Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O presidente audaz

Rui Gomes, em 30.12.15

 

600_gif.jpg

 

Bruno de Carvalho aproveitou a conferência de imprensa pós-jogo para falar do negócio com a NOS e também da decisão do TAS no caso Doyen. Limitei-me a escolher duas frases suas que me despertaram maior interesse, para comentar:

 

1.ª - O Sporting não tem três dias para pagar absolutamente nada. Se o Rojo um dia for vendido, aí sim terá três dias para pagar. O Sporting está a preparar um recurso, não terá efeitos suspensivos mas existem outros mecanismos.

Fomos eleitos para resolver as questões em função dos nossos timings. Neste caso, vou manter até ao fim que o Sporting tem toda a razão. Quem vai para os tribunais não é um fora da lei. O Sporting não rasgou qualquer contrato, já respeitámos muitos maus contratos para o Sporting. Do nosso ponto de vista o contrato com a Doyen não cumpre a lei.

 

Nada radical aqui, salvo confirmar o que argumentei há dias no intenso debate que teve lugar sobre a decisão do TAS. A questão dos três dias só fez confusão a quem não compreendeu a informação divulgada, já a ausência de efeitos suspensivos caso o Sporting recorra da decisão, também vem a confirmar os meus argumentos. No que diz respeito ao suposto recurso - cujo fundamento me ilude completamente - ainda está a ser preparado. E, claro, ninguém venha acusar o presidente de rasgar contratos, conceito inimaginável !

 

 

2.ª É preciso perceber que diziam que o Sporting era um clube que estava falido, que só durava três meses. Era um clube desmoralizado, conformado, abatido. Aquilo que começámos a fazer é a perceber o que temos em mãos. Agir com calma, sem stress. Estávamos a observar, a ver. Tem a ver com audácia. Dizem que a sorte protege os audazes. Trabalha-se e depois tudo vem por acréscimo. O que é importante é que, de uma vez por todas, compreendam a dimensão do negócio. O Sporting é uma marca de referência a nível nacional e internacional.

 

Há muitas coisas que me irritam sobre Bruno de Carvalho e perto do topo da lista está esta sua patética expressão que ele usa repetidamente: "Agir com calma, sem stress" !!!

 

A conclusão é óbvia: tudo fez parte de uma muito bem elaborada estratégia à espera que os rivais negociassem primeiro com as operadoras de televisão, para depois surgir o Sporting a colher os proveitos. Isto explica a inexistência de patrocinador nas camisolas e outras considerações. Tudo se fica a dever à audácia de Bruno de Carvalho. Nem é possível qualquer outra explicação e quem somos nós para duvidar da palavra do presidente do Conselho Directivo do Sporting. Ao fim e ao cabo, ele não mente todos os dias, apenas quando lhe surge a conveniência.

 

publicado às 05:22

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Passaleão a 30.12.2015 às 08:18

Rui,

Não vou comentar outros tópicos, foco-me apenas no "rasgar contratos".

Se uma senhora assinar um contrato em que se obriga a prostituir-se, e for a tribunal pedir a nulidade;

Se um senhorio arrendar um terreno para fazer uma horta, o inquilino despejar lá lixo radioactivo, e o senhorio for a tribunal pedir o despejo;

Se a mulher levar pancada do marido todos os dias e for a tribunal pedir o divórcio;

Nenhum deles "rasgou" o respectivo contrato. Isto sabe o Rui tão bem ou melhor que eu.

Do que se sei sobre a argumentação do Sporting, foi invocada a nulidade do contrato com a Doyen (por ter cláusulas lesivas da boa fé e equilíbrio contratual), e também o seu incumprimento (por ingerência na política de transferências do clube, metendo pressões sobre o jogador e até um episódio em que o ridículo Nélio terá aparecido em Alvalade a falar inglês fazendo-se passar por director do Man Utd). Eventualmente não terá sido possível provar isto, mas não deixam de ser fundamentos plausíveis para a atitude do Sporting, e por isso custa-me ver esta conversa do "rasgar" repetida até à exaustão por sportinguistas que sabem melhor que isso.

O BdC tem muito por onde criticar, mas é o presidente do Sporting, actuou neste caso em nome do Sporting e em defesa de uma causa justa (pelo menos quanto ao desequilíbrio do contrato, as análises financeiras andam aí pela net e são esclarecedoras), e no fim do dia, eu, como sportinguista, estou com quem defende o meu clube, mesmo que tenha (e tenho) muitas discordâncias noutros assuntos.

SL
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.12.2015 às 09:19

Excelente comentário.
Sem imagem de perfil

De Sporting Sempre a 30.12.2015 às 09:26

Faco minhas palavras parabens!!

Agora o mal aqui para o CL e' quando o Presidente queira proteger seu clube...Fantastico

Sporting Sempre
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 09:32

Passaleão,

Começo por lhe dizer que a partir do momento que o seu comentário foi elogiado pelo Petinga, ficou tudo dito sobre a credibilidade do mesmo.

No entanto, volta a evocar a mesma lengalenga que já foi repetidamente debatida, recusando aceitar os mecanismos que existem nas Regras da FIFA para lidar com situações do género - comprovadas, claro - que não inclui o incumprimento de contratos.

Perdeu-se o caso no TAS e o mesmo irá acontecer em qualquer outra instância.

Mas, isto dito, o caro e os petingas deste mundo ficam sempre com a "razão" do v/lado.
Sem imagem de perfil

De Passaleão a 30.12.2015 às 09:34

Não conheço os ditos mecanismos, pode esclarecer?

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 09:36

Não... porque já os referi aqui no blogue inúmeras vezes. Faça pesquisa se desejar.
Sem imagem de perfil

De Passaleão a 30.12.2015 às 13:54

Li todos os seus posts com tags da Doyen, e não encontro em nenhum os supostos "mecanismos" previstos nas "regras da FIFA" de que o Sporting deveria ter lançado mão para tentar fazer valer a sua posição sobre a nulidade do contrato com a Doyen e seu incumprimento por esta.

Se o Rui de facto fez tão eloquentes e frequentes dissertações sobre o tema no seu próprio blog, certamente que não terá dificuldade em pôr aqui um simples link, para esclarecer quem vem aqui lê-lo e debater com civilidade. Peço-lhe esse favor.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 14:26

Não é má vontade da minha parte, mas torna-se cansativo repetir a mesma coisa tantas vezes.

Em termos breves e muito simples os Estatutos e Regulamento da FIFA que governam entre muito mais a transferência de jogadores, contém um Regulamento que foi aprovado em 2008 que indica, em termos gerais, que terceiras partes, inclusive de representantes de Fundos e outros empresários, que interferem indevidamente nas negociações/transferências de jogadores, serão punidos pela FIFA.

O Sporting, na realidade, nunca contestou o contrato com a Doyen , porque este é perfeitamente válido e legal. O argumento infundamentado do SCP é que pela alegada interferência/má conduta de representantes da Doyen , esse contrato devia ser anulado. Daí a decisão do TAS.

Eu sugeri, desde o primeiro dia, que o Sporting devia satisfazer as suas obrigações contratuais e iniciar um processo à parte a fazer queixa da conduta dos representantes da Doyen .

Este Regulamento de 2008 surgiu como um anexo aos Estatutos e Regulamentos pelos precedentes de registo, o maior deles, porventura, o Tevez.

Espero que me tenha explicado suficiente. Com mais tempo até lhe dava o link para ir directamente à FIFA. Talvez mais logo, se possível.
Sem imagem de perfil

De João Cruz a 30.12.2015 às 10:19

E facilmente se percebe quem está ou não adaptado ao mundo em que vivemos....O Rui critica a expressão "Agir com calma, sem stress", essa deve ser a atitude que mais aprecio na actual direcção....até porque com pressa, stressados, não se tomam boas decisões, não se fazem bons negócios e acima de tudo, é fundamental saber quando agir....a prova disso mesmo é o contracto que se conseguiu com a NOS, o Sporting beneficiou por ter sido o último a agir, tendo o "poder" de desequilibrar a balança....mas como disse no inicio do comentário , para perceber a importância de agir sem stress era preciso estar actualizado, adaptado ao mundo actual....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 10:32

Os seus comentários davam para rir se não fossem tristes e absurdos.

Com a minha idade e uma vida de actividade profissional/empresarial eu é que não estou actualizado. Esse mérito é todo do Bruno que depois do insucesso da sua vida particular procurou o Sporting para assegurar emprego. LOL

Trate dessa sua condição e preste atenção à resposta que eu lhe dei ao seu comentário no outro post.

Passe bem.
Sem imagem de perfil

De Miguel Dias a 30.12.2015 às 23:46

Caro Passaleão,

"Se uma senhora assinar um contrato em que se obriga a prostituir-se, e for a tribunal pedir a nulidade (...) Se um senhorio arrendar um terreno para fazer uma horta, o inquilino despejar lá lixo radioactivo, e o senhorio for a tribunal pedir o despejo"


a sua comparação é ridícula e falsa. Os exemplos que o Sr. relata não se aplicam ao processo Doyen vs Sporting nem à nossa defesa no processo em questão, nos casos por si mencionados o contrato estipula deveres que são contrários à Lei ou ainda que uma das partes falta às obrigações decorrentes de um contrato, obrigando a outra parte à respectiva denúncia do contrato pelo incumprimento do mesmo. Se o contrato com a Doyen era lesivo para os interesses do Sporting o mesmo tinha de ser denunciado às entidades competentes para anulação ou revogação.

Ora como refere o Rui Gomes - que é jurista - o contrato era legal e legítimo face à Lei, se alguém faltou às obrigações decorrentes do contrato estabelecido foi o Sporting, que não respeitou o cumprimento do pagamento estipulado. Na circunstância de posse partilhada de um bem (neste caso de um futebolista) na eventualidade da venda do bem cada parte recebe o valor respectivo à parte/percentagem detida. Poderíamos era discutir ou especular se o Sporting podia ter adquirido o jogador em questão sem a "ajuda" de um fundo, fosse ele a Doyen ou qualquer outro, mas esse é um tem off-topic, para debater noutra altura.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.12.2015 às 00:56

Caro Miguel Dias,

Felicito-o pela lucidez e exactidão da sua apreciação do caso, e não apenas por o seu parecer coincidir com o meu. É precisamente isto, adicionando somente que, na minha opinião, não há fundamento para um recurso da decisão do TAS perante o Tribunal Federal da Suíça. A única muitíssima remota hipótese - e será isso que o Sporting está a preparar - é um recurso assente na premissa "interesse público" que, por ser generalizado, é caso muito raro.

Por norma, em países democráticos de lingua inglesa, apelidam de "circunstâncias humanitárias e de paixão" este "interesse público". Só casos mesmo excepcionais são admitidos e encaminhados para deliberação pelo Tribunal.

Sem imagem de perfil

De Paulo a 30.12.2015 às 08:38

Tanta azia que ai vai...lol
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 09:34

Deve fazer um esforço para encontrar uma nova palavra no dicionário. Essa já perdeu todo o seu significado pelo uso e abuso por quem nada mais sabe dizer.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 30.12.2015 às 10:07

Se azia não serve, dou-lhe eu outras para que escolha a que mais se enquadrar no seu estado de espirito:

- frustação
- revolta
- cegueira
- incredibilidade pelo que foi conseguido

Quer se goste muito, pouco ou nadade Bruno de Carvalho o que é certo é que ele tem conseguido o que se calhar poucos ou nenhuns conseguiam.

Naturalmente tem a sua propria estrategia, concerteza que comete erros, mas ninguém é infalivel.

Mas sabe porque a esmagadora maioria dos Sportinguistas o apoia ? É que as pessoas sabem bem o que foi o Clube pós Roquette e sabem fazer comparações entre agora e antes.

Tenho um filho de 11 anos (socio desde que nasceu) que nunca vibrou com o Sporting como o tem feito nestes ultimos tempos. Só isso diz tudo, independentemente das demagogias de quem quer que seja
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 10:15

Não, o termo adequado é "milagre" que só podia ser obrado pelo incomparável Bruno.

Bem espero que o seu filho siga exemplos que não o Bruno.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.12.2015 às 10:39

Meu caro, o meu filho segue o Sporting Clube de Portugal

Sugiro-lhe que faça o mesmo.

Se é milagre ou não, não sei, as palavras são suas. Uma coisa é certa, o balanço é claramente positivo, apesar de não me identificar com algumas palavras e atitudes de Bruno de Carvalho.

Se outrem faria melhor, possivelmente sim, quem sabe ? Simplesmente temos que avaliar o que é avaliavel e comparavel.

E é aí, como lhe referi anteriormente, que está o problema de quem não "suporta" Bruno de Carvalho, porque criticar o que é feito é facil, o que os Sportinguistas ainda não viram, foi quem fizesse melhor.

Saudações Leoninas

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 10:48

Esqueceu-se de se identificar. Corre o risco de ser editado se eu não estiver atento.

O caro acredita no que desejar e opina também de livre vontade. A realidade é que este acordo era previsível a partir do momento que o Benfica regressou ao mercado. Daí o aproveitamento pelo FC Porto e agora o Sporting. Qualquer Direcção teria feito o mesmo. Os números exactos só quem negoceia pode prever e influenciar.

Não gostamos do Benfica, como rival, mas é a marca com maior impacte no mercado. Uma realidade incontornável. Com os "encarnados" a transmitir os seus próprios jogos e pela inexistência da centralização dos direitos televisivos, nada disto seria possível. As operadoras entraram em "guerra" logo que o SLB se disponibilizou para negociar e, entre os três, foi o menos cedências concedeu.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 30.12.2015 às 11:11

Sem duvida que o acordo era previsivel.

Mas, sinceramente, o Rui estava à espera destes valores ?

Para mim e creio que para a maioria dos Sportinguistas, foram uma agradavel surpresa, sobretudo tendo em conta o que refere sobre o benfica ( e do qual concordo).

Porque não dar o merito a quem o conseguiu ? Uma vez que seja reconheça algo positivo na atuação de Bruno de Carvalho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 11:22

Alguma vez questionou o Bruno não atribuir louvores à sua equipa de trabalho ?... Porque nós sabemos que ele é não é o "mestre das obras", há quem o rodeia que é competente.

A imagem que ele passa cá para fora com o "EU" isto e "EU" aquilo, é que tudo é feito por sua clarividência e mãos.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 30.12.2015 às 11:37

Ainda ontem mencionou que todos os elementos dos corpos sociais do Sporting, nos quais se incluiu, estão ali para fazerem o melhor.

Mas lá está, o Rui atribui demasiada importância ao acessório e pouca ao realmente importante.

Entre falar em "Eu" e ter sucesso ou falar em "Nós" e ter insucesso o que é que é mais importante ?

Ou o que interessa aos Sportinguistas se na sua vida empresarial teve muito pouco ou nenhum sucesso ?

Temos é que o avaliar por dois aspectos fundamentais no clube:

- Sucesso economico
- Sucesso desportivo

E se quem o rodeia é competente, mais uma vez o mérito é dele, porque foi ele que escolheu essas pessoas.



Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 30.12.2015 às 14:52

Rui, não é verdade. Já ouvi várias vezes Bruno de Carvalho a elogiar os restantes membros do CD, nomeadamente em todas as AG's (onde estive presente), e a referir que sem eles todo este trabalho não era possível.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 15:30

Nunca por nome no momento próprio. Eu que corro os jornais todos diariamente a pente fino, não tenho memória de ver essa referência uma única vez.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 30.12.2015 às 10:44

Apareçam na AG
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 10:53

Porquê... o caro vai contribui com alguma coisa útil ?

Mande na sua casa, se tem capacidade para isso, e não se preocupe com a dos outros.
Sem imagem de perfil

De Mary Jo a 30.12.2015 às 12:52

Claro que não. Para alguma coisa útil serve deixar alarvidades num blog.

Pode apagar o meu comentário. Como faz sempre. É para o lado que durmo melhor. E tenha um bom ano. Garanto-lhe que o digo de coração. Essa constante azia ainda lhe causa uma doença séria.
Sem imagem de perfil

De Lucas a 30.12.2015 às 14:18

Já sabemos que vai estar o Mustafá e sus muchachos. Não seria de esperar outra coisa.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 30.12.2015 às 15:03

O que vale é que na esfera leonina... são todos uns santinhos!
Se foi estratégia esperar... e conseguir melhor... porque não?
Tempos corridos que o Camarote Leonino "exigia" ter patrocínio nas camisolas e outras coisas mais... agora que se resolveu... é mau, esperámos muito etc.

Imagino se formos campeões, o mérito não será nosso mas sim demérito dos outros!

Aí como DOYEN a alguns!
Sem imagem de perfil

De JosePT a 30.12.2015 às 16:23

Boa tarde Rui,

Não sou um cego seguidor do Bruno de Carvalho, discordo de muita coisa principalmente do estilo "arruaceiro" que adopta na sua forma de estar, mas sei reconhecer algumas vitórias importantes que conseguiu.
Mas a minha questão é qual é o seu objectivo e como pretende chegar a ele. Quem seria o melhor substituto de Bruno de Carvalho, por exemplo?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2015 às 16:47

Salvo exercer o meu direito a expressão livre, como sportinguista que sou desde que me conheço, não tenho quaisquer outros objectivos concretos.

Em termos de eventuais candidatos à presidência, teria de esperar para ver quem avança e então fazer a minha escolha. Temos sportinguistas muito válidos, mas, infelizmente, poucos são aqueles que se disponibilizam para esta missão.

Fala-se muito de Rogério Alves, pessoa merecedora do meu respeito, mas desconheço, por completo, as suas intenções futuras. Avançando com uma candidatura, teria então de nos apresentar as suas ideias e o seu projecto.

Gostaria de ver como presidente do Sporting uma pessoa, que além de competente, fosse digna da posição, da minha confiança e do meu respeito.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo