Invariavelmente, os melhores treinadores nunca foram jogdores de topo, alguns, a exemplo de Mourinho, até praticamente nunca passaram do futebol amador.
Ninguém disse que era uma regra absoluta, mas acredito se fizermos um estudo encontraremos muitos que nunca foram jogadores de relevo do que o contrário.
Perante esta afirmação de Mourinho: "Não acho justo que os pontos que se fazem na Liga Europa sejam aplicados na Liga dos Campeões."
Ia-te pedir para fazeres um post sobre isto com a tua opinião e para debatermos o assunto no mesmo, pois acho que é algo que tem interesse e não é assim não "trigo limpo farinha amparo" como parece.
Mike, li agora a tua referência e coincide com o que eu imaginava. É precisamente o que já indiquei no outro comentário.
Prometo pesquisar os respectivos regulamentos para daí decidir se vale a pena ou não escrever um post. Mourinho devia ter sustentado os seus argumentos com algum raciocínio, salvo somente que não concorda.
Já percebi onde ele pretende chegar. Refere-se ao coeficiente contabilizado pela UEFA que determina o ranking de clubes e eventualmente os cabeças de série.
Não é má vontade da minha parte Mike , mas duvido que haja grande interesse nesta temática por parte dos leitores. Isto obedece a uma complexa computação e Mourinho não estará ver "the whole picture ", porque os pontos atribuídos pelos feitos na Liga Europa são inferiores aos que se asseguram na Champions , de certo modo como os prémios.
O que ele devia contestar , e não o faz porque não "lhe morde na pele", é o formato em que os clubes eliminados na Champions são transferidos para a Liga Europa.
Se tiveres argumentos convincentes, eu poderei considerar escrever um post , mas aviso-te desde já que será muito "técnico", uma vez que se assenta numa computação técnica.
Se calhar ele não se deu ao trabalho de ver que os pontos acumulados por equipas na liga europa até aos 4s é o mesmo em relação a equipas da liga dos campeões até aos 8s. E que, por exemplo, os jogos dos 16s de final da liga europa não dão qualquer ponto às equipas que os passarem.
Mas o que eu acho que ele se estaria a referir, bem lá no fundo, é que as equipas que saem da champions nunca deveriam passar para a liga europa, pois é injusto uma vez que vão competir contra equipas mais fracas e têm maior probabilidade de ganhar pontos em relação às da champions.
Não Mike, ele não se estava a referir a isso mas sim ao coeficiente, mas não elaborou o seu raciocínio. Creio que um ou outro cabeça-de-série não lhe agrada.
Se me permitem um comentário a esse respeito: penso que isso se aplica, muito em particular, ao benfica. A equipa da luz provavelmente só está no pote 1 no sorteio da Champions porque nos últimos 5-6 anos esteve 1 vez nas meias-finais da Liga Europa e duas vezes na final.
Nao haverá grandes dúvidas de que se tivesse alguma vez conseguido passar aos 1/8 da champions (financeiramente mais rentável) dificilmente teria seguido mais adiante e por conseguinte teria um coeficiente mais baixo.
Aliás, parece-me ser a melhor receita. Ficar em 3o lugar, passar para a Liga Europa e ter futebol europeu até perto do final da temporada. No ano seguinte volta-se à Champions via campeonato e já se está mais acima no ranking dos cabecas-de-série. Repetir isto 3-4 vezes e "surprise", entramos no pote 1.
No caso do Sporting será muito difícil ocupar uma classificacao condigna no ranking da UEFA nos próximos anos. A pontuacao 2011-12 é excelente (22.3666) fruto das meias-finais com Sá Pinto, mas 2012-13 é terrível (6.350) e 2013-14 ainda pior porque recebemos apenas os pontos do país porque nao participámos (1.9832). Ou seja será necessário avancar mais 5 temporadas (para "apagar" 2013-14 do registo) e realizar campanhas com uma média de 14-15 pontos para podermos entrar no top 20 (que geralmente sao equipas que chegam pelo menos ao pote 2 no sorteio da Champions).
Na fase de grupos da UEFA CL, os pontos ganhos deviam ser multiplicados por um factor de 1,5, passando a 2 para as eliminatórias. Desta forma, as equipas que chegam com frequência às meias-finais ficarão mais "defendidas" em termos de classificação para efeitos de sorteio em relação àquelas que ficam em terceiro lugar e que depois chegam às meias-finais da Liga Europa.
Não sei em que altura houve esse contacto, mas se foi na era a.B. (antes de Bruno) ainda bem para o Villas-Boas não ter vindo, pois de certeza, nessa altura, o Sporting ainda era um cemitério de treinadores. :D
É tudo muito relativo. Ele fez uma época quase "milagrosa" no FC Porto, mas também podia ter tido algum sucesso no Sporting, porque não obstante a gestão, existiam bons jogadores.
Não é tanto pela idade, mas mais por não alinhar com tudo o que associa ao mundo electrónico. A exemplo, recebo mas nunca envio mensagens, porque entendo que as pessoas devem comunicar directa e verbalmente, embora reconheça que, por vezes, é conveniente.
Só mais uma curiosidade :), 1 Treinador do Sporting MS, 1 Ex Treinador e Sócio do Sporting LJ, 1 Sócio do Sporting JJ, 1 que começou a sua carreira no Sporting JM, 1 Ex Jogador do Sporting PS.