Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




leonel_pontes_sporting_equipa_principal_foto_sport

Artigo de Nuno Raposo, jornal A Bola, que transcrevo na íntegra, por entender que merece o comentário do leitor. É um tema interessante, muito embora não deixe de ficar a dúvida no ar quanto à sua veracidade e se o autor fundamentou o escrito em informações de uma qualquer fonte ou se são apenas teorias suas:

"Leonel Pontes, de 47 anos, foi chamado ao comando de Alvalade no início da passada semana, altura em que Marcel Keizer deixou o leme do plantel principal do Sporting.

O general leonino, Frederico Varandas, solicitou ao líder da equipa sub-23 que assumisse patente mais elevada, para fazer o lugar que desde Novembro pertencia ao holandês. Não lhe deu um prazo para realizar uma missão, antes lhe entregou a tarefa de comandar o pelotão nos próximos jogos, a começar no próximo domingo, com o Boavista: se cumprir, pode passar de treinador interino a definitivo. E para ganhar as batalhas, Pontes elaborou um plano que A BOLA descobriu.

Antes de tudo, a defesa. Um dos problemas que estavam identificado na equipa de Keizer eram as dificuldades que a equipa tinha na transição defensiva e nos seus processos, que para Pontes é a base essencial. Os centrais mais atrás, aliás, as linhas mais juntas, as distâncias entre elas encurtadas, estão a ser trabalhadas no quartel general dos leões, a Academia, em Alcochete. Tudo para evitar que a defesa seja surpreendida nas costas como tantas vezes acontecia na era Keizer, motivo por que a equipa sofria muitos golos - ainda no último jogo, a derrota com o Rio Ave em casa por 2-3, esse foi problema visível, que permitiu a que os adversários, sobretudo o iraniano Mehdi Taremi, surgissem nas costas dos centrais. E assim aconteceram dois dos três penáltis cometidos por Coates, que só em falta conseguiu travar o avançado dos vila-condenses, lançado que ia para a baliza de Renan.

Para conseguir passar as suas ideias, o técnico madeirense do Porto da Cruz tem realizado exercícios, com e sem bola, repetindo as vezes que forem precisas, tanto os movimentos na defesa num todo como as compensações que cada jogador deve fazer consoante o sector onde estiver a bola no momento da transição.

Por outro lado, verifica-se que os pupilos de Leonel Pontes estão a ser também treinados para conseguirem um jogo mais apoiado e equilibrado.

O ataque e a perda de bola

Ofensivamente, a equipa leonina está a trabalhar tanto o jogo interior como o exterior, apostando um pouco mais nos extremos a jogarem também por fora, em profundidade.

A entrada do segundo extremo para mais perto do ponta de lança é também movimento a merecer especial atenção. Ou seja, se a bola está na ala direita, o extremo-esquerdo deve juntar-se mais ao avançado-centro, para assim a equipa ter muito mais presença na área adversária, na zona de finalização. Também o segundo avançado está a ser trabalhado para, nessa situação, aparecer mais na zona de decisão, com o médio na sobra.

Mas, mesmo neste capítulo ofensivo, Leonel Pontes não descura o posicionamento dos outros jogadores. Tudo tem de estar equilibrado, todos têm de estar bem posicionados na altura da perda de bola, para a equipa não ser surpreendida no contra-ataque. Para isso correr bem, o lateral da zona contrária tem de defender por dentro, mais perto do central, e o médio-defensivo tem de estar preparado para sair ao portador da bola, caso esta seja perdida.

Mesmo com muitos jogadores ausentes (dez) devido aos jogos das selecções, o trabalho na Academia é intenso, pois Leonel Pontes quer cumprir bem a tarefa que Varandas lhe encomendou, a começar já pelo jogo do Bessa. 

publicado às 04:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


8 comentários

Sem imagem de perfil

De William a 13.09.2019 às 09:42

Este tipo de trabalho parece-me normal para um treinador...Coisa que não tivemos na época passada...

Para sermos competitivos em Portugal, precisamos de jogar com dois homens no ataque e Leonel Pontes sabe disso. Seja em permanência seja 1 fixo e outro móvel a aparecer entre linhas (Jese, bolasie, Vietto). Até BF pode ajudar nessa posição durante o jogo.

Ele é conhecedor do futebol e do "jogo jogado" vamos saber se tem a capacidade de liderança que é cada vez mais importante para um treinador, senão a fundamental.

SL
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 13.09.2019 às 10:31

Exatamente.
Trabalhar a linha defensiva em conjunto com o meio-campo na redução do espaço, compensação, linha de fora-de-jogo é tudo normal. Subir a linha e baixar a linha consoante o adversário que tem a bola está ou não a ser pressionado foi algo que não se viu com Keizer e que espero, seja agora bem trabalhado senão vamos continuar a sofrer golos todos os jogos.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 13.09.2019 às 10:57

Espero que também tenham trabalhado os índices físicos. Não sei bem quem foi o responsável, mas a preparação na pré época foi muito mal feita. É que quando os jogadores não têm pernas, não importa a táctica.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 13.09.2019 às 11:14

Orlando Santos,

No nosso caso específico os jogadores não tinham pernas POR CAUSA da tática. Não era por falta de preparação física. A tática de Keizer obrigava os jogadores a constantes correrias com e sem bola, o que desgastava imenso. Esperemos que Pontes ajuste a tática para compensar isso.
Imagem de perfil

De MASM17 a 13.09.2019 às 11:19

Que tenha sobretudo o que faltou a Keizer, uma alternativa ao seu sistema táctico favorito e visão durante o jogo para perceber o que está mal... até da bancada se via o que estava a acontecer na defesa contra o Rio Ave... especialmente ao Coates.

Não é meter um 4-3-3 em campo e se estivermos a ganhar mantém, se estivermos empatados atacamos mais um pouco e se estivermos a perder vamos fazer avalanche na fé de marcar.
Substituições aos 89min e substituições de avançar o Acuña e meter o Borja na defesa também não mexe no jogo porque é praticamente jogador por jogador.

SL
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 13.09.2019 às 11:56

Espectáculo!! O nosso Sporting tem paredes de vidro. Toda a gente sabe o que se passa dentro de portas, toda a gente manda bitaites, toda a gente sabe o que é omelhor e quem faz o pior..... e andamos nisto há 4 décadas sem aprender nada.
Enquanto não fecharmos as portas, e corrermos as cortinas abrindo apenas os postigos que interessem, vamos minando todos os grupos de trabalho que se vão criando uns atrás dos outros.
Este novo grupo ainda não fez um único jogo oficial e já se teoriza sobre o seu modelo e valia. Espectáculo!!
Sem imagem de perfil

De L a 13.09.2019 às 16:06

Realmente andam a passar-se umas coisas estranhas à volta do Sporting. Depois do Bruno Fernandes ter batido Pizzi na votação para o melhor médio de Agosto e o Pizzi ter batido o Bruno Fernandes para melhor jogador do mesmo mês?! Também deve fazer uma perninha como GR nos treinos. Ou a Liga no seu melhor. Agora até dão a táctica aos adversários de véspera. Enfim…
Sem imagem de perfil

De L a 13.09.2019 às 16:07

O que chateia é que ao fim de 1 ano o melhor que o Sporting conseguiu em matéria de treinador foi mexer, senão estragar, a equipa de sub 23 com melhores resultados. Sobretudo quando nem há equipa B. E sobretudo - apesar de não poder nem dever ser assumido - o Sporting não vai ser campeão este ano nem para o próximo. Como é óbvio e por variadíssimas razões. A começar pelo pilim, porque ninguém se prepara para ser campeão depois de vender o melhor marcador e a acabar no facto de não haver memória de um campeão nacional a quem tivessem marcado 3 penaltis contra na sua própria casa. Sobre o trabalho de bastidores que também há para fazer. Se bem que também é verdade que qualquer grande mesmo de gatas em Portugal vai defrontar 90% de adversários com menos de 10% do orçamento. Mesmo que os orçamentos não joguem. DaÍ o foco nas Taças a eliminar por sorteio. Não foi por acaso que Keiser conseguiu no Sporting o que Peseiro já tinha conseguido em Braga. Em jogos em que tudo pode acontecer e onde a estabilidade de um projecto conta muito menos.


Com tanto para fazer e com o principal a nem passar pela opinião pública o que havia a fazer desde o início de um mandato - muito particular depois da absoluta catástrofe - em termos de futebol profissional jogado era contratar um treinador competente que fosse construindo uma equipa sem pressão e muito menos sobressaltos. E de repente já vão no 4º a caminho do 5º. Num Clube que ganhou 2 campeonatos nas últimas 4 décadas e logo por coincidência quase juntos e com dois presidentes muito diferentes. Com o último a acumular com a 2ª final europeia em mais de 100 anos ou a prova definitiva que o clube chegou mesmo a estar estruturado para ganhar e até ainda há sportinguistas que sabem mesmo o que há para fazer para chegar aos tão ambicionados títulos. Outra coisa totalmente diferente é explicar isto tudo num clube em que ainda ontem 90% dos sócios votantes decidiram num belo dia reeleger um autêntico demente como presidente. E como só o demente é que entretanto deixou o clube resta desejar muito boa sorte à actual Direcção.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo