De PSousa a 03.01.2016 às 13:24
SL
Bryan Ruiz tem muita qualidade no ultimo passe e por isso jogar atrás do PL é sempre uma mais valia.
Quanto aos candidatos ao titulo, são três... ao contrário de outras épocas! Nessas, onde andávamos nós? ... é a diferença!
Em frente LEÕES!
O Sporting é candidato ao título há mais de 100 anos. As épocas em que se colocou para o disputar seriamente é que variam.
De PSousa a 03.01.2016 às 13:35
Rui,
Posso me ter explicado mal, eu sei que somos candidatos ao titulo - SEMPRE, a questão é que nos últimos anos, não tivemos capacidade para estarmos onde estamos neste momento,será da equipa, será do treinador, será ? será ? Não sei dizer, sei que estou com aquela sensação que tinha quando tínhamos Jardel e João V. Pinto.. que ganhamos em qualquer campo, mesmo que comecemos a perder.
Já tivemos grandes equipas e nada conseguimos, recordo a equipa do "quase" nas mãos de Peseiro, sei que JJ também já teve um época assim!
O que eu quis dizer, e ainda bem que assim é, é que estamos muito bem e na luta... mas melhor que os outros anos ... em PRIMEIRO!
Nunca é um só factor que influencia estas questões, embora hajam alguns com maior peso do que outros.
O Peseiro não foi campeão, é verdade, mas fez uma grande época e merecia o título.
De PSousa a 03.01.2016 às 13:50
Não só merecia o titulo, como merecia ganhar mais qualquer coisa...
Aquela final em Alvalade, está aqui atravessada na garganta...estive em Alvalade e a bola ao poste, o contra ataque e o golo que matou o jogo.... ainda andam no meu pensamento... que raiva!
Eu sei que é quase impossível comparar épocas, porque numas se investe mais, noutras menos...recordo também que Paulo Bento não teve "ovos" mas de seguida eles apareceram, se calhar o mesmo que aconteceu com Marco Silva. Mas agora o "meu" treinador é JJ e tenho de lhe tirar o chapéu de por estes jogadores a "mexer" o rabo!
Ainda bem que estamos em PRIMEIRO, espero que 2016 seja o nosso ano! Já merecemos!
Ele (Peseiro) foi muito responsável por aquela derrota com o SLB que nos afastou do título à última da hora, não obstante o lance entre Luisão e Ricardo.
Sempre acreditei que a não conquista da Taça UEFA se ficou a dever a esse outro jogo, apesar do resultado favorável ao intervalo.
De PSousa a 03.01.2016 às 14:47
Estou de acordo, depois do desaire com os lampiões foi um desatino em Alvalade! Depois é um ciclo de jogos que por vezes acontece e que para nós naquela altura e com a esperança que tínhamos foi muito duro!
De Petinga a 03.01.2016 às 14:28
Peseiro fez uma grande, enorme campanha na (então ainda) Taça UEFA.
No campeonato, recordo que foi a temporada dos últimos 20 ou 30 anos em que o campeão conquistou menor percentagem de pontos - tropeções atrás de tropeções.
Foi traído em última análise por problemas disciplinares no balneário (a cena ao intervalo da final europeia, em casa, é sintomática bem como a inenarrável história da substituição de Rochemback) o que indicia fragilidade da "estrutura".
De HY a 03.01.2016 às 19:56
Estou fora há muitos anos. Pode explicar essa da cena ao intervalo e da substituição, por favor?
De Petinga a 03.01.2016 às 20:38
Entao...
Segundo rezam as crónicas, num célebre jogo contra o fcp em Novembro de 2004, Rochemback nao gostou de ser substituído e vociferou contra Peseiro algo parecido com o que o nosso caro leitor Profeta me escreveu aqui há tempos: "Vai tomar no c*!"
Está documentadíssimo, veja por exemplo aqui:
http://relvado.aeiou.pt/arquivo/primeira-pagina/rochemback-deve-ser-multado-apos-insultos-peseiro
Veja como a SAD da altura nao suspendeu o jogador (coitadinho), preferindo uma multa e enviando uma daquelas mensagens inequívocas para todo o plantel...
Olhando para trás, o simples facto de termos chegado ao final dessa mesma temporada em posicao de vencer o título e a taca UEFA é um milagre tendo em conta a desorganizacao que grassava.
Sobre a história da final da taca UEFA, na célebre época do "quase", deixo as palavras de Carlos Severino sobre o que se terá passado ao intervalo:
"Passou-se durante o intervalo da partida, quando o Sporting ganhava por 1-0, e foi-me relatado por um dos elementos da equipa técnica que assistiu a tudo. Pedro Barbosa, capitão da equipa, na altura, tentou convencer os companheiros a rejeitarem o prémio de 15 mil euros, que cada um iria receber caso a equipa ganhasse, por o considerar muito baixo. A sugestão caiu mal a alguns colegas que estavam a par do contrato de Barbosa com o clube para a temporada de 2004-05. No seu último ano no clube, acordou receber um ordenado mensal de 40 mil euros, a que se somavam mais 10 mil euros sempre que jogasse. Acabou por fazer 30 jogos e recebeu cerca de 900 mil euros nesse ano. Não sei se essa conversa ao intervalo acabou por ter influência na derrota, mas não terá contribuído muito para motivar a equipa."
Tempos complicados, esses...
E muitas informações em segunda e terceira mão. Começa num monte e acaba como uma montanha.
De Petinga a 03.01.2016 às 21:46
Sem duvida. Mas uma era onde provavelmente não vencemos mais porque as "lutas dinásticas" de dentro do Sporting não o permitiram. Pessoas que, dentro do clube, activamente procuravam que o Sporting perdesse dentro de campo para servirem os seus interesses...
Não conheço tudo e todos, obviamente, mas há aqui uma premissa sua que me ultrapassa completamente.
Acompanhei o Clube muito ao perto durante muitos anos. Encontrei dirigentes bons, outros nem por isso, outros ainda que abusavam da cultura que eu apelidava de "Senhor Doutor", uns competentes outros não, mas no que ao centro de decisões diz respeito nunca identifiquei sportinguistas dentro do Clube que deliberadamente o prejudicavam.
Acho que há aqui um qualquer complexo ou a propagação de um mito. Os tempos eram muito diferentes dos de hoje e a sociedade portuguesa também. É verdade que havia mais elitismo e snobismo, mas, ao fim e ao cabo, o Sporting foi fundado e dirigido muitos anos precisamente por elementos da chamada classe de elite.
Mas poucos se alguns desse tempo, salvo porventura o João Rocha, eram ditadores como o Bruno, ou pelos menos é essa a sua aspiração. Alguém disse, algures, que não há poder mais perigoso que aquele nas mãos de um homem "pequeno".
Nunca estaremos de acordo nestas questões. A sua visão do Sporting é cem por cento no extremo oposto à minha. E... para que saiba, contrário a aparências, fui crítico de muita coisa no passado, e não me refiro apenas aos último 4/5 anos.
De HY a 03.01.2016 às 23:28
Obrigado a ambos. Não conhecia esss situações na final, mas l'embargo-me que o Peseiro teve muitos problemas disciplinares, indício de que a estrutura directiva não lhe dava a cobertura necessária (ele também não teri pulso como o PBento, que por vees tinha ate demais).
Lembro-me de casos com o Liedson, com o Rochemback, até com o Polga. num jogo fora das eliminatórias europeias soube por fonte directa que alguns jogadores não escondiam o "desprezo" que lhe mereciam as suas indicações, expressando-o de firma bem audível em direcção ao banco...
Enfim, penso que a carreira posterior dele confirmou que se ele punha sempre as equipas a jogar um futebol interessante, não as torna capaz de segurar um resultado e não tem mão no pessoal. Ainda hoje penso que na Luz devíamos ter procurado mais a vitória, não éramos equipa para aguentar um jogo inteiro cá atrás...
Resta lembrar o esbulho criminoso (um dos maiores roubos da história) que nos fizeram no último jogo com o Nacional para que outros fossem à Liga dos Campeões e não nós...justamente no jogo em que o Polga se recusou a jogar, melindrado por nao ter jogado afinal da UEFA...
Sempre responsabilizei Peseiro pelo resultado desse jogo precisamente por ter entrado em campo apenas à procura do empate, numa altura que a nossa equipa era superior à do Benfica. Não havia necessidade de tanto e depois, como não podia deixar de ser, o notório golo de Luisão. Enfim...
De Petinga a 04.01.2016 às 11:22
Apesar de viver fora há já algum tempo também acompanhei o Sporting muito de perto durante vários anos. Não terei tido tanto contacto com o clube como o Rui, mas lembro-me bem do processo que levou ao fracasso da temporada 2004-2005 e de episódios como os SMS antes do jogo em casa com o Belenenses, típicos de um ambiente de intriga palaciana que, em última análise, é do mais nefasto que pode haver em qualquer organização (sim, pior até que ditadores).
No restante, digo o que sempre disse: as nossas visões não estão assim tão longe uma da outra. Mas eu vejo o copo meio cheio e o Rui vê-o meio vazio... ;-)
Cumprimentos
De MaxMartins a 03.01.2016 às 15:06
É verdade que ainda é muito cedo e os rivais estão também na luta...
Umas vezes por merecimento próprio...
Outras vezes, porque o "tradicional colinho" faz a sua parte...
Ontem não tive ocasião de ver capazmente o Guimarães x Benfica, mas já li que há um penalti "perdoado" ao Benfica...e assim "se mantém na luta"...
Um candidato mais...!!
SL
Ao fim e ao cabo, o mesmo "colinho" que acompanhou Jorge Jesus durante 6 anos e que, aparentemente, está agora apagado da memória de muitos.
De MaxMartins a 03.01.2016 às 16:21
Só que JJ "beneficiou do colinho" por estar no benfica...
A prova é que JJ agora no Sporting já não tem colinho (antes pelo contrário...)...
Mas o benfica continua a beneficiar do mesmo...!!
De Schmeichel a 03.01.2016 às 16:24
Rui Gomes,
Porquê essa alfinetada constantemente ao JJ por ter sido beneficiado com o colinho no Benfica? é culpa do JJ, o benfica ser normalmente levado ao colo?!? não aconteceu sempre assim?
JJ beneficiou do colinho como todos os treinadores que treinaram o benfica beneficiaram disso e duma CS totalmente vermelha... não é por esse facto, que JJ é menor treinador!
Queria que JJ ao treinar o benfica, dissesse que foi beneficiado?! diga-me um treinador que diga isso?
O JJ agora é um santo na Terra. Única explicação possível. Esquecem-se de tanto do que disse e fez ao longo dos anos.
Enfim... a velha história do que ontem era verdade, hoje é mentira... à conveniência.
Só os treinadores que, como homens, são honestos, é que admitem ocasionalmente que terão sido beneficiados em um qualquer jogo.
Eu desejo-lhe o melhor, enquanto no Sporting, mas não esqueço o passado apenas por isso.
De Schmeichel a 03.01.2016 às 16:44
JJ diz muita coisa, e por vezes espalha-se.... se fosse mais contido, estaria melhor protegido!
Agora, uma coisa eu considero totalmente falsa, de que JJ seja um treinador que subiu na carreira devido ao colinho.
Todos os treinadores falam de arbitragem, uns mais outros menos.... Relembro umas declarações de JJ como treinador do Braga num jogo contra o benfica, falando da arbitragem:
"Quando perguntam se o Sp. Braga pode chegar aos três grandes, eu respondo: «Não nos deixam lá chegar».O Benfica fez um bom jogo, tentou. Não tem culpa de ter uma equipa de arbitragem que o beneficiou. Tenho 20 anos de carreira, nunca me tinha acontecido isto."
"O que se passou aqui hoje é alguma verdade desportiva? Dou os parabéns aos jogadores do Sp. Braga..... A equipa de arbitragem não deixa. Como resolvo isto? Só resolvo na «playstation»"
"Eu sei que há seis milhões de benfiquistas e se calhar você (dirigindo-se a um jornalista, que lhe perguntara quem é que não deixa o Sp. Braga ganhar) é um deles...»
Agora eu questiono, aquando da contratação de JJ pelo benfica, lembra-se de algum benfiquista questionar estas declarações? JJ como qualquer treinador tem de defender quem lhe paga, e como bem se sabe a vida de treinador é estar sempre a trocar de clube, logo as posições têm de se ir adaptando à realidade a que está inserido.... se assim não fosse seria um incompetente, coisa que JJ não é!