Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O que é o Sporting?

Naçao Valente, em 11.12.19

O Sporting Clube de Portugal é um clube desportivo, não é uma religião. O seu estádio é lugar para competir, não é uma igreja, muito menos uma catedral. Os seus simpatizantes são adeptos, não são fiéis religiosos.

Este é o Sporting que conheço, sempre conheci, e que corresponde à intenção dos seus fundadores. Mas há meia dúzia de anos, houve uma tentativa travada de transformar o Clube numa seita religiosa com o seu "deus", os seus santos, os seus altares, as suas rezas, os seus dogmas, os seus fiéis e os respectivos infiéis.

Todos se lembram da adoração ao suposto "deus" nas suas voltas dentro do "templo" para receber a adoração dos sempre fiéis. Todos se lembram das suas homilías, da excomunhão dos contestatários, da pregação da guerra. Todos, os que têm memória, se lembram da utilização dos ecrans do estádio para se glorificar, sobrepondo a vida privada ao próprio Clube. 

A transformação do Sporting numa religião falhou. O falso "deus" voltou à sua condição de mero humano, da qual nunca devia ter saído. Mas os seus seguidores continuam a adorá-lo, não obstante a clara evidência da sua condição humana. Estão presentes na contestação permanente à actual Direcção. Manifestam-se na rua, no estádio, nas redes sociais,com a mesma fé na "divindade" do seu ídolo.

tumblr_pc7arp3hmR1ryo1oxo1_500.jpg

E mesmo que não tenha feito o milagre de ganhar um grande título, acham que fez tudo bem, porque os deuses são perfeitos e incontestáveis. Ouço-os e pasmo... Dizem: 'não ganhávamos, mas jogávamos bom futebol. O estádio estava sempre cheio. Os adeptos estavam felizes. Os infiéis derrotados. Títulos para quê? Isso é coisa de vida terrena. A nossa glória está no além'.

Há quem diga que o futebol aliena... Alienará. Mas a religião assumida de uma forma fundamentalista, aliena completamente. Os seguidores incondicionais de falsos deuses, perdem a capacidade cognitiva para distinguir o real do imaginário. E vão continuar presos na sua alienação.

É o que faz um grupo de associados que recolhe assinaturas para demitir a Direcção, sem se conhecer, pela parte desta, qualquer infracção aos Estatutos. O objectivo é claro: repor a situação vigente durante o período de desvio da essência do Clube. Se assim não fosse esperavam pelo próximo acto eleitoral para se apresentar a sufrágio.

Estas e várias outras iniciativas podem não passar de fogo fátuo. No entanto, causam perturbação e desgaste. Minam a unidade. Complicam a recuperação. Não pretendem que o Sporting seja vivido como um clube desportivo, e tudo farão para que volte a ser uma religião.

Cabe aos sócios não alienados, ou que se libertaram da alienação, não dar espaço a mais desvios. O Sporting tem de ser o que sempre foi, um clube desportivo, com altos e baixos, mas com potencialidades para continuar a ser uma referência no desporto português e internacional.

publicado às 03:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.12.2019 às 09:44

Bruno de Carvalho viciou-se em fomentar falsas polémicas, estigmatizar críticos (ou nem propriamente críticos) e disseminar versões, em suma, construir uma narrativa que ele se convenceu ser a conveniente para si, mais do que para o Sporting.

Para ele o Sporting era meramente instrumental, foi a alavanca que lhe permitiu reorganizar a vida naquele momento.

Mas, nem com a destituição dele o Clube conseguiu entrar numa certa normalidade directiva e continua a sofrer consequências graves a outro nível, como o Nação Valente alerta no texto. Essa alienação está a impedir o Sporting de se reerguer!

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.12.2019 às 15:03

É isso leão Zargo, os que vivem presos à alienação brunista são um pouco como o cão do moinho, "não comem nem deixam comer". Não vai ser fácil afastar esta "maldição". Será necessário uma comunicação mais pedagógica e que os resultados ajudem.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 11.12.2019 às 10:01

Nunca percebi como uma simples pessoa conseguia ser tão glorificado mas também tão odiado.

BC, FV ou outro qualquer tem de ser julgado pelo seu trabalho e não pela sua personalidade.

Sobre a recolha das assinaturas, não faz na minha opinião qualquer sentido - é certo que esta direcção tem falhado na gestão do futebol, mas os mandatos são de 4 anos e quanto a mim para cumprir.

Varandas não foi o meu candidato, tem mostrado muita impreparacao/amadorismo mas se houver AG de destituição neste momento eu votaria claramente contra.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.12.2019 às 13:22

E isso diz muito do porquê de estarmos á 17 anos sem ganhar um campeonato, pensamento amador sem exigência nenhuma!! Meus amigos, Bdc já foi, faz parte do passado, agora concentremos nos em ter alguém que lidere com competência, não com o amadorismo que se vê!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.12.2019 às 13:25

A propósito de "amadorismo", se não se identificar não voltará a ser publicado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.12.2019 às 15:44

Caro anónimo,

De amador e louco todos temos um pouco. A questão fundamental é se temos ou não capacidade de aprender porque ninguém nasce ensinado. E se esta Direcção tem mostrado alguma inexperiência na gestão do futebol, o que esperamos é que reconheça erros e os corrija. Não há motivo para pôr tudo em causa.
Discordo que BdC faça parte do passado. Eles andam por aí, só não vê quem não quer.
O que passa no Sporting é uma luta pelo poder, umas vezes de forma visível, outras vezes de forma subterrânea. Este argumento do amadorismo não deixa de ser um argumento amador, até porque a acção de uma Direcção avalia-se pelos actos globais, e não apenas por resultados do futebol, e mesmo estes sujeitos a condicionalismos que os opositores não consideram.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 11.12.2019 às 10:35

Caro Nação Valente, que extraordinário texto de análise e reflexão que humildemente subscrevo na íntegra.
Perfeita a identificação do pleonasmo que tem caracterizado a atitude e os comportamentos inaceitáveis de uma minoria constituída e transformada em seita, a qual apenas tem gravemente prejudicado (e muito) o clube, minando e corroendo a coesão, obstruindo a actividade corrente e esforços de pacificação, intimidando sócios, desrespeitando de forma sistêmica a ordem, os Estatutos, a Lei e os legítimos representantes do Sporting, dificultando um reerguer mais célere.
Diagnosticada e isolada a doença, porque estamos na presença de uma patologia com fortes indícios psicopatas e ilícitos de cariz criminoso, há que com coragem e sem tibiezas de qualquer espécie ou atenuante, extirpar e erradicar definitivamente e pela raiz, tão
nefasto mal.
Aceite um forte e sincero abraço leonino.
Força Sporting.
SL


Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.12.2019 às 15:20

Rumo Certo…

Obrigado pela participação com críticas certeiras e justas. A discussão da vida do Clube de uma forma construtiva é útil e necessária. A acção destrutiva, consciente ou inconsciente, com raízes patológicas não pode ser permitida. Não está, nem pode estar, no ADN do Sporting.
Abraço
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 11.12.2019 às 10:36

Excelente análise e observação.
É algo que venho a falar há bastante tempo entre amigos, e que seria importante reflectir, o que é o Sporting como clube? Qual é o nosso desígnio no contexto onde estamos inseridos? E como o clube se fracturou ao longo do tempo?

Chamo primeiro a atenção, que a avaliação, clube desportivo versus religião não se deve restringir a uma situação isolada deste permanente idolatrar do antigo presidente por parte de uma facção de adeptos leoninos.

Este fenómeno é muito mais vasto e está enraizado na cultura "desportiva", eu diria mais, da cultura da "clubite" em Portugal.

Temos o caso concreto do clube vizinho, onde os seus próprios adeptos chamam o seu estádio de catedral e vivem-no como uma religião, onde existe o culto do nós versus eles, fenómeno que se observa nas discussões eternas entre religiões, a dicotomia entre quem são os fieis e os infiéis.

Temos também o caso do clube a norte, onde o fenómeno do regionalismo exacerbado é levado ao extremo, no activar de uma guerra norte - sul.

No Sporting, a situação é bem mais complexa e não tão fácil de entender e explicar.
Na verdade, existem diversas ordens que potenciam o fanatismo e o extremismo.

A primeira é uma ilusão ou incapacidade de alinhar visões sobre a real dimensão do clube, o seu desígnio e o que se considera como "mínimos olímpicos" nas competições onde compete e a forma como compete.
Para certos Sportinguistas o clube tem de estar sempre a um nível estratósférico, o que logicamente, ao elevar demasiado as expectativas, faz com que ao serem defraudadas, criam sentimentos fortes de frustração

Depois, e alinhado com o ponto anterior, o facto de não ganharmos um campeonato de futebol há uma vintena de anos. Esta situação leva a um certo desespero, o que muitos não sabem lidar da melhor forma.

E finalmente, junta-se a situação real que clube vizinho ser dominador a vários níveis, ao ter de facto uma massa adepta mais vasta e com maior poder de influência, de terem definido uma estratégia desportiva (e não só) que os faz estarem a ganhar muito mais do que nós.

O combinar destas três situações torna-se facilmente chão fértil para fenómenos de populismo, e que considerando o lado emocional que o "desporto" tem em Portugal rapidamente passam para comportamentos doentios que se têm visto em uma parte da comunidade leonina.

Cabe pois aos dirigentes, aos opinion makers sportinguistas e finalmente a todos sócios e adeptos reflectirem um pouco e fazerem a tal questão que levanta.

O que é o Sporting?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.12.2019 às 15:27

Rui Miguel,

Obrigado pela participação, pela análise e pelas questões que acrescenta e que enriquecem o debate. São um bom ponto de partido para uma discussão aberta do que é e deve ser o Sporting.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 11.12.2019 às 10:57

Dramático é terem chegado a um ponto em que 80% dos Sportinguistas estavam de corpo e alma com Bruno de Carvalho.
Durante 3 ou 4 anos, ele foi o Rei de Alvalade, idolatrado pela grande maioria de adeptos e sócios do clube.
Pouco tempo antes de entrar em espiral autodestrutiva, foi sufragado com mais de 3/4 dos votos, numa assembleia glorificadora.
Se não se tivesse "passado dos carretos", achando que já nada nem ninguém o podia contestar, provavelmente ainda hoje lá estava.
No entanto, para quem estava de fora, os sinais de perigo estavam todos bem à vista...
Sem imagem de perfil

De antonio a 11.12.2019 às 12:42

Sim é verdade, mas também é um facto que as alternativas nao eram boas no Sporting.
No nosso caso também temos dificuldade em vermo-nos livres do LFV...
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 11.12.2019 às 13:07

Pois...
Parece que vivemos novamente na era dos presidentes perpétuos...
Mesmo assim entre LFV e BdC, LFV ainda está uns bons furos acima.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.12.2019 às 19:24

LFV tem sabido perpetuar. BdC sobrou-lhe em chico-espertino o que lhe faltou em inteligência
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.12.2019 às 23:21

É isso mesmo, LfV é muito manhoso e tem sabido movimentar-se, até porque não lhe é conveniente sair de baixo do manto que o Benfica lhe oferece.
Sem imagem de perfil

De RCL a 11.12.2019 às 22:34

O Sporting precisa de um presidente forte, carismático, que consiga agregar as várias sensibilidades e correntes. O Sporting é um clube balcanizado.
Depois de 1974, só João Rocha conseguiu essa união, não só pelos 3 campeonatos ganhos, como pelo lançamento das modalidades. Mas mesmo João Rocha acabou por ser muito contestado no final do mandato.
O Sporting hoje é uma manta de retalhos, em que o poder esta condicionado por 2 claques que se auto proclamam os verdadeiros donos do clube e que influenciaram decisões da Direção, ex : Mourinho. - "O Sporting somos nós; vocês não são dignos de vestirem essas camisolas, disseram os assaltantes de Alcochete para os jogadores" - . Um caso a merecer estudo sociológico, psicológico e até psiquiátrico.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.12.2019 às 23:17

O problema, e é bem grande, é encontrar uma pessoa com essas qualidades que esteja disposta a assumir o cargo.

Tendo presente as circunstâncias globais do Clube, não vejo essa pessoa aparecer.

O mais certo, tal como ocorreu em 2013, é surgir outro oportunista.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.12.2019 às 00:22

Ser hoje presidente do Sporting, dá trabalho e canseira, correndo sério risco de ainda ser enxovalhado. Gente com competência e muito valor, não se mete nisso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.12.2019 às 23:23

P.S.: Acho que apesar de ser um problema, as claques é uma complexidade menor.

O clima generalizado no universo leonino, muito sustentado por pessoas que na realidade não se preocupam com os interesses superiores do Sporting, esse é que o grande obstáculo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.12.2019 às 00:18

RCL,
Sendo matéria de opinião atrevo-me a dizer que na nossa história se conhecem , grosso modo, meia dúzia de grandes reis. A genialidade não abunda por aí. Gente de muito valor foge do atoleiro do futebol, como do diabo da cruz. Temos que nos contentar com os aparecem, entre eles muitos oportunistas.
Sem imagem de perfil

De David Borges a 11.12.2019 às 23:38

O texto começa muito, muito sensato
Estragou tudo ao falar do inesgotavel tema.... BdC
Completamente fora de tempo e descontextualizado
O homem ha-de ter morrido ha 500 anos e no SCP ainda têm pesadelos que ele volte...

E pior.... tudo o que seja contra a actual direcção é porque defende o BdC....
É normal que existam diferentes facções... isso nao quer dizer que em todas defendam apenas os ex-liders
Ja chateia
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.12.2019 às 11:30

David Borges,

Obrigado pelo comentário. O pior cego é o que não quer ver. Não me fiz entender, ou não quis entender.
A Direcção anterior foi destituída, mas os seus indefectíveis nunca aceitaram essa situação. E mesmo com o líder expulso, sonham com o seu regresso seja qual for a forma que isso venha a tomar. Basta recordar as últimas AGs, basta estar atento às redes sociais, basta visitar a página do Clube no Facebook, sobretudo após uma derrota. Nem parece uma página do Sporting.
Não digo que todos os contestatários são "brunistas". Sei que Varandas foi eleito por uma percentagem mínima. Mas pelo que observo, estou convicto que o núcleo duro e mais activo é "brunista".
Analiso com os factos que conheço, e procuro ser isento. Acima de tudo sou sportinguista. Não sou varandista, nem de qualquer outra facção. Quero que o Sporting ganhe sempre e apoio a equipa nos bons e nos más momentos.
Já chateia ver quem vai para os estádios atacar a Direcção, em vez de ir ver futebol.
SL
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 12.12.2019 às 00:25

Excelente texto, Nação Valente. Foi tudo dito (escrito).

SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo