Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O poder da rua (entrevista - 2ª parte)

Naçao Valente, em 09.02.20

Nesta parte da entrevista concedida ao Record, Frederico Varandas abordou vários temas: a contestação, o ataque a Alcochete, as arbitragens, as claques, a bomba dos ilícitos fiscais e os casos judiciais, entre outros. Saliento a ideia expressa de que se o Sporting enveredar por eleições todos os anos, não conseguirá sobreviver. Compreendo a afirmação, no actual contexto, e na sua relatividade, mas não acredito que o Sporting não venha a sobreviver. É uma importante e centenária Instituição com milhões de adeptos, e enquanto assim for, continuará. Mas continuará na degradação que tem vindo a viver.

img_920x518$2020_02_08_02_33_37_1661106.jpg

Compreendo, assim, esta dramatização do presidente. Nem o Sporting, nem nenhum clube terá futuro numa instabilidade permanente. Nenhum clube será credível num negócio em que tem de mostrar consistência directiva, e garantir a confiança dos meios financeiros. Querer derrubar um presidente do Conselho Directivo apenas porque em determinadas e pontuais circunstâncias, a bola bate no poste ou na trave e não entra, é um disparate, uma irresponsabilidade, um crime de lesa Clube, que precisa de ser travado.

Desde há uns anos que grupos e movimentos minoritários foram ganhando poder, sendo pontualmente responsáveis por quedas de Direcções a fazer bom trabalho, ou até a queda de treinadores com potencial. Estes ditos elementos têm-se sobreposto a direcções eleitas democraticamente, procurando a governância de uma forma paralela o Clube. Um atrás de outro, presidentes eleitos vão caindo, sem terem tempo de implementar um projecto de futuro. Ou se põe um travão a esta deriva populista e demagógica, ou o Sporting irá de derrota em derrota.

Não é democrático nem sequer justo que três ou quatro centenas de sócios, como refere o presidente, possam marcar assembleias gerais com total leviandade. É absurdo que 0,5% de associados consiga paralizar o Clube por este processo. Tem de haver uma revisão dos Estatutos que ponha fim a este patente desvario. O Sporting é dos sócios e dos adeptos, não de uma minoria ruidosa, mas insignificante.

A alteração dos Estatutos que é prevista por esta Direcção há muito que já devia estar em andamento. A requisição de assembleias gerais por dá cá aquela palha, por um número reduzidíssimo de votos, pode tornar o Sporting CP ingovernável, por grupos minoritários, alguns alienados, que o que menos lhes interessa é a sua sustentabilidade. A introdução do voto electrónico que permita a todos os sócios poder votar, era para ontem. Urge mudar os Estatutos.

No meio da podridão que é de facto o futebol português, o Sporting e os sportinguistas, os que realmente o são, devem ter bastante orgulho de não ter as mãos sujas por processos judiciais de corrupção, incluindo os que estão na ordem do dia, relacionados com fugas ao fisco. Neste panorama, o Sporting CP é um Clube exemplar. Não é como disse alguém um Clube de malucos. Mas corre o risco de o ser se não travar os malucos que andam à solta a conspurcar a sua imagem.

O Sporting sobreviverá porque é muitíssimo grande, em todos os sentidos. Mas é preciso assumir que o deveras infame recém-passado apenas deve subsistir como má memória e ensinamento para o presente e para o futuro. A minoria ruidosa que confunde o Sporting como uma mera quinta de uma qualquer "religião" com o seu deus, não pode ter nas suas mãos o poder de destabilizar quando lhes apetece. Pela sobrevivência, pela recuperação do prestígio, dentro e fora dos relvados.

publicado às 03:35

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 09.02.2020 às 09:55

Naçao Valente, nem tenho comentado a entrevista de Varandas porque seria chover no molhado, já todos aqui sabem o que teria para dizer.
Comento algumas das suas frases:
"Não é democrático nem sequer justo que três ou quatro centenas de sócios, como refere o presidente, possam marcar assembleias gerais com total leviandade".
Não vejo onde está a falta de democracia, antes pelo contrário, e a alegada leviandade é contrabalançada pela necessidade de pagamento prévio dos custos. Não por acaso, os 80.000€ referidos na imprensa em 2018 passaram a 200.000€. Nem vejo a relação que faz entre assembleias destitutivas e o voto eletrónico.

Quanto à religiao brunista, eu vejo a criaçao de uma religião varandista. Tem os seus dogmas de fé, tais como:
a) a situação financeira é caótica (às segundas, quartas e sextas, porque às terças, quintas e sábados está mais ou menos bem, vide as contraditórias declarações de Varandas e Salgado Zenha ao longo dos tempos), quando os números dos R/C fazem-nos perceber facilmente onde está o caos;
b) Acreditar no trabalho invisível da direçao, que está a reorganizar o clube e no futuro veremos os resultados dessa ação (está a caminho o paraíso na terra, portanto, só os fariseus é que ainda não o viram);
c) Sem esta direção virá o inferno (Varandas diz que "Sporting não tem futuro" se a direção for destituída):

Para além disso, temos um mantra que podemos recitar até 2099 (remember Alcochete) e temos, e este blog é um dos exemplos, os seus guardiões do templo.

Enquanto isso, vemos o downsizing da equipa de futebol, e vemos a desmobilização dos sócios que se refletirá posteriormente nas modalidades.

"Jusqu'ici tout va bien, jusqu'ici tout va bien, jusqu'ici tout va bien.,
disse o maluco que se atirou de cabeça do 15.º andar para o chão, quando passou pelo 1.º andar.
Mais ce qui compte c'est pas la chute. C'est l'atterrissage.
O problema é que o chão está a chegar.
Sem imagem de perfil

De João F a 09.02.2020 às 10:41

"O problema é que o chão está a chegar."

Por culpa dum grupelho sem valores morais e sobretudo sem o sportinguismo necessário para pôr os interesses do Sporting acima dos seus e que depois de lhe terem tirado as regalias que usufruía, está disposto a ir até às ùltimas consequências para as readquirir.

Entretanto, esse grupelho e os que por aqui o apoiam, vão dizendo que o Varandas não tem unido os sócios e adeptos, como se ele sozinho o possa fazer, quando os da outra parte têm demonstrado nos últimos 17 meses que não o desejam, como o têm provado com manifestações insultuosas ao Sporting e à sua pessoa e sem que muitos dos que o apoiam, as tenham condenado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.02.2020 às 12:26

João F,

Esses grupelhos como lhe chama com propriedade, querem que o Sporting se lixe. Fazem política de terra queimada. Quanto pior melhor. Rezam aos seus "deuses" para que o Sporting perca. Estou convicto que se fosse necessário, não se importariam que o Clube descesse de divisão, para atingirem os seus fins.

Pobre Clube que tais adeptos tem.
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 09.02.2020 às 11:29

Caro LG, cá em casa éramos 4 presenças assíduas no Estádio e nalguns casos também jogos fora. É para mim, mais do que os resultados do futebol, completamente imperdoável que este CD promovesse (e promova...!) o esbanjar do orgulho, a alegria e o entusiasmo de ser SPORTINGUISTA, em nome não se sabe bem de quê e porquê - será incompetência? será propositado? quem souber que responda.
Agora, cá em casa, somos presenças de sofá!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2020 às 12:03

E fala um brunista faccioso cujo interesse é tudo menos o Sporting.

Essa das quatro pessoas dá para rir, mas pode fazer companhia ao leitor LG que faz parte do mesmo "clube".
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 09.02.2020 às 12:25

- -
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.02.2020 às 12:54

Vigia,
O orgulho, a alegria, o entusiamo de sermos sportinguistas está dentro de nós. Quando depende de factores exteriores como melhores ou piores resultados desportivos ou exibições, talvez seja melhor questionar o sportinguismo.

Os meus parabéns por ficar no sofá. Porque se for para ir ao estádio ou aos pavilhões fazer a triste figura, que fazem os deserdados do brunismo, é de facto melhor não ir.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.02.2020 às 12:19

Caro LG,

Varandas já explicou porque evitaram dizer a verdade toda durante algum tempo. Era necessário criar alguma credibilidade nos mercados financeiros. Lembre-se da dificuldade que foi fazer a operação do empréstimo obrigacionista. Bancos pouco interessados, investidores retraídos, apesar dos juros atraentes. E foi o que se viu. nem se arrecadaram os 30 milhões necessários. Imagine que divulgasse a situação que agora refere, porque a situação está mais estabilizada.

Não vejo religião varandista, nem vejo nenhum Paraíso, o que vejo é um Inferno permanente, para derrubar o Presidente eleito, mesmo que isso implique prejudicar o Sporting. Mais, nunca ninguém desta Direcção disse que havia qualquer Paraíso. O que dizem é que há trabalho para estabilizar o clube, em todas as vertentes.

Não lemos a mesma entrevista. O que Varandas diz é que andar a substituir Direcções todos os anos, é um caminho para destruir o Clube, chame-se o Presidente Varandas ou Janelas.

Se acha que 0,5% dos sócios podem andar constantemente a exigir AGs para destituir direcções, então não temos o mesmo conceito de democracia.

O voto electrónico dá direito de voto efectivo aos sócios que vivem longe de Lisboa e que nesse aspecto e noutros, na prática, não têm as mesmas regalias. O Clube tem de ser de todos e não apenas da minoria activa de Lisboa e arredores. Se não deve deixar de ser considerado de Portugal.

Sobre a alegoria da queda, felizmente que foi travada a tempo.
Sem imagem de perfil

De LG a 09.02.2020 às 12:50

Naçao Valente, mas Varandas não "disse a verdade" nem nos R/C, que não mostram uma situação tão calamitosa como agora pinta (primeiro eram 65 milhoes em falta, depois passou a cento e tal, na entrevista passou para mais de 200). Parece que está a admitir que os R/C tinham informação falsa, que é muito grave. Quanto ao EO, não duvido das dificuldades, algumas causadas pela oposição (Ricciardi?) mas depois vemos que Varandas subscreveu apenas 1.000 euros, enquanto o "parvo" do Salgado Zenha subscreveu DEZ MIL EUROS.
E admitir que no passado não se disse toda a verdade vai-nos dar mais credibilidade para o futuro?

Quanto à falta de democracia, concordaremos em discordar. Para mim faz parte do jogo democrático, em que vale a maioria (não de pessoas, mas de votos, situação, parece-me, bem menos democrática).
A mim parece-me uma solução adequada, tem os seus checks and balances decorrentes da necessidade de pagamento prévio dos custos e da necessidade de estarem presentes na assembleia 3/4 (penso) dos subscritores.

Quanto à alegoria da queda, acho melhor começarmos a treinar espeleologia. Mas isso sou eu a achar, que devo fazer parte de um grupelho (de qual, já agora?)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.02.2020 às 14:28

LG,

Não tenho nenhum polígrafo que diga qual é a verdade. Se Varandas apresenta esse número até prova em contrário, é verdade. Além disso ele fala de necessidades de tesouraria imediatas. Como isso se reflecte nos relatórios não sei. O que leio e ouço na comunicação social, independentemente do que diz Varandas, é que a situação financeira financeira do Sporting é crítica.

Uma AG não é uma brincadeira para se pedir por aquela palha. Provoca distúrbios no funcionamento Clube, mesmo que não a pague. Por isso continuo a dizer que as exigências são ridículas. Era como se na Assembleia da República 15 deputados em 300 pudessem paralisar o país.

O pior que pode acontecer a um clube é mudar de presidente ano a ano. Quem defende isso está errado. Uma mudança de Direcção implica uma paragem de seis meses na gestão normal o que não permite qualquer estabilidade.

Qualquer Direcção deve cumprir mandato e ser avaliada no fim. Apenas incumprimento de Estatutos, o que não aconteceu, podem levar a demissões.

Por isso esta campanha é irresponsável. O Sporting precisa de lutar contra os seus adversários. Isso é que é sportinguismo.
Sem imagem de perfil

De LG a 09.02.2020 às 14:45

NV, mas qual número, os 65, os 100 ou os 200? É que todos foram a "verdade" da direção a certo ponto.
Quer mais prova de profissão de fé do que acreditar em números mandados ao ar que não se veem refletidos nos relatórios?
E não sabia que era assim tão ingénuo para acreditar que "se vem na CS é verdade"
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.02.2020 às 16:07

LG,
Já esperava a sua reacção sobre a utilização de informação da comunicação social. Claro que nem tudo o que vem aí é verdade. Mas quando essa opinião, de uma forma geral, é unânime tem que se dar, pelo menos, o benefício da dúvida. Ou estão todos ao serviço da Direcção?

Sobre os números já expliquei noutra resposta, com base na justificação do Presidente na entrevista. A expressão "segredo é a alma do negócio" faz parte do funcionamento do mundo capitalista. Para além disso não tenho acesso a informação privilegiada.
Imagem de perfil

De Greenlight a 09.02.2020 às 11:09

Nação Valente disse, há uns dias, a propósito da minha descrença sobre a capacidade de Varandas, fazer um bom trabalho, daqui para a frente, na gestão do futebol, que acredita quem quiser. Pois, eu tenho a sensação que cada vez menos acreditam em Varandas. E não estou a falar dos brunistas que estarão contra qualquer um Presidente que não seja BdC ou, pelo menos, um qualquer Vieira Contabilista da Direcção brunista. Quando as coisas correm mal vem, sempre, o discurso do Eu ou o Caos, que BdC tanto usou e que Varandas já começou a usar. Quando das eleições, em 2018, o trunfo de Varandas, face aos seus opositores, era o seu ( suposto) conhecimento do futebol do Sporting e ciente disso, Varandas desvalorizava a situação financeira, dizendo que não o preocupava, nomeadamente, em confronto com Ricciardi. Passados 17 meses, é para mim, evidente que Varandas não percebe nada de futebol. Se percebesse não teria contratado Jesé, dizendo que era um ponta de lança, Fernando, que nunca jogou.E que dizer das contratações e despedimentos de treinadores? A equipa do Sporting está hoje, claramente inferior à que Sousa Cintra lhe deixou e pratica um futebol, quase sempre, medíocre. Tem vendido os jogadores de alguma qualidade que são substituidos por outros de nível inferior. Qualquer dia, ou melhor, em breve, o Sporting precisará de vender novamente, terá que se desfazer de Wendel e Acuna pois , Borjas, Doumbias e Eduardos ninguém quererá comprar. A nossa equipa não está ao nível do Slb ou o Fcp mas apenas com o Braga e basta ver os jogos de ambas as equipas para perceber quem é que pratica melhor futebol. A gestão de Varandas no que concerne o futebol tem sido um desastre. Então se Varandas não percebe de futebol, que para ele ( e para muitos) era factor decisivo na eleição de 2018,que qualidades é que ele tem para liderar o Sporting? Varandas não tem, é óbvio para mim, qualidades de liderança para a Nau das Tormentas que é o Sporting. Se Varandas tivesse, um pouco, de humildade e bom senso deveria demitir-se para que outro com mais capacidade pudesse ocupar o lugar. É verdade que, nada garante, que o próximo presidente eleito seja melhor que Varandas, mas pior será difícil.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2020 às 12:06

Bem... nós já sabemos que bom era o lunático destituído, por muito que tenta disfarçar esse disco riscado.

Deve evitar de escrever comentários tão extensos para dizer sempre o mesmo.

Imagem de perfil

De Greenlight a 09.02.2020 às 12:19

No Verão quente de 1975, Vasco Gonçalves, outro lunático, dizia:”Quem não está com a revolução, está contra a revolução”. Agora, Rui Gomes, reduz a realidade do Sporting a : “ Quem não está com Varandas é Brunista”. Pois, mais uma vez repito, nunca votei em BdC, votei sempre contra ele e não me arrependo. Votei em Varandas e estou arrependido. Na primeira oportunidade e espero que esteja próxima, votarei contra Varandas, chega de incompetência.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2020 às 14:54

Até posso estar errado com a minha percepção das suas simpatias, mas é essa a ideia que projecta através dos seus comentários neste espaço, que não são poucos, e sempre no mesmo sentido.

Varandas, pessoalmente, é-me indiferente. Não o apoiei no acto eleitoral e se um dia tiver que sair, que assim seja. O que me repugna é ver tantas manobras obscuras por quem não defende os interesses superiores do Sporting. Uns à procura de tacho, outros apenas para fomentar um clima degradado para satisfazer as seitas que integram.

Há uma necessidade absoluta de esta Direcção ser chamada a explicar e justificar um bom número de decisões tomadas relativamente ao futebol profissional. Uma exigência que eu acho muito justa. Daí até convocar uma AG através do movimento de meia dúzia de rapazolas para efeitos de destituição, não posso de modo algum e em consciência concordar.

Depois do lunático, o Sporting tem vindo a atravessar um período muito difícil, até crítico. A gestão desse quase que levou o Clube à ruina total e este estado de coisas não vai ser corrigido e meros meses. Leva tempo, trabalho e muito dinheiro.

P.S.: Quando desejar criticar a minha pessoa - muito embora eu não esteja aqui para isso - não recorra a adjectivação excessivamente depreciativa que nunca verá a luz do dia. E deve-o fazer directamente e não através do meu colega Nação Valente.
Imagem de perfil

De Greenlight a 09.02.2020 às 15:33

Imagino que o Rui Gomes receba, no seu blog, muitos comentários ordinários e vulgares e que leia, alguns a correr, ou na diagonal para os enviar e bem, para o caixote do lixo. Provavelmente foi isso que fez com o meu comentário em que me referi à sua pessoa sem adjectivação depreciativa nem a si nem ao Nação Valente, contrariamente à adjectivação que o RG utiliza, por vezes, acerca das opiniões que divergem ou não coincidem com a sua. Mas, o blog é seu e publicar ou não é, obviamente, um direito que lhe assiste. Finalmente, quanto às minhas simpatias, BdC nunca me enganou, já Varandas enganou-me uma vez, ou duas, se considerar o empréstimo obrigacionista em vigor. Mas já não me engana mais, porque só acredita em Varandas quem quer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2020 às 16:02

Recebemos um número desses comentários diariamente. Nunca os leio, assim que vejo o que constam vão para o lixo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.02.2020 às 12:45

Greenligt,

As poucas questões que levanta sobre a análise que apresento, no seu longo texto, já estão respondidas nesse texto e não me vou repetir. Aliás sobre o dito na entrevista diz nada, ou quase nada diz. Pouco lhe interessa seguramente. O que interessa é derrubar uma Direcção eleita há 17 meses. E se vier outra em que os resultados não corram bem, porque não existem varinhas mágicas, derruba-se outra vez. É por isso que o Sporting está como está. Para o bem do Sporting, com todo o respeito, a sua posição está errada.

Sobre a questão do futebol profissional, único assunto que desenvolve, só lhe quero dizer que um Presidente não tem que perceber de futebol. Tem que saber presidir a uma instituição, de que o futebol é uma parte. Um Presidente tem de dirigir uma equipa. Se essa equipa numa determinada área é incompetente deve ser substituída. É por aí que deve começar e é isso que se pode exigir. Deitar uma casa abaixo só porque tem o telhado em mau estado, é um disparate.

Sem imagem de perfil

De João F a 09.02.2020 às 13:39

"Então se Varandas não percebe de futebol"

Como todos sabem, o presidente do MU, MC, Arsenal, Milan, PSG, etc,etc, são todos uns "barras" no futebol. Suponho mesmo, que devem ter todos o curso de treinadores….

Há certa gente, que continua a julgar o mundo do futebol, tomando como exemplo que vê em Portugal!
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 09.02.2020 às 13:22

O que eu não percebo é como é que não havia, desde o início, um plano caso BF não fosse vendido no Verão, se esse plano existisse seguramente não teriam sido feitos os erros do último dia de mercado.
Sem imagem de perfil

De João F a 09.02.2020 às 14:02

"O que eu não percebo é como é que não havia, desde o início, um plano caso BF não fosse vendido no Verão, se esse plano existisse seguramente não teriam sido feitos os erros do último dia de mercado."

Como os problemas vinham e vêm da falta de dinheiro e na impossibilidade de obrigar os clubes interessados a comprar o B-Fernandes pelo preço que se desejava, pode-se supor que para certa gente, o plano ideal seria encontrar-se petróleo em Alvalade ou Alcochete, ou então pôr a funcionar a impressora de fabricar euros.
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 09.02.2020 às 15:45

Normalmente, mas eu digo normalmente, com planeamento, que é coisa que parece não existir talvez se conseguissem outras alternativas, ás nulidades que se conseguiram.....mas essa do petróleo talvez não fosse má ideia.
Sem imagem de perfil

De João F a 09.02.2020 às 16:20

LOL!
Os planeamentos para recuperar empresas ou clubes de futebol sem dinheiro e sem ter quem lho empreste, devem ter um grande futuro!

Para se sair com um raciocínio desses, só quem vive num mundo virtual!
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 09.02.2020 às 23:05

Pronto, finalmente já percebi. os jogadores que vieram no fim do mercado...vieram de borla.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 09.02.2020 às 13:27

Bom, vamos lá tentar tem um comentário publicado, é que na parte I da entrevista sentiu-se e de que maneira o lápis da censura...e sem razão nenhuma!
Continuar a achar que as vozes dissonantes se trata apenas de um grupelho minoritário de delinquentes e brunistas é ignorar a realidade...
O D. Quixote também via gigantes em moinhos de vento....
A realidade é que Varandas teria mais apoio (independentemente dos resultados do futebol) se os sócios e adeptos sentissem que há uma estratégia, um rumo, uma orientação para tornar o clube mais forte e para que recupere de um período caótico...
Mas o futebol profissional e o que gira á volta deste, provaram precisamente o contrário, andamos sem rei nem roque, falta liderança, coordenação, estratégia...
Assim é complicado acreditar no projecto.....
Não é apenas um grupelho a fazer barulho....
Sem imagem de perfil

De João F a 09.02.2020 às 14:10

"Continuar a achar que as vozes dissonantes se trata apenas de um grupelho minoritário de delinquentes e brunistas é ignorar a realidade…"

E não é? E localizado na sua grande maioria na região de Lisboa? São tantos que só foram 385 com pouco mais de 1.300 votos, que pediram uma AG, conseguidos dentro dum universo do Sporting de largas dezenas de milhares de sócios! E para reunir a lista foi preciso 3 meses!...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 10.02.2020 às 11:03

Há muito mais sócios bem descontentes com esta direção por esse país fora, e também votam, e odeiam Bruno de Carvalho.....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 11:51

O que há, na realidade, é um descontentamento geral com a época do futebol profissional. A partir daí...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 10.02.2020 às 11:57

Será só isso???? Hummmmm
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 12:03

Indubitavelmente!!!

Todo o restante trabalho desta Direcção é de uma forma geral muito positivo.

Claro que temos uma minoria com interesses obscuros, ou o caro acredita que a iniciativa da AG é mesmo apenas dos rapazolas? Não é e nunca foi!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 10.02.2020 às 12:23

Caro Rui Gomes:
"Todo o restante trabalho desta Direcção é de uma forma geral muito positivo."
Não vejo a coisa assim tão positiva e, tal como muita gente, tenho sérias reservas sobre essa matéria.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 12:31

Mas o caro fala por quem afinal?... O que é essa e "muita gente"?

Diga antes que o caro é mais um "anti", o que na realidade me parece claro há muito.

Credibilidade mínima, diga-se!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 10.02.2020 às 12:40

Só falo por mim....
Se o amigo acha que toda a gente está contente com o trabalho da Direcção é lá consigo.... claro, excepto o grupelho dos brunistas, ou se é preto ou é branco, outras cores não existem...
Falar em credibilidade quando não se aceitam comentários que não ofendem ninguém simplesmente criticam posturas de quem se acha dono da verdade e ataca pessoalmente quando não tem argumentos???
Publique se quiser...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.02.2020 às 15:49

As estratégias têm que ter suporte na realidade e não na fantasia. Na Direcção anterior qual foi a estratégia? Apostar todas as fichas para ganhar o campeonato, da qual dependeria, mais tarde ou mais cedo, a perpetuação do Presidente.

Assim gastou o que havia e o que não havia para concretizar esse objectivo. Mas com todo o tempo do mundo, não conseguiu, em parte por causa da sua instabilidade emocional.

Dessa "estratégia" resultou deixar a Academia ao "Deus dará". Cinco anos depois tínhamos a formação degradada, com reflexos no presente, e campeonatos zero. Se isto é estratégia, vou ali e já venho. O caro e outros viveram iludidos, gostaram. querem mais do mesmo.

A estratégia desta Direcção foi à partida condicionada pela situação financeira e continua a ser pelo clima de guerra civil. Mas, de acordo com o Presidente, passa por colocar o Clube numa situação viável e por apostar com competência na formação. Se estes dois objectivos prioritários forem concretizados, estamos no bom caminho. E não se recupera em 17 meses o que se estragou em 5 anos.

O curioso é que neste debate à volta da entrevista quase só aqui aparecem "brunistas" irrecuperáveis.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.02.2020 às 15:54

A resposta anterior é para Paulo Salcedas.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 10.02.2020 às 10:53

Caro Nação Valente:
Confesso que hoje é 2ª feira e estou com alguma dificuldade em ler no monitor do meu computador.... de repente pareceu-me que V. Exª me apelidou de brunista....
Devo ter visto mal concerteza...
Também devo ter visto mal quando V. Exª compara logo as criticas que vê com o período negro que foi o anterior mandato....
Pergunto: não há aqui um meio termo? Porque é que quem critica esta direcção tem logo que ser apelidado de brunista??? Não será porque quem critica quer o melhor para o clube e sente que este caminho também é errado?????
Continue a achar, tal como acha a direcção em funções, que a contestação é só de um grupelho de delinquentes e brunistas....
Já agora, gostava de saber porque motivo me chama brunista....
Quando não se pode com a mensagem, ataca-se o mensageiro?
Grande ética....
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.02.2020 às 13:47

Caro Paulo Salcedas,

Desculpe discordar mas não lhe chamei brunista. Fiz uma alusão geral ao tipo de comentários, com a devida ressalva, "quase todos". Se o caro é ou não é não sei, nem me interessa. Cada qual é livre de enfiar as carapuças que quiser.

Criticar esta Direcção é um direito de quem o quiser fazer. Já o tenho feito, como quando discordei do despedimento de Peseiro, no contexto em que foi feito. Agora o que não confundo é crítica legítima com bota-abaixismo. E não digo que é o seu caso, para não haver equívocos.

O que digo é que as claques referenciadas, com brunistas e sem brunistas, não fazem críticas, iniciaram um processo para destituir uma Direcção eleita e no exercício legítimo do poder. Aquilo que se viu ontem, mais uma vez foi uma vergonha. A acção destes grupos contestatários não atinge apenas o Sporting, mas todo o futebol, e os próprios valores democráticos.

A Direcção tem um mandato e deve cumpri-lo. No fim deve ser julgada. Até lá desde que não viole os Estatutos, tem toda a legitimidade. Quem se associa a esta campanha do "brunismo" sendo-o ou não faz, o seu jogo, que não é a favor do Sporting.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo