Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O que dizem eles

Rui Gomes, em 25.05.16

 

vitoroliveira1.jpg

  

«O Fabio Capello disse um dia que o melhor treinador é o que copia mais. Vai buscar as melhores coisas e aplica-as. Não acredito que Jesus seja tão criativo quanto diz. Mas é indesmentível que as equipas dele jogam bem. Na comunicação é, porém, um zero. O que disse do Rui Vitória, bola, é o que ele é na comunicação. Não tenho dúvidas que é provavelmente o melhor no campo no nosso futebol mas tem de ter muito mais».

 
 
                                                                                                           Vítor Oliveira
 

publicado às 05:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


43 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 25.05.2016 às 11:13

Como é que se pode dizer que o JJ é um zero na comunicação, quando ele devido à sua comunicação colocou o Sporting a competir pelo titulo de igual forma com os outros rivais? Separar a componente de jogo, da componente da comunicação, não tem sentido, um treinador é o conjunto de todos esses factores.... dizer que um treinador é só bom no jogo jogado, isso quer dizer o quê? que o JJ não comunica com os jogadores?! não percebo esse argumento.... a comunicação de JJ também representa o JJ como treinador, é um todo!

Quanto ao Vitor Oliveira, se de facto ele é bom, o que não duvido, pelos seus excelentes resultados.... não percebo porque razão vem comentar o JJ, o que é que ele tem a haver com isso?!?
Eu também poderia dizer que o Vitor Oliveira escolhe muito bem os seus clubes, já que só aceita cargos para equipas que têm os melhores orçamentos na II Liga e claros candidatos à subida.... a isto chama-se mérito na escolha dos clubes!
Sem imagem de perfil

De PedroMD a 25.05.2016 às 11:33

Não percebe o meu argumento porque, desculpe que lhe diga, não o quer perceber. O Jorge Jesus pode saber motivar jogadores (nunca o ouvi falar nessas circunstâncias), mas tudo o que seja comunicação exterior é fraca, arrogante e raramente passa a mensagem correcta. Ele não é, de todo, um bom comunicador e alguém que eu escolhesse para representar um clube em certas circunstâncias.

O Vitor Oliveira, pessoa que desconheço, respondeu a perguntas que lhe foram feitas. Ele próprio admite não ter perfil para lutar pela manutenção, mas sim para lutar pela subida. Admito que seja um bom treinador (o seu cv fala por si), mas quanto ao resto desconheço.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 25.05.2016 às 12:16

Nao tenho intenção nem pretensões de defender JJ até porque me sai chinche muitas vezes mais quando descura a imagem de humildade que devia passar.

Estamos todos a seguir o caminho de excesso nas afirmações , num diálogo com toques de radicalismo. Zero é igual a nada, um claro exagero expresso na forma de comunicação do treinador Jorge Jesus , é injusto classificá-lo dessa forma quando o real problema é por sua vez e tambem o excesso de emoções que ele transmite nas suas afirmações.
Mas que sabe de futebol sabe , á sua maneira mas sabe , é abrupto a expressar-se mas tem conteúdo e lógica no que diz .
Zero é uma expressão que pode levar a outros presupuestos , invejas , apetências de malhar , conveniências , um exagero completo.
Vitór Oliveira tem estado ultimamente muito activo nos comentários a Jorge Jesus e só ele saberá os motivos que o levam a toda essa actividade.

As mesmas perguntas foram e são feitas a inumeros colegas de profissão do JJ e todos souberam e sabem a forma como responder , uns dão mais nas vistas por intenção , outros nem por isso.
Os treinadores é uma classe que vive muitas hipócrisias entre eles , muitos sentimentos misturados , uma classe muito apetecida pela comunicação social para se servirem e elaborarem armas de arremesso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2016 às 12:28

Diz que não é sua intenção defender Jorge Jesus, mas depois escreve um "livro" a fazer precisamente isso.

Mais do que "excesso de afirmações" verifica-se um enorme excesso de hipocrisia, ao querer fazer uma mentira do que sempre foi verdade só porque ele hoje está no Sporting.

A sua horrível comunicação é lendária, alvo de inúmeras citações ao longo dos anos. Poderá ter moderado alguns aspectos do seu discurso desde que chegou a Alvalade, mas a sua essência continua a prevalecer. Sobretudo, nunca respeitou colegas de profissão, com semelhante dificuldade em reconhecer e respeitar adversários.

Mas isto é alguma novidade, porventura ???
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 25.05.2016 às 12:49

Como afirmei , JJ por várias vezes me saiu sinche, por todos esses atributos de iluminado que referenciou e nao o defendo mas sim a chamda de atenção para o excessivo "zero" que o querem etiquetar , estará quizá no mesmo plano dos que falam mais bonito mas com carradas de hipocrisias escudando-se no politicamente correcto.
Diz-se que de doidos temos um pouco , essa parte no JJ aparece mais visível quando fala, só isso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2016 às 13:00

Julius,

Responda-me apenas a isto:

É ou não verdade que JJ sempre desrespeitou colegas de profissão ?

É ou não verdade que ele sente semelhante dificuldade no que a adversários diz respeito.

Quão fácil se esquecem do que ele disse de nós no passado. E nem é preciso evocar o já lendário "limpinho, limpinho" !
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 25.05.2016 às 13:16

A expressão já me tem "sinche" reflete o meu estado de sentimentos que algumas vezes senti pelo Jorge Jesus.
"Sinche" é uma palavra nova , selvática que exprime , "alguem pesado na sua forma de falar" ; irritável ; tosco; atrevido; a roçar a arrogãncia.

Não esqueço o seu passado nao só quando no Benfica mas ainda quando treinava o Braga mas tambem é um facto que se tem notado algumas melhorias na sua personalidade e quando na forma de expressar-se, mais contido e mais reconhecedor do mérito alheio.

Só não pretendo entrar em radicalismos tipo "zero" para um treinador que apesar de tudo consegue atingir todos os anos muito sucesso.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 25.05.2016 às 13:19

puxa escrevi errado!!
A palavra correcta é chinche e não sinche.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 25.05.2016 às 12:44

Você diz que ele não sabe comunicar para o exterior.... mas não houve um aumento claro nas assistências dos jogos do Sporting? não houve um aumento na confiança tanto dos adeptos como dos jogadores? O que é então um bom comunicador? e qual o objectivo de um bom comunicador?

Eu entendo que JJ, comunica a mensagem que quer transmitir.... uma mensagem de competitividade, que alguns confundem com arrogância.... tal e qual o Mourinho quando andava pelo benfica, que dizia exactamente as mesmas coisas, e era acusado das mesmas coisa que agora acusam o JJ.

O estilos de comunicação de JJ é uma das coisas que o distingue como treinador.... dizer que ele é fraco na comunicação, quando é precisamente o que o distingue dos restantes interrogadores, é uma visão que eu não partilho!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2016 às 12:56

O Schmeichel partilha porventura de uma única coisa que seja crítica de Bruno de Carvalho ou do que é feito sob a sua superintendência ? Claro que não, até sem querer perceber o que é o discurso para o exterior e a comunicação de Jorge Jesus com a equipa, disposição inteiramente distintas.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 25.05.2016 às 14:00

Rui Gomes,

Não altere a discussão.... o tópico de discussão era sobre a forma de comunicação do JJ, e isso não tem nada a haver com BdC!

JJ manteve a forma de comunicação que tinha nos tempos do benfica, não houve uma mudança muito significativa. Portanto, partindo dessa premissa o PedroMD dizia que o JJ não era um bom comunicador.... coisa que eu não concordo nada!!

Leia textos do professor Manuel Sérgio sobre o JJ, e talvez possa reconhecer que nem todos os apreciadores do JJ têm de ter ligação a BdC.
Sem imagem de perfil

De PedroMD a 25.05.2016 às 14:16

Caro Schmeichel,

Diga-me com toda a sinceridade, acha que o aumento do número de adeptos se fica a dever aos dotes oratórios do Jorge Jesus? Acha que os adeptos foram ao estádio porque ele disse, sobre Rui Vitória, "é preciso ser mais do que aquilo para se ser treinador!" Mas estamos a brincar? Isso são coisas que não se dizem. Por mais que sejamos adversários, há um limite que não se devem ultrapassar.

É certo que o Jorge Jesus tem responsabilidade no aumento do número de adeptos no estádio mas não é, de todo, pela sua comunicação perante o exterior, mas antes pelas suas competências técnicas que, aliadas a outros factores (crescimento da equipa nos últimos dois anos, por exemplo), permitiram que a equipa jogasse um futebol atrativo e lutasse pelo título de campeão até à última jornada.

Muito sinceramente, e com todo o respeito por si, acho que está a tentar defender o indefensável. Jorge Jesus é arrogante e já faltou inúmeras vezes ao respeito aos seus colegas e adversários.

E antes que me venha com argumentos similares ao "se fala mal do Jorge Jesus é porque gostava do Marco Silva", digo-lhe já, sem quaisquer reservas, que não gostava do Marco Silva.

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 25.05.2016 às 14:56

Pedro,

E o Mourinho não é arrogante e já não faltou várias vezes ao respeito?! e ele não sabe comunicar? na minha opinião o Mourinho é o melhor comunicador da história do futebol....

O que você pretende dizer é que não se revê na forma de comunicação de JJ.... porque é rancoroso ou porque é agressivo, e que até posso concordar com essa visão.
Outra coisa é dizer que essa forma de comunicação não está relacionada com as suas competências técnicas e com o estilo de jogo, coisa que não concordo.... por isso a denominação de mind games!
Sem imagem de perfil

De PedroMD a 25.05.2016 às 16:27

Mind Games brilhantes os do Jorge Jesus realmente. Perdemos sete pontos que tínhamos de avanço e motivámos um rival.

Se Jorge Jesus fosse treinador do SLB não teria dúvidas em afirmar que a estratégia funcionou em pleno.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 25.05.2016 às 18:22

Caro Pedro,

Não concordo muito com essa teoria de que foram as declarações de JJ que fizeram com que perdêssemos os 7 pontos de avanço...

1- Que dizer então sobre as primeiras declarações de JJ sobre o cérebro da estrutura? essas declarações foram logo no inicio do campeonato, e no inicio do campeonato, o benfica perdeu os jogos todos com o Sporting! Aí já não se motivaram?! as declarações só motivaram passado meio ano?!

2º Partindo do pressuposto que tem razão, e que de facto foram as declarações de JJ a motivar a perda da vantagem, então o ano passado porque razão ficámos a 10 pontos? nós Sporting, nunca ficávamos motivados com as declarações do JJ durante os 6 anos no benfica?!

3º Na minha opinião nós perdemos a vantagem pontual, porque na altura Fevereiro/Março tivemos uma quebra de jogo, enquanto o benfica nessa altura estava forte! Mas isto é futebol.... a motivação com as declarações de JJ podem ser vistas de vários primas, entre os quais a motivação do nosso próprio plantel que fez mais 10 pontos que o ano passado.

Nota: uma coisa que se constata é que ninguém valoriza o trabalho do Rui Vitória.... é que o mérito ou demérito deste campeonato foi sempre posto em JJ, o que revela primeiramente que consideram RV uma simples marioneta do que JJ disse ou fez! Acho que se for realmente assim, o RV torna-se uma figura ridícula... o treinador que fez o melhor campeonato de sempre por culpa de JJ!!
Sem imagem de perfil

De PedroMD a 25.05.2016 às 18:59

Caro Schmeichel,

Peço desculpa mas ainda não me deu um argumento que me convença de que o Jorge Jesus não é deselegante, por vez mal-educado e a maior parte das vezes convencido. Essa da estrutura e do cérebro é apenas e só mais um dos exemplos que demonstra a incapacidade dele em se comunicar. E ele fez o mesmo ao Domingos quando se mudou para o Benfica e o Domingos o substituiu no Braga.

Eu até admito que o Jorge Jesus seja ótimo a motivar os seus jogadores e que eles gostem dele (o Aimar, por exemplo, sempre falou maravilhas do Jorge Jesus e o Gaitan também), mas nunca o ouvi falar num balnerário e por isso não posso fazer mais do que isto, acreditar.

Quanto à comunicação exterior, peço desculpa mas continuo a achar dele aquilo que achava quando ele treinava o Benfica (e que lhe disse acima) e jamais mudaria de opinião apenas e só pelo facto de o Jorge Jesus ser treinador do meu clube. Gostei muito do Leonardo Jardim nesse aspecto, na medida em que sempre teve um discurso agradável e educado.

Os padrões do Sporting não devem permitir que alguém seja deselegante com os seus colegas de profissão. O Rui Vitória foi campeão e não mandou bocas ao Sporting. O Jorge Jesus se fosse campeão, acha que não mandava umas bocas ao Benfica?

Sem imagem de perfil

De julius coelho a 26.05.2016 às 00:35

Agora sim toca numa questão que contraría todos os que os que apelidam de JJ como um zero na comunicação .

"Balneário" ,

mas fazem alguma ideia da capacidade de comunicação que é necessária para ganhar a atenção e o respeito de jogadores vedetas?

Um zero na comunicação , a maior parte dos jogadores nem lhe passariam cartão , fingiam que ouviam mas a cabeça estava nas namoradas ou coisa do género.

Hoje em dia o sucesso dos treinadores está precisamente na sua capacidade de comunicação , na capacidade de fazerem captar a atenção dos jogadores para as suas ideias.
Um treinador com dificuldade nessa area terá triplas dificuldades nas palestras
A atenção dos jogadores centra-se no reconhecimento do que ouvem , na lógica das ideias , no claro futebolês que os jogadores tanto apreciam, isso é arte de comunicar. É convicção e profundo conhecimento.
Aí pelo contrario, JJ dá mesmo cartas!!
Quando treinei a componente física era já decorada por todos, a componente táctica mesclava-se no tempo de diálogo e palestras numa fortíssima comunicação.
E reconheço que a principal base do meu sucesso esteve na minha forma de comunicação em que sabia como atingir o oceano do sub-consciente do jogador potenciando a sua motivação.

JJ para ter o sucesso que todos vemos , obrigatóriamente tem que ser um excelente comunicador no balneário. Nem duvidem!!!!


Sem imagem de perfil

De julius coelho a 26.05.2016 às 00:45

Mas que grande confusão amigo.

O Sporting nao tem qualquer litígio com Rui Vitória nem lhe moveu nenhum processo de milhões , ou por ultimo o quis mandar bem embrulhadinho para os desertos das arábias!!! Pudera!!!!
Que faría o caro Pedro??

Não nos custa nada respeitar e reconhecer o estado emocional de JJ perante tudo o que o seu anterior clube lhe fez ou tentou fazer , até louvo a forma como resistiu a tudo isso nao se deixando abalar e destruir.
Acabou por deixar escapar da sua boca algumas bombas mas a guerra estava declarada desde o início e o Sporting sabia das consequências quando o foi contratar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.05.2016 às 01:02

O que é esse "tudo" que o Benfica fez a Jorge Jesus ??? Meu Deus, os argumentos que se inventa...

Pagou-lhe muitos milhões durante 6 anos, gastou muito mais para lhe dar plantéis de luxo e chegou à altura de dizer adeus.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 26.05.2016 às 01:21

Rui Gomes , Jorge Jesus tem de facto muito defeitos mas pelo menos tem uma virtude reconhecida o facto de ser leal para quem for leal com ele , nao atraiçoa, de facto ele pensou que continuaría no Benfica , estava cómodo num sistema triunfante e ao que se consta andaram a ludribiá-lo , ao mesmo tempo lhe diziam que lhe pediriam para renovar mas sempre num "NIM" porque camufladamente já preparavam a sua cama com o Jorge Mendes a querer enviá-lo para um país arabe com a treta que no ano seguinte iría treinar o PSG.
JJ sentiu-se enganado , quem não sentiría? Inclusive iría ganhar muito mais nesse clube arabe .
A estratégia passava para o esvaziarem e impedirem que caísse nas maos do Pinto da Costa , isso sim temeram e menosprezaram o Sporting , defenderam-se do Porto mas nunca acreditaram que pudesse cair no Sporting.
ficaram fulos e iniciaram -lhe uma campanha de ódio que todos já conhecemos culminado com esse processo de pedido de 14 Milhoes de indemnização o que prefaz praticamente metade do tempo que andou pelo Benfica , deram-lhe o dinheiro e por vingança pretenderam tirar-lho .
Não chega????
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 26.05.2016 às 00:14

Motivámos um rival !!!
treta , a maior treta que do outro lado da circular andaram e continuam a vender a quem quiser comprar.
Só acredita nisso quem nao conhece o que é na verdade um balneário e como funciona.
A dõr , o suor , o esforço e alguma qualidade é que fizeram parte da motivação dos pássaros principalmente quando foram esmagados na luz com 3 golos que os obrigou a arrepiar caminho.

Motivação foi a nossa derrota na Madeira que lhe deu razão no acreditarem que sim, era possível.

Uma "bôca" pode motivar á união das tropas no jogo dessa semana mas nunca durante uma época inteira , é uma falsa questão. É engôdo, porque convêm baralhar o cérebro dos coitados dos adeptos.
Motivação extra, está nas vitórias que se vai conseguindo seguidas e nas derrotas do adversário directo. Isso sim , sem duvida que motiva, principalmente no reconhecimento das próprias fraquezas e que eram várias que com as trancas á porta transformaram sentimentos de inferioridade numa união mais compacta , humilde e atenta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.05.2016 às 00:26

Claro que não Julius. Eles ficaram tão desmotivados que foram campeões !
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 26.05.2016 às 00:51

Meu caro eu expliquei bem .
Ficaram motivadíssimos á medida que iam conseguindo as vitórias e o Sporting ía escorregando , ficaram motivadíssimos quando reconheceram que unidos e concentrados podiam levar a melhor a uma equipa que reconheciam Superior , Isso motiva , dá ganas porque o sabor é diferente , meu caro já passei por isso , sei como funciona.
No meu caso foi ao contrário , uma equipa rival mais frágil futebolisticamente tentou dar-me luta fazendo de cada jogo uma final e no final ficaram perto mas ...perderam. mas tentaram e surpreenderam com toda essa motivação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.05.2016 às 00:58

Julius , falando a sério, será impossível medir quanto a oratória do Sporting despertou e motivou o Benfica, mas desde jovem, e ainda hoje, ouve-se o discurso em qualquer modalidade - NBA , NHL , MBL , NFL , etc. - que nunca se deve antagonizar adversários, muito em especial aqueles que têm capacidade para nos confrontar.

Fico incrédulo perante os argumentos daqueles que pretendem banalizar esta questão. Enfim...
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 26.05.2016 às 01:09

Rui Gomes mas tambem expliquei essa parte , claro que sim que frases ou ações dos rivais podem despoletar motivações extras mas só no jogo dessa semana enquanto fõr tema novo mas nunca durante toda uma época , isso nao existe , um assunto demasiado badalado no balneário deixa de ser boa terapeuta para atingir motivações.
O passado tem efeito quase nulo , pode deixar ali uma mínima percentagem mas aactualidade sobrepõe-se.

O que permanece "quente" nas cabeças dos jogadores são as vitórias consecutivas e a as "ajudas" do adversário quando perde pontos e a distância vai encurtando isso é que dá motivação super , em que passam a comer a relva se fõr necessário.
Agravado se reconhecerem superioridade no adversário , ficam com as ganas no limite para saborearem o êxito héroïco .

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo