Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O preço do sucesso

Rui Gomes, em 14.05.14
 

 

Não se sabe ao certo o salário actual de Leonardo Jardim - consta ser cerca de 35 mil euros/mês, provavelmente mais prémios por objectivos. Sabemos sim que o técnico afirmou logo no primeiro dia que não vinha para o Sporting por dinheiro, comparando ao seu vencimento no Olympiacos, o seu último clube, de cerca de 1 milhão de euros por época. Com ou sem fundamento, é hoje noticiado que o Sporting terá oferecido um contrato de dois anos, mais um de opção, a Marco Silva, por cerca de 25 mil euros/mês, decerto também com prémios por objectivos.

 

No futebol da actualidade, treinadores agem como os jogadores, e não é de esperar renovação de contrato com o clube do presente, quando surge outro a oferecer dez vezes mais. Além dessa importante consideração, ainda há uma outra, quando esse outro clube também pretende disputar o título na próxima temporada e a Champions, e nesse sentido oferece, de longe, melhores soluções do que o Sporting, que, tudo indica, vai tentar competir em todas as frentes com mais ou menos o mesmo baixo orçamento de 2013/14. Isto não é uma crítica ao Sporting, é somente a realidade nas circunstâncias actuais conhecidas.

 

Como já tive ocasião de escrever, apesar de todo o seu potencial, o desempenho futuro de Marco Silva no Sporting é uma autêntica incógnita. Mas, por uma questão de argumento, no contexto deste artigo, digamos que vai ter sucesso, tanto nas competições domésticas como na "montra" da Champions. Quais são as probabilidades de surgir novamente um emblema do exterior com a capacidade para facilmente superar os alegados 25 mil euros/mês ?.. Enormes, diria eu.

 

Por conseguinte, as condições em que o Sporting opera torna-o vulnerável a este tipo de situação, e não serão os 4 ou 5 milhões de euros que poderá vir a receber pela rescisão de contrato, que compensarão adequadamentge a saída de um bom treinador com a inevitável interrupção à continuidade do seu trabalho, disposição de extrema importância. Isto, para não evocar o cenário com jogadores, que deixo para outra ocasião.

 

O sucesso tem o seu preço, e parte desse preço é a impossibilidade de manter activos de qualidade a longo prazo, actuem eles dentro ou fora das quatro linhas.

 

publicado às 15:27

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


8 comentários

Sem imagem de perfil

De Petinga a 14.05.2014 às 22:54

"O sucesso tem o seu preço, e parte desse preço é a impossibilidade de manter activos de qualidade a longo prazo, actuem eles dentro ou fora das quatro linhas."

Nada a apontar ao post, que me parece muito pertinente. Entre outras coisas, foi isso que pinto da costa y sus muchachos se habituaram a ir fazendo durante as últimas 3 décadas: ganhar, encaixar os dividendos respectivos, renovar, voltar a ganhar. Claro que a fruta e jogos de influencias ajudam muito no caso do clube do Norte, mas aqui entre nós: se o "problema" fosse esse, estaria o Sporting muito, mas mesmo muito bem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.05.2014 às 23:09

Sim.. mas não há comparação possível nesta altura. O FC Porto seguiu esse curso depois de atingir patamares que o Sporting ainda não atingiu, e depois soube sempre preencher as vagas.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 15.05.2014 às 10:36

Por algum lado tem que se comecar.
O que me faz uma certa confusao é que se duvide abertamente da possibilidade de que quem escolheu Leonardo Jardim (quando teria sido tao fácil ficar com Jesualdo por exemplo) e conseguiu levar a barca a bom porto (superando as expectativas) nao seja capaz de voltar a escolher bem e continuar numa rota ascendente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.05.2014 às 10:45

E quem é que escolheu Leonardo Jardim ?... O presidente não foi, garanto-lhe, embora a decisão final seja sempre dele. Quanto muito, tem o mérito de ter dado ouvidos à recomendação.

Isto não obstante, espero que não pretenda defender a tese que andar anualmente a mudar de treinador , compensação ou não, é benéfico para um clube, neste caso concreto, segundo as palavras proferidas, a meio de um projecto.

Nunca identifiquei esse projecto e até já fiz essa pergunta a si (sem resposta), mas dou o benefício da dúvida a quem o referiu.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 15.05.2014 às 12:59

Caro Rui,

O seu problema é que acha que eu tenho informacoes privilegiadas sobre a direccao da SAD do Sporting (por isso coloca-me directamente perguntas que deveria quanto muito trazer às Assembleias Gerais do Sporting) mas depois tem comentários como "E quem é que escolheu Leonardo Jardim ?... O presidente não foi, garanto-lhe, embora a decisão final seja sempre dele". Se se focasse menos em atacar o presidente e pensasse na SAD do Sporting como um todo, talvez visse melhor que essa equipa tem, até já, feito um trabalho competente em termos de gestao desportiva. E que, portanto, nao há "a priori" razoes para duvidar que possa continuar a faze-lo; estejamos vigilantes, sim, mas evitemos cenários catastrofistas.

Mudar de treinador nesta altura é provavelmente das piores coisas que podiam suceder ao projecto desportivo. Nao obstante, a mudanca surge nao porque o treinador fez um trabalho avaliado como insuficiente e foi despedido (vide Domingos Paciencia), mas pelo completo oposto. Nao haverá sempre à mao de semear um treinador com competencia e perfil apropriados para substituir quem sai - mas "culpar" ou recriminar quem nao tem meios para oferecer uma decuplicacao de salário ou um orcamento para contratacoes de 50 Mio. € parece-me absurdo.

Posto isto, aguardo ainda para perceber se o Mónaco já terá mesmo chegado a acordo com a direccao do Sporting, se aliciou ou contactou o treinador ANTES de ter reunido com a direccao do Sporting e se realmente tudo isto vai andar para a frente como a Imprensa diz e em que moldes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.05.2014 às 13:56

Meu caro, eu não tenho problema algum e como já disse vezes sem conta, não simpatizo com o presidente mas é personagem que não me incomoda pessoalmente.

Eu vejo esta SAD como BdC e Augusto Inácio, nada mais.

Nuna considerei que tenha acesso a informação privilegiada, apenas discursa como se tivesse e evoca termos e disposições que, por si, precipitam perguntas. A exemplo, já referiu "projecto" mais do que uma vez, deixando a ideia que o conhece e/ou compreende. Como esse não é o meu caso, vejo-me forçado a pedir esclarecimentos.

Creio que não teremos confirmação oficial antes de segunda-feira, dado que o Mónaco ainda tem o seu último jogo este fim de semana.

Hoje em dia não é necessário falar com os principais, à partida, tudo ocorre entre empresários.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 15.05.2014 às 15:17

"A exemplo, já referiu "projecto" mais do que uma vez, deixando a ideia que o conhece e/ou compreende. Como esse não é o meu caso, vejo-me forçado a pedir esclarecimentos."

Penso que houve um projecto apresentado durante as eleicoes. Para além disso, parece-me que as linhas mestras do dito em relacao ao futebol (e o Sporting nao se esgota no futebol!) sao mais ou menos claras - equilíbrio orcamental (abandonar a ideia de que é com injeccoes de capital de fora ou com despesas que correspondem ao dobro das receitas que se constrói um clube sustentável), recuperacao gradual de competitividade (progressivamente aproximar qualitativamente a equipa de futebol dos seus rivais e com isso conseguir estar presente o máximo de vezes na CL, atingir um patamar em que possa lutar pelo título) e valorizacao de activos (potenciar os Cedrics, Adriens e Andrés Martins para poder realizar mais-valias com eles). Mas isto nao é rocket science e pode ser facilmente deduzido das políticas que foram adoptadas...

"Eu vejo esta SAD como BdC e Augusto Inácio, nada mais."

Mas espero que aceite que existem outras pessoas que nao veem as coisas assim...

"Hoje em dia não é necessário falar com os principais, à partida, tudo ocorre entre empresários."

E há algum empresário que representa a SAD do Sporting? Nao sabia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.05.2014 às 18:47

O que citou poderá ser parcialmente considerado "projecto", mas é muito mais uma expressão de desejo, pelo menos, a sua percepção do que deseja ver por parte da SAD do Sporting. Mas tudo bem... ficamos por aqui, neste momento.

Evidentemente que reconheço que há pessoas, como é o seu caso, que analisam as coisas por uma outra óptica. Aliás, disposição central deste novo "O Sporting é Nosso", além de ser natural. Admito isso, sem dúvida...

Neste caso concreto, como em diversos outros negócios desta SAD , quem intermediou em representação do Sporting foi o seu empresário favorito, Nélson Almeida e um sócio seu, salvo erro por nome de Tavares.

Mas o ponto original até não era este, mas sim que é legítimo argumentar que ninguém pode pode falar com alguém, sob contrato, sem autorização do empregador. Aliás, é um regulamento bem explícito por parte da FIFA. O que acontece hoje em dia, em uma sociedade em que os empresários têm omnipresença, muitos negócios começam a ser conversados em particular entre estes agentes da bola, antes de dar entrada no enquadramento oficial. Não significa que concorde com esta prática, em contrário, mas é precisamente o que acontece. Desde que não haja um contacto directo com a parte principal, o resto é ignorado. Muito por isto, é comum ouvir essas ditas partes principais clamar "ninguém falou comigo ou ninguém me contactou", sabendo muito bem que já existem contactos indirectos. Ao fim e ao cabo, quem ou o quê impede um empresário de falar com o seu próprio cliente sob o hipotético interesse nos seus serviços por A, B ou C ?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo