Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O presidente e a sua circunstância

Leão Zargo, em 08.08.19

Frederico Varandas.jpg

Em breve conheceremos com maior rigor as consequências da derrota imposta pelo Benfica na final da Supertaça. O primeiro jogo da Liga, de súbito, tornou-se decisivo. Ou quase. Se correr mal, tudo pode correr mal. Até porque logo a seguir virá outra “final”. No Sporting, o futebol é o barómetro. Sinal de partida e de chegada.

O Clube apenas pode contar consigo próprio. A coesão da Direcção, a competência da equipa técnica, o profissionalismo dos jogadores e a motivação dos adeptos. Não haverá varinhas mágicas nem movimentos por baixo da mesa que resolvam a crise que se instalou. Nem vale a pena insistir a propósito da parcialidade da comunicação social.

O Sporting é um clube autofágico, mas isso já se sabe há muito. Trata-se de um caso de estudo, depois de António Ribeiro Ferreira (1946 a 1953) não voltou a ter um presidente vencedor e reconhecido pelos adeptos. Mesmo homens que perceberam a realidade do futebol do seu tempo, como Brás Medeiros e João Rocha. Ou presidentes campeões como José Roquette e Dias da Cunha.

Uma coisa é certa, verdadeiramente, Frederico Varandas está perante o seu primeiro teste de fogo. Não decide sobre tudo, mas num clube como o Sporting o presidente constitui equipas multidisciplinares nas diferentes estruturas nas quais delega o exercício de funções e que respondem perante ele. Um dos segredos da liderança está na escolha das pessoas certas para as diversas áreas.

Agora, será mais difícil controlar a ocasião e as circunstâncias. O tempo é desfavorável e não será permitido um deslize. Mas é nestas ocasiões que os líderes se afirmam. Nos próximos dias, o presidente Frederico Varandas tem de ser claro, oportuno, objectivo e convincente, e revelar conhecimento de causa e de controlo dos acontecimentos. E que não repita que não está preocupado, ao contrário da generalidade dos sportinguistas. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:50

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


77 comentários

Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.08.2019 às 13:14

Caro Leão Zargo

Para que não haja dúvidas, quero-lhe dizer que fui um forte oposicionista do Bruno de Carvalho, muito antes do célebre post do jogo de Madrid.

Devo dizer, no entanto, que apesar de (praticamente) nunca ter apreciado o estilo do destituído, precisei de mais do que um ano para desejar arduamente que ele fosse corrido.

Já no que respeita ao Presidente Varandas, apesar de o considerar uma pessoa de bem, respeitável, ainda não passou um ano da sua eleição, e eu já conto os minutos para que ele desapareça do Sporting (como Presidente, entenda-se).

Pergunto-lhe, se me permite: partilha da minha opinião?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 13:19

Caro Mário Ferreira

Não, não partilho da sua opinião no que refere ao presidente Frederico Varandas. Como refiro, ele está confrontado com um verdadeiro teste, mas tem capacidade (e poder) para resolver da melhor maneira de acordo com os interesses do Clube.
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.08.2019 às 13:36

Caro Leão Zargo:

Começo por lhe agradecer a resposta e aproveito ainda para lhe dizer duas coisas:

Em primeiro lugar, que respeito muito a sua opinião, e não o faço apenas por cortesia.

Em segundo lugar, que espero muito sinceramente, ter que vir aqui um dia - preferencialmente não muito distante - dizer-lhe que tinha (o Caro Leão Zargo, não eu) toda a razão.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 13:41

Absolutamente de acordo, caro Mário Ferreira. No fim de contas, o interesse e o sucesso do Sporting é que é verdadeiramente importante. A opinião de cada um de nós é efémera.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 08.08.2019 às 13:44

Falta garra, carisma e capacidades comunicativas a Varandas. Não me refiro à sua má dicção, mas à total insipidez do seu discurso. Varandas não é um lider, e nunca o será.

Além de que, apesar de não ter culpa da sua circunstância presidencial, é dele a responsabilidade de despedir Peseiro e trazer o incipiente Keizer, e convenhamos: desde que chegou gastou cerca de 50 Milhões em jogadores... nem um tem qualidade para ser titular de caras?

Simpatizo com Varandas, mas considero-o incompetente e não acredito que o Sporting "ressuscite" com este presidente.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 14:40

A capacidade comunicativa que refere é essencialmente importante no discurso para fora, para manter um elevado nível de envolvimento e de motivação dos adeptos. Varandas é um líder de gabinete, de grupos e equipas de trabalho. É isso que ele sempre fez no seu percurso profissional.

Mas, na verdade, quando falha o trabalho de bastidores e há falta de capacidade oratória...
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.08.2019 às 15:12

Caro LZ

Permita-me a brincadeira.
Não sei se já ouviu falar no conceito de "ignorante ativo".
Pois bem, um ignorante ativo ê um indivíduo que não se limita a ser ignorante, faz questão de pôr a ignorância a render.
Vem isto a propósito do Presidente ser em termos de comunicação externa ignorante (entenda-se, limitado). Na minha opinião, isto por si só não constituiria problema algum. O problema apenas existe - e, sejamos honestos, não há como negá-lo - porque ele está convencido que não é ignorante (leia-se, mais uma vez, limitado) e consequentemente quando abre a boca (cá para fora, entenda-se) é o desastre que se sabe.

Esta constatação é ainda mais preocupante, se atendermos a que o Sporting gasta uma boa maquia para ter um gabinete de comunicação como deve ser. Afinal o que é que essa gente anda a fazer?
Ou será que tal departamento existe apenas para inglês ver?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 15:22

Caro Mário Ferreira

O seu comentário levar-nos-ia a debater algo que não conheço com rigor: a estrutura global do Sporting ainda é pouco profissional. Refiro-me a diferentes áreas como a formação, scouting, comunicação, promoção, marketing, etc.

Aliás, e também seria outra conversa, estou convicto de que o Benfica nos ultrapassou na segunda metade de 1950/início de 1960 precisamente porque, entre outras razões, tinha uma estrutura para o futebol com uma organização superior à do Sporting. Em função daquele tempo, é evidente.
Sem imagem de perfil

De Tiago Santos a 08.08.2019 às 17:08

100 por cento de acordo Leão Zargo. O problema é que esse tipo de organização leva o seu tempo a montar.

O Porto montou-a com Pinto da Costa e Pedroto, faz mais de 40 anos. Pinto da Costa mantem-se no cargo, sem a "energia" de outros tempos mas mantem-se.

Vieira chegou ao cargo à 15 anos. Quantos campeonatos ganhou nos primeiros 10? Por muito que se possa criticar o homem (e acredite que ha muitos benfiquistas que o fazem) foi, sem ganhar quase nada, montando a organização profissional e as infrastruturas que fazem do Benfica o que é hoje. E so foram possiveis pela estabilidade directiva.

O Sporting, mudando de presidente, na melhor das hipoteses, de 5 em 5 anos não pode ter essa estabilidade e essa visão. Precisa de um presidente aglutinador e capaz de aguentar a pressão dos primeiros anos em que os titulos serão escassos, para ter tempo de executar a sua visão para o clube. Se Varandas sera essa pessoa, ja é outra questão...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 18:07

Tiago Santos,
tem razão no que refere à importância de um presidente aglutinador. Frederico Varandas ainda está praticamente no início do seu mandato e possui qualidades que lhe permitirão triunfar.
Sem imagem de perfil

De José a 08.08.2019 às 18:28

O benfiquista a fazer as contas do Sporting!?!

Gastou 50M€?

A lista desses jogadores, já!
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 08.08.2019 às 18:54

Dei-me ao trabalho de ir procurar na internet: Varandas gastou 11.3M na época passada, e 23.5M nesta época..

34.8M, portanto, o que faz com que a minha estimativa tenha sido bastante alta.

Mesmo assim, tirando Doumbia e Renan (que por enquanto são apenas jogadores razoáveis) nem um titular.

Isto não lhe sugere nada sobre a qualidade do trabalho de Varandas?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 22:22

A contribuição de jogadores não se avalia após um ou dois jogos.

Pasma, um benfiquista preocupado com o desempenho do presidente do Sporting!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.08.2019 às 13:50

Curiosamente (e até parecendo um contrasenso) eu acho que a equipa, depois deste resultado irá ter uma vitória folgada contra o Marítimo. Se é sem sofrer golos isso já é outra história.

Porque na realidade eu não analiso a goleada por ter sido uma goleada, em si. Eu apenas analiso o jogo até ao 2-0, porque a partir daí não existiu jogo para analisar em nenhum parâmetro devido à quebra anímica da equipa.
E o que vi até ao 2-0 foi uma equipa que tentou atacar de várias formas (e conseguiu) e que defendeu quase sempre em com posicionamentos a permitir a intrusão dos elementos do SLB entre linhas. Elementos esses que têm mais do que qualidade para causarem estragos.

Contra o Marítimo tenho quase a certeza que vamos ver os mesmos erros de posicionamento, mas veremos também a mesma acutilância de ataque. E acho que desta vez iremos marcar primeiro e o Marítimo não tem força de ataque suficiente para explorar as nossas fraquezas tão bem como o SLB.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 14:44

Mike Portugal

É correcta a análise que faz ao jogo com o Benfica. O Sporting vencerá no Funchal se os jogadores se apresentarem em boas condições tácticas e anímicas.
Tenho a esperança de que a equipa vai estar à altura do jogo e do momento.
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.08.2019 às 14:57

Se antes do jogo de domingo me perguntassem se o Sporting ia ganhar ao Marítimo, a minha resposta seria "talvez".
Depois do jogo de domingo, a minha resposta é: "não tenho dúvidas que vai ganhar". Acredito, piamente no que estou a dizer.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 15:05

Sim, essa é a atitude que os jogadores têm de assumir. Com vontade, desejo, de entrar em campo e vencer o jogo. É isso, Mário Ferreira.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 08.08.2019 às 16:44

Eu vou dizer algo curioso que pode ser violento para algumas pessoas daqui.

Eun prefiro ter perdido por 5, com o Benfica e ganhar Domingo ao Marítimo que ter ganho ao Benfica e a consequente supertaça e depois deixar pontos no Funchal.

Digo-o com toda a conviccção.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 16:59

Indiana,

é uma opinião curiosa, sem dúvida!
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 08.08.2019 às 18:23

O caro Indiana anda mesmo em baixo!!! Não perder pontos com Maritimo é mais importante que levar uma surra do Glorioso!!! está vou guardar para prosperidade!!
Sem imagem de perfil

De HY a 08.08.2019 às 18:31

O Sporting deu 7-1 ao SLB. Quem foi campeão nesse ano? No ano anterior o SLB deu 5 ao Sporting para a taça. Três meses depois o Sporting foi à Luz ganhar 2-1 e dar o campeonato ao Porto. O que preferia, caro Hugo?
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 08.08.2019 às 19:54

Eu nunca vi nem ouvi falar um clube perder o campeonato na 1º jornada, mas talvez o caro HY, possa me dizer quem?O caro fala dos 7-1, 2-1, mas não fala que foi campeão!Os 7-1 é maior "troféu" ganho pelo Sporting, toda a gente sabe disso!! Mas eu digo quem perdeu pontos na primeira jornada e foi campeão no últimos 10 anos:
Benfica - 2009/10(E); 2013/14(D)
Porto - 2012/13(E)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 22:23

Quem foi campeão na época do 7-1 foi o Benfica!
Sem imagem de perfil

De HY a 09.08.2019 às 09:00

Tenho a impressão que o caro Hugo Boss não sabe ler...será algum filtro colorido que o impede de compreender o que os outros escrevem?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 09:22

Sim, por norma, esse leitor só opina através desse filtro colorido, ou seja, bem encarnado.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 09.08.2019 às 10:31

O caro HY é que não sabe o que escreve. Deu exemplo da surra que o Benfica levou do Sporting, num ano que fizemos a dobradinha, e com 2 derrotas no campeonato(como vê, dá para ganhar mesmo perdendo um jogo). Depois dá outro exemplo d'outra derrota do benfica contra o Sporting(depois do Sporting ter levado mais um hi5) que fez que uma 3ª equipa fosse campeã, bravo!!! Exemplos com o Sporting campeão, aonde estão??

Imagem de perfil

De Greenlight a 08.08.2019 às 16:58

Mike Portugal, oxalá esteja certo na sua previsão para o jogo com o Marítimo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 22:28

Até parece que é o fim do Mundo!?!
Imagem de perfil

De Greenlight a 08.08.2019 às 14:19

Quando das eleições há, quase 1 ano, existiu um fricção evidente entre o Ricciardi e Varandas. O primeiro dizia que os problemas do Sporting eram, essencialmente, financeiros e ele é que era o craque das finanças. O segundo focou-se no futebol e apresentou-se como o conhecedor do futebol, o craque entre os candidatos e portanto a pessoa certa para nos levar à vitória, no futebol. Este é o tempo de Varandas demonstrar que, de facto, tem conhecimentos do mundo do futebol e que ,com ele, estaremos mais perto de encontrar as soluções mais adequadas. Eu votei em Varandas, não por estar entusiasmado com a sua candidatura, mas por considerá-lo o candidato menos mau e sobretudo por se focar no futebol que é o motor de um clube como o nosso. Entendi e apoiei o despedimento de Peseiro o qual tinha sido, na minha opinião, responsável pelo segundo dia de maior tristeza como sportinguista ( o primeiro é òbviamente o 15 de Maio de 2018), a final da Taça Uefa, perdida em Alvalade. Peseiro coleccionou desaires por todo o lado onde passou e assim o seu despedimento poderia ser o começo de algo melhor. Varandas surpreendeu todo o mundo (foram vários os nomes ventilados mas ninguém acertou) ao contratar Keizer. Varandas, livrou-se de um treinador com mau curriculum e contratou outro sem qualquer curriculum, nem bom nem mau. Quanto a mim é evidente que um clube como o Sporting não pode nem deve ser escola de treiandores e assim não acredito que, com Keizer, o Sporting possa encontrar o rumo certo.
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.08.2019 às 14:52

Está-se a esquecer que o Keizer passou pelo Ajax? É compreensível, atentendendo a que ele passou lá muito pouco tempo.
Isto, por si só, já não deixava antever nada de bom.
Mas, enfim, falhanços todos têm. O verdadeiro problema é que Keizer foi-nos apresentado como o "apostador/potenciador" da formação. Ora, não foram precisos muitos meses para perceber que a distância entre a realidade e a "ilusão" é enorme.

Conclusão: o Presidente está refém de uma escolha, que, estou convicto, até ele já percebeu que foi errada - pior, desastrosa.
Mas, tenho que ser justo, se estivesse no lugar dele também teria (muita) dificuldade em dar a mão à palmatória.
Imagem de perfil

De Greenlight a 08.08.2019 às 15:14

Há um ditado que diz: "Não faças amanhã, o que podes fazer hoje". Quando despediu Peseiro, Varandas seguiu este aforismo e agora espera por amanhã, rezando que um espécie de milagre transforme o Keizer num grande treinador; pode esperar sentado.
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.08.2019 às 15:19

Por muito que me custe, vejo-forçado a concordar consigo.
Oxalá, venha(mos) a mudar de opinião!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 08.08.2019 às 15:54

O Peseiro é sempre fácil de despedir. Porque é o Peseiro e porque não foi contratado por ele.

Este é mais complicado. E quando se vangloriou de o ter contratado (taça da liga, p. ex.) , calado tinha sido um poeta. Agora tem pouca margem caso as coisas corram mal.

Não gosto muito qd se dá uma importância exacerbada à questão da comunicação mas se calhar já aprendiam com o Vieira. Entrevistas e declarações só em ambiente controlado. Evita que um gajo se entusiasme e diga disparates que lhe vão ser cobrados mais à frente.
Sem imagem de perfil

De Margarida Sousa a 08.08.2019 às 15:15

Foi o primeiro treinador a ser despedido no AJAX!!!
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.08.2019 às 15:28

Por isso, ele (Keizer) muito se gaba de ser um pioneiro! 🙂
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 15:28

Margarida Sousa

O Ajax foi fundado em 1900. É difícil que Keizer tenha sido o primeiro treinador a ser despedido!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 08.08.2019 às 15:41

Só se foi o primeiro treinador careca a ser despedido do Ajax e mesmo isso tenho as minhas duvidas.

Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.08.2019 às 16:03

Para esclarecer:

Keizer aguentou 174 dias como treinador principal do Ajax. Desde 1988 que nenhum treinador deste clube tinha durado tão pouco tempo.

Conclusão: como se previa, não foi o primeiro treinador do Ajax a ser despedido.

Agradeço antecipadamente a todos aqueles que me venham a agradecer pela informação.😊
Acrescento que se duvidarem do que estou a dizer, façam o favor de fazer uma consulta rápida no "Google".
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 17:02

É como refere, Mário Ferreira.
Sem imagem de perfil

De Margarida Sousa a 08.08.2019 às 17:52

Foi o primeiro a ser despedido do AJAX depois de 1988!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 18:06

Já agora "Margarida Sousa", dado que parece que anda a fazer campanha, quem é o treinador ideal para o Sporting?
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 08.08.2019 às 20:42

Aí é que é o problema. Toda a gente sabe tudo, mas só depois... Antes é mais difícil!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 18:11

Ainda para a "Margarida Sousa" que, repito, anda aqui a fazer campanha e com mentiras avulsas.

Só em 1989, o Ajax teve 3 treinadores. Dessa data para cá, incluindo Keizer, teve 21 treinadores.

Aco melhor mudar o nome "Margarida"!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 18:12

Perdão... queria dizer "acho" melhor...
Sem imagem de perfil

De altaia a 08.08.2019 às 21:33

Se procurarem no google também vão encontrar que quando fomos campeões com o Inacio tinhamos despedido o treinador Materazi na 5ª jornada no final de um jogo em Braga que correu mal destes vejo alguma inteligência quando e percebendo as fragilidades da equipa desistiram da Europa e concentraram-se no que ainda tinham algumas hipóteses e na verdade tiveram o êxito possivel.
Agora com a equipa a juntar-se a conta-gotas veremos o que vai acontecer da Conjuntura...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 22:25

Quantos treinadores são despedidos e as equipas não melhoram com o novo técnico?
Sem imagem de perfil

De altaia a 08.08.2019 às 23:31

Também é verdade,porém o que se faz na pré época influencia muito do comportamento da equipa no futuro...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 22:30

O Jorge Jesus e o lunático também fizeram isso, com o resultado que sabemos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.08.2019 às 17:35

E em quem é que se pode apostar actualmente na formação?

No Sporting tem que se ganhar já e não se esperar para amanhã. Nem sequer temos a equipa B para se poder rodar e dar experiencia aos mais jovens. Até isso o lunático destruiu.

E agora quem apanha no lombo é o Varandas, como apanharia outro que lá estivesse.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 18:00

"Anónino" para participar tem de se identificar com o nome ou um pseudónimo.

Em geral, tem razão no que refere à aposta na formação, mas entre muitos sportinguistas há a convicção de que Keizer é demasiado conservador nas suas opções dando poucas oportunidades aos jogadores mais jovens, Plata incluído.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 08.08.2019 às 23:06

Essa do conservador até é gira. Quando Keizer entrou venceu vários jogos seguidos. Bom. Depois começou a perder e começaram a criticá-lo precisamente por ser conservador e não mudar de táctica. Depois mudou em 2 ou 3 jogos ( Braga p ex) , ganhou e tornou a ser bom. Agora mudou a táctica, levou uma abada... Ja não devia ter mudado, devia ser conservador ! Pois é, quando não há resultados, o pessoal tem sempre razão...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 14:53

Keizer é um treinador com pouco currículo como tantos outros estrangeiros que vieram para Portugal. Agora está melhor integrado no nosso futebol e tem de põr a equipa a jogar de acordo com a nossa realidade. O sucesso começa aí.
Reconheço que há fragilidades tácticas no futebol do Sporting e desagrada-me o recurso sistemático aos mesmos jogadores que me deixam preocupado. No entanto, registo os dois troféus que ele já conquistou.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.08.2019 às 15:10

Considerando o tempo que Keizer leva de Sporting, creio que estão já reunidas as condições para ter um maior conhecimento do futebol português.
Não deixo de ficar surpreendido pela evidente má pré-época que a equipa fez, e não falo apenas dos resultados, falo também da planificação em si, normalmente más pré-épocas, mal organizadas dão como resultado muito maus arranques, espero bem que não sejam irremediáveis para o resto da época.
Claro que FV não tem culpa do que se passa dentro do campo, não joga nem treina, mas deve ter a capacidade de perceber que as mudanças impõem-se e há escolhas que têm que ser emendadas.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.08.2019 às 15:23

Não acredito que o presidente despeça Keizer sem ser no final da época. Salvo alguma hecatombe de resultados que tire a equipa da luta pelo pódio. Mas acredito que o despeça no final da época se os resultados não forem bons.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.08.2019 às 15:28

Caro Mike, não sei se Keizer aguentará muito tempo caso os resultados não comecem a aparecer, uma coisa é perder na pré época...............
Sem imagem de perfil

De Jorge a 08.08.2019 às 15:45



Atravessou-se demais para agora se poder dar ao luxo de o despachar sem consequências.
Também me parece o cenário mais provável.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 15:46

A contratação da equipa técnica é uma das decisões estratégicas de um presidente. Parto do princípio que decorreu de análise e debate significativos. A demissão do treinador é o reconhecimento de um fracasso directivo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.08.2019 às 15:59

A demissão do treinador é uma consequência lógica em função dos resultados desportivos, sempre assim foi e será, ninguém pode garantir que a aposta num determinado treinador dará os frutos que se pretende, mas persistir no erro é muito complicado, haja coragem para fazer o que tem que ser feito, assim se vê a verdadeira liderança, e é isso que os sportinguistas esperam, um líder que sabe tomar as melhores decisões para o clube.
É verdade que o falar em público não é o forte de FV mas desde que leve a "nau" a bom porto tudo o resto se relativiza.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 16:32

Desculpe, mas não concordo, caro Leão Zargo.

Hoje, mais do que nunca, a contratação de um treinador é uma lotaria, menos quando vão para clubes galácticos, mas também acontece.

Nem todos bons treinadores têm sucesso por todos os clubes onde passam, por conseguinte, o eventual desfecho não pode ser visto necessariamente como um "fracasso directivo", mas sim como uma eventualidade desportiva.

Já referi aqui vezes sem conta, o lendário Alex Ferguson, nos seus primeiro anos no Man U, classificou a equipa duas vezes no 11.º lugar. Se isto tivesse acontecido no Sporting, na Luz ou no Dragão, era linchado na praça pública mais à mão.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 17:12

Caro Rui Gomes

Em princípio, na teoria, trata-se de uma decisão estratégica fundamental. Outra coisa, é a lotaria do futebol e a imprevisibilidade da função de um treinador, o fracasso técnico implica quase sempre o insucesso da época. A "chicotada psicológica" raramente permite a recuperação do que se perdeu. Mas, compreendo bem o sentido da sua intervenção.

O caso de Alex Ferguson no MU é excepcional. Sim, em Portugal não se aguentaria muito tempo!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 15:24

Paulo Salcedas

O presidente é o principal responsável. Não joga, não treina, como refere, mas a liderança implica isso mesmo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.08.2019 às 15:26

Caro Leão Zargo, sei disso perfeitamente e acho que toda a gente tem essa noção, mas por vezes esquecem-se.....
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 15:41

Paulo, lá isso é verdade!
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.08.2019 às 15:24

Concordo inteiramente com o seu post

FV está a atravessar o seu momento mais critico desde que assumiu a liderança do Sporting e está na hora de mostrar que realmente tem a capacidade de ultrapassar esta crise e seguir em frente.

Sinceramente acho difícil, porque o treinador não ajuda e continua a haver algumas lacunas na equipa.

O facto de não ter um discurso que empolgue, faz com que esteja 100% dependente dos resultados.

Mais - nós adeptos, podemos aqui criticar ou dar a nossa opinião, mas não tenho a minima duvida que será de dentro do Sporting (porque para alem de sermos um clube autofagico, somos tambem muito invejosos) que sairá a grande contestasção a FV.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 15:33

Cris Dileo

Frederico Varandas teve uma oposição forte de outros candidatos e os sócios dividiram-se no momento da votação. Por essa razão e pelas características pessoais do actual presidente há uma contestação permanente. Até há quem fale já em eleições antecipadas!
Sem imagem de perfil

De Margarida Sousa a 08.08.2019 às 15:33

"Fraco rei faz fraca a forte gente".
Espero estar completamente enganada...!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 15:43

Talvez, Margarida Sousa, mas perante o jejum de títulos de campeão nacional não "forte gente" que aguente!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 16:36

É esta permanente mentalidade no Sporting que nos conduz ao abismo constantemente. E não aprendemos!!!

O lunático (e ainda há aqui quem o apoia de forma muito subtil), também era um "rei forte", até se verificar precisamente o contrário.

E assim andamos...
Sem imagem de perfil

De Júlio a 08.08.2019 às 16:00

Estamos transformados no clube dos adeptos dos lencinhos brancos e logo à primeira jornada. Assim, não temos futuro.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 17:13

Júlio, o desespero é mau conselheiro!
Sem imagem de perfil

De Manuel a 08.08.2019 às 16:13

GNR a guardar o treino.
Isto não é normal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2019 às 22:27

Claro que não é normal, assim como o evento de Alcochete não é "normal". É uma precaução, nada mais.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 08.08.2019 às 18:56

A prioridade e o principal campeonato a ganhar pelo Sporting é o da estabilidade, reorganização e credibilidade.
A maior ou menor retórica, semântica ou eloquência oratória, por si só, não vence competições, nem garante sucesso desportivo e económico.
Basta olhar por perto, do outro lado da rua, e compare-se.
Nunca foi determinante ou decisivo para obter sucesso, os discursos populistas, inócuos e de arregimentação fracionante.
A competência, honestidade, lealdade e paixão pelo trabalho desenvolvido, é que levam gradualmente ao sucesso.
Agora, lemos recorrentes comentários sobre a pseudo imagem, o discurso, o sorriso, o maior ou menor à vontade em frente das câmaras de TV - com toda a sinceridade, nunca antes tinha observado, que tal estivesse nas cogitações e na primeira linha de preocupação dos Sportinguitas.
Porquê esta moda, que em nada, mas nada mesmo importa, senão a adversários e detratores.
Porventura, aqueles que tecem criticas, na maioria dos casos, não sabem alinhavar uma ideia ou construir uma simples frase.
No entanto criticam, apenas porque obedecem a outro tipo de agendas e apenas demonstram profunda vacuidade de debares sérios e úteis para o clube.
Jamais alimentarei qualquer mínimo contributo para o autofagismo, nocivo aos superiores interesses do clube, que desastibilizem os seus legítimos O.S. eleitos.
Não votei no Dr. Frederico Varandas, mas é o meu Presidente com muito Orgulho e Honra, a quem desejo sucesso a todos os níveis e âmbitos, que apoiarei intransigentemente em prol do Amor e Paixão pelo Sporting.
Assim sempre foi no passado e será no futuro, até que matérias, evidencias, factos e ocorrencias obriguem a alterar o comportamento e opinião.
Tal, infelizmente já ocorreu no passado.
Abraço e SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.08.2019 às 22:04

Rumo Certo,

votei em Frederico Varandas e não estou arrependido. Permaneço confiante no trabalho dele e apenas começarei a avaliar o seu desempenho lá mais para a frente quando se poder verificar o valor de decisões que ele tomou (por exemplo as contratações de jogadores e do treinador).

No entanto, não exijo o título de campeão, para vencermos o Campeonato teria de verificar-se uma conjuntura excepcional. Mas, quero uma equipa competitiva e vencedora e estou atento a decisões na área financeira (o acordo das VMOC'S).

Um abraço sportinguista
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 09.08.2019 às 00:21

Caro Leão Zargo, agradeço o favor e simpatia de me endereçar o seu comentário.
Subscrevo o mesmo. A avaliação deve ocorrer em fim de mandato, designadamente quanto à reestruturação financeira, recompra das VMOC's, rentabilização do património e investimentos de bem-feitorias no imobilizado.
Porém, para cumprir toda esta estratégia, impreterivelmente terá que haver tempo.
A pesada Herança recebida, tem obrigado a resolver assuntos urgentes de cariz financeiro e a arrumar um alargado conjunto de situações complexas.
Não votei no Dr. Frederico Varandas, mas se fosse hoje não tenho qualquer reserva ou dúvida que seria o meu candidato a eleger.
Identifico-me com o seu carácter e personalidade, gosto da sua postura ética, do seu discurso conciso, direto e ponderado.
Tem reconhecido prestígio e competência, delega responsabilidades e reuniu um alargado conjunto de pessoas de inegável competência técnica e elevação moral.
Estamos no caminho certo.
Retribuo um forte abraço de convicção Sportinguista.
SL


Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo