Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O problema é sempre o mesmo !

Rui Gomes, em 27.11.16

 

Boavista-vs-Sporting (2).jpg

 

Não desvalorizo a vitória e os respectivos importantes três pontos, mas sinto que devo dar início a esta crónica com a seguinte pergunta: "Qual é o problema desta equipa do Sporting ?".

 

Mais uma vez não conseguiu "matar" um jogo e um adversário que controlou praticamente o tempo inteiro, permitindo-lhe alimentar esperanças de pontuar, quando pouco ou nada fez para merecer isso.

 

Não sei se é a resposta à minha pergunta, mas continua-se a verificar ineficácia de último passe - nem sequer é a finalização, porque não são criadas oportunidades suficientes para finalizar - e falta de criatividade e penetração pelo corredor central no último terço do terreno. A consequência óbvia é que a equipa leonina permanece num estado constante de vulnerabilidade a sofrer um golo, e a perder pontos, através de um qualquer lance fortuito. Neste jogo, muito em evidência, especialmente depois da expulsão de Rúben Semedo, na minha opinião, decisão ridícula do árbitro.

 

554606_png.jpg

Bryan Ruiz ficou no banco desta vez para dar lugar a Joel Campbell. Este teve alguns lances interessantes, mas não fez o suficiente para continuar a merecer a titularidade. Bruno César com mais um bom jogo. Merecia golo naquele remate à trave. Confesso que apesar de alguns momentos de menor inspiração, tem sido uma surpresa agradável.

 

Schelotto integrou o onze inicial para acabar por sair lesionado no início da segunda parte. Mais do mesmo, a bem dizer, com muito empenho e pouca qualidade. Não obstante os anos nas pernas de João Pereira, podendo este, a escolha é evidente. Schelotto não é jogador para a equipa que o Sporting pretende ser. Entretanto, Zeegelaar, deu algumas indicações que o seu jogo está a melhorar, embora ainda esteja longe do que se deseja de um lateral nos dias de hoje.

 

Bas Dost fez o seu melhor quando foi "servido de bandeja" por Gelson Martins. Este jovem impressiona cada vez mais, mas a equipa deve reconhecer, quanto antes possível, que a criatividade ofensiva não pode depender exclusivamente dele.

 

Com esta jornada realizada, vem aí o último jogo da fase de grupos da Liga de Campeões, que determinará se o Sporting segue ou não para a Liga Europa.

 

O resumo do jogo está disponível aqui.

 

publicado às 02:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


32 comentários

Sem imagem de perfil

De PSousa a 26.11.2016 às 20:38

É sempre a mesma coisa, sempre com o coração na mão!

Sobre Campbell, mesmo não merecendo a titularidade anda a gasolina enquanto Bryan continua a diesel, por muita qualidade que tenha não consegue dar ritmo e até o quebra.

E depois temos jogadores que não "conseguem" jogar simples e outros que centrar uma bola é uma dificuldade que só visto. Tanto dinheirinho para não saberem dar um pontapé na bola.

Vale os três pontos mas não vale estar sempre a sofrer até ao fim....
JJ ainda vem dizer que procura um jogador para a posição "10", lá vamos nós comprar mais uns 5 para ele escolher 1!
Sem imagem de perfil

De Implacável a 26.11.2016 às 20:53

Eficácia...
Digo e repito há muito! Eficácia...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.11.2016 às 21:05

Quase que receio pedir para explicar essa sua tese...
Sem imagem de perfil

De Implacável a 27.11.2016 às 02:39

Então, desperdiçaram-se demasiadas oportunidades de golo...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2016 às 02:49

Eu não acho que se tenham desperdiçado muitas oportunidades de golo, mas sim 0 aperfeiçoamento de lances que potencialmente poderiam ter criado oportunidades de golo.
Sem imagem de perfil

De Implacável a 27.11.2016 às 14:09

Podemos considerar ambas.
Nas duas bolas ao ferro, por exemplo, os intervenientes tinham condições objectivas para fazer muito melhor.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 26.11.2016 às 23:14

Totalmente de acordo com o que diz o Rui. O que o PSousa diz em "há outros que centrar uma bola é uma dificuldade...".Realmente é uma pecha importante. Outra é tardar a encontrar o parceiro ideal de Bas Dost.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.11.2016 às 23:22

Jorge Jesus surgiu a falar num "10" pós-jogo. Mais contratações para Janeiro.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.11.2016 às 23:37

Nao seria JJ senao o fizzesse :)))
Mais uns quantos, nao vem mal ao mundo LOOOOOOLL !!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.11.2016 às 23:46

Bem... o Bruno garantiu que não !?!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.11.2016 às 23:14

Eu nao vi o jogo..
Vi o resumo e uma na trave outra no poste. Um bonito golo. Boavista sem oportunidades ..mas muito aguerrido o que provocou algum desespero nos jogadores sportinguistas..

Rui,
na minha opinao, o R.Semedo é bem amarelado e por consequencia vermelho. Aquela segunda é uma autentica criancice..
No se vai à bola ou à jogada daquela maneira !!... Mas pronto, com os erros se aprende
Igualzinha à burrice do J.Pereira contra o Real Madrid...Mas, este já nao aprende :))
De quando en quando saltam-lhe os parafusos. LOOOOOOLL !!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.11.2016 às 23:23

Acho que é um exagero Carlos. Ele faz o chamado "jogo perigoso" ao levantar o pé mas nem toca no adversário. Não considero "criancice" alguma.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.11.2016 às 23:35

Veja onde o lance é disputado e depois diga-me se é ou seria necessário entrar daquela maneira..
Jogo perigoso é amarelo ... Além disso, ele bloqueou um ataque rápido do Boavista. E nao me venham com um possivel aproveitamento do atacante.....senao passamos a falar do anti-jogo do JJ (Sporting)
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.11.2016 às 23:41

Antes que venham por aí alguns benfas aproveitar-se..
Anti-jogo nao é ilegal !! :)))
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.11.2016 às 23:43

Cada um com a sua opinião.

Eu não referi anti-jogo.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 26.11.2016 às 23:41

Concordo com a analise do Rui. Eu ate ja estava a ver o caso a complicar-se, será que nao se consegue matar o jogo fazendo o golo que nos dá uma vantagem mais confortável, uma vantagem de 2 golos? De um qualquer lance da equipa adversaria pode sair um golo, nunca se sabe.
É sempre mais um toquezinho, sempre mais uma fintinha, sempre mais uma rodinha com a bola e perdem-se jogadas. Estao na area ou na entrada da area com espaço? Rematem!!
E como diz o PSousa, nao ha ninguem que cruze a bola em condiçoes.

Mas até gostei de, no fim, termos tido calma e mesmo perder tempo com a bola na bandeirola de canto. Nao é preciso chegar a tanto mas pelo menos circular com mais calma e obrigar a outra equipa a correr atras da bola tem que ser feito.

A expulsao do Ruben Semedo é ridicula. Praticamente nem toca no jogador da equipa adversaria no lance do segundo amarelo. Mas com o arbitro Fabio Verissimo claro que se meteu a jeito. Nao me esqueço do que fez no jogo em Braga para a Taça de Portugal na epoca passada. Nao ''viu'' 2 lances que eu vi da bancada. Eliminou-nos à descarada foi o que foi.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.11.2016 às 23:45

Há opiniões diferentes sobre o lance que levou à expulsão do Rúben, mas eu acho que foi um autêntico exagero, especialmente considerando que daria em expulsão.
Sem imagem de perfil

De Marco a 27.11.2016 às 00:54

Ninguem fala se a bola entra ou não? Interessa se o ruben semedo e bem ou mal expulso,mas nao vejo ninguém a falar da bola se entra ou se sai!!!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2016 às 01:17

Decerto que o caro viu a bola entrar.

Procure outro argumento que esse não pega!!!
Imagem de perfil

De PF a 27.11.2016 às 06:11

Gostei da equipa do Sporting, de alguma forma até me surpreendeu, estava à espera de uma exibição menos conseguida, tendo em conta o já famoso desgaste físico do jogo ao meio da semana. Alguns jogadores estiveram em muito bom plano destacaria Bruno César, Gelson, Adrian, Wiliam Carvalho, Coates e Bas Dost. Mesmo levado em linha de conta o fraco adversário, ainda por cima desfalcado, a equipa do Sporting demonstrou grande atitude e carácter duas condições fundamentais para um candidato ao título.
No que ao futuro diz respeito, tenho a sensação que o "limão está todo espremido", o plantel não me parece suficientemente profundo, Jorge Jesus no Bessa colocou a melhor equipa diria mais a única equipa possível, tudo o que sair muito deste registo parece-me que os índices de qualidade serão bem menores, com excepção de Bryan Ruiz talvez Douglas e MarKovic não vejo no plantel jogadores que possam entrar na equipa sem ela se ressentir, jogadores como Elias, Meli, Castaignos, alan Ruiz, Petrovic, Paulista, André e Matheus Pereira são exemplos de jogadores que não têm acrescentado qualidade à equipa, são demasiados "flops" para um candidato ao titulo. A ida ao mercado em Janeiro parece-me fundamental no mínimo dois jogadores para o meio campo e um avançado mais até do que um defesa esquerdo, que se tem falado com alguma insistência.
Sem imagem de perfil

De Marco a 27.11.2016 às 09:44

Caro rui, se o argumento da bola se entra ou não, não pega, então o argumento se é penálti ou não cometido pelo coates?caro rui já são argumentos a mais!nao acha? Ou os argumentos só servem para encapuzar as derrotas? No fundo falam do BC mas são todos iguais nas derrotas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2016 às 09:48

Quem é sempre igual é adeptos encarnados como o Marco.

O lance com Rui Patrício não é golo e a mão (braço) de Coates é fora da área.

O primeiro, apesar de tudo é discutível, uma vez que não se vê cem por cento, o segundo só encarnados conseguem ver.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 27.11.2016 às 11:35

Como é que pessoas que não estão no enfiamento da linha de baliza podem ter certezas ? E que a bola ultrapassou totalmente a linha ? Dava jeito...
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.11.2016 às 11:29

Rui,

Falaste num ponto que para mim é o mais importante. A falta de criatividade que existe na equipa, que resulta na criação de poucas oportunidades de golo fáceis. Para mim, uma oportunidade de golo fácil é aquela em que temos um jogador que tem apenas o GR para bater, como foi o caso no golo do Dost. Nós criamos poucas dessas. Temos bastantes das outras, como por exemplo, remates de fora da área, remates dentro da área mas com jogadores a tapar ângulos da baliza, etc...

E porquê? Porque o nosso único jogador criativo, o Gelson, ainda não tem o último passe bem trabalhado. E quem não concorda comigo sobre o Gelson ser o único crativo, vamos analisar os outros.
William - sabe meter a bola onde quer, mas não participa muito no último terço do terreno;
Adrien - participa algumas vezes nas jogadas no último terço do terreno, mas não tem grande criatividade, pois é um jogador muito linear;
Bruno César - parecido a Adrien, chuta bem de longe, mas também é muito linear;
Bryan - tem criatividade, mas não é capaz de dar rapidez à equipa, tem sempre que pausar o jogo e torna-se muito previsível;
Campbell - tem alguma criatividade, mas falta-lhe cultura tática de movimentos. Esperemos que venha a melhorar ainda mais com JJ

Por isto é que a nossa equipa tem dificuldade em criar oportunidades fáceis no último terço do terreno. Enquanto não tivermos o Mattheus e o Podence com estaleca para titulares, o SCP vai ter sempre dificuldades ofensivas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2016 às 15:42

Mike,

Concordo que o Gelson é o único criativo da equipa. Como já referi em outros comentários, esta equipa precisa há muito e urgentemente de um verdadeiro "10", patrão das manobras ofensivas, da construção de jogo, o cérebro no relvado, a exemplo que me vem à mente neste momento... Deco.

Enquanto não tivermos este jogador continuaremos a depender excessivamente de Gelson, que obviamente não pode fazer tudo, especialmente considerando que ele é um extremo nato.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 27.11.2016 às 12:24

O meu grande problema com este jogo foi verificar mais uma vez que o R.Semedo é burro.... cometeu um série de erros básicos, que já se justifica a titularidade do P Oliveira.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo