Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Nasci no meio de Sportinguistas que se pautavam por posturas correctas, educadas, distantes de fanatismos que embrutecem as pessoas. A rivalidade era saudável e esta, ficava literalmente dentro do campo. Havia respeito e admiração mútuos, algo lindo de se ver. Aprendi muito !
Aprendi que a humildade não é fraqueza, pelo contrário, é sinal de grande nobreza de carácter.
Aprendi a elogiar quem e o que merece ser elogiado; mas também a criticar de forma realista e construtiva, quem e o que merece ser criticado.
Aprendi que não é preciso recorrer a ofensas para manifestar discordâncias.
Aprendi que o desporto bem praticado fora e dentro de portas, é uma excelente escola da vida.
A regra de ouro era... RESPEITO acima de tudo.
Lembro-me tão bem dos convívios maravilhosos entre "rivais" depois dos jogos. Neste caso, refiro-me ao basquetebol, uma vez que pratiquei essa modalidade. Contudo, estive próxima de outras modalidades e salvo umas poucas excepções, a regra era... RESPEITO acima de tudo.
Passados uns bons anos - tenho 56 sem qualquer problema em assumi-los - tento não fugir às boas bases dada pelos meus pais, pelos meus treinadores e, enfim, por pessoas com excelentes princípios.
Vendo e lendo certas atitudes que se protagoniza nos dias de hoje, falando como adepta do Sporting, pergunto: mas que sportinguismo é este ?
Quem não alinha com o presidente, é "lampião". Quem não aprecia o senhor treinador Jorge Jesus, até há pouco, um dos bobos da nossa praça, é traidor, é indigno de ser "leão". Quem tente mostrar que o Sporting não é um belo castelo de cartas, é visto como um anti.
Hoje, ser-se um bom sportinguista, significa :
- Adorar o presidente, "Deus" n.º 1, acima de todas as coisas;
- Adorar o treinador, o "Deus" n.º 2, sem questionar;
- Adorar a SAD que com o presidente, fundou o novo Sporting Clube de Portugal, sendo uma espécie de NOVO BANCO do Clube;
- Adorar personagens "fantasmas", beneméritos do Sporting Clube de Portugal e que ninguém pode saber quem são, em nome da tão apregoada transparência;
- Usar linguagem e acções rasteirinhas e ofensivas, à imagem do presidente;
- Engolir mentiras descaradas e outros desaforos, por pessoas que representam o Sporting Clube de Portugal, seja na TV , seja via Facebook, seja em entrevistas rápidas seja em conferências de imprensa;
- Aceitar injustiças e ingratidões de grimpa baixa, desde que estas partam da cabecinha prodigiosa do senhor presidente;
- Dar por garantido que todos os presidentes anteriores foram uns bandidos descomunais, que nada fizeram de positivo e que o actual é a perfeição em pessoa.
Finalmente, o novo sportinguismo vulgo Lagartismo, é de uma cegueira tal, que não consegue ver que está a ser um clone do "lampionismo". Falei "lampionismo", não de benfiquismo, que é diferente, porque há benfiquistas que merecem tanto respeito como os SPORTINGUISTAS.
CARLINHA
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.