Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O onze na cabeça de Jorge Jesus

Rui Gomes, em 24.07.16

 

13709817_10153618128276555_9100272604783895221_n.p

 

Depois do jogo com o Lyon e mais uma derrota para o registo da pré-época em curso, Jorge Jesus, entre outras declarações, fez esta, de modo a desculpar/justificar as visíveis carências da equipa:

 

"Do onze que tenho na minha cabeça, se calhar hoje jogaram um ou dois"

 

Dá para depreender que ele se referia ao onze inicial, ilustrado no quadro aqui publicado. Partindo do princípio que não se trata apenas de uma "jogada" para iludir adversários, Jorge Jesus também deverá estar a contar com activos que ainda não chegaram a Alvalade.

 

É por de mais óbvio que qualquer onze a sério incluirá os quatro campeões europeus: Rui Patrício, William Carvalho, Adrien Silva e João Mário, desde que não hajam saídas, entretanto.

 

Azbe Jug dará lugar a Rui Patrício, sem qualquer discussão. Coates e Rúben Semedo, apesar de alguns desencontros nesta pré-época, devem ser os titulares no eixo defensivo. Seria interessante ver o que Jesus fará/faria se entretanto chegasse Douglas Teixeira, um central que decerto não seria contratado para "aquecer" o banco. Naldo será sempre uma boa alternativa, assim como Paulo Oliveira, que, curiosamente, ontem, em Alvalade, nem "calçou". Ewerton tem de sair, mas o Sporting está a confrontar muitas dificuldades em encontrar quem esteja disposto a pagar por um jogador com o seu histórico de lesões.

 

Na lateral direita, Schelotto continua a ser a preferência do técnico. Confesso que não sou grande fã, apesar da sua garra e entrega ao jogo. Peca muito no que diz respeito à gestão do corredor de forma inteligente. Neste capítulo, João Pereira é claramente superior, mas já não tem as pernas de um jovem.

 

A lateral esquerda é um autêntico mistério. Marvin Zegeelaar continua a não convencer, Jefferson baixou de rendimento, especialmente depois de verificar que o lugar já não é seu. Bruno César é uma alternativa de desespero e não uma opção ideal. Insúa seria de facto uma solução, mas fala-se em 3 milhões de euros pelo seu passe e parece que essa exigência não satisfaz Bruno de Carvalho, muito embora já tenha pago mais por alguns flops de registo.

 

O meio-campo será indubitavelmente composto por William, Adrien e João Mário. Aquilani está de saída, Petrovic poderá vir a complementar/render William na posição "6", assim como Palhinha, mas são jogadores para já secundários.

 

Não há no plantel outro "8" que se aproxima do nível de Adrien Silva, além das suas qualidades como capitão e líder. Bryan Ruiz continuará a ser um "10"/ala, Matheus Pereira ainda não chegou lá e deveria ser emprestado para jogar com regularidade, Gelson Martins poderá ser um grande "trunfo" esta época, assim como Daniel Podence. Iuri Medeiros tem sido uma decepção até este ponto. Já é um jovem com experiência e depois da boa época passada, esperava-se muito mais.

 

Na frente do ataque, as dúvidas são muitas. A grande aposta era Lukas Spalvis, mas com a lesão que o afasta dos relvados até 2017, fica fora da equação por algum tempo. Teo Gutiérrez é o que se sabe e tudo indica que não voltará a vestir a camisola do Sporting. Hernán Barcos começou esta pré-época a fazer a sua verdadeira integração na equipa, uma vez que praticamente não jogou na última temporada. Até agora pouco se viu e não faltam rumores que poderá rumar para a Argentina ou Brasil. Alan Ruiz representa, porventura, a melhor contratação desta época. Ainda se mostra muito perdulário na finalização, mas já indicou o suficiente para podermos alimentar a esperança de se ter mais um jogador com a capacidade para fazer a diferença.

 

Temos, por fim, a grande incógnita: Islam Slimani. Incógnita, não em termos contratuais, dado que assinou um vínculo com o Sporting até 2020, mas sim relativamente ao seu estado de espírito. Esperava sair, é muito provável que tenha conhecimento que o Sporting recebeu e recusou uma ou mais propostas substanciais pelo seu passe, atrasou o seu regresso ao trabalho, e não demonstra o seu usual entusiasmo e empenho. O Sporting precisa dele, indiscutivelmente, até porque não tem capacidade financeira para contratar um outro ponta de lança notável. Disse ontem Jorge Jesus que para contratar Robin van Persie teria de se vender o estádio. Compreende-se que é uma mera expressão, mas o avançado holandês do Fenerbahçe também não custa uma fortuna; cerca de 5 a 7 milhões de euros. Pior, decerto, seria o seu elevado salário. Mas este é o tipo de avançado que apesar da sua idade ainda oferece uma garantia muito razoável de golos, que é precisamente o que o Sporting mais precisa.

 

Resumindo e concluindo, se só um ou dois do onze de ontem estão na cabeça de Jorge Jesus, é esperar para ver quem são os restantes nove ou dez. Mas será melhor não esperar por milagres.

 

publicado às 16:25

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


13 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 24.07.2016 às 16:58

Acho que o Jefferson não está a ser bem aproveitado. Defensivamente há melhor, mas a cruzar é excelente, para além de marcar bons livres-diretos.

Quanto às declarações em si do jj, ele afirmar isso, não é de certa forma pouco-inteligente? Afinal, a pré-época serve para os jogadores darem o máximo que podem, e todos querem estar o mais próximo possível ada titularidade...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.07.2016 às 18:00

Compreende-se que a partir de um certo ponto, o Jefferson deixou de ser primeira opção para Jorge Jesus.

Quanto ao que foi dito, terá sido, porventura, mais uma daquelas bocas impensadas do treinador.

Por muito que ele pretenda disfarçar a questão, é por de mais óbvio que esta pré-época não está a decorrer ao seu agrado. Ninguém entra em campo para ser goleado, mesmo nesta altura e com experiências à dúzia.
Sem imagem de perfil

De smoker a 24.07.2016 às 18:11

Vamos com calma RG.
Faltam mais de 30 dias para fechar o mercado..... Nem sabemos se o Jesus fica, se o J Mários sai, se o Rui é vendido, se o Téo vais para outra praias.....
Não vamos especular mais do que fazem os jornais - pelas suas contas no post Silly Season, caro RG, estão a caminho do Sporting 50 jogadores - vamos esperar com tranquilidade como diria o outro!!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.07.2016 às 18:35

Isto não tem nada a ver com calma ou não calma. Via este espaço, debatemos cenários, por hipotéticos que sejam.

O post em constante actualização "Silly Season" não corresponde às "minhas contas", mas sim às referências noticiosas de jogadores relativamente ao Sporting.

O mercado fecha no dia 30, mas a época oficial começa antes e, na realidade, o plantel já devia estar muito mais definido nesta altura. Ou vamos esperar até ao último dia ?
Sem imagem de perfil

De smoker a 24.07.2016 às 19:33

Se for pretendida uma equipa alinhada por baixo acho que até já poderia estar fechada. Se a ideia que temos do plantel for que não temos nada que seja vendável nem temos possibilidade de comprar nada, também poderia estar fechada.
Ora, eu não quero e acho que o RG também não, uma equipa alinhada por baixo, e também con consideramos que não temos jogadores valiosos. Assim sendo será o mercado que irá orientar o que temos, o que vamos ter e como iremos ficar. É evidente que os nossos mais valiosos jogadores estão neste momento a sofrer um enorme boicote do lobby dos empresários (André Gomes 50 milhões !!!???!!!), e é natural que isso transporte alguns constrangimentos á construção da equipa. Por isso reafirmo que é necessário ter calma. Do mesmo modo não devemos vender em saldo tambem devemos comprar apenas pelo valor que possamos pagar.

As contas da "Silly Season" apenas são do RG porque, pacientemente, se ofereceu ao trabalho de as verificar na CS.

Vamos esperar com tranquilidade como rediria o outro!!

SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.07.2016 às 19:34

e também con consideramos

e também não consideramos
Sem imagem de perfil

De Implacável a 24.07.2016 às 18:13

Bom post.
Discordo apenas de alguns pontos.
Há demasiado tempo que todos deveriam ter percebido que o que JJ diz não é "para se escrever".
Gosto muito de schelotto. Pelo contrário, sempre detestei a forma de jogar de João Pereira - foi a contratação que mais me irritou na época passada - precisamente por... ser pouco, ou nada, inteligente (a jogar, naturalmente). Os dois principais defeitos que lhe aponto são precisanem o facto de ser dos jogadores mais "burros" que já vi jogar e a percentagem assustadora de centros contra o corpo do adversário. Para exemplificar a primeira, serve o penalty absolutamente absurdo que cometeu á 2ª jornada frente ao Paços de Ferreira quando a bola já estava quase nas mão de Rui Patrício.
Na questão da hipotética contratação do Insúa julgo que de nada serve andarmos sempre a "atirar" com o argumento dos milhões gastos em contratações falhadas. O dirigente mais titulado do mundo (Pinto da Costa) colecciona contratações dessas na mesma proporção que os triunfos históricos, nacionais e internacionais, em catadupa.
A questão, estes casos, é que podendo pagar 2,9 ou 2,8 milhões, porquê pagar 3 milhões? O clube dele desceu e precisa vender. O tempo joga a favor de quem compra...
Por fim diz " ...Alan Ruiz representa, porventura, a melhor contratação desta época...". Concordo! Mas, tirando, Spalvis, que como referiu está lesionado e Petrovic, quem foram as outras contratações - claramente assumidas como sendo para a primeira equipa?
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.07.2016 às 18:41

Reconheço os defeitos do João Pereira. Ironicamente, gosto tanto de o ver no Sporting, especialmente da primeira vez que veio, como o detestava enquanto no Benfica. Ainda é um jogador muito útil, mesmo em fim de carreira.

Não digo que Schelotto seja mau jogador. Não é. Apenas é daqueles jogadores que não me enchem as medidas. Todos nós temos as nossas preferências.

Quanto à sua pergunta, não houve mais nenhuma contratação claramente assumida para a primeira equipa. Daí, a maior dependência nos quatro europeus.

Mas ainda vamos ao mercado, muito embora a nível secundário.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 24.07.2016 às 20:04

Concordo na generalidade.Terá havido algum exagero.

Parece-me que Schelotto,RS e Coates e BR serão titulares.Acredito que JJ tenha algumas dúvidas quanto ao rendimento imediato de RS.Mas já são 4.Depois entraram Slimani e RP.Já são 6.

Os lugares onde,do ponto de vista do treinador, pode haver dúvida são na LE,onde nem Marvin,nem Jefferson têm estado bem.
Jefferson fez uma temporada muito aceitável no seu ano de estreia e é forte ofensivamente.Jesus gosta de trabalhar os jogadores defensivamente e este seria um jogador para trabalhar.
Marvin ainda não tinha provado nada e assim continua.

O meio-campo em termos de titularidade é o descrito no post.A dúvida está na possível saída de algum.

No ataque temos Slimani-Spalvis vai parar 6 M.
O Rui Gomes não falou em Podence que tem dado excelentes indicações.
Mas onde vai jogar?Teoricamente pode jogar como 2º avançado e nas alas.Para jogar no corredor lateral tem que ser um jogador mais capaz de jogar no corredor central,mais como uma médio,porque é assim que jogam os alas com JJ.

Também em relação a A Ruiz ,concordo.Boas indicações mas tem que ter outro andamento-.

Dos restantes concordo em geral.Nenhum mostrou capacidade de ser 1ª opção.

Não tenho gostado particularmente de Iuri E Mateus P.
Iuri muito egoísta neste último jogo.
Matheus ontem parece que entrou cansado,foi muito inconsequente...

É óbvio que falta um GR,um médio para a posição 8 e pelo menos 1 PL,assumindo que Slimani fica.Dado que é praticamente certo que Barcos e TG vão sair,precisamos de outro atacante,um jogador mais com as características de 2º avançado.

A estes podemos acrescentar um LE.Portanto vamos ver um onze substancialmente diferente do que entrou ontem mas não tão diferente em relação ao da época passada.

Incógnitas: Slimani e JM que podem sair.Do meu ponto de vista só deve sair um.Se saírem dois,mesmo considerando que haverá dinheiro para contrastar 2 jogadores com valor,mesmo assim será complicado porque 1) nunca terão,à partida, o valor dos que saem e 2)terão sempre que ter o necessário período de adaptação,ao país ,ao clube ,ao campeonato e ao sistema/modelo de jogo.

Em relação ao jogo de ontem ,equipa naturalmente muito descaracterizada.
Basta ver que na 1ª parte oferecemos o domínio do jogo ao adversário e jogámos em contra-ataque e ataque rápido.Procurámos acima de tudo estar equilibrados...e até não resultou mal.Com a vinda dos CEs vamos começar progressivamente a ver uma equipa mais à Jesus.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.07.2016 às 21:35

Eu referi no post que Gelson Martins poderá ser uma grande trunfo esta época, "assim como Daniel Podence".
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 24.07.2016 às 22:08

Caro rui Gomes,assim é,tratou-se de um lapso da minha parte.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.07.2016 às 22:12

Não tem importância alguma.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 24.07.2016 às 23:40

O pior da declaração nem são as intenções ou os avisos subjacentes. É a comunicação de JJ ao mais alto nível: passar um atestado de incompetência em público a todos quantos entraram em campo na apresentação do Sporting (tirando um ou dois). Animicamente ficam todos que é uma maravilha. Mais do mesmo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo