hugo boss a 16.10.2018 às 11:57

"...sairam da maior Academia do país..." Será que querias dizer: sairam da antiga maior Academia do país!!?? Vai ver o que diz o Manel Fernandes no Play Off sobre o estado actual da academia.
Sem imagem de perfil

De José Lima Curral a 16.10.2018 às 20:41

Nesta renovação por onde anda a famosa formação da academia de Alcochete? Mudou-se para o vizinho Seixal. Estou a assistir ao jogo de sub-21 e o panorama é o mesmo. E por aí abaixo, nos sub-20,19... Que tristeza me assalta! Mais uma bandeira perdida. Provavelmente o desinvestimento já vem de Godinho Lopes, mas o que fez o grande estratega BC? Que se veja, nada. E, provavelmente tinha consciência disso. Caso contrário não tinha acabado com a equipa B. Que longa travessia do deserto vamos ter. Construir custa muito, destruir é num instante.
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 16.10.2018 às 22:59

Oh Greenlight, vai tirar um curso de raciocínio lógico que isso aí pro andar de cima anda mesmo mau.

Então o LFV não pode corromper a arbitragem, ter dívidas nas suas empresas e ao mesmo tempo criar uma boa academia?

Paulo Gonçalves terminou o curso em 1994 e trabalhou no Porto e no Boavista antes de o Vieira o contratar, já tinha vasto currículo nos meandros do futebol. Se alguma imcopetência teve, foi em deixar-se apanhar. Mais uma vez, o que é que isto impede o Vieira de criar uma estrutura forte no Benfica?

Outra, então se o Bruno for preso, não é por actos cometidos como Presidente do Sporting? O Vieira fez directamente algum mal ao Benfica, para despoletar a sua demissão? O Bruno foi corrido porque atacou o próprio departamento de futebol, e mesmo assim, muito a custo. Quer-me fazer crer que o Bruno seria corrido pelos actos de que é acusado LFV? Não sejamos ingénuos. De qualquer forma, sabemos lá, no caso de ser preso, se ainda será presidente nessa altura.

E essa sua inveja da formação do Benfica, enfim... Bons jogadores são sempre bem vindos à Selecção, venham do meu clube ou de um clube rival.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo