Já que o Marco Silva sabe tanto, queira informar quem era o "bufo" de João Rocha no balneário do Sporting nessa altura e que na realidade precipitou muito do que acabou por acontecer.
A decisão sobre Allison foi feita muito depois da Bulgária, com a equipa a estagiar no Algarve.
De Carlos N.T. a 16.11.2014 às 20:07
Bora lá !!! Contem, contem...........
Estamos curiosos...
Agora à distancia de mais de 25 anos, é realmente estranho, como chega um portista a treinador-jogador de um clube grande.....
Carlos, a história é longa e quando tiver disposição publicarei um post nesse sentido.
De Carlos N.T. a 16.11.2014 às 20:40
De iorda9 a 16.11.2014 às 20:43
Carlos - quase 35
De Carlos N.T. a 16.11.2014 às 20:52
Disse, + de 25.
Nao me queria sentir tao .. idoso !!!! LOOOOLL!!!!
Malvadinho iorda9

António Oliveira era .....só o melhor jogador portugues nesse tempo, tinha uma lesão grave no pé , foi operado em Barcelona mas a lesão seguia e tinha que jogar injectado , era um senhor, conquistou uma liderança natural no balneário e um enorme respeito dos adeptos sportinguistas. Manuel Fernandes e Jordão tiveram algumas dificuldades em lidar e de conter alguma inveja dessa situaçao em que Oliveira vivia no Sporting.
A comunicaçao social tambem ajudava á festa nos jornais só dava Oliveira e .....claro está todos os outros eram menos valorizados.
De Marco Silva a 16.11.2014 às 20:30
Eu não disse que Malcolm Allison foi despedido logo a seguir ao estágio na Bulgária mas que o seu despedimento tinha sido resultante dos graves acontecimentos ocorridos durante o estágio na Bulgária,
Não sei quem era o bufo ou mesmo se havia algum bufo o que sei é que pela sua resposta, o Rui Gomes mostra saber que eu sei que tambem sabe toda história e sabendo-a certamente melhor que eu podia fazer luz sobre o assunto.
Nesse sentido, faço-lhe duas perguntas:
- foi ou não verdade que Oliveira foi posto de lado por pressâo de Manuel Fernandes e do Rui Jordão?
- Se tivesse que mencionar um exemplo de sportinguista escolheria o Manuel Fernandes?
http://www.youtube.com/watch?v=Z-1U63AylqE
O meu desgosto assim como o de muitos sportinguistas foi tão grande que ainda hoje não consigo perdoar aos causadores do desmembramento daquela mariavilhosa equipa que tantas alegrias nos deu na época de 1981/1982 na qual se ganhou tudo que havia para ganhar.
Hoje não, porque não sinto disposição para isso, mas tentarei ainda esta semana publicar um posto sobre o que sei desses eventos.
Eu era amigo íntimo de quem - já falecido - viveu intimamente esses tempos, além do meu conhecimento directo.
Vou tentar refrescar a memória com os meus arquivos pessoais, mas penso que estou certo quando digo que tudo começou - embora já existisse um certo clima no balneário - quando Allison se ausenta para estar presente no casamento do seu filho e ultrapassou Marinho - seu adjunto - ao deixar Oliveira a orientar os treinos durante alguns dias. Oliveira aproveitou o ensejo para chamar o Bastos à equipa e "encostar" Carlos Xavier. Enfim... como já disse a um outro leitor, é uma história longa.
De Marco Silva a 17.11.2014 às 14:20
Gostei de ler, obrigado.
Eu nunca duvidei do sportinguismo de Manuel Fernandes sei muito bem disso seja por me contarem seja por testemunho pessoal ainda do tempo da CUF.
A questão é saber se na época de 1982/1983 falou mais alto o seu sportinguismo ou o seu ego, isto é, se na altura o seu comportamento com graves repercussões no balneário e o que disse publicamente numa entrevista salvo erro à Bola factos que levarama que lhe fosse instaurado um inquérito por parte da Direcção presidida por João Rocha, os interesses do Sporting também estavam acima dos do Manuel Fernandes e do Presidente João Rocha? A meu ver não e tanto que assim foi que as coisas nunca mais foram as mesmas, a divisão entre jogadores foi notória e o desgaste de João Rocha foi tremendo com as consequeêcias que todos conhecemos, com a saída, mais tarde, de Manuel Fernandes para o Setúbal e o abandono de João Rocha, iniciando-se assim um calvário de 18 anos sem se ganhar um título de campeão.
Não duvido que tivessem existido questões de ego, quase sempre há. Creio que todos já sabiam que Oliveira tinha o ouvido de João Rocha e quando ele é designado, alegadamente (?) pelo próprio Allison , para liderar a equipa em detrimento de Marinho, a situação piorou. O Manel , entre outros, não gostou disto e como se dava muito bem com Allison , reagiu impetuosamente com aquela entrevista que quase levou a castigo e a que lhe tirassem a braçadeira. Quem evitou esse cenário foi o próprio Oliveira, reconhecendo, obviamente, que a equipa necessitava do Manel. Este respondeu com 3 golos no jogo seguinte.
Não escrevi no post porque só me foi dito posteriormente por quem esteve presente no jantar. O Manel também afirmou que o Oliveira foi o melhor jogador com quem jogou e... com Jordão ali sentado ao lado.