Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O novo "look" de Leonardo Jardim

Rui Gomes, em 13.05.14
 

 

Com ou sem conhecimento de causa, os três diários desportivos surgem esta terça-feira a insistir novamente na saída de Leonardo Jardim para o Mónaco e que o seu substitiuto é o até recente treinador do Estoril Praia, Marco Silva.

 

Talvez com muito raras excepções no mundo do futebol, o sucesso de um qualquer treinador em um qualquer clube é sempre uma incógnita, os varáveis são inúmeros, mediante o perfil do técnico e as circunstâncias do clube que o emprega. No caso concreto de Marco Silva - não obstante o seu excelente trabalho com os "canarinhos" - essa incógnita sofrerá um inevitável acréscimo, pura e simplesmente porque treinar o Estoril, entre outros, difere radicalmente de treinar o Sporting, ou os outros dois "grandes". O que aconteceu recentemente com Paulo Fonseca no FC Porto, servirá de exemplo.

 

Por conseguinte, a pergunta que ficar no ar é a seguinte: Será Marco Silva a escolha mais lógica e mais acertada para o Sporting, caso a saída de Leonardo Jardim se confirme ?

 

A mesma Imprensa, que nem sempre se preocupa com verificar os factos, até adianta que já existe um acordo entre as partes e que, em princípio, o contrato de Marco Silva será válido até 2017.

 

Mesmo sendo verdade, duvido muito que haja qualquer anúncio esta semana, dado que o campeonato francês ainda tem a última jornada por disputar.

 

publicado às 10:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De L a 13.05.2014 às 21:39


Mas o que é que o Sporting ou a sua massa adepta tem a ver com o campeonato francês? Ou o que o caro Rui está a sugerir é que mais uma vez vale mais esperar pela informação noutro sítio qualquer? Eu não me chamo Barroso e nunca exigi informação privilegiada sobre negociações que envolvem novas contratações para depois ir a correr cantar aos amigos, tão pouco estou minimamente interessado na forma como para além do caso à volta do treinador ainda tivemos tempo para ser outra vez ultrapassados pelo papa, que até já estava a morrer. Acontece que não estamos a falar de nenhum técnico em fim de contrato mas tão só do grande responsável por um trabalho fantástico, que acabou a época ainda sob contrato e que tinham inclusive acabado de nos garantir que continuava de certeza, que inclusive tinha uma cláusula de 15M. A nós no lugar do que quer que seja da Liga francesa devia era interessar ver Jardim no Sporting e nunca há 3 dias nas capas de jornais sem que uma direcção, que passou a época a fazer comunicados por tudo e por nada agora que realmente importa informe a sua massa adepta como devido. Ou o Sporting já não é nosso outra vez? Para podermos confiar na comunicação do clube convinha serem mais consentâneos ou não?

Se o Jardim afinal deu em malandro 15M não é só muito mais do que algum dia sonhamos que íamos ter para reforços mas a bem dizer outro orçamento que dá de certeza inclusive para ainda ir recrutar um grande treinador em qualquer parte do mundo. Se afinal o malandro não é Jardim então quem é?

E também nunca fui de exigir títulos porque nunca esperei mais nada de uma direcção do Sporting que seriedade. Tão pouco também achei algum dia, como outros ainda há pouco tempo, que as direcções deviam cair com os treinadores mas pelos vistos desta vez ainda chegou primeiro um substituto que a cláusula. E claro que de fazer crescer água na boca. Não deixam pois mesmo outro remédio senão sermos todos levados a pensar que ou acabou a tinta ou alguém partiu a mãozinha, já que acabaram os comunicados a defender o Sporting? É que já nem os taxistas do antigamente, do Rogério, do Calafate, do Salema... Isto sem dinheiro e com o tipo das claques que não tem medo de ninguém não tem piada nenhuma. Mudamos de treinador e nem parece o Sporting. Já o Beneficia só joga amanhã e puseram o canal público de televisão a transmitir em directo a aterragem do avião em Turim: 3o' a abrir as notícias do almoço, que de noticia só uma malinha de mão de senhora esquecida no aeroporto.

O Rui também acha mesmo admissível um treinador do Sporting com contrato ser assim tratado nos media e o CD caladinhos que nem ratos?

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.05.2014 às 22:09

Os seus argumentos são algo ambíguos. A referência apo campeonato francês é apenas e tão só porque o Mónaco não se vai pronunciar até este terminar, sob a condução do actual treinador.

O silêncio dos dirigentes poderá ser uma indicação de que negociações estão em curso e que as manchetes não serão apenas sensacionalismo gratuito.
Sem imagem de perfil

De L a 13.05.2014 às 22:19


Nesse caso volto a perguntar para que raio interessa à massa adepta do Sporting que o Mónaco se pronuncie ou não?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.05.2014 às 22:37

Não sei o porquê da sua fúria...

Se mais alguém mencionou o campeonato francês não sei, mas a minha referência foi em reacção às palavras do director do Mónaco. Ou seja, este assunto não será desmitificado por qualquer das partes até depois do último jogo da época,
Sem imagem de perfil

De L a 13.05.2014 às 22:44


Não há fúria nenhuma. Quanto muito estranho que os media andem a informar há 3 dias que afinal o contrato de Jardim já era e pelos vistos o caro Rui também acha que a direcção do Sporting não deve explicação nenhuma à sua massa adepta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.05.2014 às 14:57

Eu não disse isso, mas creio ser apenas lógico e sensato que existindo negociações, nada deve ser revelado até à sua conclusão. Ou acha que sim ?
Sem imagem de perfil

De L a 15.05.2014 às 10:12

Muito bom dia caro Rui Gomes,

Eu não posso achar duas coisas não é? Até porque se há coisa que nunca fui foi ambíguo:) e ainda faço um esforço enorme neste tipo de discussões para comentar em igualdade de circunstâncias com todos. Posso ser provocatório e se desta vez até já tinha acedido a confirmar que Jardim já era foi porque mais do que tanta idiotice está em causa o nome de um profissional que por acaso é treinador de futebol, perdão, dois treinadores porque de lá para cá também já conseguiram meter o seleccionador nacional inevitavelmente no mesmo saco.

E nada de aflições caro Rui, refiro mais a generalidade dos comentários, que ainda conseguiram ser mais previsíveis que a lista de jogadores que alguns acusam do mesmo como se pudesse ser de outra maneira. Tal como disse outro utilizador é o mesmo em qualquer país ou até em Portugal em blogues afectos a outros clubes, acrescento eu. O ideal era o seleccionador ser só treinador e fazia-se um referendo nacional para escolher os jogadores, o pior era se ainda saía mais algum jogador do Sporting. De casmurro a vendido é acusado de tudo. Julguei que a casmurrice já tivesse sido posta de lado quando utilizou inclusive jogadores que tinha dispensado no Sporting. Quanto a vendido e como o maior celeuma parece ser à volta do Adrien nem quero imaginar com outro empresário, assim imagino que é só subserviente ao encarnado porque medo do azul também julgo que está descartado. O PB que ao nosso serviço defendeu o Sporting contra tudo e contra todos como poucos, também segundo a sua cabeça como é óbvio e como sucederia com qualquer um de nós dois, como também estou certo.

Como já disse no Camarote podemos e devemos concordar ou não concordar com tudo e mais alguma coisa no futebol, faz tudo parte da paixão e até é benéfico ao negócio, atingir deliberadamente a honra de profissionais à prova de bala já não faz parte de nada. Mais do que esta lista interessa o grupo dos 23 que este seleccionador entende que melhor vão defender as cores de Portugal no máximo em 5 ou 6 jogos no Mundial do Brasil, depois de mais uma época desgastante. Foi para isso que ele foi contratado, como mais uma vez tenho a certeza que aconteceria o mesmo com qualquer um de nós e aqui mais em sentido figurado porque eu não tenho carreira nenhuma no futebol a defender. E como é óbvio também não vou ser eu a defender aqui cada nome que o PB escolheu, até porque percebo a maior parte mas também não estou definitivamente na cabeça dele. Apesar do grupo vir muito detrás, entretanto houve lesões e outros até me parecem puros indicadores para o futuro, ele que se mostrou sempre completamente contra a divulgação desta lista com 30 jogadores. Escusado será dizer que como em qualquer outra área, quem está lá é que sabe com as linhas que se coze e agora calhou ao PB, que até vive muito bem com as críticas.

Voltando à saída de Leonardo Jardim que esta direcção do Sporting vinha a cozinhar desde que eu aqui comecei a pugnar pela renovação, nesta fase final e como é mais que evidente também nos desportivos todos os dias. Como é que podiam vir defender um profissional sob contrato daquilo que mandam para os jornais? O mesmo MO quando quiserem mandar embora muitos mais no Sporting - "… a direcção sabe dos contactos com o Mónaco". Segundo julgo saber o Barroso até já se deu ao luxo de mencionar o paralelismo com JF, também ninguém acreditava que vinha melhor? Já o nosso grande aliado e homónimo do caro Rui parece que é o único que já sabe o valor da indemnização… Podemos e devemos agradecer a Jardim cada cêntimo, inclusive dos ordenados vincendos. Muito rapidamente é muito fácil falhar a renovação e não prosseguir depois da fractura exposta, até o JF foi convidado a renovar. Ainda com Jardim a dizer que estava a meio de um projecto e que até estava disposto para discutir outro. Mas a ideia sempre foi provocar títulos como o do Rui, mais um que não resistiu ao dinheiro.

O que eu penso de Jardim depois desta época, tal como pensei de Jesualdo, era que lhe deviam entregar o futebol todo, com mais ou menos dinheiro. E se em Portugal não há managers, como o Rui diz, é porque a sombra incomoda muita gente. Se calhar fizemos mal em ter escrito tantas vezes que o grande responsável pela época era o treinador.
Sem imagem de perfil

De L a 15.05.2014 às 10:13


Resta desejar-lhe toda a sorte do mundo e já agora dizer aqui que às vezes ainda vale a pena mais alguma esperança na espécie humana, como é nitidamente o casos dos dois treinadores em questão.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo