Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Sempre senti enorme dificuldade em aceitar e respeitar a postura e o discurso de Jorge Jesus, enquanto treinador de futebol, e como já tive ocasião de afirmar em vários escritos aqui no Camarote Leonino, não é por ele se encontrar neste momento no Sporting que vou alterar esta minha consideração. Aliás, é cada vez mais acentuada, pela negativa, ao assistir a declarações suas, como as que fez este domingo, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Vitória de Guimarães.
Além do sentido vanglorioso que invariável e inevitavelmente marca todos os seus discursos, ainda vai mais longe quando, pelas suas palavras, deixa claro que o que ontem era verdade, hoje é "mentira".
Muita embora haja alguma dose de verdade em algumas considerações que adiantou, há uma que me provocou prontamente. Eis o que ele teve para dizer, no contexto deste escrito:
«Qual é a única equipa em Portugal que já ganhou um título ? Ou a Supertaça não valeu ? Não sei que contas são essas. Quem é que está melhor em Portugal neste momento, sem ser o Benfica que está a lutar por três competições ? O Sporting ganhou um título e está em primeiro. Se vai ganhar outro ? Não sei, mas estamos a disputá-lo. Quando chegámos a esta casa dissemos que queríamos ser uma equipa que entrasse na discussão do título e é isso que estamos a fazer. Aliás, os outros é que estão a entrar nessa discussão, porque nós estamos em primeiro. Cada pessoa tem a sua opinião. Mas os factos são esses. O Sporting já ganhou um título e pode ganhar outro. Foi para isso que entrámos nesta casa, para que o Sporting voltasse à sua história. Nos últimos seis anos, quando eu estava no outro lado, o Sporting nem contava. O facto é este e quanto a isto podem querer mandar com serradura para os olhos que não vale a pena.»
Dos três rivais só um é que está em vantagem em relação a isso (competições a disputar), todos os outros têm as mesmas possibilidades e nós já vencemos um título, somos a única equipa em Portugal que já venceu um este ano. Só há uma equipa que pode ganhar três competições; a Taça da Liga, o Campeonato e a Champions, todos os outros estão em igualdade. Neste momento estão todos no mesmo patamar», acrescentou o treinador.»
Temos à mão muitos exemplos de contradições suas no que diz respeito ao valor que atribuía ao Sporting enquanto treinador do Benfica, este é apenas um desses exemplos, onde Jorge Jesus afirma - palavras para o efeito - no dia 8 de Fevereiro de 2014, que "o Sporting não se assume como candidato ao título mas pelo seu historial em Portugal, tudo o que disser fora dessa realidade não é factual, pelas suas exigências".
Além do mais, ninguém refuta o mérito de vencer o Benfica no início da época para assim conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira, mas não deve ignorar que há outros méritos a serem reconhecidos a quem colocou o Sporting na posição de poder disputar esse Troféu.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.